Saiba como utilizar os Chatbots Whatsapp para automatizar o atendimento do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 14 de março de 2022 | Atualizado: 15 de março de 2022.

Chatbots WhatsApp são recursos dentro do aplicativo que automatizam o atendimento a clientes, tornando-se uma grande ferramenta para empreendedores digitais. Mas afinal, o que são os Chatbots WhatsApp e como eles funcionam?

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O WhatsApp se destaca entre as novas ferramentas que vêm surgindo nos últimos anos para facilitar e agilizar a comunicação entre as pessoas. Já há bons anos se tornou a predominante nessa área na maior parte do mundo, não só no contato entre humanos, mas também entre consumidores e empresas.

Para atender a essa demanda, o aplicativo está disponibilizando novos recursos, e outros tantos foram criados de forma independente. O intuito é otimizar as possibilidades de contato entre o negócios e seus clientes ou possíveis clientes.

O chatbot está entre eles e se tornou o principal canal de atendimento para esses negócios no Brasil e no mundo. Barato e eficiente, ele conquista cada vez mais espaço e já começa a fazer parte do padrão de relacionamento com o cliente.

Quer saber mais sobre chatbots whatsapp, o que são, como funcionam e quais são seus benefícios? Acompanhe neste artigo que preparamos para você:

WhatsApp e sua evolução para as empresa

Apesar de ter começado como uma simples plataforma para troca de mensagens, o WhatsApp rapidamente evoluiu para novas possibilidades no mundo dos negócios.

Através dessa evolução, várias ferramentas foram surgindo ao longo do tempo. Podemos citar o WhatsApp Business, um aplicativo que aproxima a empresa e o cliente, facilitando a comunicação entre ambos com o objetivo de aprimorar as relações de negócios.

Esse aplicativo é bastante conhecido principalmente por pequenas empresas e empreendedores, que o utilizam muito para se comunicar com o consumidor.

Além do WhatsApp Business, existe o WhatsApp Business API, que pode ser considerado uma evolução do primeiro. Ele utiliza Chatbots WhatsApp para desenvolver um WhatsApp automatizado para as empresas.

Porque você deve utilizar Chatbots Whatsapp no seu negócio

Os Chatbots WhatsApp podem trazer muitos benefícios para o seu negócio. Além do WhatsApp automatizado, os Chatbots WhatsApp valorizam a sua marca, dando um maior alcance para a sua empresa e uma melhor experiência para o cliente.

Além disso, essa ferramenta possibilita baixar os custos de operação e aumentar o reconhecimento da empresa no mercado digital.

Os Chatbots WhatsApp possuem muitas funcionalidades e são ideais para quem quer desenvolver sua empresa no mercado digital e expandir sua marca.

E-book Ideal Marketing com as melhores estratégias de marketing digital no WhatsApp

O que é WhatsApp Business API e como ele funciona?

O WhatsApp Business API é uma versão do aplicativo para pequenas, médias e grandes empresas, oferecendo soluções digitais de atendimento como o WhatsApp automatizado.

Essa plataforma permite que a empresa utilize Chatbots WhatsApp nas conversas com o cliente, automatizando esse setor e gerando mais economia de custos.

Se você se interessou e quer utilizar os Chatbots WhatsApp na sua empresa, basta entrar em contato com a equipe da plataforma através desse site: https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_pt.

Vale lembrar que o WhatsApp Business API permite que sua empresa utilize o esquema de atendimento que quiser. Isto é, pode ser híbrido, com atendentes reais e Chatbots, ou integral.

Como fazer um Chatbot para WhatsApp

como fazer um chatbot para whatsapp

Primeiro, como falamos acima, é necessário entrar em contato com a equipe do WhatsApp para obter o WhatsApp Business API. Entretanto, é um processo muito difícil e demorado, por isso o primeiro passo é procurar um provedor de soluções digitais.

Esse tipo de serviço faz a ponte entre sua empresa e a plataforma, fazendo com que o pedido seja aceito de forma mais rápida.

O próximo passo pode parecer senso comum, mas é verdade: é preciso ter muita estratégia e planejamento para concretizar o WhatsApp automatizado. É preciso ficar atento a todos os detalhes e entender as necessidades da sua empresa e dos clientes.

Outro ponto importante é a construção dos seus Chatbots WhatsApp. Afinal, são eles que vão atender seus clientes e consumidores. Portanto, a customização dos mesmos é fundamental para o atendimento acontecer naturalmente e sem problemas.

Por fim, é muito importante prestar atenção em duas coisas: opt-in e política de pagamentos. Opt-in é a autorização que cada cliente precisa dar para que a empresa entre em contato com o mesmo.

Já a política de pagamentos deve ser bem analisada pela empresa, isso porque você tem 24 horas gratuitas para conversar com o cliente. Entretanto, se você enviar notificações após esse período ou iniciar a conversa, as taxas serão cobradas.

Ferramentas dos Chatbots WhatsApp

Para personalizar e projetar os Chatbots WhatsApp, existem diversas ferramentas no mercado. Elas são essenciais para um melhor desenvolvimento e aproveitamento do WhatsApp automatizado. Eis as melhores ferramentas:

  • Botsociety;
  • Raphiwha;
  • BotsCrew;
  • Agentbot;
  • Yalo;
  • Engati.

Dúvidas sobre os Chatbots WhatsApp

Apesar de ser uma ferramenta muito comum no mundo digital, os Chatbots WhatsApp ainda geram dúvidas em empresas, empreendedores e clientes, sendo que essas duas são as campeãs de perguntas: Os Chatbots funcionam em outros aplicativos? Quanto custa o WhatsApp automatizado?

Bem, os Chatbots funcionam em todos os aplicativos de mensagem e até mesmo nas redes sociais e SMS. Já o seu custo depende do plano escolhido. A assinatura avançada, por exemplo, custa 25 dólares por mês.

Vá além do Chatbot!

vá além do chatbot

Os Chatbots WhatsApp são muito interessantes e realmente são tendência no mercado nesse momento, mas esses robôs são apenas uma parte do que chamamos de contato inteligente com o cliente.

Além dos Bots, as análises digitais e inteligências artificiais podem desenvolver ainda mais seu atendimento com o consumidor.

Chatbots WhatsApp e o desenvolvimento da sua empresa

Como vimos no artigo acima, o WhatsApp empresarial e os robôs são mais uma das várias tendências que surgem no mercado digital todos os dias. 

Por isso, é muito importante ficar ligado nessas evoluções para não perder nenhuma nova ferramenta ou estratégia que pode mudar seu negócio!

Se você gostou do texto e quer saber mais sobre Chatbots WhatsApp e soluções digitais, acompanhe os outros conteúdos do nosso blog.

Sempre trazemos muitas informações e dicas sobre o mercado digital! Acesse já!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas