Conheça o que é webinar e como usá-lo para atrair novos clientes
Publicado: 19 de março de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.
Conhecer o que é webinar é importante quando você precisa de uma solução diferente para atrair a atenção do seu cliente, afinal, os vídeos se tornaram uma tendência nos últimos anos. Mas como criar um vídeo inovador para alcançar o maior número de pessoas?
Cerca de 87% das empresas brasileiras utilizam as redes sociais e uma grande parte disso se dá a possibilidade de fazer transmissões ao vivo. Mas você saberia me dizer como essas empresas divulgam seus serviços de forma inovadora?
Simples, com vídeos!
Um vídeo é uma boa forma de engajar, divulgar novidades, realizar vendas, melhorar o tráfego e, principalmente, se tornar referência na sua área.
Para isso é importante saber o que é webinar e como ele pode ajudar a sua empresa a se tornar uma referência no segmento.
Neste artigo você vai entender melhor o que é webinar e como usá-lo para conseguir novos clientes de forma eficiente, engajadora e diferenciada. Confira o que você vai encontrar:
Afinal, o que é webinar?
Você provavelmente já participou de uma webinar ou webinário, como também é chamado.
Calma! Nós vamos te explicar direitinho o que é webinar! Basicamente é um tipo de palestra on-line ou videoconferência.
Em poucas linhas definimos o que é webinar. Mas existem algumas características que você precisa conhecer, principalmente se pretende conquistar mais clientes.
O webinar é muito usado por cursinhos pré-vestibular que dão aulas para um grupo de pessoas por meio da internet.
A palavra webinar/webinario é uma palavra derivada da junção de duas outras. Neste caso o webinar tem origem das palavras em inglês Web+Seminar.
No português seria a junção das palavras Web+Seminário, por isso Webinário.
Quando você entender o que é webinar poderá interagir de diferentes formas com as pessoas que estiverem assistindo sua transmissão.
Na maioria das vezes o palestrante indica um programa de computador para compartilhar o material da palestra como PDF, slides, áudios e demais materiais, como por exemplo:
- Google Drive;
- Dropbox;
- SkyDrive;
- Ubuntu One.
Mas, assim como professores e pesquisadores utilizam o webinar para divulgar novos estudos ou dar aulas, uma empresa pode utilizar a ferramenta para geração de leads.
Exatamente o que você leu! Uma empresa pode (e deve) usar a tecnologia para conquistar novos clientes.
Programação
É preciso se programar com um webinar para não ter atrasos, pois existe uma data específica e toda uma preparação técnica relacionada à execução da transmissão.
Dentro de uma videoconferência você obtém algumas vantagens, uma delas é o engajamento de diretores e demais colaboradores da empresa, que normalmente não tem tempo para escrever no blog da empresa.
Desse modo, entender o que é webinar garante mais eficiência nas produções de material rico para o blog ou até mesmo o site da sua empresa, porque você poderá tratar do assunto em diferentes outros materiais.
Um webinar pode ser reaproveitado em diferentes formatos como, por exemplo, eBooks, blogs, infográficos e uma série de outros materiais.
Como você já entendeu o que é webinar, vamos te ensinar a criar o seu do zero em um passo a passo bem tranquilo.
Como fazer um webinar? Passo a passo completo
Como você já aprendeu o que é webinar, precisa conhecer as melhores formas de conseguir transformar uma simples “live” (transmissão ao vivo) em algo de sucesso para o seu negócio.
Para saber como fazer um webinar de qualidade é importante entender cada detalhe relacionado ao projeto.
Desde a preparação do tema até o dia da transmissão, por isso, dê uma olhada nas nossas dicas e aproveite para pensar em um tema legal quando chegar a sua vez de criar um webinário!
Qual o objetivo do seu webinar?
A primeira coisa a fazer depois de entender o que é webinar é estudar quais as suas pretensões com a produção do vídeo.
A maioria dos especialistas em estratégias de marketing escolhem a geração de leads (potenciais clientes) como sendo o principal motivo de se produzir um webinar.
Mas você pode ter uma série de objetivos com o seu projeto de webinar, por exemplo:
- Gerar potenciais clientes – você possui grandes chances de atrair mais clientes com a escolha de um tema amplo. Você pode conseguir e-mails de pessoas interessadas no assunto e desse modo ampliar sua lista de possíveis clientes.
- Nutrir potenciais clientes – você pode transmitir uma palestra online usando a sua lista de e-mails de potenciais clientes na intenção de apresentar um conteúdo mais avançado ou detalhado para os espectadores.
- Conversão de potenciais clientes em clientes efetivos – é uma forma de educar o público-alvo e deixá-lo mais próximo da decisão de compra. Essa é uma excelente maneira de fechar vendas. Normalmente, os webinars apresentam uma excelente taxa de conversão de clientes.
- Melhorar relacionamento com os clientes – Não é difícil encontrar webinars com conteúdo extra ou tutoriais com respostas ao vivo. Essa é uma forma de manter um relacionamento próximo com os seus clientes.
Beleza, você já sabe o que é webinar e quais os objetivos dele! Vamos entender como escolher um tema incrível para tratar no seu webinar.
Definir um bom tema é a chave!
A grande maioria das pessoas está ocupada demais com o dia a dia e não param para ler ou assistir algo que não lhe chame a atenção de primeira.
Por esse motivo é importante dedicar muito do seu tempo e criatividade na hora de pensar no tema do seu webinar.
Uma boa forma de começar a pensar no assunto que vai tratar é observar quais conteúdos do seu blog ou site fazem mais sucesso entre os leitores.
Por exemplo, se um dos posts mais vistos e compartilhados do seu blog for sobre “Como manter o controle de fluxo de caixa na micro empresa?“, esse tema poderá se transformar em um webinar grátis.
Durante a palestra on-line, o apresentador pode mostrar um breve tutorial de como criar planilhas para manter o controle de fluxo de caixa, por exemplo.
Outra dica bacana é prestar atenção nas palavras-chave que mais oferecer resultados para o site. Ou seja, veja quais termos são mais buscados pelos usuários no Google sobre o assunto e utilize-as no seu texto.
Uma ferramenta boa para isso é o Google Planner.
Com isso você poderá trabalhar um assunto muito interessante para usar como tema do seu webinar.
Como você já possui uma direção de como encontrar o tema ideal e já entende o que é webinar, é importante prestar muita atenção no conteúdo a ser tratado na palestra on-line.
Roteiro define o que é webinar
Agora que você já conhece o que é webinar e qual será o assunto dele, acredite: tudo precisa de roteiro! Sim, tudo!
Ninguém produz um vídeo, palestra ou apresentação sem um breve resumo do assunto ou até mesmo um material base para trabalhar durante a apresentação da videoconferência. E mesmo que você domine o assunto do webinar, nunca deixe de fazer um bom roteiro.
Para isso você precisa estruturar seu roteiro em pontos estruturais para facilitar a criação e melhorar o entendimento de quem está assistindo e deve seguir o passo a passo durante a transmissão, por exemplo:
- Sua introdução ao assunto deve ter entre 5 e 10 minutos, isso facilita o entendimento sobre o que será tratado.
- Explique todo o desenvolvimento do assunto nos próximos 30 minutos, levante todas as hipóteses e deixe clara toda a ideia central do seu tema.
- Reserve cerca de 10 minutos para as perguntas das pessoas que estão assistindo a sua transmissão.
Na sua apresentação você pode separar um tempo para oferecer um dos seus produtos durante a palestra on-line, como em um comercial de TV no qual aparecem vários comerciais, você pode colocar um produto seu enquanto faz uma pausa.
Uma boa sugestão é pedir para seus espectadores assinarem uma lista de e-mails exclusivos ou simplesmente para curtirem sua página no Facebook.
Ótimo!
Já sabermos o que é webinar e como montar um bom roteiro. Vamos para a aprender a criar os slides.
Apresentação e slides na definição de o que é webinar
Excelente, estamos indo bem no aprendizado sobre o que é webinar!
Depois de entender o que é webinar para sua empresa e a como montar um roteiro chegou a hora de pensar na parte visual do negócio!
Vamos trabalhar com a sinceridade aqui… Você assistiria um webinar no qual o ambiente ou até mesmo as apresentações de slides são ruins? Eu aposto que não!
Uma das “boas práticas” de um webinar é utilizar slides nas apresentações para facilitar o entendimento.
O simples fato de ter imagens e textos na tela facilita a explicação e o entendimento da palestra on-line.
A maioria das apresentações em slides são feitas no Microsoft Office PowerPoint, ou Kaynote (caso você tenha um MAC), Prezi ou o Google Slides os quais você pode ter acesso apenas usando uma conta Google.
Teste slides variados com diferentes tipos de fontes, imagens, cores diferentes e veja quais deles se encaixam no tema do webinar.
Para ter sucesso na missão de chamar a atenção da sua audiência é preciso cuidar não apenas da aparência dos slides, mas é necessário ficar atento ao ambiente como um todo, pelo menos a parte que vai aparecer na frente da câmera, né?
Cuide das cores de fundo e, principalmente, da aparência dos apresentadores do webinar.
Estipule uma data e convide a todos
Você já sabe o que é webinar, escolheu um tema, definiu o roteiro, e preparou a apresentação.
Vamos agora pensar em uma data ideal para sua apresentação.
Não se esqueça que a data precisa ficar a uma distância significativa no calendário, justamente para que ambos (você e os clientes) possam ter tempo de se preparar.
É por isso a necessidade de se programar e adaptar as suas datas para que tudo se encaixe no planejamento do seu webinar.
Nunca se esqueça do objetivo do seu webinar definido logo no começo deste texto!
Se o objetivo do seu webinar for atrair novos clientes, você pode tentar marcar uma data no meio do mês, época em que as pessoas não estão muito preocupadas em pagar contas.
Agora, se o seu objetivo for vender, pode marcar sua webinar no início do mês (normalmente quando as pessoas recebem).
Convide as pessoas da sua lista de contatos de e-mail e pense em características que podem fazer seus clientes se interessaram em assistir videoconferência. Pense em convidar pessoas conhecidas da área para falar sobre o seu tema, por exemplo.
Se você for contar com outras pessoas na palestra, é necessário avisar a todos (o convidado e o público) com uma boa antecedência para não ter nenhum problema com as datas.
Checar a parte técnica antes do dia
Como você já sabe o que é webinar, é importante conhecer cada detalhe relacionado aos cuidados técnicos antes, durante e depois da palestra on-line. Cuide para tudo ficar dentro do planejado.
Até por que, não basta apenas apresentar o conteúdo em uma transmissão ao vivo é preciso cuidar de cada detalhe técnico.
Para entender o funcionamento da transmissão ao vivo é preciso entender o que é webinar, além de organizar em datas específicas.
- Organize a sala onde será transmitida a sua webinar e permita que haja acesso fácil a todos os elementos necessários, como papel, canetas e o passador de slides. Ah, não se esqueça das tomadas!
- Confira a iluminação e o áudio no local. Não deixe o ambiente sem luz de modo que o rosto do palestrante fique muito escuro ou muito claro.
- Cuidado com a altura da câmera, a abertura da lente e, principalmente, com a resolução. Tudo isso tem o objetivo de permitir a melhor experiência das pessoas as quais estão assistindo a transmissão ao vivo.
- Cuide para o microfone ficar bem configurado, evitando a necessidade de grudá-lo próximo a boca e o incômodo dos ruídos.
- Você não quer sua internet lhe dando problemas justo no dia da transmissão ao vivo, não é?! Por isso, verifique a velocidade da internet e reenvie o link do webinar aos convidados pelo menos uma hora antes, só para testar e se garantir a perfeita execução.
- Faça uma transmissão teste algumas horas antes do oficial. Só para garantir que tudo está dentro do que foi planejado, tanto a posição das câmeras, iluminação, microfone e internet.
Divulgue seu webinar
Bem, você entendeu o que é webinar! Agora vamos agora entender como e onde fazer uma divulgação eficiente, afinal de contas, você já conhece o que é webinar e as formas de montá-lo.
Chegou a hora de mostrar aos demais o que é webinar.
Use e abuse das redes sociais a fim de divulgar a sua transmissão ao vivo, faça uso também do seu site com botões de Call To Action e e-mails marketing para todos os seus leads e clientes.
E-mail marketing – No e-mail marketing certifique-se de incluir um assunto interessante, um bom texto e, principalmente, o link a fim de oferecer o cadastro na lista de pessoas que poderão assistir a transmissão.
Para conhecer mais sobre o e-mail marketing dê uma olhada em nosso artigo especial sobre e-mail marketing.
Redes sociais – Você poderá criar posts e fazer a divulgação da sua videoconferência facilitando o trabalho na divulgação de seus vídeos. Compartilhe com seus amigos sobre a data e o link de onde ocorrerá o seu webinar.
CTA no site – Não deixe de colocar uma Call To Action no site da sua empresa, pois isso facilita o acesso das pessoas ao seu webinar, além de aumentar o número de acessos ao seu site.
Se quiser conhecer mais sobre o CTA em um site, dê uma olhada em nosso conteúdo sobre o que é call to action.
Escolha a plataforma webinar ideal para realizar
Depois de entender o que é webinar, escolher um tema, criar o seu roteiro e organizar uma apresentação de slides fácil de entender, vamos conhecer algumas plataformas que são indicadas para isso.
Existem diversas plataformas para fazer a transmissão de um webinar e algumas delas são muito conhecidas por todas as pessoas, como Facebook, YouTube, Skype e Hangouts.
Embora também existam outras plataformas dedicadas exclusivamente para transmissões ao vivo, como a GoToWebinar, Twitch e Webinarjam.
No Facebook
Você já sabe o que é webinar, mas sabia que ele pode ser feito pelo Facebook?
É possível utilizar a transmissão de vídeos ao vivo para os usuários poderem assistir também a palestra on-line que você está transmitindo.
Uma das principais plataformas pensadas no momento de se imaginar a produção de o que é webinar.
No entanto o Facebook ao vivo não foi criado com essa finalidade e por isso não possui opções específicas para webinars, inclusive a possibilidade de dividir a tela ou visitar outro site ao mesmo tempo da live.
Uma das vantagens do Facebook é que ele notifica todos os seguidores da página quando uma live está acontecendo.
No YouTube
Assim como o Facebook, o Youtube também pode ser usado para webinars. A vantagem é a possibilidade de monetizar, por meio de likes, número de assinantes no canal e quantidade de anúncios no decorrer no vídeo a transmissão do conteúdo.
Embora ações como mudança de câmera ou alteração de telas precisam de aplicativos externos.
Também é uma ferramenta muito utilizada por todos os que aprendem o que é webinar.
No Hangouts
Com o Hangouts Meet você pode encontrar uma excelente opção de transmitir vídeos no estilo webinars.
Assim como o Facebook live, o programa não foi criado com essa finalidade, mas pode resolver a sua necessidade. É importante conhecer o Hangouts para entender o que é webinar e como ele funciona.
A ideia inicial era fazer reuniões onde mais de uma pessoa possa participar. A desvantagem são as interrupções, quebrando o fluxo.
Essas interrupções podem vir de pessoas falando ao mesmo tempo que o apresentador do webinar.
No Skype
Este é o programa mais utilizado quando se fala em videoconferência ou em palestra on-line. Permite chamadas de vídeo com várias pessoas na mesma sala de bate-papo, inclusive em versão gratuita.
No Skype é possível fazer o compartilhamento de telas e conversas protegidas por criptografia, o que garante a segurança das reuniões e conversas para possíveis invasores como vírus e links mal intencionados.
Essa plataforma é muito comum dentro das empresas que costumam fazer reuniões com investidores, clientes, colaboradores e agora com os especialistas em desenvolver melhor o que é webinar.
No GoToWebinar
Essa ferramenta oferece todos os recursos para quem procura fazer webinars. Ela oferece envio de convites pelo e-mail, bate-papo, enquetes, e envio de perguntas de audiência.
A transmissão pode ser feita para aplicativos móveis e é possível criar até 20 enquetes ao mesmo tempo.
É possível reunir até 100 pessoas no mesmo evento tudo com direito a controle de administrador.
No entanto, a interferência dos convidados atrapalha um pouco durante a apresentação do vídeo.
Depois de entender que o GotoWebinar é uma ferramenta que facilita os vídeos, fica fácil entender o que é webinar.
No Twitch
Uma das plataformas de transmissão mais utilizadas no mundo. É voltada no mundo gamer e oferece salas de bate-papo e opções de monetização para os apresentadores com o número de visualizações dos vídeos.
A desvantagem é a necessidade de utilizar outros tipos de ferramentas para controlar streaming. Recentemente, essa plataforma se tornou uma das aquisições do Google, recentemente.
Para quem não conhece o que é webinar e procura começar a trabalhar com ele, principalmente se você estiver voltado para o mundo dos games, o Twitch é uma excelente plataforma.
No WebinarJam
É mais uma ferramenta feita exclusivamente para webinars. A WebinarJam oferece um ambiente com até seis apresentadores ao vivo em HD (Alta definição) dentro de uma sala de bate-papo.
Também é possível o compartilhamento de telas e apresentação de slides armazenados na nuvem (uma parte da internet na qual se salvam arquivos e documentos).
A desvantagem da ferramenta é a necessidade de conexão com o YouTube para transmitir.
Benefícios de uma videoconferência
Depois de conhecer o que é webinar, fica tudo mais fácil, não é?
Quando você trabalha com marketing digital, o investimento do seu tempo em produção de webinar é praticamente inevitável.
Só depois de muito pesquisar as pessoas conseguem montar um webinar eficiente, porém a maioria ainda acredita que apenas uma live simples pode servir.
Os resultados trazidos por um webinar bem produzido podem gerar não apenas novos clientes de qualidade, mas clientes constantes os quais costumam comprar com frequência.
Com um bom conhecimento de o que é webinar você pode adquirir mais atenção do público para o seu negócio, mais engajamento da sua equipe de colaboradores e, principalmente, do o seu público-alvo.
Você também pode obter mais tráfego no site da empresa e, por consequência, aumento no número de vendas.
Depois da apresentação do webinar você pode realizar o envio dos slides por e-mail para os que assistiram e se cadastraram na transmissão.
Poderá enviar a gravação da videoconferência para quem não pode assistir.
O público é o termômetro que você tem para saber no que pode melhorar, por isso aposte em pesquisas para saber dos clientes suas opiniões sobre o webinar.
Uma grande chance de saber a opinião do seu webinar é realizar uma pesquisa de satisfação sobre a transmissão.
Revisando para fixar na mente
Como você já entendeu o que é webinar e todas as fases de produção desse tipo de recurso faça uma lista de cada ponto aprendido até agora e siga o passo a passo.
Se você puder seguir cada um desses detalhes conseguirá fazer um excelente material de divulgação de webinar ao vivo. Mesmo não parecendo uma coisa fácil, acredite, vale muito a pena!
Além disso, os benefícios são muito maiores do que qualquer imprevisto possível de acontecer na parte técnica (ou até mesmo nervosismo na apresentação).
Com todas essas informações sobre o que é webinar fica muito mais fácil desenvolver um excelente vídeo ao vivo para facilitar a divulgação de produtos, novidades e muitas outras coisas.
Se você ainda não tinha feito um webinar por receio de questões técnicas ou medo de não obter resultados, agora é uma excelente hora para pensar em formas de montar o seu!