SEO e Inteligência Artificial: como as IAs impactam sua estratégia?

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Publicado: 26 de julho de 2023 | Atualizado: 27 de julho de 2023.

Entenda como aliar SEO e Inteligência Artificial para produzir conteúdos relevantes e conquistar as primeiras posições nos buscadores.

As inteligências artificiais estão entre as descobertas tecnológicas mais relevantes da década. Os impactos de recursos como o ChatGPT podem ser sentidos em várias áreas do Marketing Digital, especialmente no SEO.

Por meio das IAs, muitos dos processos de produção de conteúdo para sites e blogs mudaram, tornando-se mais simples e rápidos. As ferramentas ganharam espaço nas empresas que competem pelas primeiras posições do Google.

Mas, com esses poderosos aliados disponíveis para todo o mercado, como usar a inteligência artificial da melhor forma e conseguir vantagens competitivas?

Para te ajudar com isso, preparamos este conteúdo com um guia completo sobre a relação entre SEO e Inteligência Artificial. Continue a leitura!

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O que é inteligência artificial (IA)?

A Inteligência artificial (IA) é uma tecnologia capaz de simular interações humanas por meio de redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado. Atualmente, o maior expoente das IAs é o ChatGPT.

Em linhas gerais, as inteligências artificiais têm a capacidade de aprender coisas novas com seus usuários, gerar informações coerentes e concluir atividades. 

A ideia é que elas sejam capazes de realizar tarefas no lugar de seres humanos, substituindo-os de maneira autônoma. 

Dentre as principais inteligências artificiais do mercado, também podemos destacar:

  • Siri;
  • Alexa;
  • Bard.

Essas tecnologias possuem conexões importantes com machine learning e robótica, entre outros elementos da transformação digital

O fenômeno do ChatGPT

É impossível falar de inteligência artificial sem mencionar o ChatGPT. Lançado em outubro de 2022, a ferramenta conquistou 100 milhões de usuários em apenas dois meses de operação.

A plataforma da OpenIA é um chatbot que oferece respostas humanas às dúvidas e solicitações dos usuários. 

Com isso, o ChatGPT se estabeleceu como força dominante do mercado de inteligência artificial e colocou o tópico em evidência. 

Além disso, ele deu início a uma corrida pelo protagonismo desse nicho de mercado – o das IAs generativas –, que já conta com concorrentes importantes, como o Google Bard. 

A Meta, proprietária de Facebook, Instagram e WhatsApp, também começou a desenvolver seu próprio modelo de IA, a Llama.

Mas afinal, no que a inteligência artificial pode impactar o seu SEO?

Chip de computador com a palavra "AI" escrita, que é a abreviação de inteligência artificial em inglês.

De que maneira a inteligência artificial impacta o SEO?

Muito da relação entre inteligência artificial e SEO se dá por meio dos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Essas ferramentas utilizam recursos de IA para processar um grande número de pesquisas, que, por sua vez, são feitas utilizando palavras-chave

Dessa forma, elas conseguem fornecer resultados mais assertivos aos usuários, dando a eles exatamente o que eles querem encontrar.

Diante desse cenário, compreender a dinâmica de SEO e inteligência artificial é uma tarefa a qual os profissionais de marketing precisam aderir. 

Afinal, isso fornece uma visão clara do que precisa ser feito para que você consiga alcançar o seu público-alvo nos motores de busca. 

As vantagens de usar uma IA

Há uma série de benefícios valiosos que surgem a partir do uso de inteligência artificial nas empresas. Confira as principais vantagens: 

Rentabilidade

Com o uso da inteligência artificial, você consegue segmentar melhor suas ações e oferecer soluções mais alinhadas com os desejos dos seus consumidores. 

Isso significa que a sua taxa de conversão tende a aumentar, gerando mais vendas e aumentando o lucro da sua empresa. 

Otimização do atendimento ao cliente

Com o uso de chatbots, você consegue criar linhas de diálogo automatizadas para aprimorar o atendimento ao cliente. 

Sem falar que, por se tratar de um robô, ele consegue responder às solicitações do usuário 24h por dia e 7 dias por semana. 

Ademais, dependendo do chatbot escolhido, você pode configurar respostas automáticas de modo que grande parte das solicitações sejam resolvidas sem auxílio de um atendente. 

Sendo assim, sua equipe comercial pode aproveitar esse tempo extra para focar em diferentes tarefas, aumentando a produtividade.

Celular com os apps do Bing e do ChatGPT instalados, elementos da integração entre SEO e Inteligência Artificial

Como conciliar SEO e inteligência artificial na sua empresa?

Agora, vamos às aplicações da inteligência artificial no seu SEO. Confira as principais maneiras de integrá-los: 

Escolha de palavras-chave

Ferramentas como o ChatGPT e o Google Bard são meios valiosos para você definir palavras-chave para sua estratégia de SEO. 

Para fazer isso, basta solicitar termos relacionados aos que você já vem utilizando, ou pedir insights de termos que façam parte do seu nicho de mercado. 

Criação de briefings

Após definir suas palavras-chave, é preciso orientar a equipe que irá produzir os conteúdos para que elas saibam o que é essencial dentro de cada material. 

Trata-se de um processo trabalhoso e que, com as orientações certas, pode ser feito em poucos segundos em uma das IAs generativas citadas no tópico acima. 

Produção de conteúdo

O uso da inteligência artificial na criação de conteúdo é um tópico que ganhou força desde o lançamento do ChatGPT. 

Isso porque, com a ferramenta, é possível solicitar a geração de textos otimizados para SEO. Mas esse não é um uso adequado da ferramenta.

Por mais que IAs generativas sejam capazes de construir textos coesos, a produção de conteúdo precisa ser feita por profissionais capacitados. O que não significa, é claro, que essas ferramentas tenham que ser deixadas de lado!

Você pode usar ChatGPT, Auto-GPT e Bard como softwares de apoio na sua criação de conteúdo. Elas podem resumir tópicos, escrever títulos otimizados, reduzir meta descrições, entre outras tarefas. 

Sugestões de melhorias

Também é possível solicitar que uma IA analise o seu texto e sugira possíveis melhorias para SEO, tanto no corpo do texto quanto nos demais elementos de otimização – como title tags.

Continue atento!

Fique por dentro do que há de novo nos universos de SEO e inteligência artificial para aproveitar ao máximo o que essa união pode te proporcionar.

Como mencionamos, a IA está por toda parte, e permeia o universo do SEO como nunca antes. No mais, continue usando as ferramentas de inteligência artificial para otimizar todo o seu planejamento e colher bons resultados! 

Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo sobre SEO? Então é só conferir os demais artigos sobre o assunto aqui no blog Ideal Marketing. 

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