Manual de identidade visual: o que é e como sua empresa pode criar um

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Publicado: 22 de agosto de 2022 | Atualizado: 10 de fevereiro de 2023.

O manual de identidade visual é indispensável para construção de marca e estratégias marcantes para se destacar no mercado. Quer saber como essa estratégia pode te ajudar? Acompanhe o artigo.

O manual de identidade visual surgiu para auxiliar a definição e padronização dos artigos visuais que uma empresa criou para sua comunicação.

Este é um processo importante para estabelecer a melhor forma de diálogo com seu público. Afinal, não faz sentido usar formas diferentes de se comunicar.

Para definir esse controle de qualidade nas mensagens, é necessário criar um manual que contenha orientações claras para a sua equipe criativa.

Acompanhe este artigo para entender melhor a importância do manual de identidade visual e como você pode o implementar em suas estratégias.

O que é identidade visual?

Uma pessoa mexe em um monitor com o aplicativo de criação de logos aberto. Na tela é possível ver o arquivo aberto com palavra "logo" escrita em letras cursivas. Mais ao fundo há pequenas plantas decorativas.

Por trás de toda comunicação de uma empresa existe um conceito que foi criado especialmente para ela.

Elementos como: nome, logo, forma de se expressar e até mesmo as postagens que são realizadas em suas redes sociais. Tudo isso faz parte da identidade, ou ID como também é conhecida.

Esses componentes representam uma marca e toda a ideia que surgiu durante sua concepção.

Uma ID bem estruturada ajuda o negócio a se tornar Top of Mind, ou seja, aquele nome que vem em nossa cabeça assim que nos deparamos com um elemento específico.

Por exemplo: uma corporação de bebidas que utiliza o urso polar em suas campanhas. Não é preciso citar o nome para saber de quem estamos falando, certo?

Aqui a coesão é o elemento primordial, tudo que diz respeito ao empreendimento deve seguir o mesmo padrão. Dessa forma, os consumidores a reconhecem com facilidade.

A importância para as empresas

Uma identidade visual bem feita ajuda os consumidores a lembrarem da empresa, de uma forma positiva ou, em alguns casos, de forma negativa.

Não é difícil encontrar casos de criações que encontraram ruídos em sua concepção. Com isso, pode ocorrer a perda da credibilidade, algo difícil de contornar.

A ID distinta e bem construída colabora na comunicação com o público e pode até mesmo fortalecer essa conexão entre empresa e consumidor. Tenha em mente que, lealdade e confiança também entram nessa equação.

Mas além disso ajuda a criar uma personalidade única, fazendo com que o negócio se diferencie em meio aos concorrentes.

O que é um manual de identidade visual?

Para conseguir cozinhar um prato agradável é necessário uma receita bem elaborada, certo? Dentro do marketing a lógica é a mesma.

Na hora de criar uma campanha para redes sociais, uma persona bem definida ou uma pesquisa de mercado é preciso seguir uma série de etapas. O mesmo ocorre com a elaboração de uma ID.

O manual que falamos aqui é um guia prático que a sua empresa deve construir para padronizar toda a criação das peças usadas em sua comunicação.

As pessoas que fazem parte da equipe criativa necessitam de um direcionamento para conseguir entregar o melhor conteúdo.

Manual de identidade visual e manual de marca não são a mesma coisa

Quando nos deparamos com conceitos parecidos é comum confundir suas funcionalidades. Neste caso, os dois termos carregam práticas diferentes e é essencial entender para então as aplicar.

O manual de marca foi desenvolvido com o intuito de definir os procedimentos adotados pelos criadores no momento de sua divulgação. Mas também aborda tópicos conceituais.

Nele estão informações extensas sobre cada detalhe que compõe a apresentação visual da empresa e os motivos de sua escolha.

Presente no documento está a descrição do comportamento que o público tem e como é criada toda a experiência com ele.

O manual de identidade visual é uma das vertentes que englobam esse processo. É onde está definido o que os designers, redatores e outros profissionais devem fazer na concepção de uma peça.

É importante sempre lembrar que os dois se completam e devem ser pensados juntos para que a estratégia de comunicação seja bem feita.

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Como criar um bom manual de identidade visual

Tenha em mente que criar algo tão importante para sua empresa deve ser feito com cuidado e profissionalismo. Portanto, não deixe de investir em profissionais capacitados para isso.

Escolher cores, formas e texturas pode até parecer simples, mas esse processo demanda muito estudo para encontrar o resultado ideal e assim atingir o público-alvo.

Além disso, é necessário ter claro qual é a personalidade da sua marca. Neste ponto, pense no que você quer comunicar através de seu negócio, qual é a razão pela qual ele existe e com quem você quer falar.

Tenha em mente que, para descobrir como construir a voz do seu empreendimento, você precisa conhecer a sua concorrência.

Pesquise quem está no mercado e analise a identidade que eles construíram, essa é uma ótima forma de saber o que funciona para você e quais são as estratégias que deve seguir.

Passando para o processo mais prático, separe tempo e energia para criar de fato um manual. Não se esqueça de que, quanto mais detalhes nesse documento, mais padronizada e coesa sua marca é para o público.

Alguns elementos fundamentais que o seu manual deve conter são:

  • Introdução;
  • Apresentação da marca;
  • Tipografia escolhida;
  • Cartela de cores;
  • Imagens e ícones;
  • Layouts.

Exemplos para você se inspirar

As marcas mais conhecidas possuem identidades visuais únicas. Ao olhar uma determinada cor, ou ler algo com uma tipografia característica, lembramos rapidamente de uma empresa.

O azul turquesa por si só é uma cor notável, mas adicione isso a uma marca clássica de jóias.

A joalheria mais famosa do mundo, Tiffany & Co, utilizou tão bem esse tom que ele é automaticamente associado a ela.

Ainda nas cores, o streaming de música Spotify é outro exemplo de como utilizar esse elemento da forma correta.

O verde característico da plataforma comunica a modernidade com um toque de calma, perfeito para os usuários.

Grandes nomes como Disney, Nike e Google encontraram o equilíbrio perfeito entre criatividade e inovação. É quase impossível não as reconhecer apenas observando a fonte com que foram escritas.

Os manuais criados por eles possuem todos esses detalhes. Dessa forma, em qualquer mídia que estejam, o público consegue os reconhecer.

manual de identidade do google. Há várias páginas com as informações, modelos de logos e paleta de cores utilizadas pelo site
manual de identidade da Nike. Há várias páginas com as referências utilizadas para a criação. Assim como as formas, cores e elementos utilizados para manter a identidade.

Encontre sua voz!

Comunicação com seu público é um dos aspectos mais importantes na hora de desenvolver seu negócio. Para isso, criar uma identidade visual única é essencial e faz toda a diferença.

Após definir o tom de voz da sua empresa, criar um manual para padronizar toda a apresentação é imprescindível. Com ele, a sua mensagem será coerente e clara para quem a está recebendo.

Busque entender mais sobre o que você pretende alcançar e como a concorrência se porta com os consumidores. Dessa forma, você terá o direcionamento necessário para criar uma ID perfeita.

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