O que é SEO para redes sociais e como aplicar na sua marca

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Publicado: 25 de abril de 2023 | Atualizado: 25 de abril de 2023.

As técnicas de SEO para redes sociais aumentam as chances das suas publicações serem encontradas por pesquisas na web. Isso constrói autoridade para sua marca e potencializa seus esforços de otimização nos buscadores tradicionais.

Trabalhar com a otimização para os mecanismos de busca é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital.

O SEO permite posicionar páginas da sua marca nas primeiras posições de buscadores como Google e Bing, gerando tráfego, posicionamento e autoridade.

Mas afinal, como adaptar o uso do SEO para redes sociais? É sobre isso que falaremos neste artigo. As técnicas e boas práticas podem ser utilizadas para aumentar as chances do usuário encontrar o seu perfil.

Neste artigo, vamos entender como a otimização para as mídias sociais pode impulsionar seus resultados na SERP do Google.

As redes sociais são um fator de posicionamento no Google?

Pessoa mexendo no computador e uma projeção de resultados de SEO aparece acima do teclado

A resposta para essa pergunta é “não”… pelo menos não de forma direta. No entanto, essas plataformas podem, sim, contribuir para o sites com os elementos necessários para se posicionar nos buscadores.

Por isso, é importante entender que de nada adianta aplicar as mesmas boas práticas voltadas às páginas do buscador nas suas redes sociais esperando que os resultados apareçam.

Por outro lado, existem técnicas para otimizar os conteúdos dentro das próprias plataformas sociais, gerando mais engajamento e visibilidade aos perfis da sua marca.

Falaremos mais sobre a relação do SEO para buscadores com as redes sociais a seguir.

A relação entre SEO e redes sociais

Aplicar as melhores práticas de SEO facilita o crescimento das suas redes sociais, já que constrói autoridade e direciona visitas às suas páginas por meio dos links internos.

Por outro lado, as redes sociais possuem motores de busca próprios que também consideram uma série de otimizações para determinar as páginas que são oferecidas ao usuário quando ele realiza uma pesquisa.

Além disso, conforme abordamos no tópico anterior, as redes sociais são um fator indireto para o posicionamento no Google.

Logo, a relação entre SEO e redes sociais é positiva e deve ser trabalhada por qualquer profissional em busca de autoridade na internet.

Mas, enfim, quais são as características que diferenciam o SEO para buscadores e para redes sociais?

Como funciona o SEO para buscadores tradicionais?

O SEO tradicional é feito pensando nas intenções de pesquisa do usuário no Google e demais buscadores.

Logo, ele funciona a partir de palavras-chave, que são os termos usados pelo usuário para realizar uma pesquisa no motor de busca.

Essa estratégia consiste em fazer um estudo das palavras-chave mais interessantes para o seu negócio para atender às necessidades do usuário.

Isso melhora o posicionamento dos conteúdos na SERP e atrai visitantes qualificados para o seu blog, que podem virar leads e até mesmo clientes da marca.

Existem diversos fatores que influenciam o posicionamento de um conteúdo, sejam on-page ou off-page:

  • Backlinks de qualidade;
  • Autoridade do domínio;
  • Relevância do conteúdo;
  • Performance da página.

Entretanto, as redes sociais não deixam de exercer uma influência importante, e muito disso vem dos chamados sinais sociais.

Eles são curtidas, comentários e compartilhamentos em posts nas redes sociais, o que ajuda a disseminar o seu conteúdo por toda a internet.

Lembrando que as mídias não são um fator de posicionamento para SEO nos buscadores, mas é nítido o quanto possuir um público engajado pode impulsionar os seus resultados.

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Como funciona o SEO para redes sociais?

O funcionamento do SEO nas redes sociais é diferente do tradicional, o que faz todo sentido.

Afinal, há inúmeros fatores de ranqueamento nos motores de busca que simplesmente não precisam ser considerados para as redes.

Dito isso, cada plataforma possui sua própria página de pesquisa, e você pode realizar ações para garantir que seu perfil tenha prioridade nas pesquisas do seu público-alvo.

É possível otimizar as publicações de diferentes formas, sempre de acordo com as diretrizes de cada rede social utilizada.

Falaremos sobre ações específicas para cada tipo de mídia a seguir:

SEO para Instagram

O Instagram possui uma de suas maiores bases de usuários do mundo aqui no Brasil.

Logo, esses milhões e milhões de pessoas representam inúmeras oportunidades de negócio para empresas que conseguem ocupar a plataforma com inteligência.

No caso do Instagram, as hashtags são um dos pilares de otimização para qualquer marca.

Ao utilizar as marcações certas, você se coloca em uma posição privilegiada para ser encontrado por seu público-alvo.

Além disso, tenha em mente que o “for you” (seção de postagens recomendadas para o usuário) é criado a partir do comportamento de cada pessoa na rede.

Isso inclui os perfis que ela interage, assuntos pelos quais se interessa e postagens que costuma engajar.

SEO para Facebook

No caso do Facebook, é possível até mesmo ranquear suas postagens no Google. A dinâmica é diferente da tradicional, já que os posts não possuem divisões de tópicos e trabalhos de palavra-chave.

No entanto, é possível que sua publicação apareça para um usuário do buscador a partir de alguns requisitos centrais.

O principal deles é o formato de resposta a uma pergunta: o post começa com uma interrogação e seu corpo é formado por uma solução a ela.

Pense nas postagens de Facebook como espécies de Featured Snippets, que aparecem ao leitor em conteúdos destacados no Google.

Dessa forma, existe a chance de você posicionar postagens da rede social nas primeiras páginas do buscador.

SEO para YouTube

O SEO para YouTube é bastante similar ao utilizado para posicionar no Google, com elementos fundamentais para você se atentar na otimização, como:

  • Título chamativo e fiel ao conteúdo do vídeo;
  • Descrições explicativas (escreva o quanto for necessário);
  • Palavras-chave bem distribuídas;
  • Thumbnails contendo termos estratégicos.

O mesmo vale para os Shorts, o formato de vídeos curtos do YouTube que é bastante similar ao do TikTok.

3 dicas para otimizar suas redes sociais utilizando SEO

Um homem mexe em um celular com reações das redes sociais saindo da tela

Um perfil consolidado e relevante nas redes sociais aumenta seu alcance pode se converter em resultados no website da marca.

Mas, para que isso possa se concretizar, é necessário seguir boas práticas de produção e otimização de postagens, entre outros elementos.

Pensando nisso, preparamos as 3 melhores dicas para você utilizar SEO com foco nas suas redes sociais.

1 – Aumente seu número de seguidores

Ter um bom número de seguidores é um fator relevante para construir autoridade nas redes sociais.

Por mais que seja uma métrica de vaidade, existe, de fato, valor em ter muitas pessoas acompanhando sua marca.

O Bing, segundo maior buscador do mundo, afirma considerar esse como um fator importante no seu ranqueamento.

No entanto, conquistar uma base de seguidores valiosa requer alguns cuidados. O primeiro dele é: jamais compre seguidores!

Redes como o Instagram possuem mecanismos para punir quem realiza esse tipo de ação, comprometendo seu alcance na plataforma.

Em vez disso, identifique a sua persona e construa um planejamento de conteúdo voltado para impactar esse público específico.

Você também pode usar a mídia paga para construir anúncios segmentados e impactar seu público-alvo de maneira assertiva, gerando resultados imediatos.

2 – Crie posts otimizados para cada rede social

Otimizar suas publicações é essencial para atender aos requisitos dos algoritmos das redes.

Lembre-se que cada uma possui suas próprias boas práticas e recomendações, o que requer personalização.

No entanto, alguns fatores são importantes nas redes sociais de maneira geral, como o uso estratégico de hashtags e um bom nível de engajamento nas postagens.

Portanto, crie posts que estimulem interações e sejam capazes de viralizar, mesmo que apenas no seu nicho.

3 – Faça link building

Neste caso, o link building é uma via de mão dupla: é ideal que você divulgue links para o seu blog nas redes sociais, e vice-versa.

No caso do blog, crie botões de compartilhamento social para direcionar o público aos seus perfis.

Já nas mídias sociais, garanta que o blog esteja referenciado na bio (criando um linktree, por exemplo) e compartilhe conteúdos relevantes para o público acessar.

Dessa forma, você estimula visitas e, caso a audiência goste das suas produções, consegue aumentar os compartilhamentos desses links.

A partir disso, tanto os algoritmos das redes sociais quanto dos buscadores passam a entender que a sua marca produz materiais relevantes, gerando posicionamento e autoridade.

Hora de colocar o SEO para redes sociais em prática!

Com o que você aprendeu no decorrer deste artigo, já pode colocar o SEO em prática nas suas redes sociais para posicionar a marca e gerar bons resultados.

Aproveite que para além dos benefícios dentro das próprias plataformas, otimizar perfis para SEO é importante para impulsionar os resultados nos buscadores.

Mas lembre-se que isso ocorre de forma indireta. Afinal, o Google não leva em consideração o tamanho da sua marca nas redes para posicionar seu conteúdo.

Otimize seu conteúdo, utilize hashtags, construa uma rede de links inteligente e aproveite dos benefícios que o SEO para redes sociais proporciona!

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