Aprenda como vender na internet com Inbound Marketing e alavanque seus resultados

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Publicado: 12 de março de 2018 | Atualizado: 16 de agosto de 2019.

Como vender na internet? Existe uma fórmula eficiente para aumentar suas vendas on-line, sabia? O Inbound Marketing é a estratégia para atrair mais clientes que loja de R$1,99.

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A internet já não é mais uma novidade, ela está aí já há algum tempo. Mas o comportamento dos usuários dentro dela está sempre se renovando.

Por isso as empresas sempre precisam atualizar suas formas de pôr em prática as vendas pela internet a fim de não perderem o público e ficarem para trás.

Você aí quer ser um empreendedor do futuro ou alguém preso ao passado?

A estratégia de vendas on-line do momento é o Inbound Marketing e se você quer saber como vender mais pela internet precisa conhecê-lo muito bem.

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O que é Inbound Marketing?

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O Inbound Marketing é o marketing da atração na internet.

Talvez você já saiba disso, mas vamos ressaltar quais são as principais características sobre o assunto a fim de ajudá-lo a descobrir como vender na internet com Inbound Marketing.

Ele consiste em um conjunto de estratégias para levar o público-alvo até o produto, fazendo o inverso das formas convencionais de marketing – chamadas de Outbound.

E é exatamente essa a essência que torna essa estratégia tão efetiva na hora de saber como vender na internet.

O inbound marketing é menos invasivo e tem a capacidade de criar relações mais próximas com os consumidores.

Vamos fazer uma rápida comparação com a intenção de esclarecer um pouco mais sobre as vantagens do Inbound no seu planejamento de como vender pela internet.

Conheça as diferenças entre Inbound e Outbound

Vamos começar pelo principal: o Inbound Marketing é até 60% mais barato que o Outbound.

Isso quer dizer que estratégias de conteúdo on-line são mais eficientes e precisam de menores investimentos se comparadas às mais convencionais.

Que empresário não quer investir menos, e ainda sim aumentar suas vendas on-line?

Isso ocorre porque os recursos necessários na produção de conteúdo de marketing dentro do universo on-line são mais baratos, assim como fazer a divulgação deles também.

Além disso, métodos on-line permitem o diálogo entre a empresas com seu público.

Essa relação possibilita a otimização das estratégias a partir dos feedbacks e ajudam a construir um contato menos mecânico com a sociedade mesmo enquanto você só procura meios de como vender na internet.

Veja mais algumas diferenças:

inbound outbound como vender pela internet

Todas essas características permitem ao Inbound ter maior capacidade de ser assertivo e eficiente na hora de vender na internet.

Quer saber como? Descubra um dos principais métodos voltado à conversão de clientes na estratégia de Inbound Marketing: o funil de vendas.

Aprenda como aplicar o funil de vendas para garantir seu sucesso

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Antes de começar a entender na prática como vender pela internet é preciso conhecer o funil de vendas.

O funil de vendas é a principal estratégia do Inbound Marketing e é a partir dele que vamos descobrir quais são os passos para aumentar as vendas on-line da sua empresa.

Na prática, esse funil é uma estrutura, um modelo que representa toda a experiência dos clientes desde o primeiro contato com a sua empresa na internet até o momento da compra.

É como se fosse o mapa indicando o caminho que será seguido pelos seus clientes até chegar em você.

E se você buscava formas de como vender mais pela internet com certeza vai querer tornar esse caminho rápido e fácil.

Então, o mapa está na sua mão! É você quem deve desenhá-lo se quiser conduzir seu cliente até a compra.

Mas não fique preocupado. Nós vamos te ajudar.

Acompanhe agora algumas dicas para construir seu mapa do sucesso, ou seja, seu funil de vendas! Por isso entenda seu funcionamento em cada etapa da jornada de compra.

Atrair

Esse é o momento do primeiro contato do cliente com a sua empresa. E como costumam dizer por aí: a primeira impressão é a que fica.

É preciso ter em mente se você procura por maneiras de como vender na internet que nessa etapa esse usuário ainda não tem consciência da necessidade pelo seu serviço ou produto.

Ofereça a ele informações que facilitem a identificação do problema que futuramente sua empresa poderá oferecer a solução.

Como fazer isso? Trouxemos algumas dicas:

Produção de conteúdo

Nessa etapa de atração, o público acessa pela primeira vez algum conteúdo produzido pelo seu negócio.

Por isso é tão importante que esse conteúdo seja de excelente qualidade e esteja recheado de informações relevantes e interessantes ao seu público-alvo, mas focado em aumentar as vendas on-line.

Também é necessário que a linguagem seja aquela que melhor se comunica com seu público na internet.

Encontre um equilíbrio se quiser descobrir como vender na internet. Ser informal demais pode te fazer perder credibilidade, por outro lado, ser muito formal torna seu conteúdo menos engajador.

Divulgação

Existem diversas maneiras de divulgar seu conteúdo pela internet.

Se sua intenção é aumentar as vendas on-line de sua empresa, nós recomendamos todas elas.

Descubra quais são as mais comuns:

Blog

O blog da sua empresa será um site completamente dedicado a publicação de conteúdo, como vimos antes, relevante e de acordo com seu público.

É nele que você será capaz de introduzir ao cliente informações para facilitar a percepção e possível resolução de problemas.

Sendo assim, o blog aliado ao marketing de conteúdo é uma forma de educar o mercado para vender o produto final pela internet.

Além disso, ele traz a sua empresa a possibilidade de uma relação menos padronizada com o cliente durante o processo de vendas on-line.

SEO

O SEO é um mecanismo de otimização de páginas na internet com o objetivo de melhorar o posicionamento delas nas pesquisas de buscadores como o Google, o Yahoo e o Bing.

Isso porque os motores desses buscadores seguem uma série de critérios na hora de organizar a ordem de exibição dos conteúdos.

Você pode conhecer mais sobre os fatores de rankeamento do Google aqui nesse link.

O intuito do buscador é oferecer a melhor resposta possível à pesquisa feita pelo seu usuário.

E quando seus conteúdos seguem a estrutura SEO eles aparecem melhor posicionados nas pesquisas das pessoas que buscam por algo sobre seu ramo de atuação.

Essa ferramenta é capaz de aumentar a visibilidade da sua empresa, assim trazendo maior tráfego ao seu site e aumentando o número de conversões.

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Links patrocinados

Apesar de não serem gratuitos, os links patrocinados também são uma boa opção para divulgar o conteúdo da sua empresa.

Se você procura por maneiras eficientes de como vender na internet precisa ter em mente que o investimento em links patrocinados pode trazer um retorno bastante positivo.

Mas quando alinhado às ferramentas de SEO é possível obter resultados ainda melhores.

Esses anúncios pagos possibilitam uma segmentação assertiva do seu público, direcionando o conteúdo ao consumidor ideal para quem você poderá vender pela internet.

Separamos aqui alguns conteúdos sobre os tipos de links patrocinados. Para saber mais e aprender como vender pela internet com mais assertividade, basta clicar nos seguintes conteúdos:

Redes sociais

Além dos anúncios pagos nas redes sociais como vimos acima, existem outras formas de divulgar o conteúdo nessas plataformas.

Crie sua página no Facebook, seu perfil no Twitter, sua conta no Instagram e descubra como criar uma conta no Youtube.

Compartilhar o conteúdo através dessas redes sociais é um excelente passo para quem procura como vender na internet.

Mas fique atento, cada rede social tem sua linguagem própria e deve ser trabalhada de maneira diferente.

Todas elas também apresentam métrica que possibilitam mensurar a eficiência de suas campanhas com a intenção de vender pela internet.

Conventer

Nessa parte do processo do funil de vendas ocorre a conversão dos visitantes em leads. Essa é uma etapa muito importante do seu processo de vendas on-line.

Em linhas gerais, os leads são aquelas pessoas que de alguma forma entraram em contato com sua empresa por meio da internet e se tornaram potenciais clientes.

Para convertê-los você precisa obter mais informações sobre esses clientes futuros: um endereço de e-mail, número de telefone ou outro forma de contato.

Afinal, é claro! É preciso oferecer algo em para facilitar essa troca de informações.

Trouxemos para você algumas ideias de moeda de troca.

Material rico

Como diz o próprio nome, o material rico é algo que pode agregar valor ao seu lead. Ele é uma ferramenta valiosa no seu processo de como vender na internet.

Ele precisa oferecer informações valiosas para motivar o visitante do seu site a disponibilizar informações para contato em troca desse material.

O mais tradicional entre os materiais ricos oferecidos é o E-book. É uma forma extremamente eficiente para gerar leads, mas não é a única.

Existem os Webinars, conteúdos de áudio ou vídeo debatendo assuntos interessantes aos visitantes do seu site.

Quer saber mais sobre o que é Webinar, clique aqui?

Além desses, existem outros como:

  • Podcasts;
  • Whitepapers;
  • Planilhas;
  • Infográficos.

Tão importante quanto o material oferecido é a forma como essa troca será proposta.

Essas ideias podem ajudar:

Landing Pages

As landing pages são páginas focadas em conversão de usuários em leads, por isso possuem menos elementos se comparadas à outras páginas.

Isso acontece porque elas têm a intenção de manter o foco do visitante em realizar a ação. Uma ferramenta muito importante de como vender na internet.

Confira.

landing page como vender pela internet

Descubra aqui mais sobre o que é Landing Page.

Call To Actions

Os Call To Action, ou CTA’s, são links com a intenção de induzir o visitante a realizar uma ação.

Por isso o termo Call-To-Action significa “chamado para ação” em inglês.

Interessante, não é? Você pode aprender mais aqui no blog sobre o que é Call To Action.

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Nutrição de Leads

O processo de nutrição de leads consiste em oferecer ao visitante do seu site atualizações constantes.

As informações devem ser sobre determinado tema de interesse relacionado ao seu produto.

Isso facilita a conversão de seus leads em clientes efetivos, pois os deixam mais próximos do seu negócio e mais engajados.

Essa oferta é uma maneira eficiente de preparar esse lead para o momento de compra.

Sendo assim, essa é a etapa na qual ele será convencido a considerar seu produto ou serviço como a solução para o problema dele.

A nutrição de leads pode acontecer de algumas formas no seu processo de como vender na internet, destacamos algumas:

  • Newsletter;
  • E-mail marketing.

No blog da Ideal Marketing, você encontra conteúdos para entender melhor o que é Newsletter e E-mail marketing.

Vender

Nessa etapa, a equipe de marketing já considera o lead preparado para se tornar um consumidor.

Chamamos isso de qualificação de Leads.

Ela só é possível através dos processos de lead tracking (monitoramento das ações do visitante no seu site) e lead score (um método de atribuir uma pontuação aos seu leads de acordo com o perfil e o interesse dele).

Ficou confuso? Descubra aqui mais sobre o que é lead e como qualificá-lo.

Resolvido isso, é hora do marketing passar a bola para o pessoal de vendas marcar o gol. Sua abordagem de como vender na internet se aproxima do fechamento.

Mas fique atento, se sua equipe se enganar a respeito do lead, entrar de forma precipitada nessa etapa pode estragar todo seu processo de inbound.

Existem algumas táticas para ajudar nesse momento de possível conversão, confere só:

SDR

O SDR é a sigla para Sales Development Representative.

Em bom português, essa função é chamada Representante de Desenvolvimento de Vendas e é fundamental em uma estratégia de Inbound se seu foco é vender na internet.

No seu processo, o profissional de SDR terá a função de realizar o primeiro contato pessoal com os possíveis clientes a partir do momento que os processos de lead score e lead tracking são finalizados.

Realizar esse método de desenvolvimento de vendas ajudará a qualificar seus leads em menor tempo e com mais eficiência, para assim levá-lo até o momento da compra.

Consultoria de vendas

Esse processo é antigo, porém eficiente. Trata-se da abordagem feita diretamente pelo vendedor para auxiliar no processo de consumo.

É possível, e também recomendável, que o profissional de SDR, o de consultoria de vendas e o de consultoria de seo, trabalhem juntos, iniciando pelo desenvolvimento para resultar na vendas.

Fidelizar

O Inbound Marketing é uma excelente solução para quem procurava por como vender mais pela internet. Mas tão importante quanto isso é o fato desse método ainda ajudar a fidelizar esses clientes.

É possível realizar o pós-vendas se você continuar o contato e atendimento de qualidade após a compra, isso ajudará a fidelizar o consumidor.

O cliente fiel costuma corresponder a mais da metade do número total de vendas de uma empresa.

E fidelizá-lo é mais simples que conquistar novos consumidores.

Além disso, esse processo de fidelização transforma seu cliente em um divulgador da sua empresa.

Acompanhe seus resultados

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Para garantir o sucesso da sua estratégia de como vender na internet é preciso acompanhar as métricas de resultado.

Você deve estar atento para a eficiência de seus conteúdos, divulgação e abordagem de vendas. Dessa forma, será possível administrar e melhorar seu processo de vendas on-line.

É preciso medir quanto tempo os visitantes se mantêm em seu site, quantos leads são gerados, qual a taxa de conversão de leads, o custo para a captação de cada cliente, entender o que é ROI e se ele está se mantendo positivo.

Não perca tempo! Aumente suas vendas on-line

Agora você já sabe como funciona e quais são as vantagens do processo de Inbound Marketing no seu objetivo de como vender na internet.

Para aplicar todas essas etapas com ainda mais eficiência, você pode acompanhar mais textos aqui do blog com dicas diferenciadas para sua empresa.

Não perca tempo, cada dia sem aplicar essa estratégia pode ser um dia um dia mais longe do sucesso do seu negócio.

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