O que é slow content e como usar essa estratégia no marketing de conteúdo

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de julho de 2022 | Atualizado: 6 de outubro de 2023.

Slow Content é um movimento que “desacelera” os processos de produção de conteúdo e agrega mais valor às suas criações. O foco é a qualidade, profundidade e identidade dos materiais, e não a quantidade ou o ritmo de postagens.

Em um mundo que aparenta estar cada vez mais acelerado, temos a sensação de que o nosso tempo não é suficiente para tudo que desejamos fazer.

Essa vida estimula nas pessoas uma necessidade de receber informações rápidas e em grande quantidade. Afinal, queremos consumir tudo o que for possível na menor quantidade de tempo possível.

Os impactos desse cenário podem ser observados nas estratégias de marketing de conteúdo. Os criadores se sentem induzidos a produzir mais em menos tempo e correm o risco de comprometer a qualidade dos materiais criados .

Com isso, o Slow Content é um manifesto criado para nos fazer repensar a maneira como os produtores conduzem suas estratégias. Venha com a gente para saber o que é e como aplicar esse conceito

O que é Slow Content?

A imagem mostra uma mesa cheia de papéis e duas pessoas olhando para eles.

O Slow Content tem sua inspiração no Slow Living, que pode ser traduzido como “vida desacelerada” ou “lenta”, movimento que surge como uma alternativa ao nosso estilo de vida atual.

Ele recomenda uma rotina mais devagar, sem pressa, focada no autoconhecimento e em saber como administrar melhor o próprio tempo.

Partindo disso, o slow content leva essa abordagem ao marketing de conteúdo. O foco não é produzir rápido e nem produzir muito, e sim produzir com qualidade e isso é o suficiente.

Para isso acontecer, o criador deve respeitar seu tempo e sair do piloto automático.

Suponhamos que, para desenvolver um ótimo projeto, serão precisos 2 dias. Porém, você percebe que seria possível criar, nesse mesmo período de tempo, 3 projetos de uma vez com uma qualidade um pouco menor.

Nesse cenário, o Slow Content recomenda que você siga o seu ritmo e se concentre em apenas um conteúdo, para que ele seja realizado com qualidade e sem acelerar o seu processo de produção.

A velocidade da internet nos dias atuais

Estamos vivendo com uma rotina cada vez mais focada em uma maior quantidade de resultados . Isso inclui, claro, o digital.

Com a percepção de que o público quer consumir cada vez mais e em um ritmo alucinante, profissionais desse universo perceberam um aumento generalizado de ansiedade por conteúdos novos a todo momento.

Em 2020, a Domo, empresa de armazenamento em nuvem, fez um levantamento para atestar o que acontece a cada minuto em algumas das principais plataformas digitais do mundo.

Alguns dos principais dados levantados mostram que a cada minuto:

  • 41 milhões de mensagens no WhatsApp;
  • Usuários publicaram mais de 340 mil Stories no Instagram;
  • 400 mil horas em vídeos consumidos na Netflix.

Se por um lado existe procura por conteúdo, por outro empresas disputam para atender a essa demanda. Confira o “Data Never Sleeps” (dados nunca dormem) de 2020:

Confira aqui o gráfico na íntegra.

Esse levantamento comprova que há uma disputa acirrada entre as principais marcas para captar a atenção e o precioso tempo do público.

A lógica seguida é a de que quanto mais você publicar, mais você é visto e maior o tempo de interação com seus canais.

No entanto, quando não percebe valor no conteúdo, o consumidor tende a migrar para plataformas com maior profundidade e riqueza nos materiais produzidos.

Por isso, você pode apostar no Slow Content para não deixar a qualidade dos seus conteúdos despencar.

E-book gratuito com os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Por que agregar o Slow Content à sua estratégia de Marketing de Conteúdo

É importante entender que o Slow Content não é uma estratégia que pode ser implementada de uma hora para outra em qualquer empresa.

Ele é mais fácil de ser implementado em casos de blogs e portais que ainda não são referência e consequentemente não precisam ficar tão presos a postagem frequente.

Empresários e influenciadores que criam seus próprios textos, por exemplo, podem aderir ao movimento para criar materiais ainda melhores e de forma mais tranquila.

Porém, os conteúdos lentos também devem ser trabalhados por sites de maior expressão, assim como os conteúdos rápidos não devem ser totalmente abandonados em portais menores. O ideal é encontrar equilíbrio entre os dois.

Como criar conteúdos lentos

A imagem mostra em foco a mão de uma mulher usando um celular e um notebook. Em primeiro plano tem uma ilustração da barra de pesquisa do Google.

O Slow Content precisa estar relacionado à quantidade de conteúdo que o seu público consome.

Analise os dados dos seus usuários nos mais diferentes canais para saber se as pessoas estão saturadas com o volume de materiais. A partir disso, comece a implementar a produção desacelerada com base nos dados coletados.

Não há nenhuma fórmula mágica para produzir esse tipo de material, pois isso é justamente o oposto do que o movimento defende: as criações são feitas respeitando o processo criativo de cada produtor.

No entanto, há características comuns nas estratégias que podem ajudar suas produções.

Pesquise bastante

Diversifique a sua busca: encontre inspiração em canais diferentes dos que você está acostumado a utilizar como fontes. Não se limite ao benchmarking, modelos criados por parceiros e/ou concorrentes.

Saia da zona de conforto. Comece a consumir conteúdos de outros países e regiões, livros, eventos e outras experiências reais, longe do universo digital.

Crie seu Slow Content cuidadosamente

Quanto mais você se dedicar a melhorar um material, melhor é a recepção dele por parte do seu público.

Se aprofunde, enriqueça o conteúdo de detalhes para torná-lo o mais valioso possível para quem você quer impactar.

Além disso, é preciso conhecer bem as necessidades dos seus clientes para conseguir oferecer as soluções certas para eles. Para fazer isso, escolha suas referências cuidadosamente e utilize uma linguagem capaz de instigar o seu público.

Escute a sua audiência

Analise os comentários do seu blog e redes sociais para entender o que está sendo bem recebido pela sua audiência.

Utilize calls to action (CTAs) que estimulem a interação dos usuários. Depois, estude as opiniões deixadas nos seus canais e faça um termômetro dos seus conteúdos.

Isso fornece um direcionamento bastante claro para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Com isso, você pode implementar o Slow Content de maneira assertiva.

Hora de colocar o Slow Content em prática!

Agora você sabe o que é o Slow Content, como ele surgiu e de que maneira pode implementá-lo nas suas criações.

Esse manifesto toma lugar na dinâmica acelerada da internet para clamar por conteúdos melhores, feitos ao ritmo do seu criador.

Nossas dicas ajudam na implementação e no aprimoramento da sua estratégia atual de Marketing de Conteúdo.

Se você gostou do conteúdo, continue visitando o blog da Ideal Marketing e assine nossa newsletter.

E-book gratuito Ideal Marketing sobre 20 dicas práticas para quem quer apostar em seo em 2020