Qualificação de Leads: descubra o que é e como qualificar para o seu negócio decolar!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 16 de agosto de 2019 | Atualizado: 19 de agosto de 2019.

Fazer a qualificação de leads é essencial para melhorar as vendas dos seus produtos ou serviços. Por isso, você precisa saber o que é qualificação de leads e como fazer para que eles estejam prontos para interagir com a sua empresa.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

A qualificação de leads, muitas vezes, é ignorada por diversos empreendimentos, especialmente por aqueles que estão começando no mercado.

Entretanto, é justamente por meio da qualificação que o aumento de resultados positivos acontece, assim como o baixo investimento na momento de perder consumidores.

Se você quer saber agora como fazer a qualificação de leads, você está no conteúdo certo!

Acompanhe os próximos tópicos e saiba tudo sobre o assunto.

E-book gratuito da Ideal Marketing para obter resultados mais rápidos com Inbound Marketing

O que é qualificação de Leads?

qualificação de leads

O primeiro passo para você fazer a qualificação de Leads é a geração de novos potenciais clientes.

Mas como eu faço a geração de Leads qualificados?

Bom, dentro do Inbound Marketing o conteúdo é a principal estratégia para atrair novos visitantes para o site ou blog da sua empresa.

Esses materiais devem ser elaborados a fim de apresentar o seu setor e solucionar problemas desses usuários, até que os mesmos tenham a intenção de se tornarem potenciais clientes do seu negócio.

Assim, a probabilidade de você garantir que os leads que chegam no seu empreendimento sejam qualificados é muito maior.

Por isso, tenha total noção de quem é a sua persona para personalizar os seus conteúdos adequadamente.

Como qualificar Leads?

Não foi preciso muito para explicar o que é qualificação de Leads, afinal você já tem uma base sobre os seus potenciais clientes, não é mesmo?

Por isso, chegamos ao momento de você saber como qualificar Leads. Nesse ponto, pedimos que você analise a necessidade de verificar se o seu consumidor em potencial precisa de alguma solução.

Feito essa vistoria, tente perceber se os seus produtos ou serviços podem ser essa solução.

Em seguida, é preciso que você faça uma adequação na sua empresa para atender o potencial cliente.

Um exemplo é verificar a localização desse lead. Caso ele esteja muito distante da sua empresa, fica difícil manter um bom atendimento com o mesmo.

Além disso, outro ponto para saber como qualificar Leads é o orçamento.

Você deve ter uma comunicação clara e informar aos seus potenciais clientes quanto vale a solução do problema dos mesmos.

Com o orçamento em mãos, agora a qualificação de leads passa por um estágio chamado autoridade.

E isso quer dizer que nem sempre a decisão é tomada pela pessoa da qual você acabou de entrar em contato, pois há membros em cargos muito mais altos que fazem isso.

Por fim, o principal ponto para você saber como qualificar Leads é identificar o timing deles, até porque existem pessoas que estão qualificadas, mas não estão prontas para se tornarem os consumidores do seu negócio.

Essas são apenas algumas das principais características que determinam para fazer a qualificação de Leads.

Agora, você precisa elaborar um método que seja rápido, duplicável e prático. E isso quer dizer o seguinte:

  1. Você pode ter muitos leads na sua base e, se você adotar um método lento de qualificação de Leads, é bem provável que você perca muitos deles. Por isso, ser rápido é fundamental;
  2. Analisar todas as variáveis existentes pode ser um trabalho difícil e, por causa desse fator, é necessário elaborar um método prático e que deixe os leads qualificados sem muita burocracia;
  3. O segredo do sucesso para saber como qualificar leads está em duplicar a sua equipe para atender a todas as demandas dos seus potenciais clientes.

Você acabou de ver que é preciso ter um método e, por isso, deve estar se perguntando como desenvolver um que inclua todas essas características.

Portanto, o primeiro passo para a criação de um método de qualificação de leads é ter todas as informações dos seus potenciais clientes em mãos e que sejam pertinentes para o seu empreendimento.

Para facilitar, utilize as características que citamos acima para criar o perfil do cliente ideal, ou seja, da sua persona.

Já o que é e como fazer a qualificação de leads? Então não perca mais o seu dinheiro!

Agora que você chegou ao final deste conteúdo, com certeza alguma ideia deve ter surgido na sua cabeça para começar a trabalhar melhor a sua qualificação de leads.

É importante lembrar que, quando uma qualificação de leads não é bem feita, fica difícil ter um bom ROI (Retorno sobre Investimento).

Portanto, use todas as características que mencionamos até aqui e fique ligados nos próximos posts do blog da Ideal Marketing para saber mais sobre qualificação de leads.

Aliás, que tal aproveitar que você ainda está aqui no blog para acessar o nosso conteúdo sobre Como fazer Inbound Marketing em 5 passos para conquistar mais clientes?

Bons negócios!

Compartilhe nas Redes Sociais!