Marketing BI: tudo o que você precisa saber sobre essa nova estratégia da Era Digital

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Publicado: 21 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

Marketing BI é uma estratégia que ajuda na análise do desenvolvimento e planejamento do seu negócio. Mas como ela funciona, quais são seus melhores benefícios e como pode ser aplicado no marketing digital da sua empresa?

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Na Era Digital que vivemos, o mundo dos negócios digitais não é mais o futuro, e sim o presente.

E se você já faz parte desse mundo (ou pretende fazer), sabe que cada detalhe importa para um bom desenvolvimento do negócio. E é aí que entra o marketing BI (business intelligence).

E se você se interessou e quer saber mais sobre a estratégia, Era digital/marketing digital, business inteligence e suas relações, acompanhe algumas informações e dicas que preparamos para você e para o seu negócio!

O que é Business Intelligence?

o que é marketing BI

A estratégia de Business Intelligence (também chamado de BI) pode ser explicada como um conjunto de ferramentas e técnicas que tem como objetivo analisar dados e transformá-los em informações úteis para o negócio.

As grandes empresas sempre utilizaram essa estratégia e muitas decisões importantes foram tomadas graças a ela.

E com a evolução da internet e o crescimento da importância do marketing nas empresas, o business intelligence também se reinventou.

Com isso, surgiu o business intelligence no marketing digital, também conhecido como marketing BI!

O que é o BI no marketing digital?

Basicamente, o marketing BI é como o business intelligence (BI) aplicado na área do marketing.

Ou seja, são ferramentas e técnicas utilizadas dentro do marketing para coletar e analisar dados de futuros clientes, planejamentos e investimentos.

Essas informações ajudam nas tomadas de decisões dentro do marketing.

Podemos usar como exemplo o caminho que o cliente faz para efetuar a compra.

Como ele chegou ao perfil de vendas, quais são suas curtidas e seus acessos, qual é o seu perfil de cliente. Tudo isso é coletado e analisado, oferecendo informações importantes para a empresa.

Para fazer essa coleta e análise no marketing personalizado, é importante ter em mente 4 perguntas:

  • O que está acontecendo no departamento analisado?
  • Por que está acontecendo?
  • O que vai acontecer a partir de agora?
  • Como podemos melhorar o que está acontecendo?

Com esse planejamento bem feito, o marketing BI consegue coletar muitas informações importantes, auxiliando sua empresa a tomar melhores decisões no marketing, melhorando seu planejamento e desenvolvimento.

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Benefícios da ferramenta BI no marketing

Agora que já explicamos o que é business intelligence e marketing BI, vamos falar um pouco dos benefícios que essa ferramenta traz para o marketing do seu negócio.

Podemos começar com o alto custo-benefício da estratégia, afinal essa análise traz um grande retorno de investimento.

Isto é, com o BI no marketing personalizado, sua empresa consegue analisar seu desenvolvimento no marketing, reparando erros e ajudando na tomada de decisões.

Além disso, o marketing BI permite que sua empresa melhore todo o desempenho nas redes sociais, algo essencial para os seus resultados.

Por exemplo: as publicações nas redes sociais poderão dar mais engajamento orgânico, com novas interações; os conteúdos produzidos pela empresa poderão ficar mais bem ranqueados nas plataformas de pesquisas e os potenciais clientes poderão ser mais atingidos por campanhas de marketing.

O fim dos achismos

Como falamos anteriormente, a Era Digital mudou o mundo.

Hoje em dia, tudo é feito na internet, de forma mais fácil e prática.

E isso se aplica também ao marketing, afinal, com a internet, surgiram ferramentas e estratégias que permitiram e permitem uma melhor análise da área e seus resultados.

Ou seja, com o marketing BI, não existe mais a cultura do achismo nas agências.

O desenvolvimento digital permite análises profundas com resultados e informações certeiras, que acabam ajudando muito no desenvolvimento da empresa e até dos próprios funcionários.

E é justamente por isso que o business intelligence no marketing digital é muito difundido e usado nos negócios online.

3 ferramentas de marketing BI

Já falamos bastante sobre business intelligence e marketing digital, o que são e como impactam no negócio.

Agora, vamos te mostrar as três principais ferramentas para aplicação de tudo isso que falamos no texto: o marketing BI ou marketing personalizado. São elas:

  • Optimizel;
  • Microsoft Power BI;
  • Tableau.

Marketing BI é a estratégia que faltava para o crescimento do seu negócio!

marketing business inteligence

O marketing BI é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Com essa ferramenta, o desenvolvimento do marketing da sua empresa é exponencial.

E você já sabe, né? Se o marketing cresce, o resto da empresa e, principalmente, as vendas crescem junto!

É claro que para isso acontecer, é necessário ter um bom plano de marketing onde o business intelligence possa ser aplicado.

E como já sabemos, se bem aplicado, essa estratégia permite que você analise tudo dentro do marketing, norteando e desenvolvendo o seu negócio.

Portanto, se você quer mudar o marketing da sua empresa, investindo para desenvolver a médio prazo, não perca mais tempo e aplique já o marketing BI.

Com ele, sua empresa pode apresentar melhores resultados de marketing e, consequentemente, de vendas.

Se você gostou do texto e quer saber mais sobre business intelligence, marketing personalizado e mundo digital, não deixe de acessar o nosso blog para ter novos conhecimentos, sugestões e dicas de marketing digital!

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