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Geração de leads: guia COMPLETO da teoria à prática

Publicado: 21 de agosto de 2018 | Por: | Atualizado: 2 de setembro de 2019.

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A geração de leads é uma das etapas mais importantes do Marketing Digital, afinal, são eles os potenciais clientes do seu negócio. Então descubra agora TUDO que você precisa saber sobre esse tema tão essencial ao sucesso da sua empresa.

Com a internet, a relação entre empresas e consumidores passa a existir de uma nova forma.

Isso porque graças a esse recurso temos acesso fácil a uma quantidade infinita de informação, o que tornou o consumidor muito crítico na hora de decidir o que comprar.

Por isso, conhecer bem as necessidades dos clientes passou a ser uma das principais obrigações no mundo dos negócios tanto para atendê-los melhor quanto para prospectar novos.

E por falar em prospecção, quando falamos em identificar possíveis clientes o Marketing Digital pode ser um grande aliado e oferecer ótima oportunidade de usufruir dos benefícios da internet.

Pois ao utilizar canais de divulgação online é possível aumentar o alcance da sua marca e assim identificar possíveis novos clientes, principalmente se usar a metodologia de Inbound Marketing.

Afinal como ela tem como princípio educar o consumidor, você dá ao usuário a informação que ele deseja e em troca consegue dados de contato importantes para a construção da relação de vocês.

Você sabia que todo esse processo se chama geração de leads? E é sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

E-book - 10 práticas para a geração de leads

E aí, quer saber como conseguir mais clientes e fazer do sucesso a realidade da sua empresa? Então confira o conteúdo:

O que é um lead?

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No Marketing Digital, lead é o termo usado para denominar possíveis clientes de um produto ou serviço a partir do interesse demonstrado pelo mesmo.

Normalmente, essa captação de leads acontece a partir do preenchimento de formulários dentro de sites no qual é oferecido algum tipo de material em troca da disponibilização de um canal de contato.

Isso é, quando um visitante de uma página disponibiliza seu email, telefone ou afins em troca de alguma informação relacionada ao produto ou serviço ofertado, ele se torna um lead.

Nesse contexto, ao gerar leads, o simples visitante desconhecido do site de uma empresa passa a entrar no funil de vendas e se torna possível nutrí-lo com conteúdos ou ações de marketing levando-o ao momento de compra.

Exatamente por isso a geração de leads se tornou tão frequente na rotina dos profissionais de Marketing e também nas metas mensais de muitos negócios.

Mas qual será a real importância de gerar leads levando esse termo a ser tão repetido? Veremos tudo sobre isso no próximo tópico.

Por que a captação de leads é tão importante?

Como vimos anteriormente, vivemos em uma nova realidade das relações de consumo.

Agora, as formas de conquistar mais vendas passam por processos mais complexos e menos invasivos.

Dessa forma, surge o Inbound Marketing, uma estratégia Marketing por meio da atração e educação do público consumidor.

Mas para colocar em prática as estratégias de divulgação usando o poder da informação a favor do negócio é preciso obter alguma forma de contato com o consumidor, um canal direto de comunicação.

Por isso, gerar leads é o passo inicial de toda campanha de Inbound Marketing e um dos mais importantes de qualquer estratégia online. Afinal, só assim será possível educar esse futuro cliente até torná-lo um cliente efetivo.

E então, quer saber como gerar leads? Confira o próximo tópico.

Melhores iscas para geração de leads

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Depois de ver como a geração de leads é uma das principais peças para a engrenagem do Inbound Marketing funcionar, é hora de descobrir quais os componentes que integram o processo.

Vamos conhecê-los?

Materiais de conversão de leads

Uma das iscas usadas para captação de leads são os chamados materiais de conversão.

Eles são uma maneira simples e prática de se conseguir as informações de contato do visitante.

E você pode fazer a geração de leads por 4 caminhos diferentes:

Landing page

Como já explicamos no artigo sobre o que é landing page, esse tipo de material para captação de leads nada mais é do que uma página da web.

Também conhecida como página de destino, ela pode ser usada para diversas finalidades, mas a mais frequente é a de geração de leads por meio de formulários.

Formulários

Com a popularização da internet é muito difícil alguém nunca ter esbarrado em um formulário.

Isso porque não é preciso navegar muito para encontrar uma página com uma série de campos solicitando informações antes de dar em troca uma oferta.

Oferta

Uma oferta nada mais é do que um material, um cupom ou algo que a sua empresa oferecerá como recompensa pelos dados cadastrados por meio da landing page.

Mas lembre-se: esse conteúdo deve conter informações valiosas e relevantes de acordo com a necessidade do visitante em questão.

Assim ele se sentirá à vontade e não verá problema algum em te dar suas informações de contato para baixar o material por meio do CTA.

CTA

Bem como explicamos no artigo sobre o que é CTA, ou Call To Action, esse recurso é um botão de ação o qual instiga os visitantes a tomarem algum tipo de atitude, como baixar um material, por exemplo.

Ou seja, é por meio dele que o usuário conseguirá acessar a recompensa por ter te fornecido suas informações de contato, como o download de um material educativo, por exemplo.

Materiais educativos

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Como o princípio do Inbound Marketing é empoderar o consumidor por meio da informação, uma das maneiras de se fazer isso é dando a ele materiais repletos de dados relevantes para ajudá-lo no processo de compra.

Para isso, você pode divulgar conteúdos em diversos formatos em download, como os 3 a seguir:

E-book

O e-book, ou livro eletrônico em português, é um dos formatos mais populares quando falamos em material para download.

Ou seja, ele é um material que aprofunda as questões de determinado assunto, esclarecendo seu conceito, suas causas e ainda apresentando uma solução para ele.

E para enriquecer ainda mais a experiência do usuário e gerar leads, você pode ainda oferecer um infográfico dentro dele, por exemplo.

Um e-book deve ter mais de 10 páginas para ser caracterizado como livro eletrônico de fato.

Whitepaper

Já o Whitepaper, o foco dele é informar e ser relevante para o usuário assim como o e-book, a diferença é que ele acaba sendo mais prático e simples.

Isso acontece por conta do seu tamanho. O Whitepaper deve ter no mínimo 3 páginas de conteúdo e no máximo 10.

Ou seja, é muito mais sucinto e direto.

Infográficos

Como o nome bem diz, o infográfico é o material que transmite informações graficamente, ou seja, com imagens.

Isso é, com o auxílio de recursos visuais, como gráficos e ilustrações, você apresenta uma informação de maneira bem simples para o usuário entender.

Esse é um recurso excelente para explicar sobre dados, por exemplo, pois ele não deixa espaço para dúvidas e mal-entendidos.

Mas apenas conhecer as iscas de captação de leads não vai fazer com que eles sejam gerados.

Por isso, agora vamos conhecer os canais de divulgação para geração de leads.

Canais de divulgação para gerar leads

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Como foi dito no fim do tópico anterior, além de conhecer as iscas que você pode usar, também é preciso saber qual mar está para peixe, só assim será possível gerar leads.

Por isso, agora vamos te apresentar 5 canais em que você pode jogar a rede e fazer uma boa geração de leads.

Website

Se estamos falando de canais online com o intuito de investir na geração de leads, é claro que um site seria um deles, afinal, ele é um dos mais populares do ambiente online.

Mas apenas ter uma página na web não é sinônimo de sucesso, por isso se atente a construção dela.

Certifique-se de que o layout é atrativo e intuitivo, além de oferecer um conteúdo rico e relevante para os seus usuários.

Assim o visitante sentirá confiança no seu trabalho e vai ficar confortável em compartilhar informações de contato.

Blog

Bem como os sites, os blogs também são uma ótima ferramenta quando se quer construir uma relação de confiança com os visitantes e gerar leads.

Essa plataforma permite que seus usuários interajam com você e permite o uso de um visual bastante dinâmico para atrair seu público, além da possibilidade de divulgar conteúdos de todos os formatos.

Mídias Sociais

Além de investir em técnicas de otimização como mencionamos no tópico anterior, é claro que uma estratégia de divulgação não ficaria completa sem mencionar as mídias sociais.

Isso porque além de tudo elas também são um ótimo canal para geração de leads, afinal muitas pessoas interagem por meio delas.

E você ainda tem a opção de impulsionar a divulgação de seu material por meio de anúncios pagos.

Anúncios

Caso você tenha uma verba a mais e esteja disposto a investir nesse momento na geração de leads, os anúncios pagos podem ser uma boa opção.

Isso porque por meio deles você pode posicionar sua publicação em um lugar de destaque nos resultados dos sites de busca ou mesmo nas redes sociais.

Dessa forma é possível aumentar o alcance do material, atrair mais visitantes e fazer a geração de leads de maneira mais massiva.

Mas caso essa opção não caiba no seu orçamento, saiba que ainda existe uma outra alternativa mais barata e eficiente: o SEO.

SEO

O SEO é um conjunto de técnicas para otimização de páginas focadas no posicionamento de conteúdos para as páginas de busca.

Ele demanda mais tempo para gerar resultado, mas ao mesmo tempo é muito mais econômico e gera maior relevância nos usuários, pois de fato quem entra no conteúdo é porque já está a procura dele.

Email marketing

O email marketing é uma forma de enviar mensagens, se comunicar e relacionar com seus usuários de maneira direta, a qual pode ser, inclusive, personalizada.

Ele é uma das estratégias para geração de leads mais utilizadas por quem é do ramo e não é à toa: o email marketing é uma das táticas que mais convertem no marketing digital.

Mas para gerar leads é preciso saber como criar email marketing matador, o que inclusive já ensinamos aqui no blog.

Como gerar leads?

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Agora que você já conhece o caminho das pedras, é preciso sair um pouco da teoria e ir para a prática, certo?

Por isso, vamos te mostrar alguns passos os quais te levarão à captação de leads de maneira eficiente, independentemente da combinação de isca escolhida.

1. Crie a sua oferta

Antes de pedir qualquer coisa ao visitante, você precisa primeiro ter definido o que vai oferecer em troca.

Por isso, o primeiro passo é escolher o material educativo de valor o qual vai oferecer e, depois, iniciar a produção dele.

Agora sim, depois de possuir a moeda de troca, é hora de pensar nos próximos passos de como gerar leads.

2. Construa a sua landing page

Definida e criada a isca, agora você vai construir a rede com a qual você pretende gerar leads.

Para isso é preciso criar uma landing page e formulários atrativos e certificar-se de que eles possuam todos os campos necessários para as informações das quais precisará.

Aliás, aqui no blog temos diversas dicas para criar uma landing page de sucesso, não deixe de conferir.

3. Construa a página de obrigado

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Embora receba o nome de “página de obrigado”, ela tem outra função além de agradecer pelas informações compartilhadas.

Isso porque você pode direcionar o visitante até essa página para que ele possa acessar e baixar o conteúdo disponibilizado.

Além dessa forma, a página de obrigado também pode ser um email enviado ao endereço de email do usuário logo após o cadastro para dar as instruções de acesso ao material.

4. Promova a sua oferta em diversos canais

Lembra quando falamos nesta publicação sobre os canais onde você pode jogar a isca para gerar leads?

Então, depois de criar toda a estrutura capaz de levar a essa geração de leads, é hora de jogar a rede no mar e capturá-los!

Para isso basta disponibilizar o link da sua landing page em um dos canais apresentados aqui e esperar pelos resultados.

Depois de gerar leads, é hora de vender!

E-book - Geração de leads: aprenda a vender mais utilizando marketing digital

Nesta publicação você relembrou o que é lead e como gerar leads para o seu negócio. Viu também como é importante possuir as informações de contato de possíveis clientes para criar ações mais assertivas.

Para isso acontecer também é preciso aprender tudo sobre geração de leads e foi o que mostramos ao longo do conteúdo.

Primeiro apresentamos todas as iscas usadas para captação de leads, bem como a rede e os mares mais indicados para conseguir fisgá-los.

Por fim, trouxemos um passo a passo com algumas dicas sobre como gerar leads, assim você não se perderá durante o processo.

E se você quiser mais dicas sobre como converter tráfego com CTA e pop-ups, confira o artigo e melhore cada vez mais suas estratégias online para geração de leads!

2019-09-02T09:34:33-03:00

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