Descubra a importância do relacionamento com o cliente para o sucesso e desempenho da sua empresa

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Publicado: 16 de abril de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

O que você pensa quando ouve a frase “relacionamento com o cliente”? Confiança? Respeito? Compromisso? Sim, é tudo isso e mais um pouco! Essa relação lembra o filme “Como se fosse a primeira vez”, pois todos os dias você precisa reconquistar seu público!

Quando você entra em uma loja em busca de um presente espera ser bem atendido, assim como encontrar o produto desejado.

Se seus dois objetivos forem atingidos, você provavelmente sairá do local completamente satisfeito.

Isso mostra como o atendimento certo faz toda diferença, não é mesmo?

Mas se você, como cliente, já pensa assim, por que iria fazer diferente como empresário?

Por isso, é importante investir na qualidade do relacionamento com o cliente da sua empresa.

Ao fazer isso, você assegura a satisfação dele ao suprir suas necessidades. E, além disso, um atendimento de qualidade pode ser seu diferencial em relação à concorrência.

Por esses motivos, vamos te mostrar agora por que o relacionamento com o cliente é importante e quais estratégias adotar para ter um empreendimento bem sucedido.

Entenda porque investir em um relacionamento com o cliente

Relacionamento com cliente

Conhecer o cliente é fundamental. Isso possibilita saber suas necessidades, assim como a melhor maneira de se comunicar com ele.

É como em um relacionamento amoroso, vocês precisam se conhecer para a interação ser cada vez melhor. O mesmo acontece com o cliente.

O primeiro passo é o planejamento e estudo da sua persona. É importante buscar informações em todas as plataformas possíveis.

Mas o que é persona? É quando você faz a representação fictícia da pessoa que poder ser atraída pelo seu produto, o cliente ideal da sua empresa.

Assim, você consegue obter o máximo de informações, influenciando no relacionamento com o cliente.

Ao definir a sua persona, você já classifica o público possivelmente interessado pelo seu produto. E isso já é um fator positivo.

Ou seja, é como um namoro: é impossível você manter um relacionamento estável sem conhecer a fundo a pessoa amada.

Beleza, você já deve ter entendido como funciona esse conceito, mas como ele pode ser aplicado em sua empresa?

Para facilitar, vamos usar um exemplo: você entra em uma loja de roupas com atendentes simpáticos e prestativos. Seu objetivo é trocar uma roupa danificada.

Os funcionários do local te ajudam prontamente e você logo tem o seu problema resolvido.

Agora vamos supor o contrário!

Você vai em uma loja em que o atendente te trata com descaso, dando a entender que seu problema não é prioridade, mas mesmo assim você conclui a troca.

Em qual das lojas você irá retornar?

Por mais que as duas empresas tenham resolvido o seu problema inicial, o seu relacionamento com a segunda loja está abalada, pois você se sentiu mal atendido.

Essa é a importância do relacionamento com o cliente: garantir uma boa experiência e um contato duradouro!

Conheça as vantagens do relacionamento com o cliente

Toda ação possui uma reação, e essa é uma das bases do relacionamento com o cliente.

Isso porque a maneira como você aborda e estabelece o contato com o cliente pode gerar resultados positivos ou negativos para a sua empresa.

Por isso, manter uma relação de confiança com seus consumidores é fundamental para qualquer empreendimento, trazendo inúmeras vantagens, como veremos a seguir:

Benefícios do relacionamento com cliente

Fidelização

Ao manter um bom relacionamento com o cliente, você o incentiva a voltar mais vezes a sua empresa. Por isso, é importante tratá-lo como se ele fosse único.

Afinal, fidelização só acontece depois da compra, já que após um bom atendimento e um contato pós-venda, as chances do cliente retornar ao seu estabelecimento é maior.

Uma boa dica é enviar cupons de desconto ou brindes.

Isso faz com que ele saiba sua importância para a empresa e, com isso, sinta-se motivado a voltar.

Ou seja, você deve deixar claro para o cliente que seu produto é o melhor do mercado e, por isso, quando ele pensar em determinado objeto, irá correndo a sua empresa.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então acesse o nosso conteúdo e saiba mais sobre fidelização de clientes.

Manter uma imagem positiva

Você já ouviu falar do Reclame Aqui? Provavelmente já!

O portal recebe críticas de consumidores que tiveram problemas com alguma empresa, sendo o pesadelo de muitos empresários.
Entre essas críticas, muitas referem-se a atendimentos desqualificados.

Reclamações como essas, vindo ou não do Reclame aqui, são responsáveis por gerar uma imagem negativa às empresas, fazendo elas perderem alguns de seus clientes.

Por isso, é importante manter um relacionamento saudável com eles, resolvendo todos os seus problemas e trabalhando sempre para alcançar sua satisfação.

Apenas dessa forma é possível evitar que seu cliente seja autor de críticas capazes de denegrir a imagem da sua marca.

Saiba como manter um relacionamento com seu cliente

Lembre-se sempre de tratar seu cliente da maneira mais humana possível, mostrando sua dedicação em ajudá-lo e deixá-lo satisfeito.

Porém, para isso, é necessário se fazer a seguinte pergunta: você está disposto a adotar novas práticas para melhorar seu relacionamento com o cliente?

Se sim, pense nessa relação como um casamento!

Isso porque por meio de pequenos gestos, no seu caso ações, é possível preservar um relacionamento e fazê-lo durar muitos anos.

Quer saber como fazer isso? Então conheça agora dois fatores essenciais para melhorar sua gestão de relacionamento com o cliente.

Seja atencioso

O relacionamento com o seu cliente depende da maneira como vocês conversam. Por isso, preste atenção na comunicação que você estabelece com ele.

É importante que eles percebam que o seu principal objetivo é o sucesso deles.

Por esse motivo, além de ser educado, paciente e gentil, mostre iniciativa para realizar tarefas capazes melhorar o negócio dele.

Além disso, em vez de mandar mensagens automáticas, tente responder os e-mails pessoalmente, mantendo um relacionamento próximo com o cliente.

Atente-se também aos nomes dos seus consumidores, principalmente quando forem mais complicados.

Isso porque ao chamar a pessoa pelo nome, ela entende que você se preocupa e se importa com ela.

Confiança

Quando você conquista seu cliente, está mostrando a ele que está interessado em resolver seus problemas.

Dessa forma, faz com que seu relacionamento com o cliente seja baseado na confiança e na honestidade.

Porém, uma relação confiável com o cliente não surge do dia para a noite, ela é diária.

Para construí-la, é necessário esforços contínuos, transmitindo a ideia de que sua empresa está sempre pronta para ajudar.

Lembre-se, por exemplo, de pequenos detalhes falados em suas conversas. Dessa maneira, você demonstra interesse e preocupação com o cliente.

Uma boa maneira de conquistar a confiança dos seus consumidores, é enviando descontos e outros benefícios adicionais.

Veja quais estratégias adotar

Além de se preocupar em dar mais atenção e conquistar a confiança dos seus clientes por meio de um atendimento qualificado, você também pode usar estratégias práticas para gerenciar o relacionamento com eles.

Para te ajudar, selecionamos alguns métodos que contribuem significativamente para um relacionamento mais saudável com o seu cliente.

Confira:

Marketing de relacionamento com o cliente

De uma maneira geral, o marketing de relacionamento tem o objetivo de transformar clientes em verdadeiros fãs dos produtos e serviços prestados por uma empresa.

Entre as estratégias desse tipo de marketing, estão a construção e a divulgação da marca, a prospecção, a fidelização e a criação de autoridade no mercado.

Por meio dessas ações, você consegue ter diversas vantagens, como a fidelização e a melhoria da imagem da empresa, como já citamos em outro tópico.

Além disso, também é possível gerar o efeito bola de neve, que é quando o cliente se sentiu satisfeito com o atendimento e deseja divulgar essa experiência positiva com a sua empresa.

E-mail marketing

Outra forma de manter o relacionamento com o cliente é o envio de email marketing para contato.

Basicamente, o e-mail marketing é o envio de conteúdos sobre novidades da sua empresa, oferecendo promoções e materiais exclusivos, como e-books e cartões de desconto.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal de estatísticas Statista, em 2019, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo será de 2,9 bilhões, sendo mais de um terço da população.

Esses dados mostram que o envio de e-mails podem ser uma boa maneira de manter seus clientes informados, além de ser uma possibilidade de apenas entrar em contato com eles.

Isso porque, segundo as informações, grande parte da população terá acesso a e-mails e, provavelmente, seus clientes farão parte deste número.

Ah, mas tome cuidado para suas mensagens não se tornarem spam, ou seja, irem para o lixo eletrônico dos seus contatos.

Para isso, busque compor a arte do seu e-mail em formato HTML, uma linguagem usada na construção de páginas para web.

Além disso, Invista no design para chamar a atenção do seu cliente, sempre balanceando a quantidade de texto e imagem.

Utilize também uma linguagem simples e descontraída. Com isso, seu consumidor irá se sentir próximo de você, contribuindo significativamente para o sucesso da parceria.

Redes sociais

As redes sociais são umas das melhores formas de se aproximar do seu cliente.

Um dos motivos para isso se deve ao fato de ser um ambiente mais informal, que te permite usar uma linguagem mais descontraída.

Além disso, as principais redes sociais, como Facebook ou Instagram, possuem um número muito grande de usuários ativos, fornecendo um público muito grande às empresas que pretendem anunciar por meio delas.

Para provar isso, podemos usar a pesquisa divulgada pelo portal Max 2, que mostra que 51% dos usuários do Instagram acessam a rede diariamente, sendo que 35% afirmam usar a plataforma várias vezes por dia.

Se isso acontece em apenas uma rede social, agora imagina se você utilizar todas as outras?

Por isso, é importante apostar em publicações efetivas nas redes sociais, buscando atrair e fidelizar seu cliente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Content Trends em 2017, 72% das pessoas afirmam que os posts nas redes sociais são o principal formato de conteúdo consumido.

Por isso, ao fazer um post, pense como seu cliente e publique o que ele gostaria de ver.

Para isso, faça pesquisas sobre os gostos dos seus potenciais clientes e planeje seus conteúdos a partir dessas informações.

Um bom exemplo é utilizar imagens para ilustrar suas ideias e investir em uma linguagem simples.

Dessa forma, você consegue deixar suas publicações interativas, pois terá produzido conteúdos de acordo com o que seus clientes costumam consumir nas redes sociais.

Outra boa dica é aprender com os comentários e ser criativo nas respostas. Afinal, ninguém gosta de respostas automáticas.
A Netflix é um bom exemplo disso, como podemos ver abaixo:

Exemplo de relacionamento com cliente

Viu como as redes sociais podem ajudar a manter um relacionamento com o cliente?

Então invista nelas e, se quiser saber ainda mais sobre o tema, leia nosso texto sobre redes sociais novas e conheça outras plataformas úteis para a sua empresa.

Ter um sistema de CRM atualizado

O CRM é um sistema utilizado para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, assim como facilitar seu relacionamento.

Por isso, ele engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.

Para que funcione corretamente e seja possível obter as informações dos clientes, o CRM é dividido em duas partes: aquisição do conhecimento e interação.

Esse tipo de sistema te ajuda a manter uma comunicação mais próxima com seu cliente e influencia diretamente no bom funcionamento da sua empresa.

Com isso, você irá conhecer o cliente e manter suas informações sempre atualizadas, podendo prever suas necessidades e conseguindo até aumentar suas vendas.

Conquiste um relacionamento duradouro com seu cliente

Agora você já sabe o que é relacionamento com o cliente e a importância de investir nele.

Além disso, vimos que as vantagens de melhorar a comunicação entre você e seu cliente são inúmeras, como conquistar a fidelização deles e garantir uma imagem mais sólida a sua empresa.

Por isso, adote uma postura acessível e paciente com todos os seus consumidores, pois o seu sucesso depende do deles.

Invista também nas práticas que mostramos neste conteúdo, como o uso das redes sociais, do marketing de relacionamento e de um sistema CRM.

Dessa forma, sua empresa estará preparada para ser abraçada e adorada por todos os seus consumidores.

E aí, quer mais dicas de como se relacionar melhor com seu público?

Então aproveite para ler nosso texto sobre Customer Success, profissional responsável por garantir o sucesso do cliente e, com isso, melhorar seu relacionamento com ele.

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