Guia de e-mail Marketing para divulgar seu negócio e fidelizar os clientes de forma simples e eficaz

//Guia de e-mail Marketing para divulgar seu negócio e fidelizar os clientes de forma simples e eficaz

Por: | Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 26 de outubro de 2018.

O e-mail marketing é o modelo de divulgação melhor aceito por 72% dos consumidores que buscam informações sobre produtos e empresas. Para que você tenha acesso a uma taxa de conversão mais alta, saber investir em e-mail marketing pode garantir o sucesso da sua campanha, tão certo quanto 2 e 2 são 4.

O modelo de e-mail marketing é comparado com o spam de forma equivocada, o que causa um certo medo nas empresas, afinal quem gosta de receber spam?!

Por isso a imagem da eficiência do e-mail marketing fica prejudicada, justamente pela comparação com o e-mail cheio de vírus e links mal intencionados.

Neste artigo você descobre as vantagens da estratégia e a diferença entre e-mail marketing e spam. Por isso acredita, pois agora vai!

Um estudo de e-mail marketing bem feito garante, com toda certeza, que você encontre a galinha dos ovos de ouro para sua empresa!

Por isso, com o objetivo de somar ao seu conhecimento as melhores formas de atingir seus clientes com eficácia, preparamos um material gratuito sobre como aumentar as vendas. Baixe agora!

Com este artigo você aprenderá sobre:

Conheça a definição de e-mail marketing

Se você já ouviu falar de um recurso, não muito recente, porém muito eficiente na geração de resultados, com certeza este recurso foi o e-mail marketing!

O e-mail marketing é uma forma completa de divulgação de novidades, promoções, nutrição de leads, pesquisa pós venda, satisfação de qualidade e diversos outros.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta de qualidade voltada para fazer a sua empresa obter mais clientes por meio do envio de e-mails com conteúdo relevante para clientes em potencial.

É uma prática muito utilizada no meio corporativo para promover campanhas e novos produtos ou serviços de uma empresa, embora muitas pessoas insistam em compará-la com o spam.

A diferença entre ambos começa com o fator da autorização. E-mails marketing precisam de uma autorização para serem enviados aos clientes, além de oferecerem a opção de cancelamento nos envios.

Ao entrar em um site, você já percebeu que muitos deles pedem para que você faça um breve cadastro para receber novidades? Até mesmo para baixar algum conteúdo, como um e-book e isso é uma forma de conseguir o contato do cliente.

No formulário você poderá por uma caixa de seleção onde autoriza o recebimento de e-mails marketing.

Spams no e-mail marketing

No caso dos e-mails com spams não existe essa possibilidade de escolha e, na grande maioria dos casos, os e-mails chegam à caixa de entrada sem a devida autorização dos usuários.

Um e-mail spam não é bem visto por clientes e pode dificultar a conversão da sua empresa justamente pela imagem negativa e mal intencionada deste tipo de e-mail.

A maioria dos usuários que recebem spams em sua caixa de entrada excluem as mensagens sem ao menos ler, isso porque spams são e-mails que chegam até a sua caixa de entrada disparados para uma grande quantidade de endereços.

Essa grande quantidade de e-mails só é possível quando alguma empresa compra mailings. Isso é um grande problema, pois os e-mails podem ser de pessoas que não tem o menor interesse no que você oferece ou até mesmo e-mails inexistentes.

Nestes casos, o provedor detecta algum erro seja no e-mail ou no endereço do destinatário e encaminham tudo para a caixa de spam. Este não é o seu objetivo, não é mesmo?

Embora seja mais fácil comprar uma lista de mailing pronta, o risco de spam é grande, afinal os contatos podem estar desatualizados ou contendo algum erro.

Compra de mailings

Além disso, essa estratégia não é viável, pois o índice de conversão é extremamente baixo devido à pouca credibilidade de um spam.

E já que estamos falando de compra de mailing, saiba que o recurso se torna mais barato pois a compra oferece os contatos, porém nem sempre oferece qualidade no conjunto de e-mails.

Não adianta comprar 10 mil contatos, se apenas 2 mil são clientes alvo do seu produto.

Comprar mailings de clientes não é indicado, porque é um tiro no escuro. Você nunca vai saber quem poderá receber seus e-mails, e isso não te ajuda na conversão. Existe um cuidado meticuloso com relação ao cliente alvo da sua campanha.

Para garantir o sucesso do seu projeto de e-mail marketing, é importante criar um próprio mailing, mas é aí que fica o “X” da questão.

Como criar um bom mailing para suas campanhas de divulgação via e-mail? A resposta é simples, ofereça conteúdos relevantes e cheios de qualidade no seu site ou em suas redes sociais.

Ofereça o cadastro do e-mail em troca de mais material relacionado ao assunto, desse jeito você adquire leads e relevância para a sua marca e consegue suprir sua carteira de mailing com clientes interessados.

Já imaginou aumentar a conversão da sua empresa com clientes que conhecem e entendem sobre o seu trabalho?! Aposte na qualidade do seu conteúdo e em uma boa chamada para o assunto dos e-mails.

Não existe sequer uma empresa de sucesso que não saiba como enviar e-mail marketing e é por esse motivo que você precisa aprender a utilizar as incontáveis vantagens deste recurso.

Vantagens desse recurso

Dentro do mundo do marketing digital, muitas são as ferramentas para conseguir um serviço mais eficiente e de qualidade voltados para divulgar, gerar acessos, promover campanhas, conscientizar clientes e, é claro, obter conversão.

O e-mail marketing é um dos mais eficientes métodos de se comunicar com seus clientes.

Custo x benefício

É o mais econômico recurso de divulgação do mercado. Tem baixo custo e alta eficiência, garantindo que você consiga clientes de peso com diferentes tipos de abordagem.

Agilidade

De acordo com pesquisas, 95% dos brasileiros conferem a caixa de e-mail diariamente antes de navegar na internet.

Interatividade

Todo modelo de e-mail marketing possui um botão de “Clique aqui” isso torna o acesso ao seu site ainda mais fácil do que a busca pelo navegador.

O que é segmentar o público?

É possível definir qual tipo de público poderá receber seu e-mail e isso é uma forma de acertar em cheio na atração de leads, aumentando a suas chances de conversão.

Essa é uma divulgação personalizada de acordo com os interesses de cada grupo específico. Além disso, a segmentação permite divulgar de forma diferenciada seus produtos ou serviços de maneira mais focada.

Essa é, com certeza, a parte mais importante de uma estratégia de e-mail marketing. Afinal, conhecer melhor o perfil do seu cliente, ajuda a enviar newsletters, e-mails marketing e demais formas de engajamento, facilitando muito na hora de gerar novos negócios.

Ferramentas para e-mail marketing

Ferramentas para e-mail marketing

Antes de começar a criar campanhas de marketing digital, é necessário ter acesso a um boa ferramenta de e-mail marketing.

Durante a elaboração do plano de marketing digital de uma companhia, seja de grande ou pequeno porte, é importante utilizar as facilidades de algumas ferramentas de disparo desses e-mails.

Existem inúmeros programas para fazer envio destes e-mails para seus clientes, tudo vai depender de quanto você pretende investir e qual qualidade pretende dar ao e-mail.

Confira abaixo os cinco melhores programas para envio destes e-mails:

  • Mailify;
  • NitroNews;
  • Klickmail;
  • E-GOI
  • Mail Chimp;
  • Awebwe;
  • Get Response.

O indicado é que a ferramenta de marketing digital escolhida seja simples e esteja na língua portuguesa para facilitar na hora de corrigir o conteúdo.

É muito importante que a sua ferramenta ofereça uma boa opção de templates para serem divididos em seções e categorias, isso facilita a criação do e-mail e melhora a leitura, além de despertar curiosidade no leitor.

Não é a toa que a maioria das empresas que utilizam este recurso do marketing digital não pretendem deixar de utilizar a estratégia e os que ainda não utilizam tem um grande interesse em começar.

Dados sobre a eficiência de um e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das táticas de divulgação mais eficientes e os dados estatísticos provam de forma clara esta verdade.

  • Cerca de 44% dos destinatários para os quais foram enviados e-mail marketing fizeram ao menos uma compra por ano por meio da divulgação feita pela ferramenta;
  • A B2B Magazine concluiu uma pesquisa apresentando 49% dos profissionais B2B investem mais recursos e tempo nesta ferramenta do que em qualquer outro canal de negócio;
  • De acordo com o HubSpot, as empresas que investem em e-mail marketing geram 50% mais leads para a equipe de vendas por um custo 35% mais baixo. Estes leads bons são responsáveis por 20% no aumento de oportunidades de negócio;
  • A maioria dos especialistas em marketing digital afirma que o método é a forma mais eficiente de conquistar, converter e reter os consumidores sem ficar cansativo;
  • Cerca de 53% dos e-mail marketing são abertos através de dispositivos móveis.
Eficiência de um e-mail marketing

Como criar e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma direta de se comunicar com os seus clientes ou com clientes que ainda não compram da marca. Por isso saber criar e-mail marketing é tão importante no processo de fidelização dos clientes.

Por se tratar de um jeito mais direto de se dirigir ao seu consumidor, a ferramenta é uma maneira simples de engajar seus clientes ao acesso do seu site e fechar negócios.

Conhecer melhor o seu público-alvo ajuda que você faça uma campanha de marketing digital mais completa e eficiente, conseguindo mais sucesso na conversão dos clientes.

Regras básicas para e-mail marketing

Agora que você já encontrou um software para disparar os e-mails para seus clientes, existem algumas “regrinhas” para criar e-mail marketing de qualidade com grandes chances de ser lido:

  1. Insira alguns links no corpo do e-mail;
  2. Evite imagens, se puder;
  3. Ofereça recompensas ou descontos;
  4. Melhore sua newsletter para mobile;
  5. Não envie com uma frequência alta demais;
  6. Escreva aquele assunto que seja difícil de não abrir;
  7. Personalize os e-mails com o nome do destinatário, se possível;
  8. Não compre lista de e-mails;
  9. Teste diferentes modelos de e-mail.

Se você compra um mailing correrá um grande riso de a maioria dos clientes não ter o perfil que você procura, ou apenas não ter interesse.

Isso também pode acontecer quando você mesmo cria um mailing para seus envios periódicos, porém a chance de erros neste segundo caso é menor.

Há formas diferentes de identificar um bom ou mal e-mail. Infelizmente, o risco de que muitos desses e-mails não existam ou que estejam errados, gera um problema comum quando se fala em disparo de e-mails.

Existem dois termos do marketing digital que são usados quando se fala em um erro ou falha nos envios de e-mail.

Soft bounces e hard bounces definem como os provedores “enxergam” os envios de e-mails. e-mails com algum tipo de erro podem comprometer a entrega de todos os outros.

Soft bounce

São erros temporários e isolados e podem aparecer por diferentes motivos no momento do envio dos e-mails.

Podem ocorrer erros relacionados a superlotação da caixa de entrada do destinatário, falhas de acesso, bloqueio feito por antivírus e até mesmo falhas conexões com a internet.

Normalmente este tipo de erro não é grave, mas precisa de atenção logo quando acontece. Fazer uma nova tentativa de envio do e-mail é muito válida, já partimos do princípio de que você só está enviando para usuários reais.

Para que você não atrapalhe ou desgaste a imagem com o soft bounces, cuide de manter uma limpeza de bases com frequência, sempre prestando atenção no interesse dos usuários que recebem os conteúdos.

Hard bounce

Neste caso, existe uma situação diferente, pois os erros permanentes que ocorrem precisam ser tratados com mais urgência se comparados aos casos de erros temporários.

Os erros com envio de e-mails podem aparecer simplesmente por estes endereços não existirem ou pelo e-mail estar bloqueado, ou até mesmo por um erro na digitação do endereço de e-mail.

Este tipo de erro pode prejudicar muito a intensidade de entrega de e-mails porque recebem uma rejeição imediata do provedor.

Para casos de hard bounce é muito importante que você tenha a imediata reação de limpar e excluir de vez os endereços com algum tipo de erro.

Uma vez classificado como erro, o e-mail não poderá mais ser entregue, e se os endereços permanecerem na sua lista, serão considerados spam pelo provedor, prejudicando a entrega.

Como funciona o e-mail marketing?

Se você é o responsável por engajar novos clientes por meio de ações de e-mail marketing, deve saber como é complicado incentivar pessoas a abrirem, lerem e principalmente clicarem nos links do e-mail.

O mais baixo custo de envio de e-mail marketing se dá por meio do Outlook (ferramenta da Microsoft Office).

Para fazer campanhas utilizando a ferramenta, é necessário fazer um planejamento de recursos que serão utilizados.

De um modo geral, a receita para garantir o sucesso do marketing digital por meio de e-mails está ligada ao tipo de linguagem, software utilizado, quem serão os receptores e originalidade.

Ofereça um texto claro e objetivo, evite duplo sentido negativo e cuidado com a forma de tratar o seu cliente por meio das palavras.

Faça uma gestão de qualidade do seu plano de marketing digital, ou seja, associe os e-mails a algum tipo de promoção ou desconto por meio do acesso pelo e-mail.

Eficiência de e-mail marketing

Se você seguiu todas as dicas acima, sucesso! Utilize a ferramenta para cuidar de forma detalhada e personalizada de campanhas de diferentes produtos, serviços, empresas ou até mesmo para profissionais liberais ou autônomos.

Periodicidade nos envios é a chave

Um jeito muito bacana de garantir que seus clientes tenham acesso constante as suas novidades é manter uma periodicidade no envio de e-mail, não o tempo todo para não ficar cansativo, mas manter uma certa frequência nos envios.

Crie um newsletter para informar seus clientes das novidades, ofertas de produtos e informações sobre o serviço do seu site.

Este é um exemplo bem forte de como utilizar o marketing digital para fidelizar um cliente, afinal, envios periódicos indicam que a sua empresa está em sintonia com as constantes necessidades de cada pessoa.

Para ter um controle mais eficiente de quanto em quanto tempo deve enviar os e-mail marketing, prepare um calendário de envios, simples e completo.

Fixe um tempo ou um intervalo de dias específico para garantir que os envios não sejam exagerados, mas também não caiam no esquecimento.

O mais recomendado pelos especialistas é fazer um envio por mês.

Nestes e-mails destaque sempre o que for de mais relevante para você poder divulgar, para isso, siga as regrinhas listadas um pouco acima neste artigo.

Continue usando os diferentes modelos de templates do software, de forma eficiente, fidelizar seus clientes de forma persuasiva sem manipular nenhuma decisão importante.

Para o seu projeto de e-mail marketing ser um sucesso, é preciso muito empenho nos envios para todos os clientes. Não se esqueça que o investimento feito para o envio deste tipo de e-mail é muito bem visto e poderá gerar excelentes resultados.

Ufa!!! Dicas à beça não é mesmo?!

Depois de tudo isso que você já aprendeu sobre e-mail marketing, quer poder contar com um parceirão?

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Vale a pena conferir!

E-mail marketing para o sucesso das conversões!

Por fim, vale lembrar:

O marketing se transformou na melhor e mais eficiente maneira de engajar o sucesso de uma empresa.

Caso você tenha seguido à risca cada uma das dicas deste artigo, parabéns!

Seu negócio tem grandes chances de conseguir converter uma série de clientes por meio de ações de marketing digital.

Caso queira saber mais sobre o universo de Marketing Digital, acesse o link e tire suas dúvidas!

2018-10-26T15:01:02+00:00

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