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Aprenda como criar uma persona em 3 passos simples e direcione melhor suas ações de marketing

Publicado: 28 de Maio de 2019 | Por: | Atualizado: 2 de agosto de 2019.

Saber como criar uma persona é essencial para se tornar uma marca querida pelo público e referência no mercado. Afinal de contas, só quem conhece as preferências do seus possíveis e atuais clientes consegue desenvolver ações mais assertivas.

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Chamamos de buyer persona, ou simplesmente persona, o perfil semi-fictício do cliente ideal de uma empresa.

Ela é criada por meio de pesquisas entre os atuais consumidores para coletar dados demográficos, como gênero, idade, escolaridade etc, e entender quais são seus desejos, hábitos de consumo e preferências.

Dessa forma, podemos dizer que enquanto o público-alvo representa uma parcela mais abrangente e geral da sociedade, a persona marketing se diferencia por se tratar de um perfil mais humano e personalizado do cliente.

Com isso, é possível criar conteúdos atraentes e relevantes de acordo com os interesses da sua buyer persona, com a linguagem adequada e publicá-los em plataformas que ela de fato frequenta.

Além disso, você consegue criar ações mais direcionadas e, assim, minimizar o custo delas, uma vez que elas agora miram nas pessoas certas para trazer o resultado esperado.

Por isso, saber como criar uma persona é um passo primordial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado.

Quer fazer parte desse time? Então, confira o conteúdo a seguir e saiba como iniciar o processo gerador de persona marketing.

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Passo 1: Reconheça os pontos positivos do seu produto ou serviço

Reconheça os pontos positivos do seu produto ou serviço

O primeiro passo de como criar uma persona marketing é bem simples, pois antes de mais nada você precisa conhecer muito bem o seu produto ou serviço.

Isso porque saber quais são os seus pontos positivos e negativos te ajudará a entender como ele poderá ajudar as pessoas e solucionar o problema delas.

Fazer uma lista com essas informações é essencial para criar relacionamento com seus clientes e até montar o questionário para saber a sua opinião a respeito dele que, por falar nisso, é o próximo passo.

Passo 2: Crie as perguntas do questionário

Criar as perguntas do processo gerador de persona marketing é bem simples. O importante é montar um questionário que mantenha a fluidez do diálogo.

Para tanto, inicie com as questões a respeito de dados demográficos, como faixa etária, gênero, situação socioeconômica, profissão e principais canais de informação que acessa e depois se aprofunde em outros temas, como hábitos de consumo, como podemos ver no exemplo abaixo:

  • O que te levou a escolher a nossa empresa?;
  • Quando nos contratou, havia algum problema que você buscava solucionar?;
  • Você já contratou outros serviços ou ferramentas de marketing digital?;
  • Existem outros serviços que você assina, ou pretende assinar, atualmente?.

Para aplicar o seu questionário em seus atuais consumidores, as principais ferramentas de marketing digital utilizadas para esse fim são formulários online, como o Google Forms ou o Typeform.

Além dessas opções, você pode entrevistar seus clientes pessoalmente ou por skype ainda. A vantagem desse tipo de conversa é que você pode realizar perguntas complementares de acordo com a resposta do entrevistado, enriquecendo os dados coletados.

Mas caso ainda esteja iniciando no mercado e ainda não possui uma base de consumidores, você pode realizar uma pesquisa de mercado para coletar essas informações do seu público-alvo.

Só não se esqueça de repetir o processo assim que começar a ter clientes para otimizar o seu banco de dados a fim de criar estratégias mais assertivas.

Passo 3: Reúna as informações para terminar o processo de como criar uma persona marketing

Finalizado o período de entrevistas com seus atuais clientes, chegou o momento de reunir todas as informações coletada para, enfim, concluir o processo gerador de persona.

Sendo assim, crie quantos filtros forem necessários para dados demográficos e psicográficos essenciais para o seu negócio e agrupe as respostas semelhantes.

Gráficos do tipo pizza ou barras ajudam não só a entender a porcentagem em relação ao todo, como também a entender o perfil da sua clientela.

Vale ressaltar que não tem certo ou errado nessa hora, então pode ser que você encontre mais de uma persona nesse processo.

Não se esqueça de documentar os resultados e criar o perfil semi-fictício da sua persona como se fosse uma pessoa de verdade, podendo até inserir uma foto genérica para ilustrá-la.

Nessa parte, deixe alguns pontos claro para nortear as futuras estratégias da sua empresa, como:

  1. Quais são os objetivos da minha buyer persona?
  2. Quais são as dores dela e como posso resolvê-las?
  3. Quais são seus os sonhos?
  4. O que faz do meu produto ou serviço um diferencial para minha persona marketing?

Dessa forma, qualquer um da equipe que acessar o documento terá em mãos informações valiosas para o bom desempenho de suas ações para os resultados da sua empresa.

Já sabe como criar uma persona marketing? Então, mãos à obra!

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Hoje você viu que saber como criar uma persona da sua empresa é essencial para seus resultados, afinal ela é a bússola que faltava para direcionar o seu negócio rumo ao sucesso.

Para tanto, mostramos aqui que com apenas 3 dicas bem simples você consegue concluir o processo gerador de persona e otimizar as estratégias de todos da equipe.

Além disso, viu também que não existe certo errado nessa tarefa: desde que saiba os pontos fortes do seu produto e como ele pode ajudar o público, criar as perguntas do questionário são bem fáceis.

Então, pegue essas dicas e comece o processo de como criar uma persona! Aliás, aproveite o momento e aprenda como fazer Inbound Marketing de resultados para aumentar as vendas da sua empresa.

2019-08-02T16:12:30-03:00

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