Adote as vendas Inbound e garanta aumento das suas vendas!

Adote as vendas Inbound e garanta aumento das suas vendas!

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Publicado: 12 de março de 2020 | Atualizado: 12 de março de 2020.

Vendas Inbound acontecem a partir do momento em que uma empresa decide ter autonomia e reconhecimento diante do competitivo mercado atual. Sendo assim, se quer aumentar suas vendas, chegou a hora de conhecer e adotar a estratégia!

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A tendência do mundo moderno, quando se fala em aumentar as vendas de produtos ou serviços, é o marketing digital, que engloba diversas estratégias baratas e eficientes para você se destacar de outras empresas do mesmo ramo.

Mas para adotar a estratégia e ser eficaz é necessário que você conheça as vertentes que podem dar força ao seu negócio, como é o caso do Inbound Marketing e Inbound Sales.

Existe uma diferença incrível entre as vendas Inbound e vendas feitas por Outbound Marketing.

Quer entender os motivos e como ter resultados melhores para a sua empresa? Então, confira tudo no conteúdo que preparamos para você!

Como as vendas Inbound acontecem?

Se você quer realmente descobrir como aumentar as vendas da sua empresa é necessário começar a apostar no ambiente online.

Isso porque ele te abre portas para uma das estratégias de maior sucesso da atualidade: o Inbound Marketing.

Caso você não saiba, essa estratégia é também conhecida como Marketing de Atração e tem como objetivo conquistar o interesse do seu público-alvo de maneira natural.

Isso significa que, diferente do Marketing Tradicional (Outbound Marketing), o qual faz com que as empresas invistam pesado em estratégias intrusivas para atrair consumidores de forma até massante, o Inbound Marketing visa fazer com que as pessoas encontrem a sua empresa e queiram se conectar a ela.

A partir do ponto em que esses clientes são atraídos pelo Inbound Marketing, é necessário focar no desenvolvimento da relação entre potenciais clientes, que são chamados de leads, por meio de conteúdos úteis e relevantes sobre o seu setor de atuação.

Mas por que investir em conteúdos?

Pois esses artigos garantem o repasse de conhecimento. E conhecimento é sinônimo de autonomia a respeito do seu mercado.

Afinal, o Inbound Sales, como são caracterizadas as vendas Inbound, só acontece a partir do momento em que uma relação é estabelecida e a confiança é conquistada.

E para isso acontecer é necessário converter usuários em leads e fazê-los avançar até a etapa final funil de vendas Inbound Marketing: o Fundo de Funil (BoFu), que concentra todos os leads que estão prestes a se tornar em clientes.

A partir disso, o departamento de marketing faz o repasse dos potenciais clientes mais qualificados, ou seja, que possuem um perfil aderente ao do seu cliente ideal (persona), para o time de vendas.

Então, o setor de vendas começa a trabalhar pesado em cima desse lead para que ele se transforme, de fato, em consumidor dos produtos ou serviços da sua empresa.

Mais parceria e menos comercial

Ao utilizar uma estratégia de funil de vendas Inbound Marketing, automaticamente a empresa passa a ser mais parceira dos seus consumidores.

Isso porque os profissionais do departamento de vendas trabalham de modo mais consultivo, ou seja, verificam todos os dados do cliente e o histórico de relacionamento com a marca para entender melhor os problemas pelos quais ele está passando.

E eu faço a verificação desses dados e histórico como? Manualmente?

Não! Hoje a tecnologia está presente em nossas vidas justamente para facilitar todos os processos, principalmente no que diz respeito à relacionamento com o cliente.

Para a verificação de dados e histórico do cliente, você pode contar com um software chamado CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), presente nas famosas ferramentas de automação de marketing digital.

Dentro desses softwares, você consegue encontrar um banco de dados para que as informações sejam armazenadas e consultadas quando você quiser, deixando como prioridade as pessoas que têm um melhor relacionamento com a sua organização.

Dessa forma, os vendedores conseguem ser cada vez mais consultivos e menos intrusivos.

Os benefícios das vendas Inbound Marketing

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Bom, agora que você tem noção sobre a diferença entre as vendas Inbound e Outbound Marketing, desde a forma de abordagem, até o canal de contato, vamos descobrir quais são os benefícios do funil de vendas Inbound Marketing.

E podemos destacar três:

1. Aumento nas conversões de leads para consumidores

O funil de vendas Inbound Marketing se mostra eficiente assim pelo fato de que os potenciais clientes chegam quase prontos para o time de vendas fechar negócio.

Isso graças às ações do departamento de Marketing, que faz questão de educar essas pessoas no mercado e mostrar que os produtos ou serviços do seu empreendimento são melhores que os da concorrência e ajudarão o cliente a solucionar problemas dele.

Para isso, as duas primeiras etapas do funil de vendas são as de Topo de Funil (ToFu) e Meio de Funil (MoFu).

Em ambas é preciso trabalhar na atração de potenciais clientes e captação de dados pessoais para que um relacionamento duradouro possa começar até chegar a etapa de negociação.

Sendo assim, o time de marketing, concluindo que os leads estão bem educados no seu mercado e permanecem interessados no seu negócio, passam essas pessoas ao departamento de vendas, que trata de dar a cartada final para fechar um contrato ou a compra de um produto..

2. Melhoria da produtividade do setor de vendas

Outro ponto interessante que podemos falar a respeito do Inbound Sales é que todas as negociações são feitas sem que os vendedores precisem sair do escritório.

Tal atividade permite que o dia seja muito mais produtivo, uma vez que o contato com os consumidores se torna mais eficiente do que caso o profissional estivesse na rua a procura de leads.

Além do mais, a negociação normalmente é feita com leads que têm grandes chances de converter em novos clientes, feitas por videoconferências, telefonemas ou até mesmo chats.

Portanto, não é difícil perceber que o método se baseava na ligação para uma pessoa desconhecida já não é o mais viável para aumentar as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa.

3. Redução no ciclo de vendas

Ao trabalhar com vendas Inbound, o processo de distribuição dos seus produtos ou serviços se torna muito mais eficiente e produtivo.

Afinal, o ciclo de vendas é reduzido, pois o lead chega até a fase final do funil de vendas Inbound Marketing qualificado o suficiente para entender o que a sua empresa faz e como ela pode beneficiar a sua vida.

Além do mais, a conversa entre vendedores e possíveis clientes acaba se tornando muito mais objetiva e clara.

Se relacionarmos as vendas Inbound e Outbound Marketing, por exemplo, podemos perceber que, na primeira estratégia, o trabalho do vendedor é menor, já que os leads chegam preparados para comprar, enquanto no Marketing Tradicional o profissional de vendas tem todo um trabalho de construção da jornada de compra.

Assim, podemos perceber que, quando utilizamos o Inbound Marketing, possibilitamos a entrada de leads certos para o nosso empreendimento.

Como implantar as vendas Inbound na sua empresa?

Você precisa somente de três passos para implantar o funil de vendas Inbound Sales na sua empresa. Conheça-os:

Passo 1: Aposte no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é conhecido como o pilar que sustenta o Inbound Marketing e como consequência o Inbound Sales também.

Mas para ter sucesso os artigos produzidos pela sua empresa devem ser distribuídos de forma adequada nos canais digitais.

Além de ser acessível ao bolso de qualquer empreendedor, o Marketing de Conteúdo garante que o seu setor de atuação seja conhecido pelo público-alvo, independentemente da etapa do funil de vendas que ele esteja.

Passo 2: Tenha presença no ambiente online

Além de ter um blog, a sua empresa também precisa estar presente em outros ambientes digitais, como é o caso das redes sociais.

Com elas, você consegue ter um contato mais íntimo com os seus potenciais consumidores e seguidores.

É importante que você sempre divulgue os seus conteúdos no Facebook e no LinkedIn, por exemplo, para que você não seja esquecido e mantenha o contato frequente com os usuários dessas redes.

Passo 3: Contrate uma agência de marketing

Para finalizar, se você tiver muitas dúvidas acerca das vendas Inbound e Outbound Marketing, você pode contratar uma agência de marketing digital.

Isso porque esse tipo de empresa possui profissionais especialistas e talentosos no assunto, fazendo com que o alcance dos seus conteúdos seja muito mais e melhor.

O resultado, obviamente, é o aumento das vendas dos seus produtos ou serviços e autonomia diante da concorrência.

Não perca mais tempo: invista agora nas vendas de Inbound Sales!

Neste conteúdo você descobriu como as vendas Inbound podem ser importantes para o seu empreendimento atingir resultados fenomenais no ambiente online.

Graças a ele, você garante autonomia e sabe como diferenciar as vendas Inbound e Outbound Marketing, que, respectivamente, significam Marketing de Atração e Marketing Tradicional.

Para que você não tenha mais dúvidas sobre esse assunto, sugerimos então que você leia outro conteúdo do nosso blog, como:‌ Como criar um projeto de inbound marketing de resultado.

O sucesso do seu negócio te espera!

2020-03-12T17:12:25-03:00

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