Bot de vendas: aprenda como usar a tecnologia para vender mais

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Publicado: 24 de outubro de 2023 | Atualizado: 24 de outubro de 2023.

Bot de vendas é um software criado para interagir com clientes por meio de automações, esse recurso promove produtividade e agilidade para as empresas. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.

O hábito de comprar online aumentou nos últimos anos, agora a comodidade é parte da jornada dos consumidores e uma característica que eles buscam quando decidem adquirir algo novo ou contratar um serviço. 

Além disso, o número de plataformas de venda também teve aumento, o que antes acontecia somente por lojas físicas agora também acontece por sites, redes sociais e até por WhatsApp. 

O que torna esse processo mais fluido e satisfatório para o cliente é a tecnologia. Isso porque, no mundo online também existem filas de atendimento e problemas que podem atrasar a compra. 

Para evitar isso e oferecer uma experiência positiva ao consumidor, cada vez mais empresas estão investindo em bots de vendas. Um software programado para interagir com os consumidores.

Acompanhe o artigo e saiba mais o que é e como fazer um bot de vendas.

O que são bots de vendas?

A ilustração mostra uma caixa de mensagem com um headphone.

Bot é uma abreviação da palavra robot, robô em portugues, ele é um software criado para interagir a comandos pré-programados. De forma prática, é uma mensagem automática que responde a um gatilho.

Quando se trata de vendas, esse recurso é utilizado para responder a perguntas que um consumidor faz, geralmente por meio de canais como o site da empresa, redes sociais e WhatsApp. 

Por meio dessas plataformas, o bot interage com o público e os guia para a próxima etapa de compra.  Esse recurso pode ser usado em diferentes etapas do funil de vendas e tem se tornado cada vez mais comum. 

Por que investir em bot de vendas?

O bot de vendas é um recurso que oferece diversas vantagens. Entre elas, a que mais se destaca é a oportunidade que esse recurso  concede para que as empresas possam investir seus recursos em outras pontas. 

Isso porque, com um bot de vendas bem programado, os vendedores podem se dedicar a etapas mais avançadas das negociações e deixar o primeiro contato do cliente nas mãos da automação. 

Veja outros benefícios desse recurso:

Escalabilidade

A escalabilidade diz respeito à possibilidade de aumentar uma estratégia. Nesse cenário, o bot para vendas oferece a oportunidade de uma empresa conseguir mais leads, aumentar suas vendas e atender um número maior de pessoas ao mesmo tempo. 

Com isso, as enormes filas de atendimento diminuem e a experiência de compra do consumidor se torna mais positiva. 

Além disso, com esse recurso a organização pode colocar em prática estratégias mais assertivas, uma vez que não será necessário investir tanto o tempo dos vendedores em etapas iniciais da negociação.

Vendas automatizadas

A programação do bot de vendas pode ser feita de inúmeras maneiras e para diferentes objetivos. 

Os principais utilizados pelas empresas são: qualificação de leads, passar informações sobre produtos, informar sobre horários e locais de atendimento, orçamentos iniciais e mais. 

Por não precisar de um atendimento humano para lidar com essas informações, as equipes podem focar em outras pontas mais urgentes, deixando que a tecnologia tome conta de passar as informações aos clientes. 

Atendimentos mais rápidos

Ninguém gosta de passar horas em uma fila de atendimento esperando alguém responder suas dúvidas ou solucionar um problema, a automação é uma forma eficiente de lidar com isso.

Com um bot, o atendimento se torna mais fluido uma vez que, assim que enviar uma pergunta a automação logo envia a resposta. Dessa forma, o cliente não precisa esperar até que um vendedor possa falar com ele.

Menos custos

O bot de eventos é capaz de atender um grande número de pessoas, por conta disso a empresa não precisa ter uma grande equipe de atendimento e pode reduzir seus custos com um time enxuto.

Além disso, esses times podem focar em ações mais estratégicas e com maior assertividade, uma vez que o atendimento está sendo feito de forma automatizada.

Dicas para criar um bot de vendas

A ilustração mostra uma loja de roupas, nela estão dois robôs ajudando os consumidores com suas compras.

Agora que você já sabe o que um bot de vendas tem a oferecer, chegou a hora de aprender a colocar esse recurso em prática. 

Apesar de ser um software que necessita de programação, atualmente existem diversas ferramentas que tornam esse trabalho mais simples para as empresas que não possuem muitos recursos.

O Hubspot e o Botsify, por exemplo, oferecem a criação de bots para qualificar leads, agendar reuniões e muito mais. A partir disso, a sua empresa pode começar a automatizar os atendimentos.

Confira mais dicas de como começar a implementar a automação no seu negócio:

Defina o objetivo

Como vimos, o bot pode ser usado em diferentes pontas e para inúmeras estratégias. Mas, antes de implementar essa ferramenta no atendimento é preciso definir a meta da empresa com ela.

Nesse momento, é importante entender quais são os principais objetivos do empreendimento, por exemplo, se a empresa deseja aumentar seus leads, potencializar suas vendas ou qualificar os leads. 

Ter esse entendimento é fundamental para elaborar scripts que sejam funcionais.

Entenda as necessidades do público

Investir em tecnologia é um ótimo sinal e oferece diversas oportunidades para as empresas, como vimos nos tópicos anteriores, mas isso deve ser feito de forma assertiva para que a automação de fato ajude e não atrapalhe. 

Para isso, é preciso entender quais são as necessidades do público e encontrar meios de como ajudá-los com eficiência. Isso por ser feito por meio de pesquisas de satisfação, reuniões com os clientes e até comentários nas redes sociais.

Após entender essas necessidades, não tenha medo de fazer alterações no script ou até mesmo no canal e que o bot de vendas foi implementado. Tenha em mente que, a meta deve ser sempre oferecer uma boa experiência para o cliente.

Escolha o canal certo

Não adianta investir em uma automação para o atendimento em uma plataforma que quase ninguém usa. Portanto, escolha um local onde os clientes costumam solicitar atendimento e trabalhe nesse canal.

Ao escolher um canal onde existe mais interação por parte dos clientes, a empresa se torna capaz de testar a efetividade do bot para vendas e não perder seus esforços investidos.

Crie um script de vendas

O script de vendas é um recurso que padroniza e guia as negociações feitas pelos vendedores. Por meio dele, é possível oferecer ao cliente um atendimento mais ágil e direto ao ponto, sem precisar investir tanto o tempo dos consultores. 

Essa otimização pode ser feita por meio de scripts criados para cada etapa do funil de vendas, desde a prospecção até a fidelização do consumidor. 

Com essa abordagem, a empresa se torna capaz de aumentar a produtividade do seu time comercial e melhorar a experiência de compra de seus consumidores.

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Personalize

Em alguns momentos a personalização da empresa pode se perder em maio as automatizações, isso deve ser evitado para que os consumidores não sintam que estão falando com um robô. 

Para isso, é preciso elaborar um script que seja humano, com informações claras, uma linguagem acessível e que faça sentido para o que o consumidor deseja naquele momento. 

Portanto, saia do engessado e escreva mensagens pensando que por trás da tela existe uma pessoa que precisa da sua empresa.

Pense nos fluxos

Os fluxos são os caminhos que uma pessoa pode fazer durante sua interação com o bot. Cada pessoa é diferente e tem seus próprios questionamentos, é importante que o atendimento entenda isso e ofereça as respostas certas nos momentos certos.

Por exemplo, um cliente pode entrar em contato para saber o horário de atendimento da loja e logo depois perguntar sobre os produtos, quanto outra pessoa pode perguntar sobre meios de pagamento e depois sobre meios de envio.

Identificar todas as possibilidades desses fluxos faz com que o bot de vendas seja programado com maior assertividade, dessa forma, ele consegue lidar com o atendimento de forma fluida.

Teste

O bot de vendas envolve programação e scripts, portanto deve ser testado antes da implementação para que seu funcionamento seja assegurado. 

Sendo assim, antes de colocá-lo no ar, faça testes com as equipes de vendas e observe se existe algum erro ou gatilho que não está sendo acionado corretamente. 

Use o bot de vendas e otimize seu time

Bot de vendas é um software programado para interagir com consumidores de uma empresa. Esse recurso é indicado para organizações que querem otimizar suas negociações e aumentar a produtividade de seus vendedores. 

Para utilizar esse recurso com eficiência, é preciso escolher o canal ideal para o atendimento aos clientes, elaborar um script de vendas eficiente e testar a programação. 

Não deixe de automatizar os atendimentos do seu negócio e potencialize suas vendas com agilidade e sem fila de espera.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

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