SEO para YouTube: saiba como otimizar seus vídeos e ter mais visualizações

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Publicado: 24 de junho de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

SEO para YouTube é a junção de técnicas de otimização de canais e vídeos focada em melhorar o posicionamento deles nos resultados da busca. Quer saber como alcançar os melhores retornos do YouTube? Então este conteúdo é para você!

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e é considerado também um dos maiores motores de busca.

Considerando essa informação, é essencial saber como otimizar o seu conteúdo, pois não basta criar vídeos legais e bem produzidos se eles não dão resultados.

Para que eles gerem mais visualizações e seu canal cresça, SEO para YouTube é a estratégia que sua empresa precisa.

Quer saber o que é, quais as vantagens e as melhores técnicas de SEO para trabalhar com inteligência no seu canal do YouTube? Então confira os tópicos a seguir:

O que é SEO para YouTube?

A imagem mostra a tela do Youtube aberta.

O SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas para otimização da experiência do usuário com foco em melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca.

Essas técnicas levam em consideração uma série de parâmetros, tais como:

  • A linguagem de programação da página;
  • O design;
  • O conteúdo textual;
  • O relacionamento com outros sites da internet e assim por diante.

Isso porque o foco é levar os melhores conteúdos para o usuário de acordo com o que ele está buscando.

Até porque, a missão do Google, principal buscador da internet, é “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.

Para isso, o Google desenvolveu um algoritmo inteligente, capaz de identificar as páginas que oferecem boas experiências aos usuários e afastar aquelas que representam spam, plágio e outras más condutas.

E isso tudo não é diferente no SEO para YouTube! Até porque ele foi comprado pelo Google e partilha do mesmo propósito: oferecer a melhor experiência de busca possível para seus usuários.

A plataforma conta com um sistema próprio de busca, o qual é focado em fazer com que as pessoas encontrem facilmente os canais e vídeos que desejam.

Sendo assim, as otimizações de SEO para canais do YouTube geram resultados positivos tanto dentro da plataforma, quanto no próprio Google.

As vantagens de fazer SEO para YouTube

Ao apostar nas técnicas de SEO para YouTube, sua empresa só tem a ganhar.

Isso porque essa prática oferece vantagens como:

  • Melhorar exploração do seu nicho de mercado;
  • Manter uma comunicação efetiva com sua persona;
  • Destacar-se entre a concorrência;
  • Aumentar o engajamento dos vídeos e do canal como um todo;
  • Aumentar as impressões;
  • Abrir a possibilidade de monetização de vídeos;
  • Ajudar no SEO de suas outras estratégias digitais, tal como sites e blogs;
  • Construir uma reputação digital;
  • Fortalecer sua estratégia de Marketing Orgânico.

As melhores técnicas de SEO no YouTube para otimizar seus vídeos

Para conseguir otimizar seus vídeos com técnicas de SEO no YouTube é necessário considerar algumas ações, como as que vamos citar a seguir.

  • Definição de palavras-chave;
  • Criação de bons títulos;
  • Uso de tags;
  • Descrições de vídeos estratégicas;
  • Pedido de engajamento como comentários, curtidas e inscrições;
  • Compartilhamento do conteúdo nos seus demais canais de comunicação;
  • Thumbnails atraentes;
  • Inserção de legendas nos vídeos;
  • Edição do nome do arquivo de vídeo;
  • Uso de links de forma inteligente;
  • Monitoramento constante de dados pelo Analytics do YouTube;
  • Enquadramento ideal do tempo de duração dos vídeos do canal;
  • Monitoramento dos canais da concorrência;
  • Criação de playlists de vídeos;
  • Produção de lives periódicas;
  • Frequência de postagem;
  • Cuidado com os direitos autorais.
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Dicas para produzir vídeos de qualidade para o seu canal

A qualidade dos seus vídeos impacta e muito nos resultados de otimização de SEO para YouTube. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar no fator “qualidade”!

Foque na primeira impressão: ela é decisiva

Quando uma pessoa faz uma busca por determinado vídeo no YouTube, ela é respondida com uma série de conteúdos focados no seu interesse.

Se seu vídeo está bem rankeado no YouTube, mas esteticamente ele não atrai em nada o usuário, a chance dele pular seu conteúdo e ir para o próximo é muito alta, afinal opções não faltam.

Então, para que o usuário permaneça no seu vídeo, comece ele sendo direto com seu assunto.

Não inicie direto com uma vinheta, vale primeiro uma introdução breve e perspicaz.

Inclusive, vinhetas muito longas nunca são uma boa pedida.

Vá direto ao ponto

O tempo de duração do seu vídeo é outro fator decisivo na hora na hora das pessoas permanecerem ou pularem seu conteúdo.

Vídeos muito compridos costumam cansar a audiência.

A não ser que seja, de fato, o seu padrão de tempo de conteúdo ou que ele realmente precise de mais tempo para que tudo que precisa ser falado seja devidamente abordado.

Sugestão: se seu vídeo tem mais de 10 minutos, considere dividi-lo em duas partes e deixe isso claro para o usuário.

Roteirize seus vídeos

A parte mais importante dos seus vídeos começa antes ainda dele ser criado e postado, ela está no roteiro.

Isso porque quando você roteiriza seus conteúdos fica mais claro o que precisa ser falado, qual o objetivo, tempo de duração do vídeo e assim por diante.

Inclusive, na hora de criar seus roteiros, a busca pelo que está fazendo seus concorrentes já te oferece uma ótima base do que está gerando resultados positivos ou negativos.

Recapitule seu roteiro quantas vezes forem necessárias, até ficar satisfeito com o que oferece para o usuário.

Entenda se seus vídeos têm um começo, meio e fim que faça sentido e fique claro.

Engaje com as pessoas

Além de ser uma ótima técnica para o seu SEO para YouTube, engajar com as pessoas é uma forma de criar uma audiência constante e fiel.

Então, não fique com vergonha de pedir por esse engajamento por meio de likes, comentários, ativação de sininho ou compartilhamentos.

Se o usuário realmente gostar do conteúdo que você ofereceu, ele não terá barreiras para fazer esse engajamento acontecer.

Atente-se aos seus títulos e thumbnails

Seus títulos e thumbnails são os fatores visuais principais para chamar a atenção do usuário e despertar interesse nele.

Sendo assim, criar thumbs atraentes e harmônicos. E nos seus títulos seja direto, engajador e gere curiosidade.

Os usuários não querem mais do mesmo, eles buscam por qualidade, diferencial e tudo que torna a experiência deles melhor.

Com SEO para YouTube seu canal alcança resultados inéditos!

A qualidade da sua produção e as técnicas de SEO para seu canal no YouTube precisam caminhar de mãos dadas para o sucesso do seu canal.

Não adianta apenas ter qualidade se seu público não está achando seus vídeos, e não adianta ser encontrado, se na hora que o usuário olha o seu conteúdo, não se sente interessado e prefere optar por outro.

Então una qualidade e técnica para ter sucesso no seu canal, só assim seus resultados serão revolucionários.

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