Tudo que você precisa saber sobre keyword density para aplicar as técnicas de SEO

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 24 de outubro de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Todo texto possui uma keyword density, e se você está aplicando as técnicas de SEO em seus textos, é ainda mais comum que as palavras-chave sejam essenciais no desenvolvimento do conteúdo. Mas existe um limite de repetições considerado aceitável. Veja agora como balancear a densidade ideal de palavras-chave para seu site.

Esteja você no começo do desenvolvimento de seu site, ou esteja procurando por novas maneiras de impulsionar o tráfego e a conversão do seu site.

Então é provável você já ter imaginado que uma maneira de conquistar essas coisas, é através de uma melhor colocação no Google.

E-book gratuito Ideal Marketing sobre 20 dicas práticas para quem quer apostar em seo em 2020

Mas o que isso significa?

A colocação do Google, ou o rankeamento, é a ordem em que os sites aparecem na página de resultados de pesquisa. A ferramenta de busca do Google, sempre vai apontar os resultados que tenham maior semelhança com a pesquisa feita.

Por esse motivo, a maioria dos usuários não passa da primeira página de pesquisa, porque normalmente conseguem encontrar o que queriam ali mesmo nos primeiros resultados.

E o número de usuários que passa da primeira página, vai reduzindo gradativamente conforme passam as páginas.

Então conseguir uma boa posição, nesse mundão da internet pode ser um trabalho árduo.

Vai além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, afinal, você pode ter a melhor maneira de resolver a vida do cliente, se ele nunca te achar, vai ser difícil fechar negócio com você.

Nesse conteúdo você vai entender melhor todo esse processo, descobrir o que é keyword density, e conhecer opções para sua ferramenta densidade de palavras chave.

Veja os tópicos dos assuntos:

O que é a keyword

keywords density keyword

Antes de explicar o que é keyword density e te falar sobre o verificador de densidade de palavras-chave, vamos explicar um pouco o que é a keyword, e qual a função dela.

O termo keyword, significa “palavra chave”, isto é, a palavra que rege a pesquisa do usuário e deveria também, ser a principal palavra de seu conteúdo.

Isso porque como falamos, a ferramenta densidade de palavras chave do Google, visa sempre a melhor experiência para o usuário, e mais do nunca, tempo é dinheiro.

Então ele vai poupar o tempo do usuário, dando o resultado esperado o quanto antes. Isso baseado no conteúdo e na quantidade de repetição de palavras chave dentro daquela página.

E assim ele define os primeiros colocados de cada pesquisa. Mas para se encaixar nessa pesquisa, você precisa utilizar a quantidade ideal de palavras chave, saber do que seu público alvo está falando.

Além disso, existem tipos diferentes de SEO palavras-chave, e você pode entender melhor isso em nosso conteúdo sobre o que é palavra chave.

Mas o que ainda é essencial você saber antes da gente continuar com a keyword density, é que existe um estudo que deve ser feito, para você saber quais são as SEO palavras-chave corretas para cada conteúdo.

Um exemplo disso, digamos que seu cliente está pesquisando por “mural de grade” ele tem resultado A, já se você vende e descreve seu produto como “mural aramado”, você aparece em uma página de resultados B.

Em algum momento você pode aparecer na pesquisa?

Sim, por palavras correlatas ou similaridade nas imagens, mas até isso acontecer (se acontecer) seu cliente já pode ter visto muitos outros fornecedores antes de você.

Então a melhor coisa a se fazer, é estudar o hábito dos seus possíveis clientes antes de produzir conteúdo, temos um conteúdo só sobre pesquisa de palavra chave, vale a pena também conferir.

Agora que você já tem uma noção das SEO palavras-chave, vamos ver o que é a keyword density.

O que é keyword density?

keywords density density

Keyword Density é o termo em inglês para “densidade de palavra chave”, essa expressão refere-se a como você mensura a quantia de vezes em que houve a repetição das SEO palavras-chave dentro do seu texto.

A ideia é mensurar isso a partir da quantidade ideal de palavras chave, e a quantidade de palavras do texto. Por exemplo, se seu texto tem 100 palavras, e você quer uma keyword density de 10%, precisa que exista uma repetição de palavras chave ao menos 10 vezes.

Isso facilita o processo para você saber a densidade ideal de palavras chave. Isso porque pode existir uma superlotação delas, então não adianta sair simplesmente jogando as SEO palavras-chave no texto, e esperar que seu site seja melhor rankeado.

Mas sobre a densidade ideal de palavras chave a gente te explica já, já.

Por agora, vamos entender porquê a keyword density é importante para seu site, e suas técnicas de SEO.

Banner para baixar ebook de Inbound Marketing

O que densidade de palavra chave, tem a ver com SEO?

Para iniciar nosso raciocínio, só uma nota do que é SEO. A sigla refere-se a Search Engine Optimization, mais conhecido como “otimização dos motores de busca”. Ainda assim não tá claro, né?

Bom, as técnicas de SEO, são estratégias que visam alcançar melhor posicionamento em ferramentas de busca, para sites, blogs e páginas da web em geral, por meio de desenvolvimento orgânico.

Existem também ferramentas de SEO que te ajudam no desenvolvimento de sua página.

Mas por quê orgânico?

Esse é o termo utilizado para quando o impulso não é financiado, ou seja, não é pago para estar posicionado. Um exemplo, são aqueles primeiros resultados do Google que possuem a tag de “patrocinado”.

keyword density SEO

Essas ações só ressaltam a necessidade de boas técnicas de SEO, pois caso você não tenha anúncios publicados, você fica ainda mais distante do seu cliente.

Então foi para isso que o SEO foi desenvolvido, criar meios de se destacar dentre tantos resultados online. Isso a partir de conteúdo relevante.

A keyword density entra aqui como um dos métodos usados por plataformas de busca para definir se e quanto seu site é relevante para a busca feita.

Relevante é tudo que: seu site tem de semelhante com a necessidade de busca do usuário.

Ou seja, quanto mais seu conteúdo for equivalente a pesquisa do usuário, maiores as chances do Google apresentar seu resultado.

Já a autoridade é tudo que: define o quanto seu site é confiável.

Ou seja, quais suas referências, quantos outros sites apontam para o seu e dados como avaliações e comentários sobre você.

Logo, seu site precisa ter um pouco dessas duas vertentes para se tornar bom para as ferramentas de busca.

As SEO palavra-chave são o meio que os sites de busca vão usar para ver o quanto seu conteúdo precisa ser destacado no meio de todos os resultados.

E além disso, é preciso aplicar a repetição de palavras chave para ser reconhecido como significante na pesquisa.

A keyword density vai ser o seu verificador de densidade ideal de palavras-chave. Claro que você não vai sair colocando palavra chave por todo o texto de maneira desconexa. Elas precisam estar conectadas com o conteúdo.

Para fechar esse tópico, a keyword density é objetivamente localizar no seu texto a quantidade de vezes que existe repetição de palavras chave ao longo do conteúdo. Quanto mais vezes (dentro do aceitável, claro), mais as chances de você de destacar.

Mais alguns detalhes podem interferir, mas caso você queira entender melhor, veja nosso guia sobre o que é SEO.

Como medir minha keyword density?

keyword density como medir

Você tem algumas opções no modo de como medir a densidade ideal de palavras chave, e outras (várias) opções de verificador de palavras-chave.

Mas no geral a conta que deve ser feita é em cima da repetição de palavras chave dentro do seu texto. Sempre que se referir ao significado dela, tente inserir a própria.

Claro que sem sobrecarregar, pois isso gera uma ação chamada de keyword stuffing, que é sinal de excesso de palavras chave.

A ideia é que seu site se destaque, não seja escondido pelo Google. Se quiser saber mais algumas ações que podem ser punidas por plataformas de busca, veja nosso artigo sobre Black Hats.

Mas afinal, qual a densidade ideal de palavras chave?

Bom.. Isso depende, mas vamos explicar tudo certinho agora…

Qual a keyword density adequada?

keyword density ideal

A essa altura você já sabe que existe uma densidade ideal de SEO palavras-chave num texto, então vamos ao que interessa… Quantas vezes colocar a palavra chave e como fazer isso?

A primeira coisa a saber, é: tudo vai depender do seu texto e de onde você quer publicá-lo. Isso porque diferentes plataformas, consideram diferentes valores de keyword density.

E ainda, a densidade ideal de palavras-chave, depende da quantidade de palavras no resto do texto. Para te ajudar nesse processo, você pode usar alguma ferramenta densidade de palavras chave.

O verificador de densidade de palavras-chave de sites de busca como o Google, considera uma boa taxa de keyword density algo entre 3 e 5%. Mas você pode também inserir o valor que deseja em algumas ferramentas.

Elas vão avaliar seu texto, e algumas podem até apontar as palavras semelhantes a sua palavra chave, isso te ajuda porque além da keyword density, a busca do Google também pode considerar o palavras similares como relevante àquela palavra chave.

A ferramenta densidade de palavras chave funciona como um verificador de densidade de palavras-chave, em algumas ferramentas você pode escrever o texto nela mesma, ou copiar o texto e colar na plataforma. A ferramenta vai se basear na quantidade de repetição de palavras chave para definir a relevância do seu texto.

Existem ferramentas pagas e outras gratuitas, mas a gente já te explica melhor sobre as ferramentas de keyword density.

Ferramentas para densidade de palavras

keyword density ferramenta

Agora que você já sabe o que é keyword density e como medir essa métrica, já pode ver algumas ferramentas que foram criadas para te ajudar nesse serviço.

As ferramentas vão auxiliar seu processo de desenvolvimento de texto, então nós temos alguns exemplos para você poder escolher seu verificador de densidade de palavras-chave.

Experimente as ferramentas, e veja de acordo com suas necessidades qual verificador de densidade de palavras-chave mais de adequa a seu site.

A chave para o sucesso

A chave para o sucesso

Agora que você já conhece e sabe o que é a keyword density, já conhece e entende sobre ela e como ela é importante para seu site só precisa escolher seu verificador de densidade de palavras-chave, pode já fazer testes em seus textos e no site.

Aos poucos a inserção das palavras-chave vai se tornar espontânea e cada vez mais a qualidade dos seus textos e da keyword density vai melhorar… Assim como sua página.

Com estudo e dedicação os resultados serão ótimos para os resultados de sua empresa.

Ah! Se por acaso depois desse texto sobre keyword density você quiser conhecer mais meios de melhorar seu posicionamento, veja nosso conteúdo sobre como aparecer no Google.

E se você quiser saber mais sobre Marketing Digital, continue no Blog Ideal Marketing para mais artigos como esse.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Compartilhe nas Redes Sociais!