6 passos para fazer uma pesquisa de marketing eficiente para o seu negócio

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Publicado: 15 de maio de 2018 | Atualizado: 12 de julho de 2019.

A pesquisa de marketing serve para que as empresas possam tomar decisões mais acertadas sobre determinados setores de um negócio e aumentem a visibilidade delas nos canais de divulgação online. Mas como essas informações influenciam na atração de clientes e na solução dos problemas?

De acordo com pesquisas, 74,4% das empresas afirmam que um dos principais benefícios da mídia online é divulgar uma determinada marca.

Por isso, é preciso usar a pesquisa de marketing para tomar decisões mais assertivas a fim de modificar processos de divulgação de uma empresa na web e obter mais resultados.

Por isso, preparamos um conteúdo especialmente voltado para você entender de uma maneira simples o que é a análise de mercado marketing e quais as vantagens de usar esses dados na sua empresa.

Dá uma olhadinha no que você vai encontrar por aqui:

Afinal, o que é pesquisa de marketing?

Afinal, o que é pesquisa de marketing

Pesquisa de marketing é uma forma de gerar dados internos e externos de uma empresa com a intenção de identificar possíveis caminhos ou soluções de problemas.

A pesquisa fornece informações sobre audiência com o objetivo de melhorar processos dentro de um negócio sempre que for pensar em suas campanhas.

Por isso as pesquisas de marketing são tão necessárias para o crescimento e desenvolvimento de diferentes áreas de comunicação e divulgação de uma empresa.

Sendo assim, a pesquisa de mercado marketing tem o objetivo de encontrar soluções de problemas relacionados ao setor de marketing de uma organização.

Em outras palavras, Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing, define a pesquisa em marketing como sendo uma análise e apresentação sistemática de dados e relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma negócio.

Com esses dados é possível mensurar o mercado geral a sua volta (público, produtos, preços e concorrentes) e saber qual o nível de competitividade dentro dele para que você saiba onde e como atuar em suas campanhas de marketing.

Mas é preciso ficar atento pois este tipo de pesquisa não tem relação com a tão conhecida pesquisa de mercado.

Pesquisa de Marketing versus Pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado é restrita ao mercado que você pretende atuar, afinal, ela tem o objetivo de investigar o mercado de determinado produto ou serviço.

Por isso é utilizada para verificar a possibilidade de lançar um novo produto ou se existem brechas para o crescimento da marca em um determinado setor.

Já a pesquisa de marketing se torna mais abrangente quando o assunto são as estratégias que deverão ser usadas em uma determinada empresa. E possuem o objetivo de criar uma imagem positiva da sua empresa na mente do consumidor.

Mas por que a sua empresa deveria investir em estratégias de marketing?

Por que usar na sua empresa?

A importância de fazer uma pesquisa em marketing pode variar de acordo com as necessidades de cada empresa.

Normalmente, este tipo de pesquisa surge da necessidade em verificar um problema ou possível oportunidade dentro da empresa.

Por isso, a pesquisa de marketing funciona para auxiliar os líderes na tomada de decisões para o crescimento da empresa ou, como já foi dito, para solucionar determinados problemas.

Desse modo a pesquisa de mercado marketing traz mas uma das principais vantagens que as empresas buscam: a possibilidade de tomar decisões importantes para a empresa baseados em dados reais do mercado de marketing tradicional e marketing digital.

A questão agora é entender como o Marketing Digital trabalha com esse tipo de análise para melhorar os resultados da sua empresa.

Como o marketing digital interfere positivamente na pesquisa em marketing

Quando você e a sua equipe trabalham para favorecer ainda mais as estratégias de divulgação digital dentro da empresa, as pesquisas de marketing podem ser um excelente aliado, facilitando o seu trabalho.

Mas como?

Com os dados fornecidos por uma pesquisa de mercado marketing bem feita você poderá desenvolver uma atuação muito mais ativa dentro do ambiente online.

Afinal, hoje em dia toda empresa precisa estar na internet porque os clientes estão lá e vão querer encontrá-lo por ali também!

Mas, se você quiser saber um pouco mais sobre como estar presente na web com mais frequência, confira nosso artigo marketing digital e veja como oferecer boas informações para ser mais conhecido na web.

Um bom exemplo é saber quem são os seus clientes para criar ações de marketing digital voltadas para eles, para isso você precisa realizar uma pesquisa de mercado e avaliar quem seriam as pessoas com acesso às suas campanhas.

Do contrário, se torna muito difícil manter o crescimento da empresa já que não há suficientes clientes interessados e conhecedores do seu negócio.

Por isso, seja no marketing tradicional ou no marketing digital, a pesquisa e análise do setor é extremamente necessária para garantir mais desenvolvimento de um negócio, independente do segmento.

Quais empresas podem fazer uma pesquisa em marketing?

Primeiro ponha na sua cabeça que todo tipo de empresa deve de criar uma pesquisa de marketing!

Mas, como dissemos no início, tudo vai depender de qual é objetivo da empresa com esse tipo de análise de mercado marketing, pois nem sempre as perguntas oferecem os mesmos resultados para diferentes nichos de negócio.

De qualquer forma, é possível realizar uma pesquisa em marketing dentro do ambiente da sua empresa, desde que haja um problema a ser resolvido ou um objetivo a se alcançar.

É importante saber que apenas a pesquisa de mercado marketing por si só não garante o sucesso de empresa nenhuma. É necessário o uso correto dos dados apresentados para que não haja problemas na elaboração de uma estratégia nova de divulgação.

Monte em 6 passos o seu modelo de pesquisa de marketing

Monte em 6 passos o seu modelo de pesquisa de marketing

Como você aprendeu o que é pesquisa de marketing, vamos agora para a parte na qual nós o ensinamos a montar a sua pesquisa em 6 passos muito simples.

1. Defina o problema da pesquisa

Defina o problema que você busca resolver dentro da empresa, se houver. Mas, caso não tenha nenhum problema, mantenha uma busca por algo que possa no futuro se tornar um problema e procure melhorar.

Por isso, tenha em mente o que você gostaria de esclarecer ou resolver ao saber de um problema. Desse modo, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Qual a dúvida que você pretende esclarecer?
  • Qual a natureza da informação?
  • Qual o tamanho do seu estudo?

É importante não se esquecer que a missão da pesquisa em marketing é auxiliar sua equipe na tomada de decisões.

2. Objetivo e tema

Depois de identificar o problema que você quer solucionar é preciso focar em um objetivo para a sua pesquisa de marketing, como por exemplo:

  • Conquistar mais visibilidade online;
  • Ter mais potenciais clientes;
  • Aumentar a taxa de conversão no site;
  • Melhorar o tráfego orgânico do site.

Para saber solucionar o problema, veja quais são as suas pretensões com a resolução dessa questão e como você poderá crescer com ela.

No caso do objetivo do seu modelo de pesquisa em marketing, é preciso dividir em primário e secundário, para então definir direções a serem tomadas.

O objetivo principal visa direcionar a pesquisa para um ambiente um pouco mais amplo, evitando que os pesquisadores saiam do foco.

Já nos objetivos secundários, você poderá focar em assuntos um pouco mais segmentados que vão ajudá-lo a definir o questionário da pesquisa, mais para frente.

Depois de definir os objetivos, é chegada a hora de escolher o método de coleta dos dados.

3. Método de coleta dos dados

Os dois principais métodos de coleta de dados para uma análise de mercado marketing são as entrevistas e a observação do ambiente de mercado.

As entrevistas são estruturadas em forma de questionário e podem ser feitas pessoalmente, por telefone, por SMS ou pela internet (usando websites, e-mails e aplicativos, por exemplo).

Dessa forma, a pesquisa tem o foco de acompanhar o comportamento antigo e recente do seu consumidor. Isso pode ser feito de forma online e offline, ou seja, por meio da internet ou com uma pesquisa presencial, por exemplo.

Agora que você decidiu qual será o método de pesquisa que a sua análise de mercado marketing irá utilizar, é importante cuidar para que as perguntas dessa análise tenham a ver com os objetivos estipulados pela sua equipe.

Existem diversas formas de elaborar as perguntas ao seu público e você vai saber o que questionar depois de definir o objetivo da pesquisa de mercado marketing.

Mesmo assim, separamos uma lista com alguns tipo de perguntas mais comuns em um modelo de pesquisa de marketing:

Pergunta desqualificadora

Serve para evitar que pessoas que não se encaixam no seu público-alvo continuem a responder. Normalmente são usadas no início de pesquisas de marketing e precisam de respostas como “sim” e “não”.

Perguntas sobre dados demográficos

São perguntas com o objetivo de diferenciar as características dos participantes e segmentá-los. Aqui ficam as informações mais importantes quando você for montar o relatório final.

Nela são recolhidos dados sobre o cargo da pessoa, o número de funcionários que tem na empresa onde ela trabalha, qual o modelo de negócios da empresa.

Perguntas para confirmar (ou não) hipóteses

Perguntas que funcionam para confirmar ou refutar uma hipótese da sua empresa com relação ao mercado, como por exemplo:

  1. Você conhece a empresa X?
    SIM ( ) NÃO ( )
  2. Já usou algum produto da empresa X?
    SIM ( ) NÃO ( )

Além disso existem diferentes tipo de de perguntas que poderão ser trabalhadas na sua pesquisa de marketing:

Perguntas qualitativas

São questões abertas as quais as pessoas podem responder de forma mais “livre”. Nestes casos, as respostas são mais amplas e subjetivas.

São muito comuns quando você quer a opinião de um cliente a respeito de um novo produto ou serviço oferecido ou até mesmo sobre a qualidade do atendimento prestado.

Com as perguntas qualitativas fica mais fácil saber o posicionamento dos clientes com relação a sua empresa.

Perguntas quantitativas

São questões fechadas nas quais a escolha da pessoa está limitada a um número de opções de resposta, diferente das perguntas mais abertas.

Nesse tipo de pergunta você normalmente tem um conjunto de opções que pode escolher para responder.

Esse tipo de pergunta ajuda a uma empresa a conhecer as diferentes possibilidades que você poderá ter com relação a um determinado assunto.

Ao usar um desses tipos de pergunta, você poderá definir quais passos tomar no final da sua pesquisa.

4. Análise e interpretação de dados

Análise e interpretação de dados

Agora que os objetivos já foram definidos e você já criou as perguntas, organize os dados e comece a pensar em uma forma de analisar e interpretá-los.

Depois de recolher as respostas da sua pesquisa em marketing, o responsável por ela pode acumular uma série de dados que não têm utilidade se não houver uma análise.

Por isso é preciso computar os questionários, modificá-los para atribuir números e estatísticas a cada resposta e em seguida é preciso tabular os dados a fim de organizá-los em tabelas.
Para interpretar os dados, você precisa ter em mente os seus objetivos com a pesquisa e assim saber como essas estatísticas podem ajudar a sua empresa.

Essas três etapas são comuns em qualquer tipo de pesquisa e dentro de cada tabulação podem ser aplicados dados estatísticos.

5. Prepare o relatório dos resultados

É nessa etapa da sua pesquisa de marketing que os resultados obtidos são transformados em informações relevantes para que as líderes possam usar esses dados a favor da sua empresa.

Nesses casos os resultados geralmente são apresentados com o modelo de um relatório e incluem uma descrição do processo de coleta das informações, além disso oferecem conclusões e algumas recomendações para a empresa.

Afinal, é no relatório da pesquisa de marketing que as pessoas normalmente encontram possíveis soluções para o problema identificado no início de todo o processo.

Por isso, é muito importante que o relatório da pesquisa de mercado marketing seja claro e preciso, afinal, não vale ter todo aquele trabalho para recolher as informações para chegar na hora de formular o relatório e você não oferecer um possível caminho a seguir.

Agora é só divulgar os resultados da sua pesquisa.

6. Divulgação dos resultados

Agora que você tem em mãos os relatórios da sua pesquisa de marketing é importante fazer o possível para se adequar às mudanças que foram sugeridas no relatório apresentado.

Depois de fazer as mudanças necessárias divulgue o resultado da sua pesquisa para os clientes em marketing e aproveite para mostrar as novidades que a empresa oferece depois da análise dessa pesquisa de mercado marketing.

Uma boa forma de divulgar os benefícios da sua pesquisa de marketing é usar o blog da empresa e as páginas nas redes sociais mais usadas no Brasil.

Justamente porque nas redes sociais a chance de você ter maior visualização e reconhecimento da empresa é muito boa.

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Descubra as tendências e tome as decisões certas para o crescimento

A pesquisa em marketing é a chave que falta virar em muitas empresas quando o assunto é inovação interna.

É importante levar em consideração todos os dados obtidos com a pesquisa em marketing para embasar a tomada de decisões em dados factíveis, evitando possíveis erros de gestão.

Por isso, esperamos que com este conteúdo você tenha uma noção maior da importância de uma pesquisa de marketing para a sua empresa.

Afinal de contas, não estamos apenas falando de números e sim de dados que definem a caminhada sua empresa rumo ao sucesso.

Além disso, o público-alvo da empresa pode se beneficiar muito com as mudanças que ocorrerão depois dessa pesquisa.

Mas calma, ainda não acabou!

Vamos fazer uma pequena revisão do conteúdo só para gravar na mente.

  1. A pesquisa de marketing é uma forma de avaliar o ambiente no qual sua empresa está inserida com o objetivo de garantir mais eficiência das campanhas;
  2. Esse modelo de análise de mercado marketing tem o poder de traçar caminhos mais assertivos no processo de comunicação com seus clientes;
  3. Todas as empresas podem (e devem) utilizar a pesquisa de marketing para saber como aproveitar suas campanhas;
  4. Você pode montar uma pesquisa em marketing usando 6 passos simples:
  5. Defina o problema;
  6. Estipule um objetivo;
  7. Escolha um método de coleta;
  8. Analise os resultados;
  9. Prepare o relatório;
  10. Divulgue a pesquisa.
  11. Mude o que for necessário dentro da empresa e veja seus negócios crescerem.

Desse modo, aproveite as dicas e adote o hábito de realizar pesquisas de marketing com frequência na sua empresa.

Posso apostar que os resultados serão muito vantajosos para você e principalmente para o seu cliente.

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