SEO negativo: saiba como combater esse temido problema

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Publicado: 17 de agosto de 2022 | Atualizado: 10 de fevereiro de 2023.

SEO negativo: uma situação cada vez mais comum e perigosa que pode atrapalhar tudo o que você tem feito de certo no site do seu negócio. Aprenda a combater essa prática desleal e maliciosa usada para chegar ao topo do Google.

Cada vez mais as pessoas entendem a importância de se manter as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a visibilidade do seu negócio no mundo online.

Muito além de só montar um site e o colocar no ar, é de suma importância saber como agradar aos algoritmos dos motores de busca.

Dentro do mercado do marketing digital, no entanto, infelizmente existem pessoas que vendem serviços desonestos, como a prática do SEO negativo.

Você pode manter seu domínio atualizado e seguir as técnicas relevantes para permanecer bem posicionado. Mas ainda assim pode ser vítima dessa prática.

Neste artigo vamos falar sobre o que é o SEO negativo, seus danos e como evitá-lo:

O que é SEO negativo?

A imagem mostra um gráfico que aponta para baixo e três cubos de madeira com as letras S, E e O dentro.

O SEO é um conjunto de medidas técnicas que um site deve cumprir se quiser aparecer na primeira página das pesquisas online.

Algumas práticas que devem ser seguidas para conquistar uma boa colocação nos buscadores, são:

  • Definição de palavras-chave relevantes;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Indexação de páginas;
  • Foco na experiência do usuário.

Em contrapartida, o SEO negativo é uma série de ações utilizadas para prejudicar uma página. Normalmente o alvo é concorrente da pessoa, ou empresa, que contrata esse trabalho.

Esses métodos diminuem o prestígio de determinado site com os algoritmos dos motores de busca. Mas, como isso acontece?

Vamos supor que seu domínio apareça na primeira página das pesquisas de uma ou mais palavras-chave bastante concorridas.

Pois bem, alguém contrata esses serviços para prejudicar o que tem de certo no SEO da sua página.

Mais do que isso, essas pessoas adicionam no site do seu negócio alguns métodos que o Google reconhece como passíveis de punição. Isso faz com que a credibilidade da sua página caia.

Quais os danos que o SEO negativo pode causar?

O principal objetivo desse tipo de sistema malicioso é fazer com que a sua empresa seja penalizada, tudo isso por meio das práticas citadas acima.

Assim, você pode perder o posicionamento no ranking da SERP, que é a página de resultados do Google.

Quando isso ocorre, o algoritmo entende que seu site pratica aqueles pontos que são condenados e, assim, o torna menos acessível aos seus usuários.

Por isso, é importante estar atento a movimentações suspeitas com o nome do seu negócio. Críticas são normais, mas muitas menções negativas de uma hora para a outra podem ser um indicativo suspeito.

Esteja alerta se ocorrer uma queda brusca de posicionamento da sua página no Google. Isso também pode ser sinal de que há alguém praticando SEO negativo em seu negócio.

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Como impedir que o seu site seja impactado

A essa altura, você já percebeu a importância de evitar esse tipo de situação envolvendo SEO negativo no seu site. Para isso, é crucial encontrar meios de o proteger.

Algumas ferramentas podem ajudar no monitoramento dos domínios, como:

  • Google Search Console;
  • Google Disavow Tool;
  • Bing Webmaster Tools;
  • Copyscape;
  • Mention;
  • Pingdom.

Menções nas redes sociais

Além de ter sempre a disposição as ferramentas citadas acima, observe as menções ao seu site nas redes sociais e em fóruns online.

Assim, você consegue filtrar o que é crítica orgânica e o que são ataques orquestrados por esse tipo de serviço.

É comum que sejam criados perfis falsos que atuam especificamente com ataques e com feedbacks negativos. Esse tipo de prática faz com que o domínio perca a autoridade que conquistou.

Backlinks nocivos

Backlinks são uma prática muito positiva dentro do SEO, porém se feito da forma incorreta pode causar punição por parte dos motores de busca.

Por isso, verifique com cuidado os domínios que fazem linkagem para o seu site. Esse detalhe é essencial para não perder todo o trabalho que foi obtido.

Serviços de confiança

Assim como escolher uma boa fundação para construir uma casa, escolher um bom serviço de hospedagem faz toda a diferença.

Atualmente existem várias opções, gratuitas ou pagas, para utilizar quando for lançar seu site.

Observe os feedbacks deixados por outros usuários e as notas que esses serviços possuem. Tudo isso ajuda no momento da decisão.

Conteúdos duplicados

É muito comum ver conteúdos sendo replicados em diversos domínios e isso é uma prática que pode desencadear uma punição por parte dos buscadores.

Por isso, verifique se os seus materiais estão sendo utilizados por terceiros. Caso isso aconteça, notifique a violação aos motores de busca.

Mantenha a qualidade do seu site!

Construir um site para o seu negócio não é tarefa fácil. Para o domínio atingir um local de destaque na SERP é necessário empenho, cuidado e muito trabalho.

Proteger esse espaço é apenas um dos vários passos que envolvem seu desenvolvimento. Portanto, não pense duas vezes antes de investir em serviços que tragam a segurança necessária.

Backlinks nocivos, hackers que mudam o código e plágio são apenas alguns cuidados que sua empresa deve ter na internet. Estar atento a esses aspectos é uma garantia de que seu trabalho está protegido.

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