Elon Musk: conheça o bilionário da tecnologia que comprou o Twitter em 2022

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de julho de 2023 | Atualizado: 29 de agosto de 2023.

Elon Musk, homem mais rico do mundo com fortuna de mais de 240 bilhões de dólares, comprou a rede social em 2022. Entenda quem é ele e quais são suas empresas.

Você com certeza já ouviu falar de Elon Musk, certo? Não por menos, o bilionário foi a sétima personalidade mais pesquisada no ano de 2022. Mas, caso você tenha passado os últimos anos em uma caverna, não se preocupe, pois vamos te contar tudo sobre uma das pessoas mais influentes da atualidade.

Elon Musk é um dos empresários mais bem sucedidos do mundo e ganhou verdadeira fama como CEO da Tesla Motors, assim como por ser o mais novo dono do Twitter. Sendo assim, você já deve imaginar as inúmeras polêmicas que rondam a vida profissional e pessoal do bilionário.

Neste texto, contaremos tudo sobre a vida e a trajetória de Elon Musk para entender o que o torna um nome tão falado nos dias atuais. Dê uma olhada nos tópicos que abordaremos a seguir:

Link para realizar um diagnóstico gratuito do seu site com os especialistas da ideal marketing

Quem é Elon Musk?

Elon Reeve Musk nasceu em 28 de junho de 1971 em Pretória, África do Sul, e desde pequeno demonstrou interesse e aptidão pela área da tecnologia.

Com apenas 11 anos, desenvolveu seu próprio jogo de videogame, que futuramente viria a ser comprado por uma empresa sul-africana por 500 dólares. Mas, foi só em 1989, prestes a completar 18 anos, que se mudou para o Canadá depois de obter a cidadania do país.

Lá, ingressou e cursou física pela Queen ‘s University em Kingston durante dois anos, tendo se transferido mais tarde para a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Anos depois, conquistou o diploma de bacharelado em Física e Economia.

No mesmo ano, Elon Musk deu início a um doutorado em física pela Universidade de Stanford, na Califórnia, mas abandonou o curso com apenas dois dias de aula para se dedicar ao empreendedorismo na internet.

Zip2: o primeiro negócio de Elon Musk

Já na Califórnia, Musk fundou sua primeira empresa em parceria com seu irmão Kimbal Musk e Greg Kouri. A Zip2 Corporation, como ficou conhecida depois, ajudava jornais a criar e licenciar guias metropolitanos online.

Em 1999, a empresa foi vendida para a Compaq por cerca de US$305 milhões, dos quais, 22 milhões de dólares foram diretamente para o bolso de Elon Musk que usou o dinheiro para criar sua próxima empresa.

A X.com e o PayPal

A X.com foi um banco online que com apenas um ano de atividade chamou a atenção da empresa de softwares Confinity. Em 2000, as organizações se fundiram definitivamente e direcionaram seus esforços para a ferramenta do PayPal.

Apesar do crescimento significativo em pouquíssimo tempo, Elon Musk foi expulso de seu cargo como CEO em outubro de 2000. Apesar disso, não saiu por baixo, já que arrecadou cerca de 1,5 bilhão de dólares com a venda do projeto para o Ebay.

Fundação da SpaceX

Com o valor da venda anterior, Musk investiu em três novas empresas: a SpaceX, a Solar City e a Tesla.

Fundada em 2002, a SpaceX é uma empresa focada no desenvolvimento e criação de tecnologia aeroespacial, incentivando à exploração do espaço e ao condicionamento da civilização fora da Terra.

Ainda em 2008, a SpaceX se destacou por ser a primeira empresa de financiamento privado a conseguir implantar um satélite na órbita terrestre. Depois disso, em maio de 2012, a Dragon fez história com a ancoragem na Estação Espacial Internacional (EEI).

Desde 2020, depois de uma viagem bem sucedida à EEI, Elon Musk revelou que seu objetivo é colonizar Marte para garantir uma segunda opção aos humanos devido a uma eventual catástrofe global.

Logo da SpaceX em um dos prédios da empresa.

Como Musk se tornou CEO da Tesla?

Criada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning, a Tesla homenageia o célebre inventor e engenheiro elétrico Nikola Tesla e já no ano seguinte contava com a participação de Elon Musk no time de sócios com a contribuição de US$6,3 milhões.

O objetivo da Tesla era produzir os carros elétricos mais caros e exclusivos para só depois investir em modelos mais acessíveis. Foi então que em 2008, o Tesla Roadster chegou aos mercados.

Mas, foi só dez anos depois que o primeiro carro elétrico considerado relativamente acessível foi lançado pelo valor de 35 mil dólares, o Model 3.

Existem ainda 4 lançamentos programados para os próximos anos, mas que ainda estão em desenvolvimento e relativo atraso devido à complicações da pandemia e problemas de operação. São eles:

  • Nova geração do Tesla Roadster;
  • Tesla Cybertruck;
  • Tesla Semi;
  • Tesla Optimus.

Este último, o Robô Optimus, foi apontado por Musk como sendo a maior parte do valor de longo prazo da Tesla e irá substituir humanos nas linhas de montagem de veículos e demais tarefas repetitivas.

Com tantos investimentos e inovações a Tesla obteve uma das maiores elevações na bolsa de valores americana nos últimos tempos, expandindo seus negócios para as áreas de tecnologia e operação.

As medidas impopulares de Musk como dono e CEO do Twitter

Não é novidade que o Twitter é uma rede social extremamente popular que já conta com mais de 556 milhões de usuários ao redor do mundo. 

Mas, boa parte desse público se chocou quando, em 25 de abril de 2022, Elon Musk comprou a plataforma por nada menos que 44 bilhões de dólares.

O problema é que a nova aquisição do bilionário gerou inúmeras polêmicas. Entre elas, a demissão em massa da cúpula de liderança original do Twitter e de outros funcionários ao redor do mundo.

A insatisfação não foi somente dos colaboradores, mas principalmente dos usuários da plataforma. Uma enquete feita pelo próprio Elon Musk revelou que 57,5% dos seguidores acham que ele deveria abandonar o cargo de CEO.

De acordo com ele, o objetivo da compra é contribuir com um ambiente virtual mais democrático baseado na política de liberdade de expressão.

De qualquer forma, os resultados desse investimento ainda não são certos, visto que, atualmente, as perspectivas apontam para um cenário de prejuízo. Porém, Elon Musk está sempre com diversas ideias em prática que podem contornar a situação e levá-lo ao êxito que deseja.

Perfil oficial do Twitter em um smartphone com o de Elon Musk desfocado no fundo.

A participação do bilionário na criação da OpenAI

Voltando um pouco no tempo, em dezembro de 2015, Musk anunciou a participação na lista de fundadores da OpenAI, um laboratório de pesquisa de inteligência artificial que busca desenvolver IAs de maneira segura e amigável para os humanos.

Elon Musk declarou que a ideia é neutralizar a concentração de poder das grandes empresas que monopolizam sistemas de superinteligência focadas em lucro e de governos opressores.

As principais polêmicas de Elon Musk ao longo da carreira

Um homem tão promissor quanto Musk não poderia passar despercebido durante os anos, certo? Mas, com a fama vem as polêmicas e nesse caso, não foram poucas.

Entre as mais populares, está seu posicionamento sobre a pandemia do COVID-19. Em março de 2020, ele declarou no Twitter “O pânico do coronavírus é besteira”, alegando que o valor dos investimentos em recursos combatentes estavam tirando dinheiro do tratamento de outras doenças.

Em agosto de 2018 ele foi investigado pela Comissão de Valores Imobiliários dos EUA (SEC), logo depois de twittar que pretendia retirar as ações da Tesla da bolsa de valores e fechar o capital da empresa.

Apenas um mês antes, em julho de 2018, Musk se envolveu no que provavelmente foi a maior polêmica da sua carreira. Depois que um treinador e 12 crianças acabaram presos em uma caverna na Tailândia, o bilionário foi acusado de difamar o líder da equipe de resgate do grupo, Vernon Unsworth.

Isso porque, teria oferecido um minissubmarino da SpaceX para ajudar no resgate, o qual foi prontamente recusado pois, de acordo com Unsworth, não passaria de um golpe publicitário para se promover.

Elon Musk chegou a ofender gravemente o homem e foi processado por difamação. Em dezembro de 2019, ele foi absolvido.

O que será que vem pela frente?

Deu para perceber que Elon Musk é uma grande personalidade dos dias atuais e sua influência ecoa por todos os lados, principalmente na área do empreendedorismo. Seja de forma positiva ou negativa, Musk está sempre na mídia e vem se destacando por suas ações.

Conhecer a história de pessoas influentes que mudaram o mundo com suas ideias é importante para se inspirar e ir atrás dos próprios sonhos e objetivos. Assim como, é interessante analisar o mercado e não perder nenhuma oportunidade para investir.

Enquanto isso, seguimos acompanhando a trajetória de um homem que segue sempre em alta e esperando qual será seu próximo feito. Você já sabia da história do Elon Musk?

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o blog da Ideal Marketing para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre o mundo do marketing digital.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!