Conheça 10 opções de ferramenta de palavra-chave e seja encontrado facilmente pelo seu cliente

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Publicado: 29 de junho de 2018 | Atualizado: 28 de março de 2022.

Conhece alguma ferramenta de palavra-chave? Não?! Você pode estar perdendo a chance de posicionar na primeira página do Google. Imagine então saber como escolher palavras chave com o olhar estratégico de uma ferramenta inteligente, e ser capaz de potencializar as suas técnicas de posicionamento!

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Em um cenário no qual o ambiente digital está em forte ascensão e as transações comerciais entre empresa e consumidor estão cada vez mais presentes nesse universo, é extremamente importante que essas empresas tenham canais capazes de posicionar na primeira página!

Isso porque, o usuário costuma clicar somente nos canais que aparecem em primeiro lugar.

Com isso, podemos perceber que as estratégias do marketing digital precisam contar com inteligências tecnológicas que ajudem suas páginas a posicionarem no topo do ranking.

Nesse sentido, um dos recursos mais usados atualmente por todas as empresas com visão tática do contexto digital é a ferramenta de palavra-chave!

Isso porque, saber os termos mais eficazes e geradores de resultados usando-os assertivamente em suas campanhas de marketing de conteúdo, é indispensável quando se pensa em técnicas efetivas de posicionamento!

Esse tipo de ferramenta serve, de um modo geral, para exibir o potencial e força de palavras-chave.

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Para isso, elas analisam resultados de posicionamento dos seus concorrentes mediante o uso de determinados termos, bem como a relevância de palavras pesquisadas, e sugerem termos relacionados.

Além disso, podemos enfatizar que esse tipo de ferramenta de palavra-chave usa dados concretos de relevância e volume de busca, para entender como os usuários pesquisam pelas soluções de seus problemas, ou por algum canal capaz de auxiliar em suas necessidades.

E então, ficou um pouco mais claro agora o que é uma ferramenta de palavra-chave?

Não se preocupe, teremos tópicos muito mais aprofundados ao longo deste conteúdo os quais explicarão detalhadamente a função dessas ferramentas, e como elas impactam positivamente em seu negócio!

Por isso, preparamos especialmente para você uma lista com as 10 melhores opções de ferramentas de palavras-chave!

Depois de conhecê-las, você só precisará escolher a que melhor te atender baseado em suas necessidades e tipo de negócio!

Então, olha só o que vai encontrar por aqui:

O que é uma palavra chave?

Conheça as ferramentas de palavra chave

Palavras-chave são um dos pontos que te fazem encontrar um conteúdo específico no Google!

Veja: quando você precisa encontrar determinado tema ou canal na internet, o primeiro passo é colocar no buscador do Google alguma palavra ou conjunto de palavras que traduzam o assunto procurado, certo?

Ainda que essas palavras estejam soltas e não formem uma frase completa você sabe que elas serão capazes de se referir inteiramente ao que está sendo buscado.

Ou seja, esses termos os quais tem completa ligação com o conteúdo procurado são as famosas palavras-chave!

Isso porque, elas têm o poder de ajudá-lo a encontrar exatamente o que você quer e precisa encontrar.

Para se aprofundar ainda mais, confira nosso artigo e saiba TUDO sobre o que é palavra-chave!

Agora, vamos entender porque essas tais palavras-chave são importantes para o seu negócio, e porque contar com uma boa ferramenta de palavra-chave pode dar o gás necessário às suas técnicas de posicionamento!

Por que é importante para o seu negócio contar com uma boa ferramenta de palavra-chave?

Importância da palavra-chave

Bem, todo empreendimento que deseja ter sucesso e reconhecimento na atualidade precisa estar presente na internet por meio de sites, blogs etc.

Isso porque, os canais online vêm ganhando uma força considerável em termos de negociação e relacionamento com o cliente.

Assim, se você tem um site, por exemplo, espera-se que seus clientes e potenciais clientes encontrem por ele e se aproximem, certo?

Afinal, não adianta estar presente na internet se o seu público simplesmente não souber disso.

É nesse momento que você pode e deve contar com uma ferramenta de palavra-chave!

Isso porque, no momento de rankear o Google considera a relevância do seu conteúdo, isso quer dizer o seguinte:

O SEO – Search Engine Optimization – dele será analisado, e a partir dessa análise o Google irá decidir se ele é o melhor para receber um posicionamento favorável por atender aquilo que o usuário buscou.

E como foi dito anteriormente, a palavra-chave é justamente um dos pontos que estão dentro do seu SEO, fazendo com que o google entenda se o seu conteúdo contém os termos exatos ou relacionados com a busca do usuário.

Entendeu agora por quê é indispensável para o seu negócio contar com uma ferramenta que o ajude a usar as palavras-chave mais estratégicas?

Sim, é realmente muito importante!

Isso porque, com esse tipo de ferramenta você consegue identificar as palavras-chave mais pertinentes ao nicho do seu negócio, bem como aquelas com alto volume de busca pelo seu público!

Ou seja: depois de ter um canal que represente a sua marca na internet, o próximo passo é investir em estratégias e em uma boa ferramenta que o faça posicionar em primeiro lugar para ser encontrado facilmente nas buscas online!

Por isso, finalmente vamos apresentar para você 10 excelentes opções de ferramentas a fim de que você escolha a mais adequada ao seu negócio e as suas necessidades!

Com isso, será possível saber por quais termos os seus clientes mais buscam, podendo inseri-los estrategicamente em seus conteúdos, fazendo-os posicionar em primeiro lugar quando o cliente procurar por uma palavra-chave que está fortemente presente nele!

Ferramenta de palavra-chave: conheça as 10 melhores!

Bem, agora que você já sabe a importância de contar com uma ferramenta de palavra-chave capaz de te ajudar a fortalecer seus conteúdos, usando termos condizentes com aquilo que o seu cliente procura, é hora de conhecermos as tais 10 opções!

Isso porque, são inúmeros os tipos dessas ferramentas, no entanto, queremos apresentar somente as melhores e mais usadas por serem referência no assunto!

A partir disso, esperamos que você escolha uma ferramenta de palavra-chave ou várias delas que atendam às suas necessidades, e tornem as suas técnicas de posicionamento muito mais efetivas.

Vamos começar?

1.Google Keyword Planner

O Keyword Planner não poderia deixar de ser a primeira sugestão dessa lista! Pois ele é de longe a opção mais reconhecida e útil quando se pensa em uma boa ferramenta de palavra-chave!

Essa ferramenta é disponibilizada gratuitamente pelo Google e, justamente por garantir dados que vêm desse canal com muita credibilidade por todo o mundo, ela também tem muita relevância!

Isso porque, a ferramenta permite que você busque por novos termos e tenha ideias a partir de grupos de anúncios, ou seja, é possível agrupar palavras por similaridade e segmento. Tudo com base nas suas configurações de pesquisa.

Além disso, esse buscador de palavras chave mostra as estatísticas de cada termo, como por exemplo, o volume de busca por ele e o custo médio por clique

Aliás, confira nosso conteúdo e saiba mais sobre o que é CPC.

Retomando o nosso tema..

Essa ferramenta de palavra-chave do Google, é excelente no momento em que você está dando os primeiros passos para fortalecer o seu canal na internet e quer saber quais os termos com maior volume de busca do seu segmento!

Mas, seja você um iniciante ou alguém consolidado em técnicas de posicionamento, o Keyword Planner sempre se apresenta como uma boa opção por ser altamente usual e ter um sistema de busca completo e direcionado a qualquer empreendedor.

2. Google Search Console

Nosso segundo buscador de palavras chave também é disponibilizado pelo Google!

O Search Console possui um objetivo bem específico que se concentra no planejamento de palavras-chave.

Basta acessar a ferramenta, ir no campo Search Analytics e filtrar suas pesquisas como “consultas”.

Realizando esses dois passos simples, já será possível verificar os termos específicos que estão trazendo mais visibilidade e resultados para o seu blog ou site!

Além disso, similar a ferramenta anterior, também é possível analisar as palavras capazes de gerar mais cliques, impressões e que possuem um bom posicionamento no Google.

E ainda, um bônus: quando se pensa em como escolher palavras chave, a estratégia se torna cada vez mais assertiva quando você conta com maiores detalhes da efetividade da palavra, certo?

Por isso, essa ferramenta te permite verificar o período exato em que o termo teve uma performance boa ou não.

Com isso, você poderá determinar os períodos de maior efetividade e quais palavras-chave devem se manter fortes em seus conteúdos e quais precisarão ser reajustadas.

3.Keyword Eye

Quando se pensa em keyword research, ou seja, em pesquisa de palavra-chave, a Ferramenta Keyword Eye também vem para colaborar com o assunto!

Isso porque, assim como as anteriores, ela também tem sua função voltada a indicação de palavras-chave relacionadas, analisa competidores e avalia dados de pesquisa e concorrência!

No entanto, essa ferramenta se diferencia das demais porque ela conta com uma aparência totalmente personalizada e lúdica!

Assim, quando você pesquisa por determinadas palavras-chave a ferramenta as exibe em uma nuvem!

Dentro dessa nuvem, as sugestões aparecem de diversas formas e cores, de modo que essas variações servem para diferenciar o volume de busca da palavra-chave e a competitividade pelos termos!

Genial, não é mesmo?

Ou seja, ótima opção de ferramenta de palavra-chave quando você precisar explicar sobre o assunto para algum colaborador que não entende muito bem sobre esses temas de SEO.

Isso porque, usando uma ferramenta lúdica e visualmente auto explicativa ele pode compreender muito melhor!

No entanto, diferente dos anteriores, esse recurso não é gratuito, mas seu valor não é exorbitante. Além disso, se você quer contar com uma ferramenta completa e diferenciada com certeza vale o investimento!

4.Übersuggest

Ferramenta de palavra-chave Übersuggest

O Ubersuggest, como o próprio nome já evidencia, é uma ferramenta focada na sugestão de palavras-chave.

Ela conta com um visual totalmente voltado a facilitar questões de uso, além de ser super relevante na procura por palavras-chave de cauda longa – palavras mais longas, altamente segmentadas e fortemente capazes de gerar conversão.

Além disso, ela também se diferencia das demais porque é capaz de mostrar sugestões de termos nas buscas feitas em abas adicionais como: Google Imagens, Shopping, Vídeos e Notícias.

E como bônus, as sugestões de palavras relacionadas são listadas em ordem alfabética, ou seja, sua pesquisa se torna muito mais otimizada e bem organizada.

Por fim, essa ferramenta de palavra-chave te permite fazer download de planilhas com os resultados coletados!

5.Moz Keyword Explorer

Essa ferramenta de palavra-chave não se diferencia muito das demais citadas até aqui, no entanto, ela conta com algumas opções de uso bem específicas.

Ela também indica termos relacionados, dados de concorrência, volume de buscas e, além disso, oferece uma pontuação medindo a dificuldade que determinada palavra-chave tem para aparecer nas buscas orgânicas.

Aliás, essa pontuação oferecida pela Moz é a mais confiável em relação às demais ferramentas, ou seja, esse aspecto a faz se sobressair quando se pensa em como escolher palavras chave.

A sua pontuação acontece mais o menos da seguinte forma:

A ferramenta pontua em uma escala de 0 a 100 as condições que o termo tem de rankear positivamente ou não.

Por exemplo: quanto maior for o número mais dificuldade você terá de rankear bem com aquela palavra-chave, quanto menor mais facilidade!

Entendeu melhor agora?

Esse recurso pode ser usado na modalidade gratuita, porém suas opções de uso acabam ficando mais limitadas. Se deseja contar com uma funcionalidade mais completa a versão paga pode ser uma boa saída!

6. Ahrefs

O maior diferencial dessa ferramenta de palavra-chave em relação às demais é:

Ela oferece dados altamente precisos e personalizados!

Isso porque, ela mostra o volume de busca do termo, o número de resultados apresentados, o custo médio por clique sobre aquela palavra-chave, e suas correspondências, ou seja, se aquela palavra é exata ou se é uma combinação de frases.

Além disso a Ahrefs, ela também oferece ideais de palavras relacionadas bem como suas informações de pesquisa!

7.Keywordtool.io

Se o assunto é keyword research, ou seja, pesquisar por palavras-chave, o Keywordtool.io também não poderia ficar fora dessa lista.

Isso porque, se você procura por uma ferramenta com interface super prática a fim de facilitar a sua navegação, essa é a opção certa!

Suas funções de uso prezam pelo conforto e adaptabilidade do usuário.

Seu funcionamento acontece mais o menos da seguinte forma: ao fazer as suas buscas a ferramenta praticamente se auto completa.

Isso porque, ao digitar uma opção de palavra-chave a ferramenta lhe oferecerá diversas sugestões baseadas na palavra digitada.

Aliás, nesse sentido, ela é super recomendável para quem quer contar com opções de palavras-chave de cauda longa.

Além disso, essa ferramenta torna possível fazer análises baseadas nos campos de busca do Youtube, App Store, Amazon e Bing!

E então, está vendo como escolher palavras chave não se torna uma tarefa tão difícil quando você conta com a ferramenta certa?

8.SEMrush

Muito semelhante a primeira ferramenta indicada neste conteúdo, o SEMrush parece ser ainda mais completa!

Ela conta com as funções básicas das demais ferramentas listadas até aqui, como indicador de volume de busca – e nessa parte o dado vem em número absoluto – termos relacionados e o custo médio por clique.

Mas além disso, ele exibe e detalha a competitividade das palavras buscadas usando um sistema de pontuação, mostra a tendência de pesquisas das palavras-chave em questão, e indica os canais com melhores resultados de ranqueamento em função do uso dessas palavras!

E como último recurso dessa ferramenta de palavra-chave, destacamos o campo capaz de analisar seus concorrentes!

Para isso, você só precisa escrever os canais dos concorrentes que quer analisar e, com isso, terá acesso às palavras-chave que melhor posicionam essas páginas!

9.Keyword Tool

Mais uma vez vamos oferecer uma opção para você que quer usar palavras-chave de cauda longa!

Isso porque, as vezes é difícil encontrar termos maiores para assuntos similares, por exemplo.

Nesses momentos felizmente podemos contar com o Keyword Tool, pois como o próprio nome já sugere, ele é capaz de criar novas palavras-chave baseado na combinação de termos relacionados.

Para isso, você só precisa preencher as duas listas oferecidas pela ferramenta e ela lhe dará todas as opções possíveis!

10.Keyword Spy

A última opção de ferramenta de palavra-chave não é menos atrativa que as demais!

Isso porque um bom jeito de investir em técnicas efetivas de posicionamento é avaliando a fundo aquilo que o seu concorrente faz de estratégico para o posicionar bem e, usar a mesma estratégia, ou aperfeiçoá-la.

Por isso, o Keyword Spy te oferece uma perspectiva geral de todas as palavras-chave que trazem resultados para os seus concorrentes, tanto nas buscas orgânicas quanto nas campanhas de links patrocinados.

Fora essa capacidade de analisar as palavras sob uma visão competitiva, a ferramenta ainda oferece um indicador de retorno em relação ao seu investimento!

Aliás, se quiser entender melhor sobre o assunto confira nosso conteúdo sobre o que é roi.

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Já sabe quais são as ferramentas que melhor te atendem, ou seja, as que mais se adequam às suas necessidades e perfil? É hora de definir as suas palavras-chave!

E então, preparado para potencializar as suas técnicas de posicionamento e torná-las muito mais efetivas?

Com certeza sim!

Isso porque, te mostramos ao longo deste conteúdo o que é palavra-chave bem como a importância de contar com boas ferramentas que pesquisam e planejam essas palavras.

Com isso, você poderá otimizar os seus processos de SEO e posicionar suas páginas no topo do Google a partir da boa densidade de palavra-chave!

Para isso, tenha uma visão estratégica do universo digital, invista em um conteúdo relevante e adicione a ele palavras-chave pelas quais o seu público procura.

Além disso, conforme vimos neste artigo, verifique os termos que os seus concorrentes usam para conseguir bons resultados e aproveite-os também!

Tudo isso pode ser feito usando uma ou várias das ferramentas de palavras-chave listadas acima.

Por isso, verifique a que mais atende às suas necessidades e mire o topo do ranking!

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