O que é palavra-chave e qual a importância dela no Marketing Digital?
Publicado: 16 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 28 de agosto de 2019.
Você sabe o que é palavra-chave? As palavras-chave são, resumidamente, a tradução da forma como o usuário pensa, escreve e pesquisa seus interesses na internet. Elas são a alma do conteúdo on-line e a base de um projeto de sucesso!
As palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa on-line. Elas expressam exatamente a busca dos usuários, ou seja, como eles escrevem suas dúvidas e interesses nos buscadores.
No Marketing Digital, saber o que é palavra-chave é essencial, principalmente por se tratarem de ferramentas primordiais de uma estratégia de SEO.
SEO é a otimização para motores de busca. Ele serve para ajudar as páginas a serem posicionadas e encontradas na busca orgânica, ou seja, sem tornar necessário pagar pelo ranqueamento.
Quando começamos a estudar SEO, um dos pontos mais falados é sobre as palavras-chave, a escolha delas e a importância desses termos que ditam as otimizações.
O que é palavra-chave?
Você tem ideia de o que são palavras-chave? As palavras-chave, ou keywords, são termos compostos por uma ou mais palavras com o intuito resumir um conceito, interesse ou dúvida.
Ela torna evidente e ajuda a identificar um conteúdo nos buscadores como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.
As palavras-chave são as principais ferramentas de busca dos usuários on-line, por isso é tão fundamental saber o que é palavra-chave no momento de montar sua estratégia digital.
Mas vamos entender de maneira prática! Toda busca on-line começa a partir de uma ou mais palavras, como você poderá ver nos exemplos abaixo:
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Tanto o termo “marketing”, quanto “o que é marketing digital” foram buscados com o intuito de sanar algum interesse do usuário.
O primeiro termo é uma palavra-chave genérica, ou cauda curta, já o segundo é uma palavra-chave de cauda longa. Conhecidas como short tail e long tail, respectivamente.
Cauda curta ou Short tail
O que é palavra-chave short tail?
As palavras-chave de cauda curta são aquelas bastante genéricas e abrangentes, as quais não direcionam tanto uma pesquisa.
Geralmente essas palavras-chave são formadas por uma ou duas palavras.
Cauda longa ou Long tail
O que é palavra-chave long tail?
Bom, as palavras-chave long tail costumam ser formadas por três ou mais palavras, formando então uma pequena frase, a qual torna a busca mais personalizada.
Inclusive, geralmente o termo genérico está dentro da palavra-chave de cauda longa.
Por exemplo:
O que é palavra-chave genérica: marketing digital
O que são palavras-chave cauda longa: “como fazer marketing digital”, “guia completo de marketing digital”, “estratégias para investir em marketing digital” e etc.
Mas qual a importância disso para os anunciantes ou profissionais de marketing?
O que as palavras-chave dizem sobre os consumidores, como e para que é necessário incluí-las nos estudos? Antes de esclarecermos essa dúvida, vamos tratar de um ponto linguístico das palavras-chave.
Palavras-chave ou palavras-chaves: qual termo é o certo?
Agora você já começou a entender o que é palavra-chave, então vamos parar para compreender uma questão gramatical.
Parece simples (e não se preocupe, realmente é), mas muitas pessoas se questionam sobre qual termo é o certo: palavras-chave ou palavras-chaves? Ou seja, qual é o plural de palavra-chave?
A regra afirma que quando o segundo termo especifica a função do primeiro, o segundo permanece no singular e apenas o primeiro é passado para o plural.
Ou seja, a segunda palavra dá um novo significado à primeira, criando um novo conceito para o termo. Por exemplo:
O termo “palavra” tem um significado, o termo “chave” tem outro e o termo “palavra-chave” tem um terceiro significado.
Assim como “arco-íris”. “Arco” tem um significado quando sozinho, “íris” tem outro significado bastante distinto, mas “arco-íris”, quando os termos estão juntos assim, têm um novo significado, como se fosse a criação de uma nova palavra com um novo sentido. Entende?
Sendo assim, como fica: palavras-chave ou palavras-chaves?
Se você respondeu “palavras-chave”, você entendeu a explicação.
Então, sim, o termo correto é “palavras-chave”.
Vamos voltar então a falar de estratégias, o que é palavra-chave e sair um pouco da gramática?
Qual a importância das palavras-chave, ou termos de busca, para o meu negócio?
Pronto, agora sim podemos voltar a ideia de o que é palavra-chave e explicar como e porque é necessário incluir as palavras-chave nas estratégia de marketing digital para um bom rendimento do negócio.
Vamos nos basear em quem entende!
No ponto de vista dos profissionais de marketing, o que é palavra-chave?
As palavras-chave são os termos utilizados para dar um direcionamento na hora de criar conteúdos para páginas de sites, blogs e assim por diante.
Quando você define e aplica uma palavra-chave em um conteúdo, você passa para os buscadores, o Google, por exemplo, a mensagem sobre qual é o assunto da página em questão.
Mas para isso você precisa ter claro o que é palavra-chave boa para o seu negócio, pois se sua escolha for assertiva e bem aplicada, seu conteúdo será exibido quando as pessoas buscarem pela palavra-chave determinada.
Por exemplo:
Vamos supor que sua empresa atue no setor de cosméticos. Se o usuário buscar “maquiagem” como palavra-chave Google, ele encontrará o seguinte panorama:
Todas as páginas com a palavra-chave “maquiagem”, ou variações deste termo, foram encontradas e ranqueadas de acordo com a força das páginas em questão. Ou seja, de acordo com as técnicas de SEO inseridas na estratégia de posicionamento.
No caso do exemplo dados, os links encontrados foram relacionados da busca orgânica. Mas qual a importância disso?
A partir desse estudo você consegue entender quem são seus concorrentes, o que seu público-alvo está buscando, quais palavras-chave são ideais para o seu projeto, o que os concorrentes estão fazendo e como estão atuando, como melhorar sua estratégia de SEO e assim por diante.
Estamos falando bastante sobre SEO neste conteúdo, não é mesmo? Quer se tornar um expert no assunto e saber realmente o que é SEO? Acesse o conteúdo e não se arrependa!
Retomando o tema, quanto melhor posicionada estiver sua página, mais visibilidade ela terá e, consequentemente, a possibilidade da sua marca e seus produtos se tornarem conhecidos cresce muito, assim como cresce também a possibilidade de fechamento de novos negócios e compras efetivadas, impactando diretamente no seu lucro.
Está aí a importância de selecionar as palavras-chave corretas para os seus conteúdos. Isso, atrelado à uma boa estratégia de SEO levará seu conteúdo a ser encontrado pelos usuários, ganhar visibilidade e colher ótimo frutos.
Vale ressaltar que as palavras-chave são termos usados pelos usuários que os fazem chegar ao seu conteúdo.
Ver qual a quantidade de busca do termo é o primeiro passo a ser dado. Geralmente isso é feito através do planejador de palavras-chave Google, o Keyword Planner.
Essa ferramenta de palavra-chave é responsável por filtrar todos os termos de busca e te ajudar a selecionar a melhor palavra-chave, tal como conhecer suas variações, ou seja, os termos mais próximos da palavra-chave em si, por exemplo:
- O que é palavra-chave, nesse caso: maquiagem;
- Quais as variações da palavra-chave: comprar maquiagem, maleta de maquiagem, estojo de maquiagem, comprar maquiagem on-line, kit maquiagem, maquiagem passo a passo. E assim por diante.
Essas variações são também relacionadas às formas como os usuários buscaram pelo seu segmento, de acordo com o que eles pensam e como eles fazem para efetuar as buscas.
Mas existem alguns “poréns” no momento de escolha das palavras-chave e explicaremos eles logo abaixo.
Como definir quais são as palavras-chave que devo aplicar no meu conteúdo?
Para definir na ferramenta de palavra-chave os melhores termos a serem usados na sua estratégia de SEO, você precisa determinar objetivos.
Como dissemos, para ter um bom retorno, é necessário saber o que é palavra-chave e qual a melhor alternativa para o seu negócio.
A primeira ponto a ser determinado antes de definir suas palavras-chave é se o seu intuito é ter maior visibilidade ou maior número de conversão, por exemplo.
Se o objetivo principal for ter maior visibilidade, suas palavras-chave devem ser mais genéricas, as quais têm baixa conversão, porém alta visibilidade, pois elas abrangem um número de pessoas muito maior e são mais procuradas.
Porém, é bastante difícil posicionar essas palavras-chave, pois há vários segmentos competindo pelo mesmo termo, justamente por serem muito vagos ou abrangentes.
O bom posicionamento dessas palavras-chave também demora a acontecer, dependendo de diversos fatores de SEO.
Já as palavras-chave de cauda longa não possuem tanto tráfego, mas geram bastante conversão, pois o número de pessoas buscando por elas é mais limitado, porém possuem maior chance de conversão, uma vez que já estão buscando por aquela resposta específica.
Diferente de o que é palavra-chave de cauda curta, as caudas longas não possuem tantos concorrentes e são mais fácil de posicionar.
Para uma estratégia on-line é fundamental trabalhar com os dois modelos de palavras-chaves, pois enquanto a genérica ganha força, as caudas longas vão já te trazendo um retorno mais rápido.
Além disso, alguns outros pontos são levados em consideração para determinar o uso de palavras-chave, como:
- Público-alvo;
- Maturidade do seu negócio;
- Posicionamento on-line da sua marca;
- O seu produto/serviço em questão;
- Objetivo da sua estratégia.
Antes de qualquer ação é necessário realizar um estudo sobre seu público-alvo para entender seu desejo, como ele pensa, o que procura, como procura, qual sua linguagem e assim por diante.
Depois disso é ideal realizar um estudo do seu mercado, ou seja, como seus concorrentes atuam, o que eles fazem e falam, como eles fazem e falam, como eles atendem os consumidores, quais linguagens eles usam para se comunicar e etc.
A partir desses dois estudos feitos na ferramenta de palavra-chave, se inicia o estudo dos termos.
Você deve primeiro entender qual o conceito geral da página na qual vai divulgar, o conteúdo propriamente dito, para determinar o termo exato dele.
Quando você inserir um termo no Keyword Planner, por exemplo, você achará diversas palavras-chave Google, suas variações, média de pesquisas mensais e a concorrência dela no buscador.
A partir daí, você escolhe o melhor termo para o seu conteúdo e qual melhor se adequa a sua estratégia.
Lembrando que quando você insere os dois tipos de palavra-chave no seu conteúdo (as palavras-chave genéricas e as caudas curtas) você pode, além de alcançar um número maior de usuários, também consegue uma alta quantidade de conversões.
Por um lado você foca em divulgação, visibilidade, por outro você foca em conversão, fidelização.
Por exemplo:
Usando novamente o exemplo da maquiagem, quem busca por esse termo se depara com o seguinte cenário:
Nesta página contém basicamente as lojas físicas e on-line de maquiagem e links direcionados à compra, pois foram estes os resultados trazidos pela palavra-chave em questão.
Embora esse resultado varie de mercado para mercado, palavras-chave para palavras-chave e assim por diante, é possível entender que o termo é genérico e trouxe resultados genéricos.
Mas e se você está buscando algo específico? Por exemplo:
Nesse caso você precisará contar com o que é palavra-chave long tail.
Podemos ver que, com uma long tail, o resultado foi mais direcionado, além de opções de compra, os links ofereceram conteúdos relacionados a fixação da maquiagem, tal como dicas e a informações de quais são as melhores maquiagens fixadoras do Brasil.
Ou seja, quanto maior forem suas palavras-chave, mais direcionada vai ser a pesquisa e seus resultados, quanto menor for, mais genérica e abrangente será.
Nós também criamos um conteúdo especificando todos os detalhes de como fazer pesquisa de palavras-chave, se você quiser se aprofundar no assunto, vale a pena clicar e conferir o conteúdo.
As palavras-chave em locais estratégicos
Ao escolher adequadamente suas palavras-chave, a possibilidade de ocupar o topo dos resultados das pesquisas nos sites de busca cresce, podendo ser revertido em benefícios como o ganho de confiança de seu público-alvo.
Isso serve tanto para a estratégia de SEO palavras-chave, quanto para a estratégia de Links Patrocinados do Google Adwords palavras-chave.
Vamos entender a diferença entre as estratégias!
As palavras-chave em SEO (Search Engine Optimization)
O SEO, como dissemos no começo do conteúdo, é a otimização feita para os motores de busca, ou seja, é a estratégia de otimização de páginas para um bom posicionamento nos buscadores. Essa é uma estratégia não paga, porém requer bastante cuidado e atenção.
Em SEO palavras-chave são essenciais para ajudar nesse bom posicionamento, por isso devem ser usadas de forma estratégica, pensadas e definidas dentro de um planejamento efetivo de Marketing Digital.
Além disso, algumas ações incluindo as palavras-chave podem ajudar muito no seu posicionamento, por exemplo:
Meta Descriptions
Você sabe o que é isso? Não? Bom, meta description nada mais é que a descrição que aparece no Google. É aquele resumo posicionado logo abaixo do título que aparece em azul, sabe?
Por exemplo:
Nesse caso a meta description é “Comissão na Câmara dos Deputados aprovou o retorno do extintor de incêndio como item obrigatório nos carros.” e a palavra-chave desse conteúdo é “extintor de incêndio”, o termo em negrito.
Uma description ideal deve ser feita de forma direta, mas sem deixar de ser estimulante para que as pessoas visitem as páginas. E usar as palavras-chave do conteúdo na meta description é ótimo para o seu posicionamento! Principalmente se for logo no começo da frase.
Url
Outro ponto a ser levado em consideração para a otimização dos conteúdos é o próprio endereço da página.
Inserir palavras-chave na URL é algo que nem todos fazem, mas deveriam!
O ideal é criar um endereço simples e auto-explicativo.
Segundo as técnicas de SEO palavras-chave devem ser inseridas também na URL, pois ajudam no bom posicionamento dos conteúdos.
Por exemplo:
Nesse caso, a palavra-chave é “como começar a vender na internet”.
SEO Title
Outra de SEO palavras-chave para um bom posicionamento das páginas nos buscadores é a aplicação de palavras-chave no SEO Title.
Diferente do título da página, o qual também deve contar as palavras-chave do conteúdo, o título de SEO é aquele exibido quando seu conteúdo é buscado nas pesquisas do Google, bem como nos compartilhamentos de redes sociais.
Por exemplo:
O SEO Title é a frase azul. Nesse caso, o title é “Principais estratégias de marketing industrial para alavancar resultados” e a palavra-chave, a qual é essencial que esteja presente, é “principais estratégias de marketing industrial”.
1º parágrafo
Outro ponto bastante considerado em SEO palavras-chave, é o uso delas no primeiro parágrafo do conteúdo.
Sim, isso também ajuda no posicionamento de suas páginas!
Veja um exemplo:
Como pode ver, a palavra-chave “marketing digital” aparece logo em primeiro lugar no 1º parágrafo do texto, gerando mais força para o posicionamento do conteúdo.
Para saber mais sobre as técnicas de SEO para otimização de sites, acesse nosso contéudo!
As palavras-chave em Links Patrocinados
Links Patrocinados, assim como já explicamos anteriormente, é um tipo de publicidade on-line que trabalha a partir do Google AdWords, uma plataforma para anunciantes chegarem de maneira assertiva em seu público na rede de pesquisa e de conteúdo do Google.
Mas qual a importância de o que é palavra-chave para eles? Toda! O ponto de partida dos links patrocinados são as palavras-chave.
Nesse caso, cada palavra-chave anunciada recebe um lance. O valor desse lance varia de acordo com o volume de procura do termo, além da concorrência das pessoas e empresas anunciando determinadas palavras-chave.
Ao configurar a sua conta no Google Adwords, você pode escolher qual tipo de pagamento da campanha deve ser feito: o CPC (custo por clique), o CPM (custo por mil impressões) ou CPA (custo por aquisição).
O valor apresentado para cada uma das palavras-chave representa o preço máximo que pode ser pago por aquele anúncio.
Ok, mas como escolher as palavras-chave ideais para o meu negócio na estratégia de links patrocinados?
É importante começar procurando termos de baixa concorrência e valores estimados baixos para que o anúncio possa ser exibido diversas vezes para as pessoas que fizerem as pesquisas correspondentes, independente do orçamento estipulado.
Por outro lado, se estivermos lidando com uma estratégia mais aprofundada de Google Adwords palavras-chave, é importante trabalhar com grupos de anúncios com diversas variações de palavras-chave, atentando-se as pesquisas da persona e público-alvo, podendo utilizar um orçamento maior para ter sucesso.
As palavras-chave nas redes sociais
É possível também pensar na estratégia de o que é palavra-chave para as redes sociais.
Além de serem incríveis para divulgar os conteúdos publicados, as redes sociais exercem um papel muito importante no uso de palavras-chave.
Mas como atuar com uma estratégia de o que é palavra-chave ideal para redes sociais?
Para começar com o pé direito nessa estratégia, encontre o seu público nas redes, as quais você utilizará para fazer suas publicações, e pesquise as formas como eles se comunicam para esclarecer as dúvidas sobre os assuntos com as palavras-chave.
As hashtags também ajudam a potencializar suas palavras-chave nas redes sociais.
Uma vez que o conteúdo publicado nas redes sociais, como anexos, imagens e legendas, não é indexado pelos robôs do Google, a única maneira de fazer esta indexação é através das hashtags.
Elas são consideradas hiperlinks, as quais são responsáveis por reunir todas as postagens a partir de um determinado termo acompanhado do uso da “#” em uma só busca.
Mas lembre-se: é importante que elas façam sentido com o conteúdo publicado.
Se você simplesmente utilizar hashtags com grande volume de busca nas redes sociais, sem que ela se relacione ao seu post, o público pode interpretar que você está apenas procurando por mais visualizações para suas publicações, sem se importar com as preocupações e dúvidas da persona, o que pode acabar te afastando seu público e prejudicando sua estratégia.
Além disso, é importante escolher as palavras-chave e expressões valiosas para quem for procurar por tal conteúdo!
O que é palavra-chave negativa?
Para o sucesso de uma estratégia de palavras-chave, não queremos os termos que não têm procura e que atraia as pessoas sem interesse no negócio, não é?
Para isso, precisamos afastar as palavras negativas!
Por isso é importante entender quais as palavras-chave não deve usar nas estratégias.
Para fazer seu estudo de palavras-chave, indicamos o Keyword Planner, o planejador de palavras-chave do Google que falamos, lembra?
Vamos supor que você faz parte de uma concessionária da zona sul de São Paulo e precisa publicar os carros que estão a venda, mas quais termos devem ficar de fora? Quais palavras-chave devem ser descartadas?
Busque no Planner os termos que você considera que seu público-alvo vai pesquisar para achar seu produto, como “compra de carros”, “compra de carros usados”, “compra de carros seminovos”, “carros usados”, “carros usados na zona sul”, “carros usados na zona sul de São Paulo” e assim por diante.
Nesse momento, inúmeras opções serão trazidas, inclusive termos como “feirão de carros”, “vender carro”, “viaturas usadas”, “aluguel de carros SP”, “carros usados toyota” e assim por diante, os quais são palavras negativas para a sua necessidade.
Pode notar que não foram todos os termos do planejador de palavras-chave que condizem com o que você está anunciando ou com o público-alvo que você quer atrair.
Esses são as palavras-chave negativas, as quais você não deve utilizar.
Essa é a importância de conhecer as palavras-chave negativas.
As palavras-chave negativas permitem entender quais termos vão atrair resultados errados para o seu negócio e te permitem não ter retrabalho.
Afinal uma vez que foram excluídas e você optou por termos mais assertivos, a possibilidade de conseguir resultados positivos cresce e muito!
Bônus: As palavras mais buscadas no Google
O IG, site de notícias, divulgou em dezembro de 2017 uma lista com termos e palavras mais buscadas no Google durante o ano em diversas categorias.
Elas são encontradas através do Google Trends, plataforma do Google que ajuda as pessoas a encontrarem as tendências do momento.
Vamos fazer uma retrospectiva brasileira das palavras-chave do ano. Inclusive, poderá ver que até nomes podem ser considerados palavras-chave.
Personalidades
Na categoria de personalidades, vemos o seguinte rankeamento com as palavras-chave popularmente buscadas:
- William Waack;
- José Mayer;
- Léo Stronda;
- Fábio Assunção;
- Pabllo Vittar;
- Marcos Harter;
- Emilly Araújo;
- Elettra Lamborghini;
- Daniela Araújo;
- Eike Batista.
Programas e Séries
Já na categoria Programas e Séries encontramos o seguinte cenário de palavras-chave mais buscadas:
- “Big Brother Brasil”;
- “A Fazenda”;
- “A Força do Querer”;
- “13 Reasons Why”;
- “A Lei do Amor”;
- “Rock Story”;
- “Dragon Ball Super”;
- “Galinha Pintadinha”;
- “Carinha de Anjo”;
- “Game of Thrones”.
Filmes
Já na categoria de Filmes, as palavras mais buscadas no Google foram:
- “It: A Coisa”;
- “Velozes e Furiosos 8”;
- “Liga da Justiça”;
- “Logan”;
- “Mulher-Maravilha”;
- “Cinquenta Tons Mais Escuros”;
- “A Cabana”;
- “La La Land – Cantando Estações”;
- “Meu Malvado Favorito 3”;
- “Thor: Ragnarok”.
Músicas
Na categoria de músicas, os termos mais buscados do Google em 2017 foram:
- Despacito;
- Deu Onda;
- Trem-Bala;
- Paradinha;
- Vai Embrazando;
- Despedida;
- Rap Lord;
- Shape of You;
- Olha a Explosão;
- Sua Cara.
Perdas
Já as perdas em 2017 foram bastante marcantes, tendo como as principais buscas os nomes:
- Marcelo Rezende;
- Márcia Cabrita;
- Chester Bennington;
- Teori Zavascki;
- Chris Cornell;
- Marisa Letícia;
- Marcos Tumura;
- Jerry Adriani;
- Lil Peep;
- Paulo Silvino.
Bom, essas foram as palavras mais buscadas no Google em 2017 no Brasil, mas e no mundo, quais foram os termos da vez?
Personalidades
- Matt Lauer;
- Meghan Markle;
- Nadia Toffa;
- Harvey Weinstein;
- Kevin Spacey;
- Gal Gadot;
- Melania Trump;
- Floyd Mayweather;
- Michael Flynn;
- Philippe Coutinho.
Programas e séries de TV
- “Stranger Things”;
- “13 Reasons Why”;
- “Big Brother Brasil”;
- “Game of Thrones”;
- “Iron Fist”;
- “Bigg Boss”;
- “Riverdale”;
- “American Gods”;
- “The Kapil Sharma Show”;
- “Mindhunter”.
Filmes
- “IT”;
- “Wonder Woman”;
- “Beauty and the Beast”;
- “Logan”;
- “Justice League”;
- “The Fate of the Furious”;
- “Baahubali 2: The Conclusion”;
- “Dunkirk”;
- “La La Land”;
- “Thor: Ragnorok”.
Músicas
- Despacito;
- Shape of Yo;
- Perfect;
- Havana;
- Look What You Made Me Do;
- HUMBLE;
- Versace on the Floor;
- Closer;
- Bad and Boujee;
- Rockstar.
Perdas
- Tom Petty;
- Chester Bennington;
- Chris Cornell;
- Bill Paxton;
- Hugh Hefner;
- Aaron Hernandez;
- Lil Peep;
- Mao Kobayashi;
- Charlie Murphy;
- David Cassidy.
E aí, o que achou das palavras mais buscadas no Google em 2017?
Ficou surpreso ou já esperava ver essas palavras-chave nos principais resultados de buscas?
Essa foi uma maneira de descontrair um pouco, afinal pôde ver que até mesmo os nomes podem ser considerados palavras-chave, deixando ainda mais claro que as palavras-chave são tudo!
Elas são a alma de um negócio bem sucedido!
Invista nos termos de sucesso!
E aí, ficou claro o que é palavra-chave?
Aqui você pôde aprender o que é palavra-chave, qual a importância dela para uma estratégia de sucesso, como definir o que é palavra-chave ideal para o seu conteúdo, onde inserir as palavras-chave para obter melhores resultados de posicionamento e etc.
Existem estudos mais aprofundados sobre os termos de busca e alguns outros critérios de avaliação, mas a partir desse conteúdo, por mais que você não seja um profissional de Marketing Digital, ou um especialista de SEO, você já está pronto para começar seus estudos e aplicações com as palavras-chave mais adequadas ao seu negócio.
Aqui você pôde entender o que é palavra-chave, ou seja, quais são os termos norteadores de toda estratégia on-line, seja para aplicar em técnicas de SEO, em links patrocinados ou até mesmo para as redes sociais, com as palavras-chave inseridas em hashtags.
Dica final: Teste! Testar é sempre uma ótima opção.
Teste o resultado trazido por cada palavra-chave ao seu negócio e comece a entender quais escolhas geram melhores resultados.
Boas palavras-chave atreladas a bons materiais são, sem dúvidas, incríveis divulgadores de conteúdo e ótimas ferramentas de conversão.
Então não perca tempo!
Agora que sabe o que é palavra-chave, faça com que as suas expressem tudo aquilo que você deseja expressar sobre seus conteúdos e faça com que elas sejam seu triunfo frente ao mercado, a partir de uma inteligência estratégica.
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