Automação de Whatsapp: como usar essa ferramenta para se comunicar com clientes

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Publicado: 9 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

A automação de WhatsApp funciona por meio do envio de mensagens automáticas para os seus contatos. Saiba como sua empresa pode otimizar o tempo da sua equipe comercial e melhorar seus resultados.

De acordo com pesquisa realizada pela Statista, empresa especializada em pesquisa de dados, em janeiro de 2022 o WhatsApp atingiu a marca de mais de 2 bilhões de usuários no mundo.

É por isso que cada vez mais empresas têm recorrido à automação de WhatsApp, uma ferramenta que permite programar o envio de mensagens automáticas ao consumidor.

Dessa forma, é possível evitar que os vendedores fiquem sobrecarregados com um grande volume de conversas em aberto e possam focar em outras atividades importantes.

Tudo isso, claro, resulta em uma maior produtividade e gera resultados ainda melhores para a sua empresa.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar o que é a automação de WhatsApp e como ela pode melhorar sua comunicação com clientes e o desempenho do seu time comercial. Confira!

O que é automação de WhatsApp?

um homem está com o aplicativo do whatsapp aberto enquanto recebe mensagens

A automação de WhatsApp é um recurso utilizado para criar fluxos de respostas automáticas para diferentes tipos de gatilhos.

Quando falamos em gatilhos, estamos nos referindo a palavras ou frases-chave digitadas pelo usuário.

É possível, por exemplo, programar uma resposta automática para as saudações mais comuns dos seus clientes, como “oi”, “olá”, “bom dia”, “boa tarde”, por aí vai.

Dessa forma, não é necessário estar conectado ao aplicativo para responder cada mensagem recebida: a automação faz isso por você.

Consequentemente, o fluxo de respostas do seu WhatsApp comercial melhora consideravelmente. E, de quebra, sobra mais tempo para os seus vendedores e atendentes realizarem diferentes tarefas.

Como a automação de WhatsApp funciona?

A automação de WhatsApp é feita por meio de ferramentas externas que podem ser conectadas ao aplicativo de mensagens.

A automação de WhatsApp permite que você:

  • Defina seus gatilhos;
  • Programe mensagens automáticas;
  • Crie um menu inicial de opções;
  • Direcione o contato para o setor desejado.

Para além de otimizar a comunicação no WhatsApp por si só, essa integração potencializa sua nutrição de leads, entre outras vantagens. Veremos as principais no tópico a seguir.

Quais são as vantagens da automação de WhatsApp?

As vantagens de integrar uma ferramenta de automação de WhatsApp são diversas. Além de melhorar o fluxo de trabalho da sua equipe como um todo, podemos citar:

Atendimento rápido

Ao criar um fluxo de respostas automatizadas, você garante que o usuário seja atendido com mais rapidez e agilidade.

Em muitos casos, ele consegue resolver um problema ou tirar uma dúvida sem precisar de uma resposta humana.

Qualificação de leads

Um simples contato inicial captado pela sua automação de WhatsApp pode qualificar um lead e direcioná-lo ao time de vendas.

Com isso, você mantém seu funil de vendas em pleno funcionamento de maneira automática.

Integração com outros sistemas

Ao integrar o seu WhatsApp a outros sistemas de gestão comercial, como um CRM, você tem uma valiosa base de dados dos seus leads e clientes à disposição.

É uma ótima maneira de medir o sucesso da sua automação de WhatsApp.

Maior satisfação do cliente

A automação de WhatsApp faz seu cliente se sentir bem cuidado, com um fluxo de comunicação pensado cuidadosamente para garantir o melhor atendimento possível.

Como fazer a automação de WhatsApp?

celular mostra a tela do whatsapp business

Existem três etapas que não podem ficar de fora da sua estratégia de automação de WhatsApp. Saiba quais são:

Configure o WhatsApp Business

Você só consegue automatizar sua comunicação no WhatsApp se ativar o WhatsApp Business.

Com ele, você consegue ativar o envio de mensagens pré-programadas até mesmo quando estiver ausente do app – isso sem precisar de uma ferramenta de automação.

Mas é claro que, ao integrar um software de qualidade, você consegue aproveitar ao máximo os benefícios da automação de WhatsApp. Como, por exemplo, criar chatbots e realizar disparos em massa.

Crie mensagens de saudação e ausência

Lembra do que falamos sobre a satisfação do cliente? Personalizar suas mensagens potencializa esse benefício da automação de WhatsApp.

Pensando nisso, crie mensagens de saudação para primeiros contatos e de ausência para interações fora do horário comercial.

Desenvolva respostas automáticas

Por último, mas não menos importante, temos as respostas automáticas.

Ao integrar seu WhatsApp Business a uma ferramenta de automação é possível programar diferentes respostas às interações dos seus clientes e fazer disparos em massa.

Além disso, você pode aproveitar para oferecer cupons de desconto, atualizar seus contatos sobre atualizações nos seus serviços e mais.

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Melhores ferramentas para automação de WhatsApp

Quando falamos de ferramentas de automação de WhatsApp, o ideal é contar com um software robusto. Ele deve ser capaz de atender às suas necessidades e oferecer diversas opções de personalização do serviço.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das principais para você conferir:

  • Bitrix24;
  • Zenvia;
  • TakeBlip;
  • Letalk;
  • Suiteshare.

A automação de WhatsApp é uma excelente maneira de potencializar seu crescimento. Portanto, encontre a ferramenta certa para realizar essa integração.

Invista na automação de WhatsApp para impulsionar suas vendas

Neste artigo você descobriu o que é a automação de WhatsApp, suas vantagens, como colocá-la em prática e as principais ferramentas do mercado para te auxiliar.

Utilizando esse recurso na sua empresa, você aprimora a comunicação com clientes, nutre sua base de leads e, por consequência, gera mais oportunidades de venda.

Por isso, invista na automação de WhatsApp para melhorar seus resultados comerciais com bastante qualidade.

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