Auto-GPT: tudo sobre a nova ferramenta de IA concorrente do ChatGPT

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de junho de 2023 | Atualizado: 27 de junho de 2023.

O Auto-GPT surgiu como uma nova ferramenta autônoma para bater de frente com o ChatGPT e as IAs já existentes. Saiba tudo sobre essa novidade e entenda como ela funciona e no que se difere das outras.

O ano de 2023 começou com um verdadeiro “boom” de inteligências artificiais, certo? Isso se deve em grande parte pelo surgimento do ChatGPT que mexeu com a internet inteira.

Já era de se esperar que outros sistemas fossem surgir para bater de frente com essa tecnologia. É o caso do Auto-GPT, aplicativo de código aberto criado pelo desenvolvedor de jogos Toran Bruce Richards, que anunciado no final do primeiro trimestre deste ano.

Essa invenção promete ser mais otimizada do que os chatbots disponíveis até o momento e trabalha com o mínimo de intervenção humana possível.

Ficou curioso? Quer saber mais como essa tecnologia funciona e qual a diferença de outras inteligências artificias? Então nos acompanhe por este artigo e saiba mais!

O que é o Auto-GPT?

O desenvolvedor de jogos Toran Bruce Richards criou o Auto-GPT com a proposta de ser uma ferramenta mais autônoma e inteligente.

A ideia é que ela trabalhe como um recurso auxiliar, já que pode se conectar com outros softwares, navegadores, serviços online e aplicativos.

O Auto-GPT é um sistema Python de código aberto que trabalha com base nos modelos de gerador de textos GPT-3.5 e GPT-4.

Apesar de ser o mesmo modelo usado pela OpenAi, esse bot foi pensado para tomar decisões por contra própria e poder realizar tarefas intelectuais de nível quase humano.

Mão de robô mexendo em um computador

Como funciona o Auto-GPT?

O sistema de funcionamento é bem semelhante ao do ChatGPT, mas conta com códigos mais avançados que o capacitam para tomar diversas decisões em sequência, a fim de concluir a tarefa.

Em outras palavras, a ferramenta pode ser comparada com um assistente pessoal. Um agente de IA é criado para atender o usuário dentro de todas as informações disponíveis em seu sistema.

Exemplos de como utilizar o Auto-GPT

A utilização do Auto-GPT vai desde coisas simples até processos complexos que demandam mais atenção. Com essa tecnologia você economiza tempo e esforço, por exemplo, em:

  • Criação de códigos: O Auto-GPT é capaz de escrever códigos e executar scripts python. Assim, ela se torna apta a analisar, desenvolver e aprimorar outros códigos que podem auxiliá-lo a cumprir outras tarefas;
  • Autonomia: Como informado no AI Business, um usuário utilizou a ferramenta e ela foi capaz de perceber que ele não tinha o aplicativo Node instalado. Sendo assim, de maneira totalmente independente, a ferramenta descobriu como baixá-lo, extraiu e gerou um servidor.
  • Análise de empresas: pode ser usado para sugerir melhorias, criar relatórios, apresentar estratégias diferentes e encontrar oportunidades de negócio.

Organização e praticidade: a ferramenta pode, ainda, realizar compras, planejar viagens, organizar projetos e até postar em redes sociais por conta própria.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas

Quais são as vantagens de utilizar essa IA?

Com tantas IAs surgindo atualmente, fica difícil acompanhar tantas novidades e filtrar o que realmente vale a pena. A diferença do Auto-GPT para o restante é justamente essa autonomia que ele oferece.

Utilizando do mesmo modelo de linguagem e dos recursos avançados da OpenAi, o Auto-GPT opera de forma independente depois de receber o primeiro comando. Ele vai além quando executa tarefas complexas e fornece soluções com base em toda a internet.

Com o Auto-GPT é possível automatizar processos repetitivos e que demandaria uma equipe inteira para ser feita. Dessa forma, você poupa tempo e esforço e capacita o seu time para aprimorar as solicitações que serão feitas futuramente.

Contudo, é preciso levar em consideração os impactos dessa criação na sociedade e no mercado de trabalho. Assim como o surgimento de toda nova tecnologia, a implementação do Auto-GPT pode substituir alguns cargos, mas também criar novas oportunidades.

Mão humana encostando em uma mão artificial

As principais diferenças entre o Auto-GPT e o ChatGPT

Apesar de serem muito parecidos, o ChatGPT e o Auto-GPT funcionam de formas diferentes. Enquanto o ChatGPT precisa ser constantemente instruído sobre os próximos passos para a sua pesquisa, o Auto-GPT resolve tudo com apenas um comando inicial.

Por exemplo, imagine que você queira fazer uma viagem e dê o mesmo comando às duas IAs: me ajude a planejar minhas próximas férias.

Nesse caso, o ChatGPT provavelmente listaria alguns destinos e hospedarias disponíveis, além de passagens de avião e uma lista de itens para levar na mala.

Já o Auto-GPT mostraria quais os passos a serem seguidos, os realizaria e ainda se prepararia para comprar as passagens e reservar o hotel, dependendo apenas da sua confirmação para prosseguir. É isso que faz dessa ferramenta tão poderosa e ágil.

Porém, o ChatGPT é uma ferramenta mais democratizada e, diferente do Auto-GPT, não requer familiaridade com Python ou com qualquer outro software especializado.

Por isso, se a tarefa for simples, o ChatGPT pode ser a melhor escolha para você, já que não necessita de instalação.

Autonomia na palma da mão!

Como vimos, a IA Auto-GPT é uma tecnologia que pode revolucionar a internet daqui para a frente. Sendo capaz de executar tarefas de forma autônoma e com mais precisão, ela é uma das grandes promessas desse ano para a tecnologia.

Ainda que leve certo tempo para ser aprimorada e ser capaz de realizar todas as funções com 100% de autonomia, o Auto-GPT é um grande avanço para os especialistas.

E você, o que achou dessa nova tecnologia? Este artigo foi útil para você? Então não se esqueça de acompanhar o nosso blog para saber mais sobre as últimas novidades no mundo do marketing digital.

E-book da Ideal Marketing com tudo que você precisa saber para montar um projeto de marketing de sucesso

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!