Como escolher as melhores palavras chave

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 25 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Você sabe como escolher palavras chave? Essa técnica é fundamental para que a sua marca tenha condições de alcançar o topo do Google!

O ponto de partida para qualquer estratégia de SEO é identificar quais palavras-chave mais fazem sentido para ajudar no bom posicionamento da sua marca na internet.

Mesmo para sites mais antigos e que já conquistaram muitos links é complicado competir por todas as palavras relacionadas ao segmento organicamente, isto é, é preciso fazer uma pesquisa inteligente e escolher as que possuem maior potencial de resultado.

Para sites que estão começando, esse fato se evidencia ainda mais.

Por isso, é importante escolher quais são os termos de busca pelos quais você quer que seu site seja listado nos primeiros resultados do Google e definir estratégias para alcançar esse objetivo.

A importância das palavras-chave

Atualmente, quando as pessoas querem saber sobre informações dos mais diversos tipos é muito comum que recorram ao maior buscador do mundo: o Google.

Diante daquela caixinha de pesquisa, você digita algumas palavras-chave ou termos que são rapidamente buscados e em menos de um segundo você tem um conjunto de páginas da web para visitar como resultado da sua pesquisa.

A verdade é que o Google avalia essas palavras-chave buscadas para identificar quais conteúdos da internet podem atendê-lo melhor.

Por isso, quem possui um site institucional, blog ou e-commerce, por exemplo, precisa estar muito atento à pesquisa de palavras-chave para poder produzir um conteúdo que vá ao encontro daquilo que as pessoas buscam na internet.

Critérios para saber como escolher uma palavra-chave

Existem diversas formas de se realizar uma pesquisa de palavras-chave, e normalmente isso é feito com ajuda de ferramentas especializadas nessa tarefa.

Desde já deixamos como dica o planejador de palavras-chave do próprio Google que, inclusive, é gratuito.

Mas, dependendo da complexidade e profundidade da pesquisa que você queira realizar, como incluir mais variáveis e pensar em algum algoritmo diferente de priorização, faz sentido contar com opções pagas.

A seguir, confira algumas variáveis que, de modo geral, são as mais relevantes para uma pesquisa de palavras-chave eficiente:

  • Volume de busca;
  • Dificuldade;
  • Oportunidade;
  • Intenção de compra;
  • Posição atual.

No mais, é importante ressaltar que você deve focar em palavras focadas no seu segmento de atuação, isto é, não escolha palavras-chave genéricas somente baseado em seu volume de busca.

De que adiantaria fazer seu site posicionar para usuários que não tem o mínimo de interesse de abri-lo?

Por isso, além de considerar os critérios acima seja estratégico quanto as palavras que têm mais chances de atrair o seu público específico.

Compartilhe nas Redes Sociais!