O que é NLP (Processamento de Linguagem Natural) e seus usos

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de maio de 2023 | Atualizado: 23 de maio de 2023.

O NLP (Processamento de Linguagem Natural) é usado para aprimorar o funcionamento de recursos de inteligência artificial. Isso gera um melhor entendimento das interações humanas e melhora a comunicação dessas ferramentas.

O ChatGPT, chatbot que simula interações humanas, tornou as inteligências artificiais parte da rotina de pessoas em todo mundo. Segundo uma pesquisa do Tooltester, somente nos três primeiros meses, a ferramenta alcançou mais de 100 milhões de usuários mensais

As ferramentas de IA cada vez mais estão presentes nos processos de atendimento ao público. Isso porque, empresas têm recorrido a essas ferramentas em suas ações de Marketing e Vendas.

Nesse contexto, o NLP, também conhecido como Processamento de Linguagem Natural, se demonstra mais valioso do que nunca. Esse ramo da ciência da computação se dedica a tornar a troca entre linguagem humana e computacional mais efetiva.

Continue a leitura do conteúdo que preparamos sobre NLP e aprenda tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Fundo semelhante ao do processador de um computador. Nele, há um botão escrito AI (inteligência artificial) e ícones de chat ao redor.

O que é NLP?

NLP (Natural Language Processing) pode ser traduzido para o português como processamento de linguagem natural. 

Esse conceito tem origem na Inteligência Artificial (IA) e permite que computadores possam compreender, operar e criar textos utilizando linguagem humana.

A tecnologia é utilizada em grande parte dos chatbots e assistentes virtuais, como Siri, Cortana e Alexa. Dessa forma, é muito provável que você já tenha interagido com um dispositivo que utiliza a NLP.

No contexto das empresas, o processamento de linguagem natural permite automatizar uma série de atividades. Diversas áreas do seu negócio podem aplicar esse conceito:

  • Chatbots;
  • Assistentes virtuais;
  • Detecção de ameaças;
  • Motores de busca.

Dessa forma, você consegue melhorar a experiência do cliente, otimizar processos e gerar insights valiosos para a sua operação.

Como funciona o Processamento de Linguagem Natural?

Para que o NLP se mostre eficaz, seus dispositivos precisam compreender a linguagem humana e processá-la corretamente

Dessa forma, podemos entender o processo não só a partir da análise de cada palavra em si, mas também a partir de:

  • Contexto da interação;
  • Sintaxe;
  • Semântica;
  • Interpretação dos textos;
  • Percepção de sentimentos.

Com isso, os sistemas que fazem uso dessa tecnologia conseguem interpretar conversas de maneira refinada – o que podemos chamar de Machine Learning.

Eles passam a considerar as diferentes nuances de cada diálogo para oferecer exatamente o que o usuário necessita. 

Intenção e entidade

A partir dos itens mencionados no tópico anterior, os dispositivos de IA que utilizam NLP conseguem compreender dois elementos cruciais: intenção e entidade. 

A intenção é, no caso dos chatbots, o motivo pelo qual o usuário enviou aquela mensagem. Para usarmos um exemplo simples, é similar à intenção de busca em uma consulta no Google. 

Já a entidade é o objeto daquela interação. Ao digitar “Quero conversar com um vendedor”, a entidade pode ser “vendedor” ou “conversar com um vendedor”. 

Com esses elementos à disposição, a ferramenta consegue oferecer exatamente o que o usuário deseja.

É importante ressaltar que cada software com NLP é treinado por equipes especializadas. Elas realizam inúmeros inputs para garantir o bom funcionamento da ferramenta de inteligência artificial.

Não obstante, os sistemas continuam aprendendo a cada interação. Isso permite diálogos cada vez mais naturais e precisos. 

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Como usar a NLP?

A NLP pode ser aplicada em diferentes setores da sua empresa e entender como fazer isso é fundamental. Vamos às principais possibilidades que essa tecnologia representa: 

Chatbots

O NLP para Chatbots é o uso mais conhecido desse recurso. Logo, não poderíamos começar de outra maneira. 

Isso porque, em qualquer caso, você já deve ter dialogado com um chatbot que utiliza processamento de linguagem natural. Esses softwares estão presentes em plataformas como WhatsApp e Facebook Messenger

Com eles, é possível programar diálogos que facilitam a experiência do usuário, auxiliando com suas demandas de maneira assertiva. 

Assistentes virtuais

Como já falamos, o NLP é usado nos principais assistentes virtuais do mercado. Esses sistemas servem para auxiliar o usuário na execução de tarefas, e são programados para dialogar com fluidez e naturalidade. 

Motores de busca

Google, Bing e demais motores de busca são treinados para compreender exatamente o que o usuário deseja ao realizar uma consulta

Mas não para por aí: essas ferramentas também conseguem analisar os conteúdos produzidos com aquelas palavras-chave e determinar os mais relevantes.

Dessa forma, o algoritmo interpreta o que é digitado na página de pesquisa e oferece os resultados mais próximos ao que o usuário deseja.

Entender o funcionamento dessas ferramentas ajuda a otimizar sua produção de conteúdo, focando em produções mais otimizadas para o internauta.

Sugestão de pesquisa

Para além de interpretar e oferecer resultados precisos para o que é digitado, os buscadores também oferecem sugestões de pesquisa. 

Faça um teste: digite “Marketing Digital” e observe o que o algoritmo do Google oferece a você para completar a consulta. Diversos resultados, não é mesmo? 

Esse é mais um fator essencial do NLP. Não basta interpretar cada imput corretamente. Ele também se preocupa em prever o que o usuário quer digitar e oferece os resultados mais prováveis com base em seu perfil.

Quais são os principais benefícios dessa tecnologia?

Agora que já falamos sobre o conceito e principais aplicações, vamos aos maiores benefícios de usar processamento de linguagem natural na sua empresa.

Aprimoramento da experiência do cliente

Empresas que oferecem uma Customer Experience qualificada tendem a reter seus clientes e lucrar cada vez mais com eles. 

Nesse contexto, o uso de dispositivos com NLP na sua empresa representa interações mais satisfatórias e menos robotizadas. 

Assim, o consumidor fica mais contente em dialogar com uma inteligência artificial, que tende a otimizar seu tempo e solucionar problemas com agilidade. 

Processos mais otimizados

Estamos falando de inteligência artificial, certo? Logo, o trabalho é automatizado e facilita a realização de tarefas da sua equipe. 

Com o NLP, as solicitações dos seus clientes são atendidas de forma rápida e durante 24 horas. Logo, o primeiro contato do consumidor com seus funcionários acontece com alguma qualificação, o que potencializa a conversão.

Além disso, enquanto a ferramenta realiza o atendimento ao cliente, suas equipes conseguem focar em outras atividades estratégicas. 

Geração de insights

Tecnologias com processamento de linguagem natural conseguem coletar inúmeras informações sobre os clientes para contribuir com suas estratégias.

Esse volume de dados gera insights valiosos para melhorar sua interação com leads e clientes. Assim, seus resultados só tendem a crescer. 

Economia de recursos

Chatbots com NLP facilitam algumas etapas do atendimento, o que otimiza tempo e recursos na sua operação. Afinal, ele permite reduzir a mão de obra e agiliza a jornada de compra do consumidor.

Painel que representa a interface de uma inteligência artificial. No lado esquerdo do painel está escrito NLP, enquanto na parte central há ícones de atendimento ao cliente e inteligência artificial.

Promova uma comunicação espontânea entre máquinas e humanos!

Sua empresa já utiliza uma inteligência artificial com NLP? Se não, considere adotar esse software para otimizar a comunicação com os clientes e melhorar sua operação como um todo!

Aproveite as dicas que colocamos no decorrer do texto para entender melhor o conceito de NLP, suas aplicações e benefícios para sua empresa. Com isso, restará apenas colocar essa valiosa tecnologia em uso!

Gostou do conteúdo? Então continue navegando no blog Ideal Marketing para aprender ainda mais!

Link para realizar um diagnóstico gratuito do seu site com os especialistas da ideal marketing

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações