Como melhorar as vendas de final de ano através do atendimento ao cliente?

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Publicado: 18 de dezembro de 2023 | Atualizado: 18 de dezembro de 2023.

Com o final do ano se aproximando, muitas lojas online aproveitam o período para adotar novas estratégias para maximizar as vendas de final de ano e trabalhar na fidelização de clientes para o ano seguinte.

Uma estratégia que é muito importante, e também pode contribuir para o alcance desse objetivo, é investir em atendimento ao cliente online.

Esse modelo de atendimento pode ser usado durante cada uma  das diferentes fases do funil de vendas, e não apenas no pós-venda como ocorre na maioria das vezes.

E para que você possa utilizá-lo como uma estratégia para melhorar suas vendas de final de ano, é preciso saber como utilizar as ferramentas e os recursos.

Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo para você possa entender mais sobre como é importante investir em atendimento nas diferentes etapas do funil de vendas. 

O que é atendimento ao cliente?

Você provavelmente já ouviu falar sobre o atendimento ao cliente, afinal ele é o serviço de suporte prestado ao cliente nas diferentes etapas da jornada de compras.

Ele é um recurso fundamental para quem deseja melhorar a imagem do negócio, pois ele está diretamente relacionado com a experiência do cliente, podendo impactar o cliente desde o primeiro contato com o seu negócio.

Esse atendimento, em lojas físicas geralmente é realizado pelos funcionários de uma empresa que devem ser treinados para solucionar as diferentes questões e dúvidas dos clientes.

No ambiente virtual, também é necessário uma equipe treinada com um curso de atendimento ao cliente, além do investimento em recursos e ferramentas que irão possibilitar que o atendimento ocorra. 

E, é aí que o atendimento ao cliente pode se transformar em uma estratégia de vendas de final de ano e nos demais períodos do ano, pois quando aplicado estrategicamente, e em conjunto com uma série de recursos, ele permite gerar novas oportunidades de vendas e fidelização de clientes. 

Ou seja, cada vez mais ele se torna uma ferramenta indispensável para quem quer conquistar seu espaço no mercado. 

Como oferecer atendimento ao cliente na sua loja online?

Antes de saber como o atendimento ao cliente pode ajudar a melhorar as suas vendas de final de ano, é preciso entender como ele pode ser aplicado principalmente ao contexto site ou loja virtual.

Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para realizar o atendimento ao cliente online, mas o primeiro passo é ter um funcionário treinado e preparado para lidar com as diferentes situações.

A equipe de atendimento pode ser dividida em dois times:

  • Equipe de suporte: Treinada para solucionar problemas, principalmente no pós-venda e as dificuldades do cliente ao acessar o seu site;
  • Equipe de vendas: o time de vendas deve atuar em conjunto com a equipe de marketing para elaborar e adequar as estratégias de aquisição de leads.

Ambos os times são essenciais para quem deseja prestar um serviço de atendimento de qualidade. E, como já falamos, também é necessário dispor de canais de comunicação onde o seu cliente entrará em contato com os membros da sua equipe.

No ambiente virtual existem duas ferramentas que estão entre as mais utilizadas elas são:

  • Chat online: É um canal de comunicação localizado no seu site, permite que o cliente entre em contato com a sua equipe de atendimento; 
  • Os mensageiros instantâneos: São canais de atendimento que funcionam de maneira independente como  WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e outros…

Portanto, se você possui uma loja ou site, certifique-se de escolher pelo menos um desses canais para oferecer o serviço de atendimento ao cliente.

Outras ferramentas que também são utilizadas são o email, chamadas de voz, vídeo call, tickets de atendimento e outros. 

É importante que o cliente possa identificar no seu site que ele pode utilizar esse canal para falar com um membro da sua equipe. 

Dicas de como usar o atendimento ao cliente para melhorar vendas

Agora que você já sabe qual é a importância do atendimento ao cliente e o básico de como implementá-lo no seu site ou loja online, vamos entender como utilizá-lo de maneira estratégica para alcançar mais vendas.

Invista na estratégia omnichannel

Se você já oferece o atendimento ao cliente e ainda não incorporou o conceito de omnichannel, saiba que você pode estar perdendo oportunidades valiosas, principalmente se você já oferece mais de um canal de atendimento.

Vamos supor que você oferece atendimento no Instagram e no Whatsapp, são dois canais completamente diferentes, desse modo dependendo do fluxo de mensagens recebidos nesses canais, o correto seria disponibilizar pelo menos um atendente para cada canal.

Sabemos que em alta temporada de compras, o volume de mensagens costuma ser bem maior, e que os atendentes podem não dar conta e inclusive deixar para trás algumas mensagens.

Integrando os seus canais a uma plataforma de atendimento, será possível receber todas as mensagens em apenas uma única tela.

Desse modo, seus atendentes, ou operadores, poderão visualizar negociações em andamento, priorizar aquelas que ainda não foram atendidas sem precisar utilizar aplicativos diferentes.

Com isso, você terá um melhor controle do atendimento e poderá agilizar o processo de vendas, resultando em mais vendas de final de ano na sua loja.

Um outro ponto positivo é que desse modo não será necessário compartilhar senhas das suas contas, pois cada atendente terá sua conta individual. 

Utilize um chatbot para atender chamados

O chatbot é um recurso que atualmente é indispensável para quem deseja conquistar mais leads e fidelizar clientes.

Ele funciona através da inteligência artificial atendendo chamados e também identificando em quais etapas do funil de vendas se encontra cada cliente, e saber o momento exato de passar para um membro da sua equipe de vendas.

Eles são implementados tanto a ferramentas de chat online, quanto aos mensageiros instantâneos como um recurso para agilizar o atendimento e o avanço no funil de vendas.

Pois através da qualificação dos leads, é possível identificar aqueles clientes que estão mais perto de realizar a conversão e transferi-lo para um membro do seu time de vendas, consequentemente aumentando as suas chances de conversão. 

Não perca oportunidade de atender 24 horas por dia

É muito comum que os clientes apresentem dúvidas sobre um produto ou então sobre aspectos que envolvam logística, pagamentos, entre outros, e principalmente em épocas onde o volume de vendas é maior, essas dúvidas podem surgir a qualquer momento, principalmente fora do horário comercial.

Por isso, é importante estar disponível para responder essas questões a qualquer momento antes que os seus possíveis clientes procurem a concorrência.

Nesse sentido, o chatbot pode ajudar na captação de leads uma vez que pode ser utilizado para atender esses clientes e resolver solicitações simples.

Como já comentamos, o chatbot funciona com base na inteligência artificial, e além disso é possível programar respostas personalizadas com as dúvidas mais frequentes dos seus clientes, além de utilizar o próprio bot. 

Invista na personalização

Entender o perfil de compra de cada cliente pode ajudar você a entender qual é a frequência de compras na sua loja, quais são os produtos que esse cliente tem interesse e outros aspectos fundamentais do comportamento do consumidor. 

Com esses dados você poderá criar campanhas personalizadas, principalmente se estiver utilizando o Whatsapp, e outros mensageiros para sugerir para uma compra, disponibilizar cupons em datas comemorativas, como o natal ou a Black Friday.

E, para investir nesse recurso é importante utilizar um  CRM durante o atendimento online, pois com um CRM será possível armazenar o histórico de compras e também de conversas com seus clientes, para então realizar ações de marketing com sugestões de produtos.

Defina novas estratégias para o seu atendimento

Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para oferecer o atendimento ao cliente online, mas o mais importante é ser estratégico.

Já citamos a possibilidade de armazenar dados dos seus clientes para então indicar produtos da sua loja, um outro recurso muito utilizado principalmente para quem possui um chat online dentro do site, são os convites proativos.

Com os convites proativos, você cria mensagens personalizadas para perguntar ao seu cliente se ele precisa de ajuda enquanto navega na sua loja.

Nesse sentido, pode ser interessante utilizar os convites proativos na página de conversão, pois eles ajudam a reduzir a taxa de abandono do carrinho de compras, melhorando a conversação. 

Existem ainda outros recursos que você pode explorar durante o atendimento ao cliente online e outras estratégias para captar leads e aumentar a conversão.

Por isso, é fundamental conhecer as necessidades dos seus clientes e sempre que implementar uma nova estratégia avaliar o seu desempenho. 

Agora você já sabe como vender mais através do atendimento ao cliente

Através desse conteúdo apresentamos a importância do atendimento ao cliente para a sua loja online, como implementá-lo e como usar os seus recursos para realizar mais vendas.

Agora você já está pronto para dar os primeiros passos para melhorar suas vendas de final de ano, portanto não deixe de conferir o JivoChat e todos os recursos que essa ferramenta pode oferecer para melhorar o seu atendimento ao cliente virtual.