RH e Marketing: entenda a importância de integrá-los e como se beneficiar com a relação

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Publicado: 27 de maio de 2022 | Atualizado: 27 de maio de 2022.

Conheça os benefícios de integrar as áreas de marketing e recursos humanos da sua empresa

Os setores de RH e Marketing podem parecer não ter características em comum, mas isso não passa de uma impressão superficial. 

Além de serem complementares, a integração entre eles é benéfica para ambos os departamentos. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando a importância dos dois setores, como integrá-los e como se beneficiar com essa relação. Confira! 

Recursos Humanos e Marketing: qual a relação?

O setor de marketing é responsável por elaborar ações para aumentar as vendas por meio de estratégias para tornar os produtos mais atraentes.

Analisar a concorrência, entender sobre tendências e inovar são algumas características básicas da área.

Já quando falamos no setor de RH, falamos da área responsável pela gestão geral dos colaboradores, como por exemplo:

  • realização de recrutamento e seleção de talentos;
  • engajamento de pessoas;
  • treinamentos e mediação de conflitos internos, entre outros.

Esse departamento cuida dos profissionais da empresa, com grande foco no bem-estar no trabalho e na produtividade.

O RH e o Marketing, embora sejam áreas separadas por possuírem objetivos e funções diferentes, se complementam muito bem. E, se alinhados corretamente, podem beneficiar muito a empresa.

Quais os benefícios da união dos dois setores?

Com os setores de RH e Marketing unidos, é possível:

  • Melhorar a comunicação entre RH e colaboradores;
  • RH consegue desenvolver estratégias mais assertivas para as pessoas da empresa através da criação de personas internas;
  • Atrair os melhores talentos com divulgações inovadoras para o processo de recrutamento e seleção;
  • Criar a imagem desejada da empresa ao trabalhar a employer branding ao público externo;

Uma das ações conjuntas mais comuns entre Marketing e RH é o oferecimento de treinamentos para as equipes, desde os colaboradores até líderes e gestores.

Essa ação abre portas para que os colaboradores se especializem mais, desenvolvam suas competências organizacionais e continuem valiosos para o mercado. 

O RH e o Marketing também podem se unir para divulgar as visões e os valores da empresa de forma tática. Isso ajuda a corporação a encontrar e atrair colaboradores que se identifiquem com a filosofia empresarial e tenham o mesmo objetivo.  

O foco nas pessoas

O RH possui seu foco voltado para as pessoas da empresa. Sua abordagem é mais humana e o setor investe em atrair e reter talentos, entender quem são os profissionais, quais são seus objetivos e qual a melhor forma para se comunicar com eles.

O setor de Recursos Humanos deve entender os profissionais para proporcionar a eles um ambiente de trabalho saudável. Isso ajuda o colaborador a crescer profissionalmente dentro da empresa e a querer permanecer nela.

As estratégias de comunicação do departamento de Recursos Humanos também podem agregar às ações do setor de Marketing. Além disso, o RH pode influenciar o endomarketing, tornando-o mais efetivo para o pessoal interno da empresa.

Levantamento de dados

Uma das principais formas de entender se as ações do setor de marketing estão indo como planejado, é observar e analisar dados. Apesar do RH ter mais humanização, os dados podem agregar muito às estratégias do departamento. 

O Marketing ajuda o RH a entender o cenário atual, tanto dentro como fora da empresa, direcionar melhor as estratégias criadas e ter um acompanhamento eficaz dos resultados. 

RH e Marketing trabalhando juntos

Já sabemos que o RH e o Marketing, quando unidos, podem acrescentar muito à empresa, mas como colocar essa integração em prática? Com as dicas a seguir, com certeza, esse processo ficará mais fácil. 

Planejamento integrado

O primeiro passo para qualquer união de setores é o planejamento integrado. Ele deve conter os objetivos da integração, as melhores formas de trocar ideias e quais as responsabilidades de cada departamento. 

Usando o Marketing como apoio ao RH e tendo esses pontos bem definidos a comunicação é mais clara, evitando ruídos internos que podem prejudicar a integração e, por fim, os resultados.

Branding

O RH e Marketing podem combinar estratégias de comunicação para agregar ao branding da empresa. O planejamento integrado entra em vigor neste ponto, já que ele dita as ações de cada setor com o objetivo de solidificar a marca da empresa e a  employer branding.

Público-alvo

A escolha do público-alvo é uma das mais importantes de uma empresa. Isso porque no marketing digital, as estratégias e conteúdos serão voltadas para as pessoas certas, trazendo resultados mais satisfatórios. 

Alie-se à redes sociais

As redes sociais são parte do cotidiano da maior parte da população, então, não usar essa ferramenta a favor da empresa é jogar oportunidades fora. O marketing de recrutamento, por exemplo, pode ser feito por meio da mídia. 

O Marketing digital para RH é decisivo para aumentar as chances de atrair e conhecer um profissional de qualidade. Além disso, as redes são ótimas para iniciar uma conversa com potenciais colaboradores.

Comece seu planejamento agora mesmo

O RH e o Marketing são extremamente compatíveis. Basta um planejamento eficaz, uma equipe motivada e um bom líder para mediar a integração e a busca por resultados positivos. 

Agora você já sabe o que é RH e marketing e como a junção dos dois setores pode ser poderosa. Use as dicas mencionadas acima e busque, junto à sua equipe, os melhores resultados possíveis para seus colaboradores e sua empresa!

Este conteúdo foi escrito pela Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas.