Saiba como fazer Inbound Marketing de resultado em 5 passos simples
Publicado: 3 de dezembro de 2018 | Atualizado: 27 de novembro de 2019.
Saber como fazer Inbound Marketing de resultados é essencial para quem deseja se destacar no mercado e conquistar clientes. E a sua sorte do dia é que conferindo as próximas 5 dicas, o sucesso estará mais próximo que nunca da sua empresa.
Graças a facilidade de acesso à informação, os consumidores desenvolveram um novo hábito de compra o qual os deixaram com o senso crítico mais apurado.
Com isso, antes de sair gastando seu dinheiro, as pessoas primeiro realizam pesquisas para entender mais sobre aquele produto a fim de ter certeza de estar realizando um bom investimento.
Sendo assim, para obter sucesso nesse cenário as empresa precisaram se adaptar as novas exigências e para isso novas criaram novas estratégias.
Assim nasceu o Inbound Marketing, uma metodologia dentro do marketing digital de resultados que visa educar o mercado consumidor para torná-lo apto para a compra.
Por meio de materiais educativos e outras técnicas, essa estratégia tem ganhado cada vez mais adeptos justamente por respeitar os novos hábitos do consumidor.
Mas para colher bons resultados de marketing é preciso conhecer os segredos para colocar esse conceito em prática com sucesso!
Então, se você quiser saber mais sobre como fazer Inbound Marketing de resultados, confira as próximas 5 dicas:
1. Defina o seu objetivo
Para criar um projeto de inbound marketing de resultados, o primeiro passo a ser dado é definir o objetivo o qual deseja alcançar com essa estratégia.
Isso porque é apenas estabelecendo uma meta que você consegue traçar o melhor caminho a ser seguido para batê-la.
Nesse momento, o aconselhável é definir o seu objetivo a curto prazo: entre seis meses a um ano.
Afinal, durante esse período podem surgir fatores que alterem o plano traçado inicialmente, o que pode te levar a redefinir sua meta.
Tendo definido o seu objetivo, agora podemos seguir para o próximo passo de como criar um estratégia de inbound marketing de resultados.
2. Conheça a sua persona
Quando alguém pensa em abrir um negócio, um dos objetivos é suprir a necessidade de um certo público.
Mas como não é só você que pode ter tido essa visão, é preciso de mais informações para que seja possível se destacar da concorrência.
Por isso, o segundo passo de como fazer Inbound Marketing de resultados é conhecer a persona da sua empresa.
Isso é, desenvolva o perfil semi-fictício do seu cliente ideal por meio de pesquisas entre seus atuais consumidores.
Assim você conhece os hábitos e preferências de compra do seu público, te possibilitando a criar estratégias personalizadas e mais próximas dele.
E já que estamos falando sobre seus clientes, vamos já para a próxima etapa de como fazer Inbound Marketing de resultados.
3. Explore a jornada do consumidor
Já falamos aqui no blog que um dos segredos do sucesso do Inbound Marketing é que quando ele visa a educação do mercado consumidor, ele também respeita o seu poder de decisão de compra.
Mas para isso acontecer é fundamental que você não só conheça, mas também explore cada etapa da jornada do consumidor.
Isso porque como ela é a representação de cada estágio que um cliente passa até decidir adquirir um produto, identificar as necessidades de cada fase possibilita assessorá-lo e ajudá-lo a passar por todas até fechar o negócio com a sua empresa.
Sendo assim, para cada uma das 3 fases (aprendizado e descoberta do problema; reconhecimento e consideração e a decisão de compra) prepare materiais e um atendimento adequado a elas.
Não à toa é recomendado que o setor comercial converse com seus clientes para que a sua empresa consiga ter uma ideia das suas necessidades em cada fase.
E tendo mapeado a jornada de compra da sua persona, agora é hora de traçar a estratégia de marketing de resultados de acordo com ela.
Ficou um pouco confuso? Calma! No próximo tópico vamos falar mais sobre esse assunto.
4. Construa o seu funil de vendas
Tendo traçado um objetivo e explorado a jornada da sua persona, é hora de criar o seu funil de vendas, ou seja, a sua estratégia para dar suporte ao caminho do seu possível cliente.
Como já falamos no blog, esse modelo estratégico é dividido em etapas as quais tem correspondência com a jornada do cliente para fazê-lo avançar até a decisão de compra.
Isso é, visitantes e leads estão na fase de descoberta, enquanto oportunidades são consideração do problema e a venda é a decisão de compra.
Então, é nessa hora que entram as técnicas de inbound marketing de resultados para que um simples visitante passe por todas as fases até se tornar cliente da sua empresa.
Para isso, consulte as preferências da sua persona para descobrir quais canais online ela mais utiliza, bem como os formatos de conteúdo mais lhe agradam.
Depois disso, é hora de produzir o seu material educativo, como inclusive já mostramos aqui, de acordo com a etapa em que o usuário se encontra.
Por exemplo, para o estágio de descoberta, prepare conteúdos educativos que o ajude a entender o seu problema, enquanto para a etapa de consideração, mostre as soluções possíveis e assim por diante.
Com essas informações em mãos, também é importante que a sua equipe de Marketing e Vendas conversem para estabelecer marcos e gatilhos a fim de definir as etapas de transição durante essa jornada.
Dessa forma cada setor sabe o que entregar para o outro e não só facilita a criação de estratégias adequadas, como também otimiza os seus resultados de marketing.
5. Analise os resultados
Uma vez definido esses processos, o seu trabalho agora é ficar de olho no desempenho das suas ações de marketing digital de resultados.
Para isso, acompanhe métricas, corra atrás do feedback dos seus clientes, enfim, todas as formas de mensurar o desempenho da sua estratégia de inbound marketing é válida.
Isso porque dessa forma é possível corrigir o curso caso uma ação não esteja tendo os resultados de marketing esperado e evitar que a sua empresa tenha algum prejuízo.
Além disso, você pode usar essas informações para planejar suas futuras campanhas de maneira mais assertiva!
Sendo assim, um dos segredos de como fazer inbound marketing de resultados é estar em constante vigilância sobre o seu desempenho.
Já sabe como criar um projeto de Inbound marketing de resultados? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você aprendeu a como fazer Inbound Marketing de resultados para melhorar o desempenho da sua empresa nas vendas.
A missão pode parecer complicada a olhos desavisados, mas a verdade é que conhecendo as dicas certas, essa tarefa pode se tornar bem mais agradável.
Por isso, te apresentamos aqui 5 passos simples para implementar essa metodologia na sua empresa e assim otimizar processos a fim de aumentar as vendas.
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