>>O que é endomarketing? Conheça e traga resultados incríveis ao seu negócio

O que é endomarketing? Conheça e traga resultados incríveis ao seu negócio

Publicado: 31 de janeiro de 2018 | Por: | Atualizado: 27 de novembro de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O que é endomarketing? Já ouviu falar? Bom, essa é uma estratégia de comunicação interna responsável por motivar os colaboradores. Ele também pode ser conhecido como marketing interno, e vale entender que investir em ações de endomarketing pode ser o diferencial de um negócio de sucesso.

Muitas pessoas buscam descobrir o que é endomarketing. O marketing interno é voltado aos funcionários e grandes empresas têm investido nessa estratégia, e o retorno financeiro é notável.

Mas como uma estratégia de marketing direcionada aos colaboradores pode trazer lucros para empresas?

É simples. Pense comigo: quando você estimula as percepções de que sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar, e o colaborador nota isso, ele realmente irá se sentir parte da empresa.

Então quando isso acontece, o funcionário fica mais contente e disposto a dar o seu melhor sempre, melhorando assim sua produtividade e gerando mais resultados. Essa é uma ótima maneira de começar seu endomarketing.

Por isso que ações de endomarketing bem feitas, trazem resultados financeiros.

Para descobrir mais sobre o que é endomarketing, acompanhe esse artigo e se torne um expert nessa estratégia que está cada vez mais presente nas maiores empresas do mercado.

O que é endomarketing ou marketing interno?

E-book - Crie um ambiente favorável para o sucesso com a gestão empresarial

Afinal, o que é endomarketing? Pode ser chamado também de marketing interno. Esse é o processo de marketing feito dentro da própria empresa, para os colaboradores.

O processo surge de dentro para fora, despertando nos colaboradores a sensação de ser uma ótima organização, além de mostrar a preocupação com o bem estar dos funcionários.

Isso responde o que é endomarketing.

No marketing interno, você precisa transformar a empresa no melhor lugar. Tudo bem, não é tão simples desse jeito, mas é bem fácil de entender.

Pense comigo nesse exemplo: Você é um funcionário da sua empresa, então estaria satisfeito com seu emprego? Se você titubeou, precisa começar a pensar mais em seus funcionários.

Sua empresa não depende só das suas vendas, ela depende do desempenho dos seus funcionários (e muito diga-se de passagem).

Bom, então se você não está satisfeito, e sua organização não pensa nos funcionários, porquê o seu colaborador vai se sentir motivado a dar o máximo no trabalho? Não tem motivo.

É preciso mudar isso urgentemente, e quando você sabe o que é endomarketing é mais fácil de perceber isso.

O endomarketing busca satisfazer as necessidades dos colaboradores, então essa é a resposta para sua mudança, melhorar a comunicação interna.

Existem muitas formas de desenvolver o marketing interno, portanto é essencial saber qual o melhor para o seu negócio. Por isso você precisa entender qual o pensamento dos colaboradores sobre a sua empresa.

Mas vamos deixar para tratar desse assunto lá na frente, ok?

Melhorar a relação entre empregado e empregador é o mais importante até aqui. Para isso acontecer você vai trabalhar nas necessidades dos funcionários e na comunicação interna da sua empresa, isso que é endomarketing.

Motivar os funcionários é essencial para um bom marketing interno

Agora você já sabe o que é endomarketing, vamos explicar porque é importante realizar ações de endomarketing. Quando o funcionário veste a camisa da empresa, pode ter certeza: ele vai batalhar por ela até o fim.

Essa é mais uma tática do endomarketing, fazer o funcionário criar um laço com a empresa.

Mas há tempos atrás ouvimos nossos pais dizendo “nada vem de graça nessa vida”, no âmbito empresarial isso ocorre também. Para o funcionário vestir a camisa, você precisa investir em seus colaboradores.

O que é endomarketing para as empresas

Mas quando dizemos “investir”, não trata-se necessariamente de um aumento salarial. Faça o contrário, incentive o colaborador a batalhar para conquistar um aumento, estipule metas e estimule ele a batê-las.

Porém coloque metas alcançáveis, pois do contrário, você irá desestimular seu funcionário. O importante é você mostrar sua preocupação com a pessoa.

Viu como não é tão difícil?

Entretanto é bacana você se importar não só com a pessoa, mas com o bem-estar dela. Por exemplo, um ambiente bem climatizado, disponibilizar café e frutas em sua copa, também são maneiras de fazer endomarketing na sua empresa.

Dessa forma, seu colaborador ficará motivado e se sentirá parte do seu negócio.

Na maioria das empresas, o funcionário é quem tem o primeiro contato com o cliente. Ele precisa transparecer que trabalha na melhor empresa que existe. Quando isso acontece de uma forma natural, é muito mais vantajoso.

Mas não queremos que o funcionário forçe a barra com afirmações positivas relacionadas à empresa. Se ele transparecer isso trabalhando bem humorado, disposto e em um ambiente leve, os resultados certamente serão melhores, pode acreditar!

Para saber motivar seu funcionário da melhor forma, você precisa entender o que ele pensa sobre seu negócio.

Algumas dicas para seu colaborador se sentir em casa

o que é endomarketing exemplos

Para que você consiga compreender da melhor maneira o que é endomarketing, você precisa desenvolver as ações corretas, que vão incentivar ainda mais o seu colaborador.

Sentir em casa é uma maneira informal de dizer, claro. Nós queremos que ele se sinta bem, deixar ele à vontade.

Os recursos humanos trabalham em conjunto com a equipe de marketing elaborando o endomarketing por meio de comunicação interna com pesquisas ou conversas.

Vamos explicar essa união de marketing e RH um pouco mais adiante no texto.

Depois de entender qual a necessidade do colaborador, você pode estabelecer qual técnica de endomarketing será usada.

Listamos algumas sugestões que podem ser positivas para seu marketing interno, como por exemplo:

Treinamento de equipes

Busca colocar todos em um mesmo patamar de conhecimento, sem haver aquele tabu que Fulano sabe mais que Ciclano, essa técnica é boa pois todos se sentem parte da empresa.

Bonificação por resultado

Estimulam seus colaboradores a bater a meta estipulada, assim todos darão o seu melhor para atingir os objetivos, afinal quem não quer uma graninha a mais?

Criar canais de comunicação dentro da empresa

Jornais da empresa, revistas e sites são ótimas maneiras de unir os funcionários. Mas é importante deixar atualizado. Quando os funcionários tem uma boa relação com os outros, o ambiente fica mais leve.

Palestras motivacionais

Incentivando seu colaborador a vestir a camisa da sua empresa, isso fará com que ele batalhe e lute pelos ideais propostos pelo seu negócio.

Todas essas táticas citadas trazem resultados e escolher a que melhor se adapta ao seus colaboradores é essencial.

E-book - 50 dicas para dar início a uma campanha de marketing digital

RH e Marketing

Por mais que o endomarketing pareça uma ação única do marketing, ela depende e muito da ação dos profissionais do RH.

Afinal, o objetivo é compreender os desejos do colaborador e desenvolver ações de endomarketing com base nessas vontades.

Como eu compreendo os desejos do meu profissional? Com pesquisas, conversas, formulários entre outros. Quem trabalha para isso é o profissional do RH.

Existe a opção de realizar essa primeira pesquisa de forma direta (formulários) ou de forma indireta, com conversas descontraídas.

Os profissionais do RH precisam conhecer muito bem o que é endomarketing para trabalhar com isso. Quem consegue desenvolver algo do que não tem ideia? Os profissionais qualificados precisam conhecer o endomarketing, isso é fato.

As empresas que se atentam em conhecer o que é endomarketing têm um destaque notável se comparado aos concorrentes.

Exemplos de endomarketing em empresas

Abaixo separamos três grandes empresas que tiveram sucesso ao executar o endomarketing e que se destacaram no mercado ao aplicar essa estratégia

Best Buy

Essa é uma empresa virtual de produtos eletrônicos.

Havia uma alta taxa de rotatividade dos funcionários, chegando quase aos 60%. Ao perceber isso, eles fizeram uma pesquisa para conhecer melhor os seus colaboradores e, a partir dos resultados, criaram uma rede social interna, o Blue Shirt Nation.

best buy - O que é endomarketing

Depois disso, a taxa de de rotatividade da equipe teve uma grande queda. Dos quase 60%, os números foram para 12%, além de aumentar a qualidade do trabalho prestado pelos profissionais.

PortoBello

PortoBello - o que é endomarketing

O empreendimento brasileiro fabricante de cerâmicas também investiu em endomarketing. Eles criaram um Programa de Desenvolvimento e Carreira, mostrando os passos para ter sucesso dentro da empresa.

A empresa distribuiu gibis aos funcionários com o objetivo de retratar as fases de crescimento dentro da corporação. Além disso, haviam jogos de tabuleiro que ajudavam a espalhar a cultura empresarial.

Resultado: em quatro anos (2010-2014) a produtividade cresceu em 31%.

Toyota

toyta exemplo de o que é endomarketing

A Toyota é referência em endomarketing. Ela faz um processo antes dos funcionários começarem a trabalhar. Quando o contrato é assinado eles passam cinco meses em treinamento.

Desses cinco meses dois são frequentando as fábricas para ver como são feitos os carros da montadora, 1 mês para entender a cultura Toyota e os outros dois meses dentro de uma concessionária para entender as necessidades do cliente.

De maneira diferente, os funcionários conhecem a cultura Toyota, coisa essencial dentro de um negócio.

Nessa brincadeira boba, já se passaram sete meses e os funcionários estão aptos a desempenhar o trabalho da melhor maneira e trazer mais resultados à empresa, concluindo uma ótima técnica de endomarketing.

Na base da montadora no Japão, os funcionários entram com um contrato vitalício. As contratações não são por “efeito manada”, e sim pontuais, isso levou a Toyota a liderança mundial do mercado de automóveis, que era ocupada pela General Motors por 73 anos.

Em base, saber o que é endomarketing e desenvolver o marketing interno, além de dar um destaque maior, traz ao seu negócio resultados maravilhosos. Por isso o endomarketing é tão importante.

Saber o que é endomarketing é essencial para ter sucesso

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Mostramos o que é endomarketing e quão importante é para sua empresa realizar ações de endomarketing.

Elas irão deixar os funcionários muito mais contentes e com maior vontade de trabalhar. Tudo isso é fruto do endomarketing bem trabalhado.

Além de tudo isso, o marketing interno reduz o turn over (taxa de rotatividade da empresa). Esse fato ocorre porque o seu funcionário estará satisfeito com o trabalho, e irá desempenhar seu trabalho da melhor maneira, portanto, não há motivos para o colaborador sair da empresa.

Quando lidamos com profissionais motivados acontece um marketing natural, sem forçar a barra. Isso é uma das vantagens de saber o que é endomarketing e como realizar suas técnicas com sucesso para um resultado mais expressivo.

Então, mãos na massa, depois de conhecer o que é endomarketing comece a pesquisar quais atitudes tornariam seus funcionários satisfeitos, aplique ações de endomarketing e alavanque seu desempenho de forma orgânica.

Um por todos e todos por um!

2019-11-27T17:48:30-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Conheça a Plataforma Ideal Marketing