Aprenda de vez o que é Google Trends e como realizar uma pesquisa de palavras-chave eficaz
Publicado: 9 de março de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.
O que é Google Trends e como usá-lo? Descubra como, além de mostrar as palavras mais buscadas no Google, essa ferramenta pode ser fundamental para planejar palavras-chave destinadas a trazer o sucesso do seu negócio on-line.
Com a evolução da internet, diversas empresas querem investir nesse terreno fértil e cheio de oportunidades.
Entretanto, com essa mudança a concorrência também aumentou.
Atualmente, criar um negócio na web não demanda muito esforço e, por isso, o número de lojas virtuais continua crescendo, superando os 380 mil.
Por esse motivo, algumas empresas viram a necessidade de se destacar e, para isso, começaram a planejar suas publicações em redes sociais, blogs e trabalhar as técnicas de SEO, as quais visam otimizar a sua página na web.
Então os profissionais das empresas começaram a fazer diversos estudos sobre comportamento dos consumidores, como eles fazem a pesquisa de palavras-chave, quais as palavras mais buscadas no Google, entre outros.
Dessa forma, o Google Trends surgiu com o objetivo de, além de trazer informações do mundo inteiro de maneira rápida e eficaz, facilitar a pesquisa de palavras-chave para um negócio.
Se a introdução já te ajudou a compreender um pouco melhor o que é Google Trends, continue nos acompanhando e aprenda como usá-lo da melhor forma para converter visitantes em leads (potenciais clientes).
O que é Google Trends?
Você ainda não sabe o que é Google Trends? Fique tranquilo, pois estamos aqui para solucionar todas as suas dúvidas.
Trends em inglês significa tendência, ou seja, essa é a plataforma do Google responsável por ajudar as pessoas a identificar os assuntos mais pesquisados da atualidade.
O Google Trends surgiu em 2006 (mais precisamente no dia 11 de maio), oito anos após o lançamento do Google, com o objetivo de mostrar aos usuários a evolução de determinadas palavras-chave.
Palavras-chave são termos específicos relacionados à como o usuário realiza sua pesquisa on-line.
Em outros termos, palavra-chave é a maneira do usuário pensar quando busca por respostas.
Nós já fizemos um conteúdo específico sobre o que é palavra-chave e caso você queira acessá-lo, basta clicar no link.
Voltando ao raciocínio, quando você precisar determinar o volume de busca de algum termo específico, já sabe que pode contar com o Google Trends.
O Google Tendências pode ser usado como um planejador de palavras-chave, porém essa não é sua principal função, ele não é um especialista nesse quesito.
Mas em um momento de urgência, ele pode ser como o porteiro Severino, um quebra-galho para o seu negócio. Para isso você precisa saber muito bem como usar o Google Trends, e fique tranquilo que vamos mostrar tudo ao decorrer do texto.
Além disso ele mostra a evolução das palavras-chave, isso permite à sua empresa descobrir quando as buscas por um determinado tema se intensificam, assim você fica preparado e sai na frente da concorrência.
Você não pode esperar uma tendência passar para começar a se mexer.
Mantenha seu negócio organizado e saiba se adequar às novas tendências da internet para, assim, gerar mais tráfego para seu site.
Portanto, quando alguém perguntar “o que é Google Trends?” você saberá responder.
Como usar o Google Trends?
Já começou a ter ideia de o que é Google Trends, não é?
Agora, para aprender como usar o Google Trends você deve saber quais funcionalidades ele oferece (e elas são diversas).
Não é necessário ter uma conta no Gmail (plataforma de e-mail do Google) para usar o Google Tendências, mas vamos explicar mais para baixo que em algumas categorias ter uma conta do Gmail pode ser um benefício interessante.
Para aprender de vez o que é Google Trends e como usá-lo na prática, você deve abrir o site e então irá se deparar com uma página semelhante a esta:
Bom, vamos por partes, afinal é realmente muita coisa que você pode explorar no Google Trends.
Essa página inical mostra as notícias e matérias em alta no dia de hoje, ou nas últimas 24h, e são ranqueadas conforme a relevância e o momento que a notícia aparece na Web.
Você pode filtrar para mostrar os resultados mais interessantes para a sua pesquisa.
Ao filtrar por categoria, você terá as opções: ciência/tecnologia, entretenimento, esportes, negócios, principais notícias e saúde.
O Google Trends também oferece a opção de filtrar as notícias de 30 países, que vão desde Estados Unidos até a China, ou seja, sua pesquisa pode ser muito ampla!
Para filtrar por países, basta ir ao ícone ao lado de categorias e selecionar o país desejado.
Depois de ver as funcionalidades da primeira página, vamos continuar explicando como usar o Google Trends.
Hoje a nossa missão é responder a pergunta que não sai da sua cabeça: O que é Google Trends?.
O objetivo é ensinar TUDO sobre o funcionamento dessa plataforma incrível.
Quando você abre a página principal do Google Trends, no canto superior esquerdo, há um menu de navegação que facilita a interação do usuário no site.
Entenda o que você encontra em cada menu:
Explorar
Essa é a parte do Google Tendências que funciona como um planejador de palavras-chave improvisado.
Ao clicar em Explorar, a própria página do Google dá algumas sugestões de pesquisas e já mostra 3 exemplos de gráficos:
Neste exemplo acima vemos o gráfico de interesse por região, interesse por sub-região e interesse ao longo do tempo.
Então, para começar a sua pesquisa, você deve digitar o termo e, como se fosse um passe de mágica, sua busca está pronta.
Ainda existe a opção de realizar comparações entre termos antes de analisar os gráficos.
Durante a comparação dos termos, aparecem outras bases para ter noção do desempenho da palavra buscada.
Então é sempre bom realizar comparações antes de utilizar uma palavra-chave específica.
Aqui você também vai aprender a analisar os gráficos apresentados pelo Google, continue nos acompanhando.
Principais pesquisas
Nesse tópico do site você encontra algo parecido com a página inicial, na qual são exibidos os principais resultados das buscas no país selecionado.
Assim que abrir a aba “principais resultados” o país selecionado é o Estados Unidos, então caso sua pesquisa não seja sobre ele, a primeira coisa a ser feita é alterar o país.
As notícias mudam, é claro. Até porque o que nós brasileiros procuramos no cotidiano não é a mesma coisa que os americanos pesquisam.
As atualizações são feitas geralmente a cada hora e o primeiro resultado varia conforme a importância da notícia.
Todos os dias são selecionados os 20 principais resultados e você pode sempre acompanhá-los.
Só é necessário ter uma paciência de Jó para encontrar os resultados dos dias mais distantes, mas é possível.
Lembra que dissemos que para quem tem uma conta no Gmail existem alguns benefícios interessantes? Pois é!
Com uma conta do Gmail você pode receber essas atualizações diretamente na sua caixa de entrada, sem precisar entrar na plataforma para obter as informações.
Para isso, basta clicar no botão (+) no canto superior direito da página e escolher a categoria de notícias e a frequência em que quer receber.
Mais pesquisados
Quando você ainda está aprendendo o que é Google Trends é comum confundir o “mais pesquisados” com “principais resultados”, mas estamos aqui para te ensinar a diferença entre um e outro.
Os “mais pesquisados” se refere, obviamente, aos termos mais buscados em um determinado ano no país selecionado, como se fosse uma retrospectiva do ano com os assuntos principais.
O Google separa os destaques dos mais diversos temas como, por exemplo, o tópico “perdas” que foi usado em 2017.
Nele o Google Tendências criou um ranking com as 5 pessoas que faleceram naquele ano e mais tiveram buscas.
São diversos temas e alguns até inusitados, como em 2016 que foi criado o tópico “Memes” e nele foi citado os 5 que tiveram mais buscas naquele ano.
É importante frisar que aparecem os 5 primeiros, mas ao clicar em “Mais” aparecem 10 resultados.
Ao clicar em um resultado, uma página de gráficos é aberta com os resultados de frequência de busca, regiões que mais buscaram, entre outros dados.
Mas como dissemos, você ainda vai aprender como analisar os gráficos.
Até aqui deu para entender que é preciso conhecer detalhadamente o que é Google Trends, pois pode ser uma plataforma um pouco confusa, não é mesmo?
Provavelmente se você quisesse usar o Google Tendências sem passar por esse guia completo, você iria pensar que “principais resultados” e “mais pesquisados” eram a mesma coisa.
Inscrições
Essa função depende daqueles tópicos que você pediu para receber e-mail avisando das novidades em “principais resultados”, lembra?
Todos os tópicos nos quais você se inscreveu para receber tais notificações ficam salvos nesse item.
Para frisar, é necessário ter uma conta no Gmail para usufruir das vantagens deste tópico.
Google Correlate
Se você está aprendendo o que é Google Trends agora, pode ficar bastante interessado por esse recurso.
É uma plataforma criada pelo Google em 2003 e permite encontrar assuntos relacionados que obtiveram buscas similares no mesmo período do ano.
Essa ferramenta é muito pouco conhecida pelas pessoas, entretanto se usada corretamente, pode ser muito útil.
Tudo funciona através de um coeficiente de correlação entre todos os termos do Google. O serviço on-line informa também a frequência de busca do termo.
Realizamos um teste com a palavra Sol para que você possa entender melhor o funcionamento da ferramenta:
Os resultados têm total relação, isso mostra que o Correlate é uma ótima maneira de descobrir termos relacionados uns aos outros.
Em Alta no YouTube
Esse tópico direciona os usuários à função “Em alta” do YouTube.
Os vídeos que estão gerando mais interação com o público em menos tempo vão para essa aba.
Isso acontece porque o Google Tendências mostra as palavras mais buscadas no momento e o YouTube mostra os vídeos mais buscados naquele instante no tópico “Em alta”.
Para entender ainda mais sobre o que é Google Trends, vamos aos gráficos!
Entendendo os gráficos
Depois de aprender o que é Google Trends e como usá-lo, chegou a hora de finalmente falarmos sobre as análises de gráficos.
Eles não são tão complexos de entender, mas separamos este tópico só para isso, afinal queremos te tornar um expert no assunto.
Quando é realizado uma pesquisa em “explorar” após digitar o primeiro termo, existe a opção de comparar com alguma(s) outra(s) palavra(s).
Fizemos uma simulação de como seria:
Esse gráfico de linha representa o interesse ao longo do tempo e leva em consideração os últimos 12 meses.
Vemos que o marketing de relacionamento (linha vermelha) tem uma ligação com o marketing pessoal (linha azul).
A partir do meio do ano, os dois subiam e desciam os níveis de pesquisa baseados um no outro.
Claro que é nítido o melhor desempenho do termo “marketing pessoal”, embora os dois tenham oscilado sempre em conjunto.
Ao lado esquerdo, foi feito um gráfico de barra com a média de buscas mensais.
Para contextualizar, quando um termo alcança o número 100 quer dizer que ele chegou ao máximo da sua popularidade, 50 equivale a metade da popularidade e 1 é quando o termo não foi quase nada procurado no Google.
Abaixo do gráfico de interesse ao longo do tempo vem o de interesse por região.
Nele você pode ver onde o termo buscado é mais popular.
No Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Alemanha, “marketing pessoal” é um termo mais pesquisado no Google em relação à “marketing de relacionamento”.
O termo “marketing de relacionamento” não apresenta relevância em nenhum outro país, a não ser o Brasil, por isso, nenhum outro país do mapa está pintado de vermelho.
O gráfico de interesse por região apresenta números também.
Isso é bastante relevante caso sua pesquisa seja em nível internacional. Mas caso você queira saber o desempenho por estados do país, basta clicar em cima da região desejada.
No Brasil, em todos os estados marketing pessoal é um termo mais pesquisado no Google em comparação à “marketing de relacionamento”.
Abaixo existe um gráfico que mostra a proporção de buscas dos termos.
Marketing pessoal é um termo mais pesquisado em todos os estados, mas “marketing de relacionamento” também é pesquisado em lugares como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará.
É nítido pela intensidade da cor. O estado do Rio Grande do Sul tem uma cor bem mais forte que no estado de Goiás, por exemplo.
Agora você sabe quase tudo de como usar o Google Trends.
Qual motivo de usar o Google Trends?
Um dos motivos para saber como usar o Google Trends é que ele é gratuito.
Além disso, o Google Tendências permite a você encontrar as palavras mais buscadas no Google, pensando em otimização SEO isso é ótimo.
Quem entende um pouco sobre a importância do SEO sabe que colocar as palavras mais buscadas no Google diferencia você do seu concorrente, pois você irá aparecer para o seu consumidor e será mais fácil de atrair sua persona.
Você não sabe o que é SEO ou o que é persona? Então confira os conteúdos linkados para se tornar um expert em Marketing Digital.
Mas e aí, aprendeu o que é Google Trends?
Aposte nos resultados do Google Trends para o sucesso do seu negócio
Mostramos o que é Google Trends, como usá-lo e quais são as funcionalidades dessa plataforma incrível, a qual muitas pessoas não conhecem ainda.
Além de servir como um planejador de palavras-chave improvisado, ele pode mostrar quais as palavras mais buscadas no Google e quais são as notícias do mundo em tempo real praticamente.
Isso traz incríveis vantagens ao seu negócio, principalmente se considerar que seu concorrente pode não usar ainda.
Portanto pare de perder tempo, entenda como usar o Google Tendências e atraia ainda mais o seu público!
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