Automação de marketing: aproveite os resultados que ela pode oferecer ao seu negócio!
Por: Caique Cabarroz
Publicado: 22 de maio de 2019 | Atualizado: 5 de agosto de 2019.
Se você já se perguntou se a automação de Marketing realmente traz resultados, confira este conteúdo e veja os degraus que a sua empresa pode alcançar com a ferramenta ideal.
Quando uma nova tendência de Marketing surge, é muito comum que os gestores fiquem em dúvida se devem ou não investir tempo e dinheiro nela sem ter muita certeza sobre o resultado que se pode obter.
No entanto, algumas dessas tendências já vêm com dados relevantes de mercados mais maduros e nos ajudam a refletir se é algo a ser seguido ou não.
A automação de marketing é um desses casos, se tornando popular recentemente como uma ferramenta que automatiza as ações e mensuração de dados do marketing, uma vez que sua funcionalidade e desempenho demonstram que trata-se de um recursos que gera sim, muitos resultados.
Confira a seguir e entenda melhor sobre o assunto.
Entenda por quais motivos você deve investir em automação de marketing
Automatizar Marketing significa investir em uma ou mais ferramentas estratégicas que possibilitam entender a fase da jornada de compra em que seus leads estão para, a partir disso, tomar ações específicas a fim de que eles avancem no funil de vendas.
Dessa forma, uma das principais vantagens de uma ferramenta de automação é a possibilidade de tornar a comunicação e a interação com os leads mais personalizada e inteligente.
Isso porque é possível agendar o disparo de email marketing para grupos específicos de leads e programar publicações em diferentes redes sociais, por exemplo.
Além disso, também é possível produzir conteúdos de forma instruída já que há ferramentas que contam com o recurso de texto, onde há um termômetro indicando se as palavras-chave estão suficientes e apontando demais critérios de SEO.
Portanto, podemos dizer que os principais resultados que a automação de marketing traz para o Marketing são:
- Aumentar vendas e receita;
- Diminuir o custo de aquisição do cliente;
- Melhorar retenção/upgrades de clientes;
- Viabilizar uma comunicação ágil, estratégica e eficiente.
Saiba quais critérios avaliar para escolher um software de automação de marketing
Na hora de escolher um software de automação de marketing para alcançar resultados que realmente vão fazer a diferença no seu negócio, é preciso se atentar a algumas características que indiquem se tal software está de acordo com os seus objetivos.
Confira algumas delas:
- Critérios de segmentação completos: verifique se é possível, por exemplo, personalizar o tipo de informação que você quer coletar sobre os leads para poder segmentar e personalizar os conteúdos e tipos de interações;
- Listas dinâmicas: garanta que o sistema tenha a inteligência de mudar o lead de lista e de fluxo automaticamente quando ele passar a fazer parte de novos critérios de segmentação;
- Interação com o lead além do email: cheque se o sistema altera propriedades do lead automaticamente, notifica o responsável pelo domínio quando ele chega a determinado estágio de compra e possibilita enviar informações para sistemas externos;
- Relatórios de desempenho: É importante que a ferramenta ofereça relatórios completos sobre o desempenho de suas ações.
Agora que você já conhece os resultados conquistados pela Automação de Marketing e como escolher um bom software, não perca mais tempo e otimize agora mesmo o relacionamento com seus possíveis clientes.