Campanhas de cupom de desconto: 7 dicas para o seu negócio
Campanhas de cupom de desconto são formas divertidas de manter o consumidor engajado e ainda conquistar novos clientes. Acompanhe o conteúdo e confira as dicas que separamos para o seu negócio.
Manter os consumidores engajados se tornou uma tarefa desafiadora, mas não impossível. Com o mar de opções para se escolher, se destaca a empresa que rema contra a maré.
Por mais difícil que pareça, incentivar os consumidores pode ser feito com ações simples, como campanhas de cupom de desconto. Por meio de atividades assim, a empresa conquista um pouco mais de espaço na vida das pessoas.
Para isso, é preciso uma definição clara das regras, qual será o benefício e as dinâmicas que compõem a ação. Tudo isso com clareza e transparência para não dificultar a experiência de quem está participando.
Quer saber mais sobre campanhas de cupom de desconto? Acompanhe o nosso conteúdo e confira as dicas.
Benefícios das campanhas cupom de desconto
O uso de campanhas de desconto é a ideal para empresas que desejam fidelizar seus clientes. Isso porque, a marca pode entrar em contato com esses consumidores que já a conhecem para oferecer uma vantagem especial.
Além de se fazer presente na vida do consumidor após a compra, com essa ação a organização se torna capaz de mostrar um pouco mais de suas soluções.
Outra vantagem que essa ação traz é na captação de novos clientes, afinal, quem não gosta de um desconto? Com isso, uma pessoa que nem conhecia a empresa passa a se aproximar dela e quem sabe fechar mais negócios no futuro.
Uma das maiores vantagens é a simplicidade que essa ação pode ter. Isso porque, não é necessário oferecer grandes descontos ou premiações, a empresa pode escolher algo simples, mas significativo ao seu público.
O grande segredo dessa prática está na no planejamento e organização, portanto não importa a vantagem ao consumidor contanto que ele receba o que foi prometido e tenha uma experiência positiva durante todo o processo.
7 dicas para criar uma campanha de cupom de desconto
Como falamos anteriormente, uma boa campanha de cupom de desconto não precisa ser algo complexo, ele deve apenas atender a um desejo ou necessidade do consumidor e oferecer uma boa experiência.
Para isso, é preciso que a empresa siga alguns direcionamentos para assegurar o sucesso da ação. Confira as principais dicas que separamos para o seu negócio:
Escolha o prêmio/benefício
O uso das campanhas de cupom de desconto são um investimento, portanto deve ser colocado na ponta do lápis para que faça sentido a empresa e seja, de fato, rentável.
Para assegurar que seja viável, é preciso ter definido exatamente o que será o benefício oferecido pela empresa. Se for um cupom de desconto, por exemplo, é preciso definir a porcentagem correta para que o valor não interfira na margem de lucro daquela compra.
Além disso, é importante escolher algo que seja atrativo e que valha a pena para o consumidor, afinal, ele não participará se ver que aquilo não tem vantagem nenhuma para ele.
Sendo assim, observe o que é do interesse do público, o que a empresa pode ceder e o resultado que isso trará para fidelização e futuras vendas. Ao analisar todos os aspectos, a organização consegue chegar a solução ideal para todos.
Cumpra o que foi prometido
Não adianta elaborar uma campanha criativa, com vantagens exclusivas, benefícios nunca antes vistos e grandes novidades se nada disso for entregue de fato. Devemos sempre lembrar que, a experiência do cliente é o que dita o sucesso de uma ação.
Com isso em mente, é preciso definir uma boa vantagem e se certificar que todas as fases do processo sejam bem organizadas e eficientes. Isso inclui o marketing da campanha, a entrega do prêmio, o uso do desconto e o atendimento.
Como resultado, em todas as etapas da campanha o consumidor terá uma vivência positiva e sairá satisfeito da ação, podendo voltar a fazer negócio com a empresa e continuar comprando suas soluções.
Seja criativo
Campanhas como essa são feitas para serem divertidas e criativas, afinal, o grande objetivo aqui é engajar o consumidor e aproximá-lo cada vez mais da empresa.
Portanto, abuse da criatividade ao criar as peças de divulgação da campanha, além de usar gatilhos que incentivem o consumidor a participar. Vale até fazer parcerias com influenciadores para alcançar novos públicos.
Além disso, pense em benefícios diversos para o público, podendo ser algo como: ganhe X% de desconto na sua próxima compra ou na compra de X ganhe Y.
O céu é o limite quando se trata de campanhas como essa, mas lembre-se sempre de que a empresa deve ser capaz de entregar o que promete ao consumidor.
Defina as regras
Regras são parte importante do jogo e isso não é diferente quando o assunto é campanha de desconto. É preciso criar um regulamento claro e extremamente simples para não confundir o consumidor e a experiência ser positiva.
Sendo assim, formule regras que façam sentido para a campanha, com definições que envolvem:
- Data de participação;
- Tarefa a ser feita para participar;
- Premiação;
- Quantas vezes uma pessoa pode participar;
- Data limite para uso do desconto;
- Locais onde o desconto é válido.
Após a clara definição das regras, elabore também uma forma de comunicar isso aos participantes para que eles saibam tudo que envolve a participação na campanha.
Além disso, oferece atendimento caso seja necessário resolver alguma pendência ou eventual problema.
Escolha os canais de divulgação
A escolha dos canais de divulgação e participação também são importantes e devem ser escolhidos com cuidado e ao levar em consideração o perfil do consumidor.
Nesse momento, é preciso entender quais são as plataformas mais usadas pelos consumidores da sua empresa. Se forem as redes sociais, quais são as mais usadas? Se forem lojas físicas, qual o ponto mais ou menos frequentado?
A partir desse entendimento, é possível encontrar o local perfeito para divulgar e realizar a campanha de desconto, levando sempre em consideração qual o objetivo da organização.
Crie uma experiência positiva
Durante todo o conteúdo falamos sobre a experiência positiva, mas na prática o que isso significa? Basicamente, a empresa deve se certificar que o consumidor não passe por nenhuma turbulência durante a campanha.
Isso inclui, clareza nas regras, um bom prêmio, atendimento de qualidade e tudo mais que envolve seu relacionamento com a empresa durante aquele momento e futuras negociações.
Para isso, é fundamental oferecer informações com clareza e otimizar os processos para facilitar a participação do público, como um atendimento rápido, por exemplo.
Tudo isso contribui para a satisfação dos participantes, abrindo caminho para que a organização conquiste mais sua confiança e passe a fazer parte de duas vidas em próximas negociações.
Analise o resultados da campanha
Com a campanha de desconto realizada chegou a hora de ver na prática o que a empresa conquistou e quais foram os resultados desse investimento. Para isso, é preciso analisar com cuidado métricas como:
- Número de participantes;
- Valor investido;
- Retorno de investimento;
- Engajamento.
Além disso, vale conferir quantas novas pessoas passaram a comprar da empresa, assim como a participação em plataformas sociais para observar se a divulgação foi efetiva.
A partir desses dados a empresa se torna capaz de entender se a campanha trouxe os resultados esperados e se vale a pena investir em novas ações no futuro.
Essa análise também contribui para entender quais são os momentos em que a organização deve aplicar mais campanhas, como datas sazonais ou eventos, por exemplo.
Crie campanhas que cativam
Campanhas de cupom de desconto são ideias para empresas que desejam alcançar novos clientes e fidelizar seus consumidores já conhecidos. Além de ser ótimo para engajar e divertir seu público.
Para isso, é preciso encontrar o equilíbrio perfeito de uma premiação para os participantes que também seja viável para a organização. Além de definir as regras, canais de divulgação e demais detalhes da campanha.
Como resultado, a empresa se aproxima do consumidor e passa a mostrar suas soluções com maior eficiência, preparando espaço para ações futuras.
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