O que é HTML? Descubra de uma vez por todas quais são as funções básicas dessa linguagem da programação!

//O que é HTML? Descubra de uma vez por todas quais são as funções básicas dessa linguagem da programação!

Por: | Publicado: 17 de setembro de 2018 | Atualizado: 24 de outubro de 2018.

Saber o que é HTML pode ser a diferença entre uma página que tem boa performance e outra que não funciona tão bem. Conheça agora mesmo as funções básicas da linguagem html e veja que não é um bicho de sete cabeças!

Todo negócio que quer crescer e ser reconhecido no mercado precisa contar com pelo menos uma página na web que represente a sua marca.

Afinal, hoje em dia a internet é um dos meios mais influentes nas relações de compra entre empresa e consumidor.

Mas você conhece tudo que envolve a construção e funcionamento de um canal na internet? Tem certeza que sim?

Bom, na realidade, ter um site, blog ou algo do tipo, exige toda uma base de programação agindo nos bastidores.

Você já parou pra pensar como ou o que interpreta e transmite ao leitor todo o escopo da sua página?

Certamente já ouviu falar sobre a programação HTML, não é? Mas talvez não a tenha relacionado como responsável por essa tarefa.

Mas agora chegou a hora de conhecer tudo sobre o que é HTML e como ela é indispensável para a performance do seu canal de divulgação online!

Vamos lá?

O que é HTML?

Saiba o que é HTML

O HTML (Hypertext Markup Language), na programação web, é utilizada com o fim de estruturar e organizar todo o conteúdo de uma página.

Além disso, com o uso de tags, as quais vamos conhecer melhor a seguir, a linguagem HTML também carrega significados.

Por exemplo, ao usar a tag <main> você estará definindo o conteúdo principal da página. Já ao usar a tag <nav> podemos indicar que aquele elemento é uma seção de navegação e assim por diante.

Sendo assim, de modo geral, ao acessar um canal na web por meio de um navegador, ele é capaz de interpretar o código HTML e renderiza-lo de forma compreensível ao usuário final, exibindo textos, botões, imagens, ícones etc.

Tudo isso a partir de configurações pré definidas de diversas tags e elementos que essa linguagem dispõe.

Parece confuso, não é?

Não se preocupe, vamos conhecer agora mesmo algumas funções básicas do HTML, assim a assimilação sobre o assunto vai ficar mais fácil 😉

Estrutura básica da linguagem HTML

Conheça a estrutura da linguagem HTML

A estrutura básica da linguagem HTML pode ser vista na imagem acima, na qual encontra-se as principais tags necessárias para que o documento seja corretamente interpretado pelos browsers.

Sendo assim, vamos te explicar cada uma das linhas dessa estrutura para que você solucione o seu questionamento de “como aprender html”

Já está com papel e caneta na mão? Ótimo! Mas vamos precisar da sua completa atenção também, pois o assunto pode ser um pouco denso, no entanto, se estivermos concentrados fica super fácil de entender!

Linha 1 – Doctype

A instrução DOCTYPE é sempre a primeira a aparecer em uma linguagem HTML e tem a função de indicar ao browser qual versão da linguagem está sendo usada.

Há por exemplo, a versão HTML 5 – a mesma da imagem, na qual a declaração do DOCTYPE é extremamente simples – conforme podemos constatar se observamos como a construção dela dispensa vários outros elementos.

Linhas dois e dez – HTML

As linhas dois e dez nada mais são que a abertura e fechamento da tag HTML, a qual tem a função de delimitar o documento.
Ou seja, todas as demais tags da página devem estar dentro desse espaço.

Linhas três e seis – Head

As linhas três e seis também tem a função de abrir e fechar um dos elementos da programação html.

Elas são responsáveis por delimitar a tag HEAD, a qual define o cabeçalho do documento.

O conteúdo nesse espaço não fica visível no browser, mas possui instruções sobre seu conteúdo e comportamento.

Para você entender melhor, dentro dessa tag, podem ser inseridas folhas de estilo e scripts.

Linha quatro – Meta tag

A tag meta específica qual conjunto de caracteres (character set ou charset) será usado para renderizar o texto da página em questão. O UTF-8 possui todos os caracteres dos padrões Unicode e ASCII, sendo, portanto, o mais utilizado em páginas web.

Mas é interessante sabermos também o seguinte: A mesma tag meta, com outros atributos, ou seja, com outra personalização, pode ser utilizada para fins diferentes, como quando envolvemos aspectos de SEO (Search Engine Optimization).

Linha cinco – Title

A tag title também é simples de compreender.

Isso porque ela representa simplesmente o título da página – aquele que aparece na janela/aba do navegador.

Linhas sete e nove – Body

Aqui estamos falando da abertura e fechamento da tag body que marca o espaço no qual deve estar contido o conteúdo visual da página.

As outras tags responsáveis por representar texto, botões, etc devem ser adicionadas nesse intervalo.

Linha oito – Comentários

Nessa linha podemos observar a sintaxe para adicionar comentários na linguagem HTML. Importante pontuar que esse trecho não é renderizado pelo browser.

Amplie seu leque de conhecimento ao saber o que é HTML!

Aproveite o conhecimento sobre HTML para ações mais assertivas

Acredite ou não mas você leu menos de 1.000 palavras e já descobriu o significado da programação html básico.

Incrível, não é? Um simples termo pode soar assustador e, por isso, vemos algumas coisas como impossível de serem realizadas ou aprendidas.

Mas ao ler uma explicação muito simples de html básico pudemos ver que trata-se, apenas, de uma estrutura padrão, a qual tem como função transmitir de forma compreensível para o usuário como é a construção da página na qual ele navega.

Por isso conhecemos elementos básicos da programação html como as tags, instruções, funcionalidades etc.

Agora chegou a sua vez de pôr a mão na massa! Se estiver pensando em criar uma página na web vale contar com a ajuda de um especialista em programação aliado ao seu conhecimento sobre o que é HTML.

Aliás, como falamos na introdução, é importante ter canais representativos da sua marca na internet pois ela é um dos meios mais influentes comercialmente hoje em dia.

No entanto, não basta criar a página, é preciso divulgá-la e cuidar estrategicamente de seus possíveis clientes. Por isso saiba como automatizar marketing e veja seus números decolarem além de otimizar tempo!

2018-10-24T16:38:35+00:00

Deixar Um Comentário