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Descubra o segredo para um bom gerenciamento de redes sociais

Publicado: 12 de março de 2020 | Por: | Atualizado: 2 de julho de 2020.

Por que você precisa fazer o monitoramento integrado das mídias

Há mais de uma década dividindo espaço com as mídias tradicionais, as mídias sociais deixaram de ser apenas uma opção para alavancar estratégias de comunicação. Agora, o gerenciamento de redes sociais é um investimento obrigatório para qualquer negócio.

Nesse sentido, ferramentas de monitoramento integrado e análises de mídias e redes sociais surgem como oportunidade de tornar esse investimento ainda mais relevante. Isso porque trazem insights estratégicos para esse trabalho.

E o grande segredo para ter uma boa gestão das redes sociais é monitorar não apenas essas mídias, mas também as mídias tradicionais, como televisão, jornais e rádios. 

Para entender melhor esse conceito, conheça quatro maneiras de como o monitoramento integrado melhora o trabalho de gerenciamento de redes sociais:

Dados ajudam a definir seu cronograma de postagem

Um dos benefícios do monitoramento integrado de mídias é recolher dados para serem analisados. A partir dos insights gerados, é possível elaborar planos de ação para alcançar os objetivos pré-determinados no planejamento de comunicação.

Uma das possibilidades ao analisar os dados é descobrir:

  • os melhores horários para postar nas redes sociais;
  • o tipo de conteúdo que gera mais engajamento;
  • o tipo de conteúdo que tem maior alcance;
  • o perfil do público que interage com suas publicações.

Além disso, entender o que está sendo debatido na mídia de massa, tradicional, ajuda na hora de pensar nos temas a serem postados nas redes sociais. Pautas quentes costumam engajar o público e o timing é essencial para ter bons resultados nessas mídias online e mais voláteis.

Frequência de exposição

Outro ponto é entender a frequência de postagens nas mídias sociais. Prestando atenção nos dados coletados, você pode perceber que o tráfego para seu site aumentou, por exemplo, em 50% no último mês, depois de você ter aumentado em 50% a quantidade de tweets.

Isso significa que você pode analisar se a sua abordagem está sendo eficiente ou se você está sendo percebido como um spam.

Descubra as melhores hashtags

Você também pode usar ferramentas de monitoramento de mídias sociais para rastrear hashtags e participar das conversas que mencionam ou fazem sentido para a sua marca. Com essa estratégia, fica mais fácil ser visto e lembrado pelo seu público.

Insights de comentários e feedbacks

Outro ponto muito importante é fazer o monitoramento dos comentários e feedbacks recebidos. Geralmente, marcas conhecidas são citadas na mídia com frequência. Entretanto, algumas delas podem ter uma imagem mais frágil diante de certos públicos. 

Assim,  mesmo quando citadas em matérias positivas, recebem inúmeras críticas negativas nas redes sociais e veículos tradicionais. 

O teor dessas críticas gera dados de comunicação muito relevantes e que devem ser acompanhados e analisados com a devida atenção. A partir das críticas e feedbacks, costuma-se identificar falhas e até oportunidades que podem orientar tanto ações de comunicação, como também de marketing.

Concluindo

Uma das principais dificuldades dos departamentos de comunicação é conseguir integrar e usar com inteligência todas as informações, internas e externas, que são geradas o tempo todo.

A boa notícia é que já existe solução para isso. Com o uso de tecnologia de dados, é possível fazer o monitoramento integrado de mídias, reunindo todos os dados que um departamento de comunicação necessita.

E em um nicho cada vez mais competitivo para ser notado, ferramentas de monitoramento integrado se tornam essenciais para o gerenciamento de redes sociais.

Conteúdo produzido por Cortex Intelligence | Redatora: Laís Napoli

2020-07-02T10:08:39-03:00

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