Descubra o que é Storytelling no Marketing e as 9 dicas de ouro para criar histórias de sucesso

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Publicado: 19 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Storytelling é uma das melhores estratégias para o Marketing na atualidade, sabia? Ou melhor, você sabe o que é storytelling e como ele pode ser aplicado ao Marketing? As grandes empresas já estão apostando nessa estratégia de sucesso, agora chegou sua vez!

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Você já deve ter reparado que os consumidores estão cada vez mais críticos antes da compra de um produto/serviço, não é?

Pense em você mesmo, por exemplo. Se você precisa comprar um celular novo, você apenas vai na loja e leva o primeiro que encontrar?

Claro que não! Preciso entender o custo-benefício do celular, ver a ficha técnica dele para entender se ele é realmente bom, se atende a tudo que preciso, ver o que as pessoas que já têm o mesmo celular estão falando dele e assim por diante.

Pois é, se você faz tudo isso antes de comprar, saiba que seus consumidores partem desse mesmo princípio.

Isso fez com que seja essencial que as empresas tenham um relacionamento cada vez mais próximo e de confiança com seus consumidores. E é exatamente aí que entra o storytelling!

Mas se você ainda não sabe o que é essa estratégia, como fazer storytelling ou o que é storytelling no Marketing, você veio ao conteúdo certo! Confira o que preparamos para você!

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O que é storytelling?

Storytelling é conhecido como uma arte. A arte de contar, desenvolver e adaptar histórias.

Sendo assim, a estratégia conta com personagem, ambiente, conflito e uma mensagem. Além de em eventos com começo, meio e fim.

Só assim é possível transmitir uma história inesquecível e conectar-se com o leitor (seus possíveis clientes) no nível emocional.

Mas você deve estar se perguntando “Para quê quero contar história para o meu cliente? Não seu escritor.

É aí que mora o segredo do storytelling no Marketing. E é o que vamos explicar no tópico a seguir.

Por que o Storytelling no Marketing é importante para sua empresa?

Você ainda está confuso sobre como o storytelling pode entrar na realidade de Marketing?

Bem, pesquisadores da Washington University monitoraram a atividade cerebral de diversas pessoas enquanto elas liam uma história e viram que algumas áreas do cérebro eram ativadas totalmente de acordo com o que era lido.

Isso porque as regiões ligadas à função motora eram acionadas toda vez que os personagens praticavam alguma ação, enquanto os neurônios ligados à visão eram acionados a cada troca de cenário.

Isso mostrou que ao ler uma história, nosso cérebro imita o que estamos lendo.

Por exemplo, se a história falava sobre alguém abrindo uma porta, o cérebro imita o movimento acionando as áreas responsáveis para que isso aconteça, o que gera a sensação de que nós estamos praticando a mesma ação.

E isso é perfeitamente aplicável entre empresas e consumidores.

Ao fazer uma divulgação de um produto, serviço ou até mesmo da sua marca contando uma história, é criada uma relação emocional muito mais forte com os clientes, o que também potencializa a lembrança deles, reforçando sua marca na mente dos consumidores.

A importância do storytelling para a estratégia de Marketing

Começou a fazer mais sentido a forma como fazer storytelling no Marketing?

Ainda vamos te dar dicas aqui no conteúdo de como produzir um storytelling de sucesso, mas antes disso, tenha muito clara a importância da estratégia para os seus resultados.

A primeira vantagem do Storytelling no Marketing é que ele é capaz de gerar mensagens mentais em seus visitantes de site, blog e outros meios de comunicação de acordo com a campanha que você produz.

E isso acontece por conta do forte apelo emocional que tem o storytelling.

Porém, para que isso funcione, é essencial que você conheça muito bem as personas do seu negócio, pois você precisará envolvê-las na história que você vai contar.

Além disso, o storytelling começa a deixar a sua marca mais atrativa e seus clientes mais engajados, pois a estratégia tem um processo totalmente emocional capaz de influenciar na decisão das pessoas.

Ou seja, você tem dúvidas que o Storytelling no Marketing, como ferramenta persuasiva que é, se torna capaz de tornar sua marca uma referência no mercado e, consequentemente, aumentar suas vendas?

Pois não tenha, pois é exatamente isso que acontece!

Dicas para elaborar um storytelling de sucesso

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Agora que você já sabe o porquê usar o Storytelling no Marketing, chegou a hora tão esperada: as dicas para elaborar um storytelling de sucesso para o seu negócio!

Afinal, não basta apenas saber a importância dele, é necessário também saber como fazer storytelling de maneira eficaz com 9 dicas arrebatadoras!

1. Tenha um começo, meio e fim para sua história: muitos deixam esse princípio de lado no storytelling e falham em suas missões. Uma história precisa sempre ter início, meio e fim, independente do tamanho do conteúdo;
2. Apresente o problema: inicie sua história com uma situação normal que sai do controle por conta de um problema específico, conflito ou obstáculo;
3. Conquiste a torcida: depois de apresentar o problema, o público precisa se emocionar com a história e torcer para que seja encontrada uma solução para o problema. Para isso, é necessário gerar empatia pelo personagem principal e fazer com que seu público se identifique com ele;
4. Revela a solução: mostre para o público como foi possível resolver o problema e qual foi a solução ideal para contornar o problema;
5. Mande uma mensagem de reflexão: no final da história, ofereça uma reflexão para que a pessoa tenha um aprendizado com tudo que viu;
6. Deixe sua história interativa: permita e faça por onde seu público queira se envolver na história com interações atrativas e chamativas. Isso facilita o entendimento e aprendizado do seu público em relação à história e sua solução;
7. Inspire e motive o público: utilize uma boa comunicação para manter o envolvimento do seu público a todo momento da história, assim você conseguirá inspirar e motivar ele a fazer o mesmo em sua vida com aquela possível solução do problema;
8. Seja sucinto: por mais interessante e engajadora que sua história seja, aposte em um começo, meio e fim que não sejam longos para não correr o risco de cansar ou desanimar as pessoas. O ideal é manter o foco de atenção do seu público para a história e quanto mais longa ela for, mais complicado isso será;
9. Envolva o seu público: para envolver seu público é necessário contar uma história que envolva ele, para isso, crie uma realidade que condiga com o que ele vive, assim ele poderá se sentir emocionalmente envolvido. E, além disso, no final ele poderá entender que a solução da história pode ser a solução para o problema dele também.

Não restam dúvidas: o storytelling é uma das melhores técnicas no Marketing!

Viu só?! Não é tão difícil, mas para ter sucesso com Storytelling no Marketing, você precisa em primeiro lugar conhecer a fundo sua persona, pois é o seu público que ditará como deverá ser a história criada.

E aqui no conteúdo você teve esclarecido o que é storytelling, porque o Storytelling Marketing é importante para sua empresa, a importância do storytelling para a estratégia de Marketing e ainda conferiu 9 dicas incríveis para aprender como fazer storytelling e arrasar!

Agora está em suas mãos fazer a sua empresa decolar com uma estratégia tão rica como a de Storytelling.

E para ter ainda mais sucesso, conhece cada vez mais formas de potencializar seus resultados. Aposte, inclusive, no digital!

Se sua estratégia de Storytelling no Marketing for atrelada às melhores técnicas de Marketing Digital, por exemplo, a chance do seu negócio decolar é dobrada!

Então, bons negócios!

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