O que é benchmarking? Conheça esta prática e aprenda a direcionar suas estratégias rumo ao sucesso!
Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.
Não sabe o que é benchmarking? Se trata de uma ferramenta que compara sua posição em relação ao seu concorrente a fim de mostrar o caminho certo a ser traçado em suas ações.
Que tal um exemplo bem simples para auxiliar no entendimento?
Lembra de fazer atividades de escola e compará-las com seus colegas com objetivo de realizar uma autoavaliação?
Se sim, você já sabe um pouco de como fazer benchmarking. É exatamente isso. Um estudo que aponta a assertividade das ações de concorrentes com o intuito de destacar a qualidade do seu negócio em relação a eles. Afinal, isso é o que todos querem, não?
Se você está quer identificar algo negativo no seu negócio – ou melhorar um outro ponto, entender o conceito de benchmarking lhe dará a certeza que é a ferramenta ideal para ser utilizada.
Com esta estratégia bem elaborada, você terá parâmetros do mercado atuante e tomará a atitude correta para alavancar seu empreendimento.
Para você entenda o que é benchmarking e sua importância no marketing digital, vamos indicar pontos positivos que esta ferramenta pode trazer ao empreendimento.
Veja os tópicos abordados a seguir que farão você entender o conceito de benchmarking:
Afinal, o que é benchmarking?
De origem inglesa, a palavra em português, significa referência. Como dito mais acima, trata-se de um estudo com o intuito de analisar os concorrentes e criar parâmetros para seu empreendimento.
Saber o que é benchmarking é o mesmo que buscar melhorias nas práticas empresariais utilizadas e aperfeiçoá-las a fim de alcançar resultados mais satisfatórios. Não deixe de adquirir este conhecimento.
Se você for proprietário de uma empresa com filiais, saiba que é possível realizar um benchmarking interno, ou seja, utilizando parâmetros de cada uma delas. Falaremos um pouco mais disso durante o conteúdo.
Benchmarking: exemplos práticos de como aplicar em seu negócio
Para facilitar a compreensão, vamos a um exemplo de como fazer benchmarking. Monique Silva tem um depósito de materiais de construção, mas as finanças do negócio não estão como o esperado. Enquanto isso, a loja da cidade ao lado está em um momento muito bom, principalmente em ambiente digital.
É exatamente neste momento que saber como fazer benchmarking será essencial para sua empresa conseguir reverter o quadro desfavorável.
Deve ser feita uma análise que aponta o quão competitivo são seus processos quando comparados aos oferecidos pelos concorrentes do mercado.
Mesmo não sendo um empreendimento semelhante ao seu, este modelo de benchmarking é facilmente adaptável ao seu negócio e surtirá o mesmo efeito.
Veja um outro exemplo para você ficar ainda mais por dentro e saber de vez o que é benchmarking.
A Xerox, empresa americana do setor de tecnologia, é a organização que surgiu com o primeiro grande modelo de benchmarking , em 1970.
Para saber como a concorrência japonesa conseguia vender produtos por um preço mais acessível, a Xerox comprava os equipamentos e dedicava um tempo para desmontá-los.
Ao analisar as peças dos equipamentos, a empresa conseguia entender como colocar produtos com preços mais competitivos no mercado e ter um retorno financeiro maior.
Em 1970 já existia uma empresa que sabia como fazer benchmarking, ou seja, é uma prática que deve ser utilizada o mais rápido possível em seu negócio, não acha?
A empresa Gol Linhas Aéreas também fez um modelo de benchmarking positivo. Ela se espelhou em companhias internacionais para aderir a gestão “low cost”, que retirava alguns privilégios, como serviços de bordo com comidas e bebidas, a fim de baratear as passagens e aumentar o fluxo de viagens.
Conseguiu entender o que é benchmarking? Aposto que já deu uma boa esclarecida nas questões iniciais. Vamos seguir para você ficar ainda melhor.
Conheça os tipos de benchmarking
Após entender o que é benchmarking, conheça alguns tipos que também podem ser importantes para aumentar os resultados de sua empresa.
Benchmarking interno: esta vertente é para empresas que possuem filiais. Você pode coletar os dados positivos de uma e tentar aplicar as mesmas estratégias em outra sem tanto sucesso no mesmo quesito. O mesmo pode ser feito para reduzir estratégias pouco efetivas.
Benchmarking competitivo: nesta segunda alternativa dos tipos de benchmarking, você irá analisar as ações da concorrência com um objetivo bem claro: superá-las. Considerando que a maioria das empresas não revelam seus segredos de sucesso, pode ser uma tarefa árdua.
Benchmarking funcional: nesta alternativa, você irá comparar o processo de trabalho entre as empresas, mesmo que a comparação seja feita com organizações atuantes de um segmento diferente do seu.
Benchmarking cooperação: dos tipos de benchmarking, esta opção estabelece uma parceria entre empresas com desejos de compartilhar informações de seus processos. Mas também pode ocorrer quando uma organização modelo abre as portas para fornecer o aprendizado a outras ou apenas para adquirir prestígio, reconhecimento, etc.
Quando você terminar o conteúdo, saberá o que é benchmarking de trás pra frente. Assim você entenderá qual a importância de cada um deles.
Como vimos até aqui, entender o que é benchmarking vai muito além do que apenas realizar apenas uma comparação. Trata-se de um mundo inesgotável de informações. Siga conosco e aprenda ainda mais!
Benchmarking pode alavancar seu negócio
Enxergar um parâmetro é algo natural em diversas áreas. Para ter sucesso em campo empresarial, não é diferente. Por isso é importante saber o que é benchmarking.
O benchmarking no marketing digital direciona as empresas para uma estratégia que realmente dá resultado, pois ele estuda o mercado e aponta qual foi a mais assertiva utilizada por um concorrente.
Ao entender como fazer benchmarking correto, você pode listar alguns pontos negativos encontrados no processo de sua empresa, mas também é comum identificar pontos em que seu negócio se sai melhor comparado as demais empresas do setor.
Alguns exemplos:
- Práticas da empresa em sintonia com o mercado de atuação;
- Comunicação empresarial mais assertiva;
- Identificar tendências e investir antes dos concorrentes;
- Diminuição de erros e de retrabalhos;
- Motivar equipe a conquistar objetivos já alcançados por concorrentes;
- Conhecimento vasto a respeito do mercado de atuação;
- Redução de custo, aumento de produtividade e ampliação de lucro.
No início do processo talvez seja difícil pensar em quais questões são relevantes para um bom resultado, mas, ao adquirir o hábito da prática, você saberá como fazer benchmarking perfeito e as questões surgirão com naturalidade.
Benchmarking e marketing digital para potencializar seus resultados
Neste tópico vamos apontar o por que entender o conceito de benchmarking é importante para o crescimentos dos resultados de sua empresa.
Saber o que é benchmarking será como ter um instrutor que indica o caminho mais adequado, considerado mais eficiente pelo mercado.
Neste caso, você irá avaliar a estratégia de marketing digital adotada no seu empreendimento e depois deve estudar as utilizadas pelo mercado.
Com os números coletados, use-os para comparar com seus resultados em marketing digital. Procure definir um período de estudo.
Após reunir as informações do mercado, compare a assertividade que os concorrentes tiveram com seus resultados. Caso seus números sejam inferiores ao mercado, você deve elaborar estratégias semelhantes às utilizadas pelos seus concorrentes.
Entender o que é benchmarking também é fundamental para ter sucesso em ações em ambiente digital.
Entenda o que deve ser estudado em um benchmarking
Ao entender o que é benchmarking, você irá estudar o mercado de interesse da sua empresa. Ver como os concorrentes se comportam – neste caso, em ações por meio de redes sociais.
Podemos analisar desde a periodicidade entre as publicações, até a forma que a interação com os usuários é feita. Veja alguns pontos:
- Faça uma comparação entre o seu site e o da concorrência. Veja em qual o usuário terá uma experiência mais agradável;
- Aponte os meios utilizados para divulgação da marca;
- Detalhe o tipo de comunicação e o conteúdo que eles compartilham com o público-alvo;
- Verifique se os concorrentes respondem os questionamentos em redes sociais.
Todas essas questões também se aplicam a seu empreendimento e a partir da coleta dos dados, você poderá comparar com o mercado que concorre.
É importante destacar: nem sempre seu concorrente será melhor, seus erros também irão contribuir com seu aprendizado sobre o que é benchmarking. Seus equívocos serão essenciais para saber quais caminhos não seguir.
Um exemplo recente de como fazer benchmarking, foram as redes de fast food no mês de Black Friday.
O Mcdonald’s fez uma promoção que oferecia refil de batata frita, mas, logo depois, todas as outras concorrentes anunciaram ações iguais ou até melhores para o consumidor.
O Burger King, por exemplo, abandonou sua embalagem tradicional de batatas e passou a vender baldes com uma quantidade muito maior.
O que isso quer dizer? As empresas tiveram uma referência – ou seja, souberam como fazer benchmarking, para elaborar sua estratégia de na black friday a altura de seus concorrentes.
Nada como estratégia de em uma empresa renomada em seu segmento para deixar evidente a importância de saber o que é benchmarking para o crescimento do seu negócio.
Guia simples de como fazer benchmarking de sucesso
Como você já sabe o que é benchmarking, com as instruções a seguir, a construção certamente trará bons resultados ao projeto que você pretende desenvolver.
- Antes de saber como fazer benchmarking, é preciso definir qual o seu objetivo ao criá-lo. Só assim você saberá aproveitar as informações coletadas ao longo do trabalho. Portanto, logo no início defina qual é sua pretensão com este estudo.
- Após definir seu objetivo, selecione três empresas consideradas referências no seu segmento. Caso tenha dificuldades, revistas especializadas elegem as melhores em categorias distintas. Use-as como fonte.
- Crie um documento para analisar dados das empresas selecionadas. Em caso de marketing digital, você pode verificar a quantidade de acessos na página; a qualidade do conteúdo; design das redes sociais e dos sites, etc. As próprias redes sociais fornecem relatórios com dados de acesso detalhados.
- Acompanhe tudo que as concorrentes fazem de bom e ruim. Desde o catálogo de produtos até o valor cobrado no frete dos envios de mercadorias.
- Com a análise de cada empresa, separe os pontos positivos e os negativos e aponte os que você pretende aperfeiçoar no seu.
- Agora, com todos os dados em mãos, faça um relatório de comparações entre seu empreendimento e as concorrentes. Identifique quais pontos serão aderidos ao seu negócio e quais já estavam adequados ou melhores que as outras empresas e insira em seu benchmarking.
- A última dica é valiosa: após o procedimento de como fazer benchmarking estiver na ponta da sua língua, não deixe-o de lado. Procure sempre monitorar as ações dos concorrentes. Isso manterá seu empreendimento entre os principais do ramo.
Ferramentas de análise auxiliam a construção do benchmarking
Como nosso benchmarking está focado em âmbito digital, é importante destacar as formas de conseguir os números dos concorrentes nas redes sociais.
Facebook, Twitter, YouTube e todas as outras redes sociais possuem ferramentas próprias para medir a performance e o alcance dos conteúdos publicados. São dados fundamentais para o desenvolvimento do seu benchmarking.
O Facebook facilita um pouco mais, pois ele dá opção de selecionar fanpages similares e comparar suas informações com as de um concorrente.
Já o Twitter, diferente do Facebook, dá a possibilidade de criar listas privadas e públicas com contas pré-definidas, ou seja, você pode selecionar todos seus concorrentes e comparar os números de desempenho com os da sua empresa.
Não saber o que é benchmarking pode ser crucial no insucesso de sua ação em ambiente digital. Aplique-o e colha resultados com mais facilidade.
Klout
Para quem prefere trabalhar com outra ferramenta que analise o desempenho das fanpages em redes sociais, o Klaut é uma boa opção para auxiliá-lo assim que aprender o que é o benchmarking.
Criado antes das ferramentas citadas no último tópico, o Klout tem o intuito de ranquear influencers digitais e está disponível na versão mobile e web.
Este ranking é elaborado de acordo com seu grau de influência por meio do Kloud Score, uma pontuação de fanpages que varia de 0 a 100.
Esta ferramenta aponta quais assuntos os concorrentes tem mais influência nas redes sociais. Mais uma observação para você aprenda como fazer benchmarking de qualidade e de bons resultados.
Benchmarking será um grande aliado do seu negócio
Após entender o que é benchmarking e concluir o processo, você terá um conhecimento amplo quanto aos seus concorrentes e também saberá quais atitudes tomar para não ser ultrapassado por eles.
Ao aprender como fazer benchmarking, não encare o processo como algo pontual, use ele constantemente e sempre observe o mercado de atuação da sua empresa. Isso ajudará no crescimento do empreendimento.
Definir um objetivo, como dissemos no material, é extremamente importante para a assertividade do seu benchmarking interno, ou qualquer outro em execução. Quando não definido, corremos o risco de perder tempo ao analisar itens sem muita importância para o crescimento do seu negócio.
Gostou de saber o que é benchmarking? Agora coloque em prática e deixe o mercado mais competitivo.
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