Entenda tudo sobre vendas SaaS e aprenda a usar esse modelo no seu negócio!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 21 de janeiro de 2022 | Atualizado: 24 de janeiro de 2022.

Vendas SaaS é um modelo de negócio que vem fazendo muito sucesso no meio digital e trazendo importantes resultados para as empresas. Mas afinal, como as vendas SaaS são utilizadas e como elas podem alavancar o seu negócio?

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O SaaS (software as a service) é um modelo de negócio que revolucionou o setor de tecnologia e negócios na web.

Esse modelo de serviço vem crescendo cada vez mais, ganhando popularidade e cada vez mais adesão. E a pergunta que fica é: porque as vendas SaaS fazem tanto sucesso?

Bem, para entender o sucesso do marketing para SaaS, é necessário olhar para trás e compreender o modelo do marketing digital e do product led growth (também conhecido como PLG), mas calma, vamos explicar tudo isso para você!

Mas afinal, porque as vendas SaaS e o marketing para SaaS são boas oportunidades para o seu negócio online, como eles funcionam e quais são os custos-benefícios de ambos? Para responder essas e outras perguntas, preparamos um material especial para você e sua empresa, confira!

O que é SaaS?

o que é SaaS

SaaS (Software as a Service) é um modelo de negócio para serviços, o qual foca em oferecer softwares como serviços para o cliente.

Por exemplo, o WordPress é uma plataforma onde os clientes fazem seus blogs e sites, o serviço em si é a plataforma disponibilizada, mas o que é feito do blog ou site é de responsabilidade do cliente. Entende?

E como o nome já diz, um modelo de programa criado, gerenciado e utilizado de forma remota, através de um provedor.

Ou seja, é um serviço que sua empresa assina e utiliza via internet, sem precisar de instalações ou uso de cd’s e dvd’s.

O modelo SaaS pode oferecer diversos serviços, como automação de marketing (marketing para SaaS), serviço de automação de contabilidade, softwares para o setor jurídico, RH e assim por diante.

Não existe limite para a criatividade na hora de criar uma plataforma!

Ou seja, o modelo SaaS oferece softwares para diversas áreas, ajudando muito os funcionários com sua facilidade de uso e automação.

São soluções online que agregam bastante em diversas áreas da empresa, além de ajudar no desenvolvimento do product led growth (PLG) do negócio e temos aqui no blog um conteúdo que fala exatamente sobre o PLG, caso ainda não esteja tão familiarizado com o termo.

Quais são as vantagens do modelo SaaS?

Além de não precisar de instalação e uso de cd ou dvd, o modelo SaaS se destaca por ser de fácil aquisição e uso.

Tudo é feito de forma online e remota, com muita segurança.

Além disso, ele oferece soluções mais rápidas e fáceis, afinal todos os problemas são solucionados via web.

Também é importante salientar que esses softwares podem ser testados antes da compra, evitando qualquer tipo de surpresa negativa mais pra frente, além de suprir as necessidades do cliente, afinal, como já falamos, existem diversos tipos de programas para várias áreas no SaaS.

O atendimento ao cliente também é um diferencial nesse modelo, visto que ele oferece suporte online para resolução de problemas e dúvidas, o que é muito importante para gerar product qualified leads (pql), por exemplo.

Mercado de vendas SaaS crescendo cada vez mais

Como falamos no começo do texto, as vendas SaaS e seu mercado vem crescendo muito nos últimos anos.

Esse modelo de negócio e seus softwares são utilizados por muitas empresas, fazendo com que o mercado de vendas SaaS esteja no topo.

Isso acontece, principalmente, pela facilidade de uso do software, sua segurança e pelo maior desenvolvimento dessa ferramenta, que se aprimora cada vez mais.

Podemos dizer que, junto com product qualified leads (pql), o SaaS é a tendência do momento no mundo digital.

Métricas SaaS para monitoramento de desempenho

Como em todo processo de vendas dentro de uma empresa, é extremamente necessário monitorar o desempenho da equipe e dos resultados.

E no modelo de vendas SaaS, existem diversas métricas que ajudam a monitorar esses desempenhos. São elas:

  • Custo de aquisição de clientes;
  • Receita recorrente mensal;
  • Receita recorrente anual;
  • Taxa de ganhos e lucros;
  • Taxa de crescimento dos leads (muito usado no product led growth (PLG).

Modelos de vendas SaaS

Existem três modelos de vendas SaaS que podem ser usados no seu negócio: Enterprise, Self-Service e Transacional.

O modelo Enterprise é o mais complexo, pois é indicado para grandes empresas com grandes investimentos, que têm funcionários altamente especializados.

Já o modelo Self-Service tem o melhor custo-benefício. O preço é baixo e o software é fácil de ser utilizado, além da oportunidade de testar antes de comprar em definitivo.

Esse modelo é perfeito para a equipe do marketing (marketing para SaaS) buscar product qualified leads (PQL).

Por fim, temos o modelo Transacional, que pode ser definido como uma mistura dos outros dois.

Esse plano é mais caro e mais complicado, e o sucesso dele depende de uma boa interação das equipes de vendas e marketing.

E-book da Ideal Marketing com tudo que você precisa saber para montar um projeto de marketing de sucesso

Funil de vendas SaaS e sua importância para o negócio

Assim como em qualquer modelo de negócios (product qualified leads – pql, por exemplo), o funil de vendas também é essencial para as vendas SaaS.

Na primeira etapa do funil de vendas é necessário conhecer seu público e identificá-lo, para depois fazer sua qualificação e conseguir o cliente.

No modelo SaaS, é importante que as etapas do funil de vendas sejam seguidas para um maior aproveitamento do software.

E para conseguir um bom funil de vendas SaaS, é fundamental conhecer seu público-alvo!

Inclusive, aqui no blog temos vários conteúdos falando sobre funil de vendas e público-alvo, então você pode também tirar todas as dúvidas sobre os assuntos com a gente!

O que fazer para gerar vendas SaaS?

Agora que já explicamos o que é SaaS e como funcionam seus modelos de vendas, vamos te mostrar, passo a passo, o que deve ser feito para gerar vendas SaaS:

  1. Faca análises regulares dos feedbacks de vendas;
  2. Acompanhe o que a concorrência faz;
  3. Estratégia e planejamento de vendas são fundamentais;
  4. Use as redes sociais para vender e gerar engajamento;
  5. Faça com que as equipes de vendas e marketing trabalhem em conjunto.

Vendas SaaS era o que faltava para o seu negócio!

tudo que você precisa!

Como vimos acima, o modelo de vendas SaaS é um modelo essencial para o desenvolvimento do seu negócio!

Muito utilizada atualmente junto com product led growth (plg), esse software permite uma maior otimização do trabalho, ajudando demais os funcionários e o resultado final da sua empresa.

Portanto, não perca mais tempo e conheça ainda mais sobre o modelo SaaS e os softwares que mais se encaixam no seu negócio!

Se você gostou do texto e quer saber mais sobre SaaS, marketing digital, product led growth (plg) e product qualified leads (pql), não perca tempo e navegue pelo nosso blog!

Sempre trazemos textos com muitas informações, inovações e dicas para potencializar seu negócio!

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre como revolucionar suas vendas com o inbound marketing