Título SEO (SEO title): o que é e qual sua importância na otimização dos seus conteúdos

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Publicado: 13 de junho de 2023 | Atualizado: 13 de junho de 2023.

O título SEO (ou Title Tag) é uma marcação do código HTML que representa o título de uma página para o Google e demais buscadores. É um dos principais recursos de SEO on page e deve ser otimizado ao máximo para impulsionar seus resultados.

Você já percebeu que algumas páginas têm títulos diferentes nos resultados de busca em comparação com seu conteúdo interno? 

Nesses casos, é provável que as diferenças façam parte de táticas para otimizar um dos recursos mais importantes do SEO on page: o título SEO (ou title tag). 

É fundamental se atentar a alguns aspectos desse texto, já que ele aumenta (ou diminui) suas chances de aparecer na primeira página do Google. 

Para entender a diferença da title tag para o título da página, a importância dessas otimizações e como colocá-las em prática, continue a leitura do nosso artigo!

Pessoa segurando um celular. Acima dele há um espaço com lupa, simulando uma busca por palavra-chave que pode ser impactada por um bom Título SEO

O que é Título SEO?

O título SEO é o título que aparece no código HTML de uma página. Logo, não é o título que aparece quando você abre um conteúdo, mas o que é lido pelo Google e demais buscadores para fins de posicionamento e autoridade.

A title tag aparece em locais como:

  • Na página de resultados dos buscadores (SERP ou Search Engine Results Page);
  • Na aba do navegador;
  • Links de posts compartilhados nas redes sociais.

Dessa forma, o título SEO é um recurso que ajuda os algoritmos dos mecanismos de busca a ler e entender melhor seu conteúdo. Portanto, ele deve ser otimizado o máximo possível para maximizar seus resultados. 

Além disso, você não precisa usar o título SEO como título da sua página. Afinal, há uma série de boas práticas que precisam ser seguidas na utilização deste recurso, especialmente o número de caracteres. 

Um SEO title não deve ultrapassar os 60 caracteres. A partir disso, os buscadores cortam parte do seu título e comprometem a experiência do usuário. 

O título que aparece no topo do conteúdo pode ser bem maior e mais descritivo, já que ele não é compreendido pelo Google como verdadeiro title da sua página. 

Logo, ele deve ser pensado como uma maneira de chamar a atenção do leitor. Isso é fundamental para garantir a permanência do usuário no seu site.

Por que incluir um título SEO nos seus conteúdos?

Adicionar uma title tag otimizada nos seus conteúdos garante que você “controle o próprio destino”. 

Afinal, as páginas que não contam com essa marcação em seu código costumam receber títulos aleatórios das ferramentas de busca. No caso das redes sociais, o espaço fica como “título não encontrado”. 

Com isso, você corre o risco de ficar com um título SEO que sequer conta com a palavra-chave foco do seu conteúdo. 

A partir disso, seu conteúdo tem pouquíssimas chances de aparecer na primeira página do Google. 

Vale dizer que nem sempre os buscadores irão apresentar seu título SEO de maneira 100% fiel a como você o definiu. Pode ser que eles ajustem os resultados apresentados ao usuário dependendo da palavra-chave consultada.

Com isso, é ainda mais fundamental assegurar uma title tag bem feita em cada página do seu site. Mas afinal, como fazer isso na prática?

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3 Dicas para otimizar suas title tags

Tendo em vista que já abordamos o conceito do título SEO e por que ele é tão importante para otimizar seus conteúdos, vamos conferir algumas dicas pensadas para te ajudar a criar as melhores title tags para o seu público.

1 – Comece com a palavra-chave

A palavra-chave foco do seu conteúdo precisa estar no seu título SEO. Afinal, é necessário garantir que o Google compreenda o assunto principal do seu material para direcioná-lo ao seu público-alvo.

Ao deixar suas keywords de fora, você perde a chance de otimizar o title e dificulta o posicionamento dessas páginas. 

Pensando nisso, coloque sua palavra-chave no início do título SEO por dois motivos:

  • Garantir que os buscadores compreendam melhor seu conteúdo;
  • Deixar claro do que o material se trata o mais rápido possível. Assim, o usuário saberá que o texto aborda o assunto X ou Y assim que o vir na página de resultados.

2 – Crie títulos SEO descritivos

Respeitando o limite de 60 caracteres, descreva o que o usuário irá realmente encontrar no seu conteúdo. 

Se o material é focado em dicas, cite quantas. Se é um texto conceitual, não se esqueça do “o que é”, “como funciona”, etc.

Aproveite ao máximo esse espaço, entendendo que por mais que você não deva extrapolar, deve incluir o máximo possível de informações relevantes.

Ao escrever title tags descritivas, você estimula o interesse das pessoas no que seu conteúdo tem a oferecer. 

Por fim, você pode usar a ferramenta Test Page Title para encontrar títulos SEO com o tamanho adequado e garantir que eles não ultrapassem o limite – ou fiquem pequenos demais. 

3 – Crie títulos originais

A originalidade é um dos fatores mais relevantes para o sucesso das suas estratégias de SEO.

Por outro lado, os buscadores entendem um SEO title idêntico ao de um concorrente como algo extremamente negativo. 

Com isso, seu conteúdo não tem a menor chance de alcançar a primeira página dos buscadores.

Além disso, as demais páginas do seu site também são prejudicadas, gerando um grande efeito negativo para sua estratégia de otimização. 

Homem de terno segurando um tablet com um painel digital escrito "searching" acima do dispositivo, simulando uma pesquisa nos mecanismos de busca.

Tenha foco contínuo no SEO on page

O título SEO é um dos principais elementos do SEO on page, mas está longe de ser o único. Para além disso, é preciso construir conteúdos relevantes e realizar outras tantas otimizações para garantir seus materiais no topo dos buscadores.

Portanto, continue focando nas otimizações do seu SEO on page para transformar sua marca em referência no setor. 

Foque em escrever boas title tags para tornar seus conteúdos mais atrativos e, com isso, conquistar mais visitantes nas suas páginas.

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