UX – user experience: qual a importância para o sucesso do seu negócio
Publicado: 23 de agosto de 2018 | Atualizado: 8 de agosto de 2019.
A UX, ou User Experience (experiência do usuário) pode ser a chave que faltava para alavancar o sucesso do seu negócio. Então se você ainda não sabe o que ela é ou como aplicá-la, confira nossa conteúdo e não querer desperdice essa oportunidade!
Para o sucesso do seu projeto seja ele qual for, é necessário que pessoas possam ser parte dele, talvez como leitores, consumidores, assistindo seu vídeo, ou comprando em sua loja.
E uma vez que você compreende esse fato, é mais fácil entender o que é UX, sigla para user experience (experiência do usuário), a qual tem a ver com todos os tipos de negócio possíveis.
Aliás, atualmente são pouquíssimos os segmentos nos quais não existem concorrências, muito pelo contrário.
Muitas vezes a concorrência nem resume-se a uma só marca, e sim a um grupo de marcas que oferecem serviço, conteúdo ou produto semelhante ao seu.
Por isso, é preciso empregar algumas técnicas, como a UX para se posicionar no meio desse campo tão vasto chamado mercado!
Ainda que você esteja começando, é bom entender a importância de oferecer uma boa user experience para seu cliente desde o início do seu negócio.
E diferente do conhecimento geral sobre o que é UX, essa técnica não refere-se somente a otimização do seu site, interface de usuário (user interface), loja ou conteúdo.
Isso porque ela está no mundo offline também, é a relação do cliente com a sua marca. E tem ligação direta com a imagem que o cliente tem do seu serviço.
Então para podermos aprofundar nossa conversa sobre o que é UX e definir a user experience vamos dividir o assunto nas seguintes etapas:
A UX, ou experiência do usuário, é o modo como você proporciona as sensações obtidas em relação a experiência com a sua marca,
Esse relacionamento pode ser pessoal ou digital, mas o mais importante é que ele aconteça.
Aliás, é por meio da UX que você pode encantar seus clientes, além de “só” oferecer um bom produto.
Além disso, pode-se até mesmo encontrar uma definição de experiência do usuário resumida a layout e funcionalidade do seu site.
Isso porque a user experience, pode também ser conhecida pelo nome de design experience.
Mas Don Norman, um dos responsáveis pela criação do termo nos anos 90, afirma o seguinte: a experiência do usuário é todo o modo como você experimenta um serviço!
Ou seja, vai muito além da usual interface do seu site, é muito mais ligada ao sentimento gerado pela interação com a sua marca.
O que é UI?
Além da UX, outra expressão que pode ser confundida com a user experience, é a UI, ou User Interface.
A user interface é a real responsável pela funcionalidade, layout, design, e tudo aquilo que é visível para o usuário.
A confusão entre os termos acontece exatamente devido a user experience também poder ser chamada de design experience.
Então a relação entre design e interface gerou essa ambiguidade entre termos.
Mas a user interface, tem maior relação com a área de programação e técnica do seu site, enquanto a UX se expande em todo processo antes, durante e depois de um contato entre empresa e consumidor.
Ela não é a user experience, mas pode estar dentro das estratégias de UX para melhorar a experiência do usuário.
Conheça vantagens em executar a UX – user experience
Sabe quando você vai a uma loja e é mal atendido? Quais as chances de você não voltar mais?
Esse tipo de atendimento atrapalha muito a experiência do usuário, e é uma das mais comuns reclamações quanto há UX negativas, além de poder ter consequências direta nos negócios.
Ou seja, as chances de o cliente sair da loja com o produto desejado ou retornar a ela caem exponencialmente.
Isso porque o cliente que tem uma UX desagradável, tende a não voltar a fazer negócios com tal empresa.
De acordo com pesquisa feita pelo site da UOL questionando qual a reação das pessoas quando são mal atendidas, dos 11 mil participanes, 41% das pessoas responderam que “dá meia volta e vai embora”. Ou seja, nem sequer conclui a compra.
Além desses, o segundo maior índice, com 31% dos votos, indicou não voltar mais.
Sim, esses são dados preocupantes e, por isso, apresentam claramente a importância da UX.
Além dessas informações sobre atendimento anterior ou durante a compra, a user experience, pode referir-se ao pós venda.
Para pensar sobre isso, você pode se perguntar:
- Qual o tipo de UX adequado para meu público alvo?
- Em que estado o produto vai chegar?
- O que eu posso oferecer de diferencial?
Talvez sua primeira reação seja simplesmente deixar por conta do destino a entrega, bem como da empresa responsável como os correios, por exemplo.
Ou, você pode estar acima disso e desenvolver algo mais elaborado, como uma caixa personalizada da sua loja, um serviço de entrega (o qual evita greves e atrasos), ou um simples brinde dentro da embalagem.
Detalhes podem fazer a diferença.
Como aplicar a UX?
Uma vez que você já sabe o que é UX e as vantagens de colocar a user experience em prática, vamos aprender como fazer isso!
Bom, essa ação pode ser feita de várias maneiras, então você pode aplicar algumas técnicas em seu site, ou ir fazendo testes para entender qual das práticas de UX traz melhores resultados.
Lembrando sempre que, ao menos, o bom atendimento não lhe custa nada e é crucial.
Então estude as possibilidades de UX, mas não considere somente aquelas capazes de trazer resultados rápidos. Aposte também nas indiretas e a longo prazo, como indicações, brindes, ou só uma bela embalagem.
Pode ser que o cliente não saia falando de você, mas com certeza o levará a fazer uma nova compra.
Sendo assim, veja alguns meios de melhorar sua UX.
Otimização do seu site
Não, não estamos confundindo o que é UX com a user interface (UI), mas um dos jeitos de garantir uma melhor experiência do usuário é oferecendo uma boa Mobile UX, por exemplo.
Além disso, facilitar a navegação em sua página, ou melhorar o carregamento do conteúdo, podem ser fatores importantes na decisão de compra do cliente, ou ao menos na experiência do usuário com seu site.
Afinal, se seu canal demora para carregar, além de uma UX ruim, é possível que seu lead saia antes mesmo de alguma parte importante do conteúdo ser carregada.
Então, aumentar a objetividade do seu site, e adaptar suas páginas para mobile são o básico da UX.
Ferramenta de busca dentro do site
Sabe aquele recurso básico de busca?
Então, essa ferramenta é uma maneira fácil de usar a UX e agilizar muito a vida do seu possível cliente. Se você ainda aproveitar esse gancho, para apresentar conteúdos semelhantes ao buscado por ele, melhor ainda!
Afinal, às vezes o produto exato que ele deseja acabou, mas você pode ter algo semelhante, se não melhor.
Logo, vale investir na UX melhorando algumas possibilidades na busca do seu site.
Crie uma relação com o cliente
Não só de conteúdo vive um bom negócio, e muito menos a UX.
Então tenha boas ações, bons diálogos, campanhas de experiência do usuário no geral. Mesmo que não seja sempre direcionado a uma venda.
O carinho dos clientes por sua marca pode se transformar em vendas no futuro.
Veja exemplos de empresas como o banco Itaú, o segmento bancário costuma ter grandes índices de reclamações, mas o Itaú foca em UX e na imagem da empresa.
Enquanto banco, oferece facilidade nos saques que pode parecer algo pequeno, mas ao longo do cotidiano dos clientes, pode fazer a diferença.
Nos seus saques, você pode definir a escolha do valor das cédulas. Por exemplo, você quer sacar R$20,00. O caixa eletrônico vai te oferecer as opções de duas notas de dez ou uma de vinte.
Já no cotidiano de quem nem é cliente Itaú, a empresa se posiciona fazendo ao menos ser vista e reconhecida.
Aliás, a maioria das bicicletas de aluguel as quais circulam por São Paulo, fazem parte do programa social do banco.
Focando em desenvolvimento social, o Itaú possui uma fundação somente voltada ao seu projeto Itaú Social.
Assim, diversos eventos culturais da cidade tem o patrocínio do banco. E além disso há também o Espaço Itaú de Cinema.
Esse tipo de UX, não só constantemente lembra o cliente do valor da marca, como cria uma imagem de benefícios a partir da relação com ela.
Não importa se a pessoa possui serviços bancários do Itaú, a presença da marca no dia-a-dia é extremamente relevante.
Ou seja, esse tipo de UX aproxima o público de você e da sua empresa.
UX – User experience no ambiente digital
Entrando um pouco mais no mundo digital, a UX precisa ser ainda mais pontual, afinal, você não tem um contato direto com o cliente.
Logo, essa user experience demanda um pouco mais de dedicação por parte da sua empresa.
Essa loja online, possui produtos bem específicos, de preço razoável, com temática bem feminina e estampas exclusivas.
Mas acima de tudo, essa marca tem “conceito” e UX.
Repare na hashtag #nósvestimossonhos, o nível da experiência positiva do usuário levou as clientes até mesmo a se chamarem de “CupFãns”.
A caixa não é só personalizada, como possui cores diferentes, tamanhos diferentes e ainda carrega a frase “Chegou a felicidade do dia”.
Repare nos comentários da foto postada na conta do instagram da marca. Os comentários das pessoas nem citam produtos, estão encantados pela caixa de entrega.
Ainda é possível ler um comentário dizendo “melhor marca <3”.
Teoricamente, ela só faz sua obrigação: embalar e enviar o produto comprado. Mas o diferencial da UX está justamente nesses detalhes, os quais garantem comentários como esse na rede social da marca.
Essa cliente ficou satisfeita com sua user experience, e fez esse comentário que pode ser decisivo no momento da compra de outra possível cliente.
Isso sem citar as chances dela falar da marca e da experiência do usuário para conhecidos, que são bem maiores do que se ela só tivesse recebido seu produto.
Além disso, como citado, a marca oferece produtos de valor razoável, mas ainda assim seus produtos esgotam rapidamente.
Isso porque, de acordo com matéria publicada no G1, os clientes prezam mais por bom atendimento do que por preço baixo.
Ou seja, aplicando uma boa UX, você pode até aumentar um pouco seus lucros (sem abusar, claro) sobre os produtos.
Como se não bastasse, os comentários ajudam a melhorar a reputação de sua página para os mecanismos dos sites de buscas como o Google, podendo até mesmo ajudar no posicionamento do seu site!
Faça o cliente fã de sua marca com a UX
Você agora não só sabe o que é a UX, como também viu algumas dicas de como colocá-la em prática.
Já sabe também que não precisa ser uma loja física para poder aplicar a user experience em seu negócio. Além disso, você não precisa vender algo para a UX ser adotada também.
Se seu objetivo é ter mais leitores em seu blog, ou mais visualizações em seu canal do Youtube, por exemplo, a UX ainda pode ser praticada em suas redes sociais.
Descobrimos ainda a importância de ter clientes que se apaixonam não só pelo produto, mas também pela sua marca. Por isso invista em torná-los seus fãs.
Aliás, caso queira conhecer outras técnicas de Marketing Digital para aplicar em seu negócio, veja nosso artigo sobre o assunto.
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