Aprenda o que é CRM e saiba como um atendimento de qualidade pode garantir a satisfação dos seus clientes

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Publicado: 17 de abril de 2018 | Atualizado: 9 de agosto de 2022.

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta para gestão do relacionamento entre empresa e clientes que possibilita um conjunto de práticas simples para aumentar as conversões de um negócio. Mas como usar o CRM de Vendas da sua empresa? Vem cá que a gente te mostra!

Para sua empresa alcançar o sucesso, é preciso manter um relacionamento mais próximo possível com o cliente. Isso porque ele é peça fundamental no seu empreendimento.

Atualmente, a Internet é o braço direito dos empresários, pois 47% da população mundial está conectada, de acordo com o site de pesquisa Statista. Mas não é só na web que uma empresa atua, certo?

Afinal, de acordo com o Sebrae, a maioria das empresas que apresentam um crescimento significativo apostam, principalmente na organização dos processos internos.

Essa organização pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, um deles é a aproximação com seus clientes.

Mas como fazer isso?

Uma das formas de se aproximar com seus clientes é utilizar um modelo de sistema CRM. Esse sistema influencia consideravelmente na qualidade do atendimento oferecido ao consumidor facilitando o processo de interação.

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Neste artigo você vai saber o que é CRM e como usá-lo para potencializar as vendas da sua empresa.

Afinal, o que é CRM?

Afinal, o que é CRM

O CRM é uma sigla em inglês para o termo Customer Relationship Management. Em português, podemos considerar como Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Essa ferramenta é capaz de otimizar processos internos, afinal, uma das funções mais importantes é a possibilidade de fazer a gestão das técnicas de vendas e de manter o bom relacionamento com o cliente.

Para isso, o sistema CRM para vendas auxilia na construção de um histórico de cada cliente, com dados pessoais, sobre as compras feitas, situação financeira, entre outras informações.

Quer um exemplo?

Sabe quando você liga na sua empresa de telefonia com o intuito de registrar uma reclamação ou de resolver algum problema e eles já sabem todas as informações sobre você?

Isso acontece porque eles já possuem todas os dados armazenadas e registrados no sistema CRM para vendas.

Quando a empresa possui essas informações, é possível fazer uma análise mais completa do atendimento que deve ser realizado e desenvolver de novas estratégias sempre voltadas a fim de potencializar as conversões.

Afinal, o principal objetivo dele é ajudar a organizar as informações dos clientes e gerar vendas em um negócio.

Vendo por esse lado, o sistema CRM para vendas não é apenas um software, mas uma estratégia de negócios focado no cliente.

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Qual a importância de utilizar o CRM para vendas

O CRM organiza e centraliza as informações da sua empresa, otimizando dessa forma a gestão de clientes, além disso, ele fornece relatórios das áreas de vendas, marketing e estoque.

Por isso essa ferramenta é conhecida por ser um meio de antecipar as necessidades do cliente a fim de conseguir conquistar a satisfação e finalmente a fidelização de clientes.

Além disso, o CRM é uma maneira de qualificar o serviço pois a partir dessas informações você pode traçar o perfil dos seus clientes e do atendimento oferecido a eles, percebendo o que pode ou não ser melhorado.

Saiba qual a melhor maneira de usar o CRM para vendas

Saiba qual a melhor maneira de usar o CRM para vendas

Agora que você já descobriu o que é CRM e a sua importância para um negócio, vamos te ajudar a entender como funciona o sistema e os métodos a serem seguidos.

O sistema CRM funciona por meio de computação em nuvem, ou seja, salva direto na internet usando um servidor externo e mais seguro.

A vantagem de salvar “na nuvem” está em: caso ocorra algum problema com a sua máquina, os arquivos do CRM não serão afetados.

Justamente por ser versátil que o CRM software pode ser usado por empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos.

Mas agora vamos à prática a fim de saber como usar um sistema CRM em cada detalhe:

Etapas do CRM

Pensando sempre no melhor ao cliente, são elaboradas algumas estratégias nas quais o CRM software está diretamente ligado.

Essas etapas são como pequenos “passo a passo” para entender como funcionam as ferramentas de CRM dentro do setor de vendas de uma empresa.

Dê uma olhadinha no que nós preparamos para você e não se esqueça de anotar tudo!

Coleta

Uma coleta de dados significa colher informações para gestão de clientes.

Isso pode acontecer de diversas maneiras.

Pode ser feito por meio de um Call Center (centro de chamadas) é um sistema que pode auxiliar as empresas nesse processo de coleta e armazenamento de informações úteis para as etapas seguintes.

Ou até mesmo como uma pesquisa de campo, ou seja, coletar informações e dados sobre os gostos, preferências e desejos para gestão de clientes em potencial.

Essas pesquisas podem ser feitas em ambientes diferentes, como:

  • Redes sociais;
  • Ao ar livre;
  • Blogs;
  • No site.

Análise

Nessa etapa você cria um sistema para utilizar os dados coletados a fim de desenvolver as ações futuras do seu negócio. Só a partir dessas informações que é possível tomar decisões diante de uma determinada situação na empresa.

Por exemplo, imagine que você tem uma pizzaria.

Seria importante reunir informações de quantas pessoas residem na casa dos seus clientes, horários que os pedidos normalmente são feitos, costumes e gostos.

Isso só é possível se você tiver feito uma coleta de dados correta e souber que cada cliente possui, pelo menos, duas pessoas para comer essa pizza, certo?

Dessa maneira, você consegue dimensionar o seu público para realizar promoções e políticas de atendimento específicas.

Utilização de banco de dados

O objetivo de usar os bancos de dados do CRM vendas é otimizar os relacionamentos entre empresa e consumidor.

Justamente por facilitar esse processo é que os bancos de dados auxiliam nas vendas já que com eles é possível conhecer a capacidade do estoque evitando falhas nas entregas de produto.

Outra vantagem de utilizar os bancos de dados do CRM é facilitar a gestão de clientes, afinal, você consegue mais informações dos consumidores para criar ações voltadas para a satisfação.

Com os dados do banco de dados é possível gerar gráficos estatísticos para otimizar áreas internas como atendimento, vendas, criação de produtos e aproximação com os clientes.

Utilização de dados

Não perca tempo! Use o CRM para vendas

Agora você já sabe o significado de CRM vendas, sua importância e como utilizá-lo. Chegou o seu momento de ir avante com seus benefícios, não é mesmo?

Mas antes, aí vai uma dica preciosa de Software CRM que vale a pena implementar na sua empresa!

Para finalizar com chave de ouro, então, vamos fazer aquela revisão básica de tudo o que você viu até agora para não esquecer na hora de aplicar na sua empresa.

Vamos lá? Anote tudo!

  1. CRM é uma ferramenta de automação empresarial e serve tanto para o setor de vendas quanto para o atendimento de todos os clientes;
  2. Ter uma ferramenta de CRM garante organização e controle dos processos dentro de um negócio;
  3. Ter um sistema eficaz de atendimento por meio do CRM vendas, é possível encaminhar e solucionar reclamações de clientes, por exemplo;
  4. Conhecer as etapas básicas de um CRM vendas pode fazer a sua empresa conquistar um nível muito alto de sucesso apenas com a organização e controle dos processos internos.

Olhando de uma forma mais crítica dentro dos processos empresariais, um sistema de CRM vendas só trás benefícios para o empresário.

Afinal, além de organizar dados e demais informações dos clientes, o sistema facilita que as equipes de pós-venda possam cuidar da fidelidade dos consumidores.
Dessa maneira será possível melhorar continuamente a qualidade do seu empreendimento. Por isso, não perca tempo e use o CRM vendas no seu negócio!

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