WhatsApp Business: saiba como aproveitar os benefícios desse canal de marketing

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Publicado: 17 de setembro de 2019 | Atualizado: 18 de setembro de 2019.

O WhatsApp Business é canal de marketing ideal para empreendedores de pequeno porte manterem um relacionamento próximo com seu público. Ou seja, ter um perfil no aplicativo é o primeiro passo para colocar o seu negócio no caminho do sucesso.

Os aplicativos de mensagens instantâneas de texto e de voz, como o WhatsApp, conquistaram um espaço definitivo na rotina das pessoas, transformando todo tipo de relação, inclusive a comercial.

Não à toa, esse canal de marketing passou a fazer parte da estratégia de comunicação de diversas empresas, principalmente as pequenas, uma vez que ele não exige investimentos significativos.

Porém, é preciso ficar atento as boas práticas de marketing via WhatsApp para fazer bonito com os seus consumidores.

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Quer ver como fazer isso? Então não perca este conteúdo dos seus consumidores.

Afinal, o que é WhatsApp Business?

Voltado para o pequeno empreendedor, o WhatsApp Business é um aplicativo que “facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens”.

Dessa forma, o WhatsApp Corporativo vem como um incentivo para que esses pequenos negócios passem a adotar meios mais ágeis de comunicação com os seus clientes, os quais preferem a praticidade desse canal ao telefone.

Ok, até aí entendi. Mas por que eu devo saber o que é WhatsApp Business?

Para responder a essa pergunta, vamos aos números: atualmente o WhatsApp, criado em 2009 e comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 22 bilhões, conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês.

De todos esses usuários, são enviadas cerca de 60 bilhões de mensagens por dia no aplicativo.

E é aí que a sua empresa deve entrar!

Como o aplicativo é um grande facilitador de comunicação, você pode trocar aquela ideia com os seus leads, que são mais conhecidos como potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços.

Bom, agora que você já sabe tudo sobre o que é WhatsApp Business, vamos para o próximo tópico? Lá nós vamos falar a respeito de como funciona o WhatsApp Business.

Preparado? Então vamos lá!

Conheça as funcionalidades do WhatsApp Business

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Depois de saber o que é WhatsApp Business, chegou o grande momento de conhecer as funcionalidades do WhatsApp empresarial.

Podemos citar quatro recursos fundamentais para uma estratégia de sucesso, que fará você sair da pequenez e ir para a grandeza rapidamente. Eles são:

1. Perfil comercial

O próprio WhatsApp Business classifica o perfil comercial como um recurso capaz de “exibir informações importantes, como o endereço, o email e o site de uma empresa”.

Como tal funcionalidade não está disponível no WhatsApp Messenger, optar pela versão empresarial do aplicativo te ajuda a melhorar a segmentação de seus leads, além de deixar a sua empresa com um ar mais corporativo.

Assim, o usuário que receber a mensagem logo perceberá que está falando com um perfil comercial, pois o WhatsApp Business verifica que a conta está vinculada a uma marca, mostrando um ícone verde com os seguintes dizeres:

“Você está conversando com uma conta comercial. Toque para mais informações.”

Portanto, preencha os seus dados cuidadosamente para mostrar aos seus leads que você sabe usufruir do WhatsApp comercial e reforce a credibilidade do seu negócio.

2. Rapidez

As mensagens que você envia pelo WhatsApp Business chegam tão rápido quanto as do WhatsApp “normal”.

Além disso, você consegue utilizar o aplicativo por meio de um desktop no WhatsApp Web, facilitando ainda mais a comunicação.

Fora isso, um dos maiores benefícios dessa funcionalidade é deixar uma mensagem automática, a qual permite dizer que você não pode falar no momento.

Basta você configurar o horário e pronto.

3. Utilização de tags

Você achou que apenas a comunicação fica mais fácil? Então pensou errado.

O WhatsApp Business também permite a utilização de tags, o que significa que você pode classificar as conversas que você já teve.

Fazendo isso, fica mais fácil de fazer um marketing via WhatsApp, pois é possível categorizar os seus usuários – “cliente novo”, “pagador de dívidas” etc. – e criar etiquetas – “agendado”.

Desse modo, você não se confunde as conversas e consegue fazer um atendimento mais personalizado.

4. Métricas

Por último, as métricas, que são tão importantes dentro do marketing digital para mensuração de resultados e planejamento estratégico de suas futuras ações.

Com o WhatsApp Business você é capaz de monitorar as mensagens que foram visualizadas, entregues e enviadas.

Depois de saber tudo isso, você provavelmente deve estar se perguntando: como eu faço marketing via WhatsApp, no fim das contas?

Esse é tema para o próximo tópico. Siga-me os bons!

Como fazer marketing via WhatsApp Business?

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Se depois desse tópico você não sair do blog considerando o WhatsApp Business como um dos grandes aliados do seu negócio, então o nosso trabalho não foi concluído.

É muita pressão, certo? Pois então veja como fazer marketing via WhatsApp Business para se tornar um grande empreendedor agora!

Para facilitar o entendimento, vamos utilizar o email como método comparativo.

Nesse meio de comunicação, você consegue alcançar diversas pessoas de maneira personalizada, o que garante autonomia de qualquer marca.

Aliás, quer ver como fazer um bom email marketing? Então se liga no nosso guia de email marketing para divulgar seu negócio e fidelizar os clientes de forma simples e eficaz.

E o WhatsApp Business funciona quase que do mesmo jeito, mas focando em método rápidos, fáceis e práticos.

Até porque a taxa de abertura de um email vai depender muito de vários fatores, como a quantidade de mensagens enviadas, se vai cair ou não no Spam, entre outros.

Já com o WhatsApp Business é diferente, pois estamos falando de um aplicativo que tem como foco os dispositivos móveis, ou seja, os smartphones.

Ou seja, se você está enviando uma mensagem para um cliente, significa que o mesmo quis entregar o número para você e te deu a liberdade de entrar em contato sempre que puder.

No entanto, assim como no email, é necessário também ter prudência com o marketing via WhatsApp Business, uma vez que pessoas se incomodam rapidamente com o excesso de mensagens.

Sendo assim, o recomendado é analisar bem o seu público-alvo, elaborar e disparar conteúdos de relevância sobre o seu setor e manter um relacionamento sempre saudável com os seus leads.

Já sabe como funciona o WhatsApp Business? Então comece agora mesmo a sair da pequenez!

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O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, o que garante que muitos dos seus clientes e leads estarão presentes nele.

Aliás, se os mesmos te deram brecha para um contato, ou seja, te passaram o número de celular, então você deve começar um marketing via WhatsApp Business de qualidade.

Para facilitar o seu progresso, continue aqui no blog da Ideal Marketing para ler inúmeros outros conteúdos sobre o WhatsApp, entre outras assuntos.

Agora, nós recomendamos que você leia o nosso artigo sobre as melhores técnicas de marketing digital para ver como aumentar os resultados de uma vez por todas do seu negócio.

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