Aprenda como criar uma identidade visual para loja

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Publicado: 21 de novembro de 2023 | Atualizado: 21 de novembro de 2023.

Para que uma empresa se destaque é preciso trabalhar bem sua imagem, além de entregar um produto ou serviço de qualidade. Acompanhe o artigo e aprenda como criar uma identidade visual para loja.

A imagem de uma marca é a primeira coisa que uma pessoa vê ao se deparar com ela, é por meio disso que o potencial cliente começa a conhecer e se interessar pelo local onde investirá seu dinheiro. 

Portanto, cuidar dessa imagem é fundamental para aproximar os clientes, mostrar o que a empresa tem a oferecer e até mesmo criar um sentimento na pessoa que a observa. Tudo isso, ocorre por meio de cores, fontes, formatos e muito mais. 

Todos esses elementos se unem na criação da identidade visual, a representação da marca perante seus consumidores, que comunicam sua visão e valores. Ao transmitir essas mensagens o consumidor para a reconhecer a marca de forma mais assertiva.

Quer saber como criar uma identidade visual para loja? Acompanhe o conteúdo e confira nossas dicas.

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O que é identidade visual?

A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam uma marca. Esse conjunto une cores, fontes, elementos gráficos e alguns outros aspectos que comunicam a essência da marca ao consumidor. 

Essa representação serve para que uma pessoa reconheça uma empresa no momento em que colocar seus olhos em algum material. 

Existem vários caminhos que podem ser seguidos ao se construir uma identidade visual. Uma marca de luxo, por exemplo, se torna capaz de comunicar seu status por meio de tipografias e texturas que conversam com esse universo. 

Podemos ver esse trabalho em marcas infantis, de beleza e até mesmo alimentícias. Cada uma mostrando sua personalidade e comunicando o que tem a oferecer ao consumidor.

Benefícios de desenvolver uma identidade visual

Investir na criação de uma identidade visual traz diferentes benefícios para um empreendimento, entre eles está o fácil reconhecimento e conexão com o público consumidor da marca. 

Uma empresa de beleza, por exemplo, ao trabalhar com elementos que condizem com sua persona, se torna capaz de comunicar sua visão e essência ao cliente. Além de ser capaz de reforçar sua voz. 

A identificação também é um fator importante de uma identidade visual bem construída. Por meio disso, o consumidor se torna capaz de identificar uma empresa rapidamente.

Além disso, ter uma definição clara da identidade da marca faz com que todos os materiais publicitários criados sejam coerentes, tornando toda a comunicação agradável e familiar ao consumidor.

Vale ressaltar que, para e-commerce, a identidade visual também deve ser trabalhada. Isso porque, ao entrar em uma loja, seja online ou física, o consumidor deve rapidamente reconhecer do que a marca se trata. 

Dicas para criar a identidade visual da sua loja

Depois de entender o que é identidade visual e quais seus benefícios, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a construir a imagem da sua loja. 

Lembrando que, esse é um processo importante para lojas físicas ou lojas online. O foco aqui é mostrar ao consumidor a essência do seu empreendimento por meio de elementos visuais. Confira:

Crie um logotipo

O primeiro passo para a criação da identidade visual é definir qual será o logotipo da empresa. Esse elemento é uma das primeiras coisas que uma pessoa vê das empresas e por isso é tão importante. 

Grandes empresas como Coca-Cola, Spotify ou redes de Fast Foods possuem logotipos simples, mas que comunicam bem a essência de seus produtos e serviços, podendo ser reconhecidos de longe por diferentes pessoas. 

A concepção do logotipo deve levar em consideração o público-alvo da empresa, o que ela quer comunicar e ser o mais assertivo possível. Devemos lembrar que, ao bater o olho, o consumidor deve entender sobre o que se trata a loja.

Defina a paleta de cores

A paleta de cores da marca tem a função de comunicar e influenciar os consumidores. Isso porque, no design, cada cor possui um significado e pode transmitir diferentes sentimentos. 

Por serem elementos importantes, eles devem ser escolhidos com cuidado e pensando sempre no tipo de mensagem que a loja deseja passar aos consumidores. Nesse momento, entender a teoria das cores é fundamental. 

Para o seu empreendimento, escolha uma paleta que converse com o público consumidor e defina as principais cores que farão parte dos materiais de divulgação dos produtos. 

Escolha uma fonte

A tipografia da marca faz parte da comunicação tanto quanto as cores, ela comunica a personalidade da loja e deve ser inserida em todos os materiais também. 

Marcas como Amazon, Google e Barbie são rapidamente reconhecidas apenas com o uso de suas fontes características. Em seus produtos, redes sociais e sites essa mesma tipografia pode ser encontrada com facilidade. 

Essa coesão deve ser trabalhada em todos os canais da empresa. Ao escolher a fonte ideal, leve em consideração qual a personalidade da marca e a mensagem que deve ser passada. 

Crie um manual de identidade visual

Com todos os elementos juntos, é preciso se certificar de que eles serão usados com eficiência e assertividade. Afinal, a identidade visual é a primeira coisa que o consumidor vê e o que comunica a essência da marca.

Para assegurar o uso correto de todos esses elementos, crie um manual de identidade visual, um documento que une todos os aspectos visuais da marca em um único lugar e que serve de guia para a comunicação da loja.

Com isso, ao criar conteúdos e divulgar produtos, a loja pode se guiar e permanecer coerente com sua própria identidade.

Ferramentas de design para sua loja

Criar uma identidade visual pode parecer difícil, mas existem algumas ferramentas que podem ser usadas para facilitar esse processo, principalmente para pequenas lojas que ainda não podem investir nessa área.

Alguns dos principais recursos para assegurar uma boa identidade são:

  • Canva: o Canva é um site que oferece diferentes layouts prontos para a criação de diferentes materiais. Sua interface é simples e ele possui uma grande variedade de elementos gratuitos;
  • Figma: o Figma é um site que oferece a possibilidade de criações de materiais visuais mais profissionais, sem perder a simplicidade. O site possui diferentes recursos de criação onde a marca pode soltar a criatividade;
  • Pinterest: o Pinterest é o lugar ideal para se encontrar inspiração e montar quadros criativos de uma forma simples e intuitiva.

Crie e comunique

A imagem de uma empresa é a primeira coisa que o cliente tem contato, portanto, é fundamental que uma loja construa uma identidade visual assertiva e que o cliente reconheça rapidamente.

Para isso, é preciso criar o logotipo, definir a paleta de cores e encontrar a fonte certa para comunicar ao consumidor a essência da marca. 

Além de construir uma comunicação coerente em todos os materiais de divulgação e produtos.

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