5 fórmulas para criar Copy para Vendas

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Publicado: 19 de setembro de 2023 | Atualizado: 19 de setembro de 2023.

Copy para vendas é um texto voltado para converter leads. Acompanhe o conteúdo e veja as principais fórmulas utilizadas nesse abordagem e dicas para potencializar as conversões do seu negócio.

Artigos, textos, posts… conteúdos de qualidade e bem escritos são fundamentais nas estratégias de Marketing Digital.

No topo e meio do funil de vendas, esses materiais têm como objetivo atrair e educar leads por toda sua jornada de compra. Já na etapa do fundo de funil, a estratégia deve utilizar textos mais diretos, engajadores e que sejam capazes de influenciar a decisão de compra.

É aqui que entra o copy para vendas, formato responsável por convencer os potenciais clientes a efetivar um negócio. Tudo isso, por meio de mensagens claras, pensadas com estratégia e que seguem as boas práticas do copywriting.

Acompanhe o conteúdo e confira os principais modelos de copy para vendas e dicas de sucesso para converter leads.

O que é copy para vendas?

mulher mexendo no computador e várias letras saltando da tela

O copywriting é uma técnica focada em persuadir e converter. Ou seja, um texto criado para que um produto ou serviço seja vendido a um potencial cliente.

De forma prática, o copy para vendas é uma abordagem utilizada por empresas para mostrar ao seu lead tudo o que suas soluções podem oferecer a ele.

Diariamente, recebemos essas mensagens em anúncios nas redes sociais, e-mails e propagandas offline, como banners e folders. A copy para vendas faz parte do nosso dia a dia, quer nos demos conta ou não.

No Marketing Digital, essa técnica ganhou as graças dos redatores e se tornou fundamental para persuadir esses leads e os transformar de vez em consumidores.

Por que é importante desenvolver copy para vendas?

Uma marca que apenas mostra seus produtos a uma pessoa, não conquistará receita, uma vez que seus esforços não incluem algo fundamental: a venda.

É por isso que a conversão se torna tão importante durante a jornada de compra de uma pessoa. É por meio dela que a empresa transforma um lead em um consumidor de fato.

Mas, para que isso aconteça é preciso um leve empurrão na direção certa e é aqui que o copy de vendas entra. Esse método de escrita tem como objetivo persuadir essa pessoa com mensagens escritas especialmente para ela.

Com as mensagens certas, o público recebe um incentivo para tomar a decisão de compra. Uma vez que, essas mensagens mostram exatamente o que eles precisam ver sobre a marca e suas soluções.

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Fórmulas mais utilizadas em copys de venda

O método de escrita voltado para conversão ganhou algumas fórmulas que ajudam na hora de produzir um texto que faça sentido ao leitor e que cumpra seu principal objetivo, que é a venda.

Confira algumas das principais fórmulas que fazem parte do copywriting:

AIDA

O AIDA é talvez uma das abordagens mais conhecidas quando se trata de copy para vendas. Isso porque, sua estrutura segue pontos importantes que chamam a atenção do leitor e mostra exatamente o que ele deve fazer.

A sigla significa:

  • Atenção: com tantas informações dispostas ao usuário a todo momento, o texto deve primeiro ganhar sua atenção de forma direta e instigante;
  • Interesse: a partir da atenção, é hora de conquistar o interesse de forma que a pessoa continue lendo até o final;
  • Desejo: o que essa pessoa ganha lendo essa mensagem e consumindo esse produto? Por que ela deve escolher a sua marca? É aqui que deve ser mostrado o que faz a empresa valer a escolha desse lead;
  • Ação: depois de todas essas etapas é chegada a hora da chamada para ação (CTA). É aqui que deve estar a coordenada para mostrar ao lead o que ele deve fazer em seguida.

PAS

Na sigla original, em inglês, Problem-Agitate-Solve, PAS é a fórmula de Copy de vendas baseada nas etapas de “problemas”, “agitação” e “solução”.

  • Problema: identifique com clareza o problema que o produto ou serviço resolve, crie identificação com as dores do público;
  • Agitação: explore as consequências que o problema pode causar ao lead, agite e intensifique;
  • Solução: proponha a solução redentora que vai eliminar o problema e todas seus impactos negativos.

FAB

O FAB é uma abordagem que mostra de forma direta quais são as características do produto, as vantagens que ele oferece e seus benefícios. Instigante, certo?

Saiba o que a sigla quer dizer e como colocá-las em ação:

  • Features: as características do produto devem ser claras e detalhadas, isso porque, elas devem servir como base para a próxima etapa;
  • Advantages: no momento de apresentar as vantagens, a empresa deve ser honesta e transparente, mostrando como suas soluções resolvem as necessidades do lead;
  • Benefits: os benefícios do produto são inseridos para que o lead entenda como exatamente suas necessidades serão atendidas e o motivo pelo qual deve confiar na empresa e adquirir suas soluções.

BAB

O BAB é uma abordagem que cria uma pequena história que mostra ao lead exatamente qual caminho trilhar para ter sua necessidade atendida e quais os benefícios disso.

Confira o significado da sigla:

  • Before: o antes se refere ao problema, necessidade ou desejo que o leitor possui;
  • After: no depois, é apresentado a solução desse problema ou a realização do desejo;
  • Bridge: a ponte, ou o caminho, é a forma pelo qual esse leitor chegará ao seu depois, é aqui que a solução da empresa é apresentada.

4U’s

Por fim, temos um modelo com a estrutura ideal para chamar a atenção do leitor por meio do gatilho mental de urgência.

Confira a abordagem dos 4U’s:

  • Útil: é fundamental mostrar como a solução da empresa pode resolver uma necessidade do leitor;
  • Urgente: é preciso criar o sentimento de urgência para que o lead tome a decisão de compra com mais rapidez para não perder uma oportunidades;
  • Único: ao mostrar os benefícios e vantagens da solução, a empresa garante que o leitor entenda como seu produto é único e pode ajudá-lo;
  • Ultra Específico: ir direto ao ponto e ser claro economiza o tempo do lead e faz com que ele tome sua decisão com mais agilidade.

Dicas para fazer um bom copy para vendas

mulher em frente ao computador com vários papéis ao redor enquanto analisa um deles em mãos

Agora que você já sabe da importância da copy para vendas, chegou a hora de saber como dar vida às fórmulas e utilizá-las para instigar o leitor e vender cada vez mais.

Confira as principais dicas para fazer do texto seu principal recurso:

Conheça seus leads

Antes de escrever um texto, é fundamental saber mais sobre o leitor. Afinal, cada empresa possui um público-alvo diferente e com características que podem, e devem, ser exploradas na hora da produção do copy.

Portanto, antes de abrir o bloco de notas e começar a produção, busque por informações dos leads e conheça a fundo suas preferências, necessidades, desejos e objeções.

Para ajudar nesse processo, o uso da persona é mais do que recomendado. Esse perfil semi-ficticio tem a função de representar o consumidor ideal, ajudando a marca a visualizar exatamente quem é seu leitor.

Conte histórias

Histórias engajam, emocionam e, principalmente, vendem. Não é para tanto que o Storytelling é a principal estratégia dentro do Marketing de Conteúdo.

Sendo assim, insira cases de sucesso, depoimentos de outros consumidores e histórias que mostram ao leitor como a marca pode ajudá-lo e, mais do que isso, como ela estará ao seu lado quando precisar.

Mas, antes de produzir grandes histórias, vale lembrar que o copy para vendas deve ajudar na tomada de decisão do lead. Portanto, é importante não se perder em meio a narrativas que dispersem a atenção do leitor.

Escolha o tom de voz certo

O Brand Voice possui uma importante missão no copy para vendas, ele representa o estilo de escrita que a marca deve seguir e qual abordagem adotar, seja ela formal ou informal.

Isso porque, não adianta produzir um texto impecável se ele foi pensado para um pessoa com um perfil completamente diferente da pessoa que o recebeu.

Um estudante, por exemplo, não demonstrará interesse por um e-mail cheio de informações técnicas e avançadas sobre um assunto que não tem nem um conhecimento básico sobre.

Para evitar esse tipo de ruído e assegurar que o receptor receba a mensagem de uma forma clara, é fundamental identificar o tom de voz que se encaixa com seu perfil.

Defina a fórmula ideal

Mostramos algumas das fórmulas mais utilizadas entre os principais copywriters que focam em vendas e a marca pode, e deve, utilizar quantas forem necessárias para atingir seus objetivos.

Mas, é fundamental definir qual utilizar no momento certo. Afinal, algumas abordagens são mais diretas, outras desenvolvem uma história e outras criam um senso de urgência.

Portanto, a empresa deve ter o cuidado de encontrar o recurso ideal para conversar com seu lead com assertividade e sem forçar a barra. Afinal, a meta aqui é converter e não perder.

Siga as boas práticas do copy

As boas práticas do copy são como um guia para que o redator produza um texto eficiente e assertivo. É preciso entender que, o copy para vendas não é como um livro, nem como uma revista ou um post nas redes sociais.

Cada uma dessas mídias possui sua própria particularidade e características. No copy não poderia ser diferente, confira algumas das boas práticas:

  • Frases curtas e simples:
  • Destaque em palavras e frases importante;
  • CTAs
  • Bullet points.

Hora de colocar a mão na massa

O copy para vendas é uma abordagem de produção de textos que tem como objetivo transformar leads em consumidores. Isso por meio de fórmulas pensadas especialmente para o leitor.

Para atingir esse objetivo, a marca deve conhecer bem seu público, identificar a fórmula ideal para o que deseja fazer e, claro, mostrar exatamente como pode resolver o desejo, a necessidade e o problema da pessoa que está lendo o texto.

Por meio disso, a empresa garante que o lead tenha uma mãozinha na hora de tomar a decisão de compra e se torne um cliente.

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