O uso da tecnologia nas estratégias de Marketing: você sabe como funciona?

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Publicado: 30 de junho de 2022 | Atualizado: 30 de junho de 2022.

Seja você ou não da área de tecnologia, certamente já deve ter ouvido falar sobre o aumento exponencial da geração de dados em decorrência do crescente uso de dispositivos tecnológicos, nos últimos anos.

Inclusive, você provavelmente faz parte disso: enviando e-mails, interagindo em redes sociais, contando com a ajuda de uma assistente virtual, usando um serviço de chatbot, enfim – as possibilidades são diversas.

Tudo isso acabou proporcionando um cenário único de geração de dados em massa, dados esses que podem e devem ser utilizados de forma estratégica para ajudar a entender o comportamento do público, tendências, preferências, entre outras informações importantíssimas que servem para embasar e apoiar a condução das estratégias de marketing das empresas.

Mas, vale ressaltar que, além do uso de dados, o marketing também foi aperfeiçoado de outras formas com o avanço de tecnologia nos últimos anos. Quer saber mais sobre o uso da tecnologia nas estratégias de marketing? Continue essa leitura!

Tecnologia e Marketing: uma relação de sucesso!

Devido as soluções propostas pela tecnologia, a maneira de conduzir os negócios mudou muito de alguns anos para cá. Isso em relação a tudo: gestão, vendas, recrutamento e seleção, atendimento ao cliente, marketing e muito mais.

Para exemplificar essas evoluções, focaremos aqui no uso da tecnologia nas estratégias de marketing em duas principais frentes: marketing digital e uso de dados.

Marketing digital

Podemos definir o marketing digital como um conjunto de estratégias definidas e aplicadas exclusivamente em canais digitais, de modo a promover o negócio em ambiente virtual/online.

Utilizando variados métodos em diferentes canais digitais, é possível ter o alcance de uma divulgação em larga escala, num curto espaço de tempo, além de contar com recursos que possibilitam a obtenção dos resultados dessas estratégias de divulgação e interação com usuário, em tempo real.

Ferramentas utilizadas no marketing digital

Há uma quantidade extensa de possibilidades de soluções para o uso da tecnologia nas estratégias de marketing digital. Mas, algumas são mais utilizadas atualmente no mercado, como por exemplo:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Google Analytics;
  • Search Engine Optimization – SEO;
  • E-mail Marketing;
  • Atuação em Redes Sociais;
  • Conversion Rate Optimization – CRO;
  • Search Engine Marketing – SEM.

Uso de dados nas estratégias de marketing

Falando em dados, podemos citar o uso de algumas tecnologias nas estratégias de marketing. Essas soluções têm sido fundamentais para capturar, organizar, tratar, combinar, enfim – realizar diversas ações com a enxurrada de dados geradas a cada minuto, a fim de transformar tudo isso em informações que sejam relevantes para as estratégias de negócio das empresas.

Quando esses dados são capturados de maneira isolada, ou seja, cada sistema da empresa os trata de modo isolado, raramente é possível utilizá-los de maneira significativa para o negócio. Mas ao reunir os dados obtidos por todos os canais, analisá-los e aplicá-los como base na definição de estratégias, a empresa e, principalmente a área de marketing, pode utilizar essas informações de forma assertiva.

Ao conceito de utilizar ferramentas tecnológicas para trabalhar com uma enorme quantidade de dados, dá-se o nome de Big Data. Algumas dessas ferramentas, que são mais utilizadas no mercado por empresas de diversos portes e segmentos, são:

BI

BI ou Business Intelligence, reúne um conjunto de métodos, tecnologias e processos, utilizados para capturar uma grande quantidade de dados, tratando-os a fim de transformá-los em informações relevantes para o negócio.

Analytics

Por trás do BI há uma inteligência denominada Analytics, que trata-se de uma inteligência artificial abrangente e multidimensional que faz uso de técnicas matemáticas, estatísticas, modelagem preditiva e outros recursos como machine learning.

Com esses recursos, o Analytics encontra padrões e, assim, consegue extrair conhecimento significativo, gerando informações relevantes para entender o comportamento dos usuários, apoiando iniciativas estratégicas para o negócio.

CRM

Todo “marqueteiro” sabe que abordar um cliente em potencial de maneira certeira é algo essencial para o growth. Todo “marqueteiro” que se preza, também sabe que o Customer Relationship Management, vulgo, CRM pode e muito, ajudar com isso.

Afinal, o CRM, como o próprio nome sugere, trata da gestão de relacionamento com o cliente, através de diversas práticas para capturar e reter clientes estratégicos.

O CRM possibilita então que as empresas armazenem informações do cliente, que ajudem a compreender seu comportamento e intenções. Isso ajuda a ofertar produtos e serviços sob medida e no momento adequado. Para entender melhor sobre o CRM como tecnologia nas estratégias de marketing, veja alguns tipos de dados de cliente com os quais o CRM trabalha:

  • Ações dos clientes no canal digital da empresa;
  • Dados pessoais;
  • Contatos entre cliente e empresa;
  • Visitas do cliente ao site da empresa;
  • Compras efetuadas;
  • Produtos pesquisados.

Qual sua opinião sobre o uso da tecnologia nas estratégias de marketing?

O uso da tecnologia nas estratégias de marketing não se trata apenas de uma tendência, mas sim de uma nova forma de divulgar a empresa e de interagir com o mercado, e que precisa ser adotada pelos negócios que não querem ficar obsoletos.

Mas o que você pensa sobre isso? Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre o tema!