Venda por indicação: aprenda a fazer do cliente um aliado

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de outubro de 2023 | Atualizado: 19 de outubro de 2023.

Venda por indicação é uma prática comum no dia a dia do consumidor. Afinal, quem não gosta de falar sobre produtos e serviços de qualidade e ainda ser recompensado? Acompanhe o conteúdo e aprenda mais sobre essa abordagem.

Falar sobre um produto ou serviço de qualidade é algo corriqueiro na vida das pessoas. Isso porque, quando adquirimos algo que gostamos, tratamos logo de indicar para amigos e familiares.

Apesar de parecer algo informal e até mesmo simples, essa prática é na verdade observada e incentivada pelas marcas ao redor do mundo. Nesse cenário, a venda por indicação é vista como parte importante do processo de divulgação da empresa.

Mas, o que antes era feito apenas por pessoas que gostavam de uma compra, agora se tornou algo um pouco mais complexo, envolvendo recompensas, programas de indicação e uma conexão mais próxima entre organização e consumidor.

Quer saber mais sobre a venda por indicação e como a sua empresa pode aproveitar essa onda? Acompanhe o conteúdo.

O que é venda por indicação?

A imagem mostra duas mulheres conversando.

A venda por indicação é um método onde os próprios clientes de uma empresa a divulgam para seu ciclo social. Nessa abordagem, a marca utiliza sua autoridade e a boa experiência de compra do consumidor para se tornar aliado dele. 

Isso significa que, para que essa estratégia obtenha sucesso é preciso que os clientes estejam satisfeitos com sua compra e toda a vivência que teve com a organização. Portanto, é um trabalho em via dupla, uma vez que o empreendimento deve fazer sua parte. 

Justamente por ser um caminho em conjunto com o consumidor, a organização deve traçar estratégias para assegurar que esse cliente se sinta compelido a divulgar suas soluções. 

Isso pode ser realizado em campanhas pontuais ou até mesmo programas de indicações com recompensas especiais.

Vale ressaltar que, a venda por indicação acontece também em ambientes digitais. Isso porque, com a popularização das redes sociais, agora as pessoas mais do que nunca falam sobre suas experiências de compra. 

Por que a venda por indicação é importante?

E-book da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas da sua empresa

A venda por indicação é uma estratégia poderosa de divulgação, portanto deve ser trabalhada com cuidado. Se feita com atenção aos detalhes, esse método traz resultados positivos, tanto para a marca quanto para o consumidor. 

Confira as principais vantagens:

Redução do CAC

Com essa abordagem, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é reduzido de forma significativa. Isso porque, o novo consumidor já conhece a empresa e suas soluções por meio da pessoa que realizou a indicação. 

Sendo assim, ela já chega até essa organização sabendo exatamente o que quer e o que conseguirá. Isso faz com que seu ciclo de compra diminua e acelera a negociação

Dessa forma, a empresa se torna capaz de focar no que realmente importa e pode investir apenas na venda, sem precisar educar esse consumidor desde o início.

Maior retenção de clientes

A retenção de cliente acontece quando, mesmo com diversas opções, o consumidor escolhe a sua empresa novamente. É por meio disso que a organização entende que suas ações estão sendo um sucesso.

Por meio da venda por indicação, o novo consumidor já ouviu coisas muito boas sobre o empreendimento e, por ter confiança na pessoa que indicou a empresa, sabe que sairá satisfeita.

Aumento de conversão

Ao receber uma indicação a chance de compra é bem maior, isso porque, confiamos em nosso amigo ou familiar que nos falou sobre uma empresa. 

A partir disso, a negociação acontece com maior naturalidade e simplicidade, uma vez que a empresa está frente a frente com uma pessoa que já tem boas expectativas sobre ela.

Sendo assim, com um bom atendimento e qualidade no produto ou serviço, essa pessoa tem a resposta final de que a empresa vale sim a pena e continuará voltando.

Como criar um programa de venda por indicação

A imagem mostra mão de uma pessoa segurando um megafone.

Gostou de conhecer mais sobre a venda por indicação e não sabe por onde começar? Veja o passo a passo de como criar um programa de indicação.

Entenda o público

Compreender o público-alvo é a primeira etapa para qualquer estratégia de marketing e vendas. Afinal, é assim que a empresa encontra os canais e abordagens certas

Portanto, vale criar uma persona, personagem semi-fictício para descrever o cliente, para entender a fundo quais são as abordagens certas a se tomar. 

Para isso, busque pelos clientes satisfeitos da sua empresa e comece a tecer uma relação mais próxima com eles. Isso pode ser feito por meio de conteúdos exclusivos para esse perfil. 

Escolha a mecânica

Agora que a sua empresa encontrou as pessoas certas para o programa de indicação, chegou a hora de começar a estruturar o programa em si. 

Nessa etapa é importante colocar no papel quais são os objetivos da empresa com essa ação, o que ela pode oferecer aos consumidores e quais serão os meios de comprovar a indicação e sua efetividade.

Defina a recompensa

Que as pessoas gostam de falar sobre suas experiências positivas já sabemos, mas para que essa estratégia seja mais assertiva e traga os resultados esperados para a empresa, é preciso que esse consumidor ganhe algo em troca. É aqui que entra a recompensa.

Esse prêmio não deve ser algo muito desejado, isso porque, pode atrair pessoas que só querem o item e não tem uma relação de fato com a marca. Mas, também não pode ser algo irrelevante para não desmotivar os participantes.

Invista em vantagens como:

  • Cupons de desconto;
  • Kits especiais;
  • Upgrades de planos;
  • Assinaturas em streaming;
  • Itens exclusivos.

Faça o regulamento

A regulamentação é uma etapa fundamental na hora de criar um programa de indicação. Com ela, os clientes conseguem entender o que precisam fazer e quais são os benefícios

Portanto, crie um documento com todas as informações descritas de forma clara e transparente. Dessa forma, o seu negócio garante uma experiência positiva e livre de problemas.

Esteja presente

Faz parte do processo acompanhar todo o caminho das estratégias de perto para garantir maior eficiência. Sendo assim, construa um diálogo com os consumidores e esteja disponível para qualquer eventualidade.

Reúna feedbacks, comentários nas redes sociais e faça pesquisas de satisfação de forma esporádica. A partir disso, faça melhorias na regulamentação do programa para elevar a experiência dos clientes e os resultados da empresa.

Una marca e cliente para potencializar as vendas

A venda por indicação é um método onde o consumidor fala sobre sua experiência com o produto ou serviço de uma marca para seu ciclo social. Por meio dessa pessoa, a empresa ganha novos clientes sem precisar entrar em contato com eles. 

Essa prática é comum no dia a dia dos consumidores e entrou na lista de estratégias de grandes marcas. Agora, são os empreendimentos que pensam em meios de potencializar essa ação e beneficiar quem os indica.

Isso é feito por meio de programas de indicação, onde a marca oferece benefícios para as pessoas. Com isso, a experiência do cliente fiel fica ainda mais positiva e a organização ganha em aumento da taxa de conversão, redução do CAC e maior retenção.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

E-book gratuito com dicas de marketing e vendas para impulsionar seus resultados

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!