O que é marketing de relacionamento? Aprenda como fidelizar um cliente da melhor forma!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 20 de janeiro de 2020.

O que é marketing de relacionamento? Esse o marketing que busca aprimorar a conexão existente entre a empresa e cliente. Quando você cria uma ligação com seu consumidor, você passa a entender como fidelizá-lo, algo muito difícil nos dias de hoje, pois os usuários estão cada vez mais exigentes.

Este tipo de marketing mostra que as empresas não se importam só com as vendas, mas sim com o bem estar do cliente.

Isso cria uma ligação forte entre cliente e empresa, permitindo à empresa manter uma base de consumidores fiéis.

Ainda mais porque atualmente, está cada vez mais difícil de agradar os clientes, as exigências são maiores e cada pessoa tem um gosto diferente.

Por isso, o que é marketing de relacionamento? É um marketing que procura manter uma relação próxima ao consumidor. Conhecer os desejos dos clientes e trabalhar em cima deles para agradar a todos é o combustível deste marketing.

Muitas pessoas acreditam que esse tipo de marketing e CRM são as mesmas coisas, mas não são. O Costumer Relationship Management, ou CRM é uma ferramenta do marketing.

Fique tranquilo, ainda vamos conversar sobre isso um pouco mais para frente.

Além deste tópico, vamos explorar melhor o que é marketing de relacionamento e como fidelizar um cliente para você entender como funciona essa estratégia fundamental para uma empresa.

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

A importância de saber como fidelizar um cliente

Fidelizar um Cliente - O que e Marketing de Relacionamento

Depois de entender o que é marketing de relacionamento, vamos explicar como fidelizar um cliente.

Pense comigo: todas as empresas visam gerar vendas, correto? Certamente a maioria delas conseguem. Mas as grandes empresas não se contentam apenas em vender. Algumas aplicam as estratégias de marketing para ir além da venda e fidelizar o cliente.

Mas para compreender por completo o que é marketing de relacionamento, é extremamente importante saber como fidelizar um cliente, ainda mais nos dias de hoje que a concorrência é muito grande.

A cada ano que passa os números de novas empresas aumentam.

Segundo o Serasa Experian, no primeiro trimestre de 2017, foram criadas 581.242 novas empresas no Brasil. Em 2016, mais de 2 milhões de empresas foram criadas, então a cada dia, sua concorrência só aumenta.

Como fidelizar um cliente? Você precisa encantá-lo, afinal, o cliente é o maior tesouro de uma organização.

Existem ações que o marketing de relacionamento faz que ajuda em como fidelizar um cliente, mas vamos falar disso um pouco mais para frente.

Nesse momento, é essencial conhecer a importância que fidelizar cliente tem para o seu negócio.

Além disso, depois de aprender como fidelizar um cliente é notável perceber quão lucrativo é manter um cliente, se comparado a conquistar um novo. Pense comigo nesse exemplo:

Ligações são ações que ajudam a fidelização de clientes, para fazer uma ligação você precisa apenas de um funcionário.

Agora vamos supor que você não faça nenhuma ação de fidelização e sua empresa trabalhe com em um processo outbound.

Obs.: “Processo outbound é todo o processo de marketing que visa prospectar novos clientes para sua empresa. Esse processo demora por volta de 12 meses para ser concluído.”

Voltando ao nosso raciocínio, no outbound você terá que ter mais profissionais para realizar a prospecção deste novo cliente, mais profissionais para agendar novas reuniões com vendedor, gastar com o transporte do vendedor entre outros.

Qual gasto é maior? Gastar com todos esse tópicos infinitamente, ou fazer uma ligação? Se liga na ligação!

Entender o que o consumidor pensa sobre seu negócio é uma maneira de fazer esse marketing, pois assim você irá dar importância ao que eles dizem. Dessa maneira, além de adaptar seu negócio ao seu público, você irá saber como fidelizar um cliente.

Fidelizar um Cliente - O que é Marketing de Relacionamento (Ilustração)

Se sua empresa não proporcionar ao cliente uma boa experiência, com certeza você vai ficar para trás. Os clientes buscam por excelência e você precisa oferecer sempre o melhor que seu negócio pode dar.

Seu objetivo é transformar seus clientes em fãs, portanto fidelize seu consumidor.

E-book gratuito da Ideal Marketing com 5 dicas para fidelizar seus clientes.

Melhorando o relacionamento através do marketing

Depois de conhecermos o que é marketing de relacionamento, vamos conhecer como fidelizar um cliente e ensinar como aplicar esse marketing na sua empresa.

Marketing com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de aplicar o marketing de relacionamento. Os e-mails podem ser personalizáveis, ser enviados em datas festivas como aniversário, dia dos pais (ou dia das mães) natal, ano novo e diversos outros.

Ele serve para mostrar que você se lembra do seu consumidor. Ou seja, estreitar a ligação existente entre sua empresa e ele.

Ilustração de disparo de E-mails

Realizar pesquisas pós-venda também é outra maneira que faz sucesso nos emails marketing espalhados pelo mundo coorporativo. Nela você descobrirá a satisfação do cliente com o seu produto, o que é extremamente importante.

Esse feedback fornecido pelo cliente tem que ser levado a sério, pois é a opinião dele sobre a funcionalidade ou usabilidade do produto. Se for um feedback positivo, você pode apenas agradecer e cuidar para manter a qualidade do serviço/produto.

Caso seja negativo, você precisa entender o que ele esperava do produto oferecido e o que pode fazer para melhorar.

Marketing nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é uma estratégia de marketing das empresas, isso todos sabemos. A maioria das empresas já tem uma fanpage no Facebook, uma página no LinkedIn e algumas até um perfil no Twitter.

Para saber como criar uma fanpage acesse este conteúdo incrível que irá te explicar tudo sobre uma página no Facebook

As redes sociais quebram um pouco aquela sensação de “ambiente empresarial” e isso torna a relação mais leve e saudável entre empresa e cliente.

Marketing de Relacionamento com Redes Sociais

As redes sociais tem um grande ponto positivo, ela é instantânea, ou seja, se você quiser postar algum conteúdo da sua empresa, naquele mesmo instante seus seguidores e fãs irão ver.

Além de propagar seu conteúdo, você pode interagir com seu público, e também pode atingir mais pessoas, pois quanto maior a interação do público, mais seu conteúdo irá se propagar. Esse é outro ponto positivo das redes sociais.

Marketing com programas de fidelidade

Esse é um tipo de marketing bastante comum. Na teoria, são vantagens oferecidas para fidelizar clientes ao seu negócio, ou seja, oferecer um benefício para seus consumidores não trocarem de empresa.

Essa técnica oferece benefícios tangíveis para o cliente. Os outros tipos de marketing oferecem bem-estar, demonstram interesse e se importam de modo geral com os clientes.

Fidelizar os clientes com interações via sms quando realizar uma compra

É importante você saber o perfil do consumidor que você irá oferecer o benefício. Não adianta enviar um e-mail oferecendo um vale cupom de uma semana de combustível pago para um adolescente de 14 anos.

Não é isso que interessa diretamente a ele, por isso, conhecer e segmentar seu público é extremamente importante, pois a segmentação é chave para o sucesso em um programa de fidelidade.

3 dicas primordiais para conhecer melhor seu público

Para saber tudo sobre o que é marketing de relacionamento, você precisa saber como conversar com seu público, porém muitas empresas não acreditam no poder desse marketing, e ficam para trás.

Confira essas dicas para não ser uma dessas empresas e para ter um melhor relacionamento com seu cliente:

1- Saiba os dados demográficos e psicográficos do público

Você precisa saber a idade, gênero, desejos, classe social, etc… Desse jeito você sabe onde encontrar seu público, qual a linguagem usar e quais formas de contatar o público quando realizar o ação.

2- Conheça quais assuntos despertam o interesse dele

Essa é uma maneira de agir no canal que mais interessa ao seu consumidor. Por exemplo, se você quer melhorar o relacionamento e irá realizar uma ação de marketing, faça com algo relacionado ao seu gosto. Fale sobre Olimpíadas se ele é um amante de esportes. Essa é outra maneira de se conectar, agindo onde o consumidor se sente à vontade.

3- Descubra em qual meio o consumidor realiza as compras

Você precisa descobrir se o seu consumidor prefere realizar compras on-line ou compras presenciais. Vamos supor que a compra on-line é preferível, você precisa criar um e-commerce, ou se você já tem, precisa divulgar para ele saber que sua loja está adaptada a suas preferências.

Também separamos um conteúdo show para você entender o que é e-commerce.

Entenda o que é CRM

O CRM é uma ferramenta que gerencia as informações dos seus clientes, como número do telefone, e-mail e outros dados de contato. Esse processo faz parte do marketing de fidelização.

Você pode utilizar os dados do CRM, por exemplo, para enviar e-mail marketing, parabenizando os consumidores com mensagens de feliz aniversário ou alguma outra data especial, como o Natal, e enviar cupom de desconto. Você precisa colocar o cliente em evidência, no centro do negócio.

CRM

Resumindo, você precisa armazenar os dados dos clientes e depois disso é necessário transformar esses dados em ações.

O objetivo do CRM é satisfazer os desejos dos clientes, traduzindo desejo dos clientes em sucesso da sua empresa, criando uma fidelização. Para realizar o CRM dentro da sua empresa, basta usar a criatividade e criar uma relação única com cada cliente, esse tipo de marketing é muito vantajoso.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Criar relacionamento entre empresa e cliente é sinônimo de sucesso

Neste texto aprendemos o que é marketing de relacionamento e como fidelizar um cliente. Além disso, vimos a importância dessas ações no processo de vendas.

É necessário fazer o cliente continuar comprando seus produtos, e para isso, é preciso fidelizá-lo a sua empresa, e a melhor ferramenta para fidelizar os clientes é abusar da relação proporcionada pelo marketing.

Ao perguntarem o que é marketing de relacionamento, sua resposta deve ser “é o tipo de marketing focado em estreitar relações para compreender o valor do seu produto no cotidiano”

Conhecer o que é o marketing de relacionamento melhora a ligação existente entre consumidor e empresa, aumentando as chances de fidelização de clientes.

Portanto comece aplicar esse marketing e colha os frutos do sucesso!

Compartilhe nas Redes Sociais!