Televendas: a chamada que faltava para o seu negócio vender mais
Publicado: 6 de abril de 2018 | Atualizado: 30 de julho de 2019.
As televendas são os telefonemas que você estava esperando para vender mais. Imagine o quanto a sua empresa pode lucrar ao investir em um dos principais canais de vendas!
Apesar do crescimento das lojas virtuais, as televendas ainda são uma das formas mais eficientes de vendas.
Isso porque dessa forma é possível ter clientes em qualquer lugar, sem precisar abrir mais lojas.
E em tempos de crise, as vendas por telefone tem sido uma das saídas encontradas pelas empresas para driblar as dificuldades financeiras.
De acordo com o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, esse setor teve um crescimento significativo de 11,56% entre 2005 e 2016.
Não fique de fora desse time! Confira o conteúdo e faça parte dele:
Por que investir nas televendas?
Quem nunca utilizou as televendas para fechar um pacote de internet ou TV a cabo? Ou ainda aproveitar aquela promoção de um produto anunciado na televisão?
Pois é. Pelo menos uma vez na vida todo mundo já fez uma compra assim.
E não é muito difícil de entender os atrativos das vendas por telefone.
Ela parece até funcionar como um passe de mágica para todos os envolvidos.
Esqueça gastos com o aluguel de diversos pontos de vendas e de deslocamento até o cliente. Isso porque com as televendas o contato com o possível comprador é feito com um simples telefonema.
Para o consumidor a situação também é muito cômoda. Ele não precisa sair de casa ou do lugar no qual estiver nem para efetuar o pagamento.
Se o processo das vendas por telefone em si é muito simples, a atenção se volta aos detalhes envolvidos desde a prospecção de clientes até a finalização da compra.
Se quiser descobrir todos os segredos em torno das televendas, confira os próximos tópicos.
Telemarketing x Televendas
Antes de começar a implementar as televendas na sua empresa, é preciso ter bem claro a diferença entre ela e o telemarketing.
Isso porque é muito comum as pessoas confundirem as duas táticas.
Embora ambas utilizem o telefone como principal forma de contato com o possível cliente, a estratégia de cada uma tem objetivos diferentes.
Enquanto as televendas têm como base uma relação de vendas, o telemarketing cuida do relacionamento com o cliente.
Ele é o responsável por instigar o consumidor com informações sobre os seus produtos ou serviços e identificar possíveis oportunidades de negócio.
Além disso, também é possível pode usar o telemarketing como um instrumento de feedback e conhecer a opinião geral sobre o seu produto.
Agora você já sabe as diferenças entre cada uma delas, então é hora de conhecer as principais técnicas de vendas por telefone.
Conheça esses 4 segredos e venda mais com as televendas
Parece fácil, mas montar uma estratégia eficiente de televendas requer muito cuidado.
Senão o cliente pode confundir a sua ligação com uma de telemarketing e desligar na sua cara.
Para não passar por situações constrangedoras como essa nas vendas por telefone é preciso conhecer muito bem o consumidor, além de ter uma equipe que saiba atendê-lo bem.
Quer saber como fazer isso? Descubra nos tópicos a seguir.
1. Conheça sua clientela
Apesar de ser chamada de televendas, a realidade da atividade não é bem essa. A ação consiste principalmente no processo de compra com possíveis consumidores.
Por isso, o primeiro dos segredos compartilhados aqui trata exatamente da importância de ligar para a pessoa certa.
É só dessa forma que a probabilidade das vendas por telefone se efetivarem será a mais alta possível.
E isso só vai acontecer se investir em ferramentas que te ajudem a qualificar e guardar informações sobre os seus possíveis clientes.
Quer saber como fazer isso? Saiba como nos próximos tópicos.
Qualifique os seus leads
Você sabe o que é lead?
Como já explicamos no blog, lead é o termo utilizado no marketing para definir possíveis clientes interessados na sua marca.
E esse interesse é definido através de ações de Marketing Digital e principalmente do Inbound Marketing.
Essas campanhas consistem em medir o engajamento do cliente por meio de assinatura de newsletter ou até de um email marketing, que inclusive já ensinamos aqui como aplicar essa estratégia.
Dessa forma, é possível conseguir o contato desses possíveis consumidores de forma menos agressiva e incômoda.
Agora que essas informações estão em suas mãos, é importante saber guardá-las de forma correta. Saiba como a seguir.
CRM
O Customer Relationship Management, o CRM, é o seu principal aliado na hora de encontrar futuros clientes para as televendas.
Isso porque esses softwares, como o Pipedrive e o SenseData, te ajudam a guardar informações básicas e potenciais sobre a sua clientela, o que é extremamente eficaz para identificar oportunidades de vendas por telefone.
Assim é possível evitar ligações para pessoas cujas chances de fazer negócio com você seja pequena e que possam ainda te achar inconveniente, compartilhando a má impressão do telemarketing.
2. Qualifique a sua equipe de televendas
Do que adianta achar o cliente certo se o seu colaborador não souber como se relacionar com ele durante as vendas por telefone?
Por isso é fundamental gastar um tempo considerável selecionando e treinando a sua equipe, pois é a imagem da sua empresa que está em jogo e você não pode descuidar dela.
Estabeleça um padrão de como se portar em uma ligação e explique tudo o que puder a respeito do seu produto ou serviço, afinal o seu vendedor precisa se sentir o mais preparado possível para vender por telefone.
Além disso, verifique sempre se os seus funcionários estão bem motivados, eles são o principal elo entre você e seus clientes por meio das televendas. Uma das maneiras de estimulá-los pode ser com o estabelecimento metas e recompensas.
Quer ter certeza de que você construiu um treinamento de vendas eficaz? Então não deixe de conferir nossas dicas sobre o assunto.
3. A Hora H: o atendimento ao cliente nas televendas
Agora todo o cuidado é pouco.
Se você tem um bom banco de dados e uma equipe afiada, meio caminho já foi andado.
Mas o atendimento ao cliente durante as televendas é o momento em que se pode pôr tudo a perder.
Para que nenhum desastre aconteça, veja a seguir quatro fatores que você deve dar o máximo de atenção.
Tempo de atendimento
Não faça o cliente esperar e nem o traumatize com alguma musiquinha.
Invista em um número de colaboradores suficiente para atender de pronto a demanda das televendas e não deixar o seu consumidor irritado.
Script de vendas
Como roteiros robóticos estão no passado, invista naqueles que deixam o seu cliente à vontade durante as televendas.
Mas tenha cuidado: não deixe a conversa adotar um tom informal demais, afinal estamos falando de negócios e a sua empresa precisa passar credibilidade para o possível cliente.
E para te ajudar a criar um roteiro de sucesso, confira a publicação de como criar um script de vendas matador.
Eficiência
De novo, nesse mundo corrido ninguém tem tempo para processos demorados nas televendas que possam atrapalhar atividades que tenhamos de realizar ao mesmo tempo.
Por isso, invista no desenvolvimento de técnicas de vendas por telefone eficientes e breves.
Promoções
Quem não ama uma promoção ou algum brinde?
Por isso, tire o máximo proveito das informações obtidas com seu CRM e crie condições especiais de acordo com cada comprador.
Investir em formas de realizar um atendimento personalizado, adotando ações únicas para cada cliente, faz com que eles se sintam especiais e tenham mais dificuldade em recusar a sua proposta feita pelas televendas.
4. O pulo do gato das televendas
A maioria das empresas acha que o contato com o cliente acaba quando a compra é finalizada.
Mas você é esperto e sabe que não é assim que o processo funciona, não é mesmo?
Segundo o site especializado em estratégias de marketing, o The Marketing Donut, 80% das televendas exigem até 5 chamadas de acompanhamento após a conclusão do negócio. Entretanto, 44% dos vendedores desistem após a primeira ligação de pós-vendas.
Ter um relacionamento direto com a sua clientela e oferecê-la canais de multiatendimento, incluindo telefone, chat, e-mail, site e redes sociais pode ser a diferença entre fidelizar um cliente e estar sempre perdendo um.
Aproveite esse momento das televendas também e tenha um feedback de seu produto ou serviço. Aqui te ensinamos como fazer uma pesquisa de satisfação e tirar o máximo proveito dela.
Bônus: descubra o melhor dia e horário para as televendas
Depois de ter conhecido o perfil do seu possível cliente, treinado a sua equipe e criado uma estratégia de atendimento eficaz, ainda temos uma última dica para você arrasar nas vendas por telefone.
Já pensou em qual seria o melhor dia e horário para realizar uma ligação de televendas?
Pois uma pesquisa da escola de negócios dos EUA, a Kellogg School of Management, tem a resposta!
De acordo com eles o melhor horário para as televendas é entre 16h e 17h e o melhor dia é quinta-feira.
E a segunda melhor hora para as vendas por telefone é às 08h e às 10h, já o segundo melhor dia é a quarta-feira.
Eles ainda recomendam que se evite as terças-feiras e ligar entre 11h e 14h. Parece ser melhor não mexer com pessoas com fome, não é mesmo?
Seguindo essas dicas, é certeza de que as televendas vão aumentar as suas vendas.
Tire o telefone do gancho e invista nas televendas
Nesta publicação você conferiu dicas incríveis para enriquecer a sua estratégia de televendas.
Agora você é um expert em técnicas de vendas por telefone, portanto é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu aqui para arrasar no mercado e aumentar os lucros do seu negócio com as televendas.
E se quiser mais dicas, não deixe de conferir os outros conteúdos do blog da Ideal Marketing.