Busca de palavra-chave: descubra a importância da estratégia e como aplicá-la ao seu negócio

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Publicado: 11 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Busca de palavra-chave é um dos assuntos mais populares e essenciais no Marketing
Digital. Mas você faz ideia da importância dessa estratégia ou como buscar palavras-chave eficientes para o seu projeto? Se a resposta for “não”, você veio ao conteúdo certo!

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Não tem como negar que o mundo está cada vez mais digital, não é mesmo? E as empresas de sucesso já entenderam essa realidade, por isso suas estratégias estão cada vez mais voltadas para o ambiente online.

Isso faz do Google e demais mecanismos de busca uma das ferramentas mais poderosas quando o assunto é sucesso com Marketing Digital.

Porém, para alcançar esse sucesso você precisa ter uma questão muito bem esclarecida: como buscar palavras-chave?

Mas você sabe o que é a busca de palavra-chave, como fazer uma pesquisa de palavra-chave ideal para o seu projeto e qual a importância disso para a sua estratégia digital?

É exatamente isso que temos preparado para você aqui no contéudo. Confira!

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Qual a importância da pesquisa de palavra-chave?

Como dissemos no início do conteúdo, as estratégias de Marketing ao redor do mundo estão voltando cada vez mais seus esforços para o ambiente online.

Isso porque é nele que a grande maioria das pessoas se encontram hoje. E isso quer dizer que a chance de seus potenciais clientes e clientes já efetivos do seu negócio estarem presentes ali é muito alta.

Mas para atingi-los é necessário utilizar algumas estratégias e técnicas específicas.

Por exemplo, quando você quer saber mais sobre alguma estratégia, qual é o primeiro lugar que você costuma ir para tirar dúvidas?

Se sua resposta for “Google”, você é uma das pessoas que colaboram para que existam cerca de 100 bilhões de buscas todos os meses nesse que é o principal mecanismo de busca da atualidade.

Ou seja, você concorda que se você, como empresa, estiver presente como resultado de busca no momento em que seu cliente ou potencial cliente fizer uma pesquisa, a chance de atraí-la para o seu negócio aumenta e muito?

Pois bem, é aí que mora a importância da pesquisa de palavras-chave para a sua estratégia online!

Isso porque elas são o principal instrumento de pesquisa de quaisquer mecanismos de busca.

Mas, hoje, a concorrência do Google, por exemplo, é extremamente alta.

Isso significa que não basta apenas escolher palavras que tenham a ver com seu negócio e usá-las em sua estratégia (a qual explicaremos no próximo tópico como fazer) para aparecer como um dos principais resultados da pesquisa.

Para isso é necessário realizar um estudo bastante detalhado, assim quando um usuário buscar palavras-chave que sejam usadas por você em sua estratégia, você estará lá como resultado de forma estratégica.

Isso te ajudará a aumentar a visibilidade das suas páginas online e, com o apoio de outras estratégias, como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing, por exemplo, você pode fazer do seu negócio uma autoridade no setor em que atua.

E aí, está convencido da importância dessa estratégia para os resultados do seu negócio? Então, chegou a hora de entender como buscar palavras-chave, ou seja, como realizar o estudo certo para o seu negócio!

Como fazer pesquisa de palavra-chave?

Se você chegou até aqui pesquisando por “como buscar palavras-chave?”, sua resposta está logo a seguir!

Agora que você já tem claro a importância da busca de palavra-chave para o seu negócio, chegou a hora de aprender como aplicar isso à prática.

Para isso, te trouxemos algumas dicas essenciais para o sucesso da sua estratégia.

Comece por um bom brainstorming

Para saber como fazer uma busca de palavra-chave de qualidade, você precisa primeiro adotar outras práticas.

Por exemplo, seja você sozinho ou com a equipe que trabalha com você, separe um primeiro momento para fazer um brainstorming referente à quais termos você considera relevantes para o seu negócio.

Provavelmente inúmeras ideias surgirão para que você comece a fazer seu estudo de palavras-chave.

Mas antes de realmente estabelecer as melhores ideias, pergunte a diversas pessoas “como você procuraria por X produto ou Y serviço no Google?”.

As respostas podem começar a deixar claro para você como os usuários costumam fazer suas buscas e, principalmente, como eles fariam para buscar pelo SEU negócio na internet.

Liste todas as ideias, elas serão fundamentais para realizar o seu estudo de busca de palavra-chave.

Faça uma busca no campo de pesquisa do Google

Você já reparou que quando você começa a digitar um termo no Google, um mecanismo automaticamente tenta completar sua frase com opções de preenchimento?

Pois bem, esse sistema do Google acontece, pois no momento que um usuário começa a fazer uma pesquisa, ele automaticamente preenche o campo com possíveis palavras-chave que têm um volume de busca relevante.

Use esse mecanismo de auto-completar a favor da sua estratégia! Afinal, ele te permite ter ideias de como as pessoas estão buscando por determinado assunto.

Atenção: para fazer esse teste, use uma aba anônima do seu navegador!

Esse tipo de aba limpa o cache do navegador, assim o Google não usará o seu padrão de buscas como padrão, e sim o contexto geral das busca de palavra-chave.

Analise as tendências

Analisar as tendências de termos mais buscados ajuda e muito quem está tentando entender como buscar palavras-chave para fazer uma pesquisa de qualidade para o seu negócio.

Para isso, algumas ferramentas são fundamentais, como o Google Trends.

Com essa plataforma você consegue saber quais são os assuntos mais falados nos últimos tempos e ainda entender temas sazonais, como Dia das Mães, Dia do Professor, Ano Novo e assim por diante.

Esse recurso é fundamental até mesmo para você criar um cronograma de conteúdos para o ano, pois dessa forma é possível prever alguns temas que serão buscados em datas específicas.

Outra funcionalidade essencial do Google Trends para quem está em busca de palavra-chave é o Hot Trends.

Com ela é possível escolher um país, ou deixa abrangente para o mundo como um todo, e acompanhar ao vivo as palavras-chave mais buscadas.

Inclusive, para quem investe em links patrocinados o Google Trends é essencial, pois assim você saber exatamente qual o tipo de palavras-chave terá mais buscas para datas específicas.

Confira as palavras relacionadas do Google

Já reparou que existem sugestões de busca de palavra-chave no final das páginas de pesquisa do Google?

Isso acontece, pois o Google entende que se o usuário chegou ao final da página de busca é porque ele pode não ter encontrado o que estava procurando.

Isso pode acontecer porque ele não digitou corretamente um termo que tenha relação com sua necessidade. Sendo assim, o buscador oferece sugestões de termos relacionados e que possuem alto volume de busca para ajudar o usuário.

Mas no caso de quem está montando sua estratégia de como buscar palavras-chave, essa funcionalidade pode servir justamente para entender a forma de busca das pessoas e potencializar os resultados de acordo com a escolha dos melhores termos.

Use o planejador de palavras-chave do Google

Está ficando cada vez mais claro como fazer seu estudo de palavras, não é?

Imagina, então, contar com a ajuda de uma ferramenta do Google completamente focada nisso?

Pois bem, ela existe!

O Planejador de Palavras-chave é uma ferramenta ideal para quem quer montar campanhas de links patrocinados ou potencializar sua estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo, por exemplo.

Para buscar palavras-chave na ferramenta, basta colocar quais são os termos que você considera relevantes para o seu projeto e segmentar por região.

Inclusive, você pode até mesmo apresentar as palavras-negativas. Elas são importantes para que você não seja procurado por elas.

Isso feito, a ferramenta vai mostrar inúmeros termos, os escolhidos por você e outras sugestões que você também poderá utilizar.

Para você concluir qual palavra usar, a ferramenta indica duas informações essenciais: volume de buscas e concorrência.

Mas tenha claro que quanto maior for o volume de busca, maior será sua concorrência. E quanto menor for a busca e mais longa for a palavra, mais a busca será específica e a chance de atração de leads (potenciais clientes) para o seu negócio é maior.

Sendo assim, confira o qual estratégia é mais benéfica para o seu negócio e aplique. Pode ser que as palavras genéricas sejam mais interessantes para quem busca criar relevância e autoridade na web, já as específicas sejam mais eficientes para quem quer aumentar seus leads de forma mais rápida.

Ou, quem sabe, você pode até mesmo mesclar os dois tipos de termo? Tudo vai depender da sua estratégia e seus objetivos, assim poderá montar uma estratégia de busca de palavra-chave ideal para o seu negócio.

Faça o teste com outras ferramentas

Você viu que existem inúmeras opções do Google para realizar o seu estudo de palavras, agora vale conferir algumas outras ferramentas que podem enriquecer sua estratégia, assim você pode fazer uma busca de palavra-chave ideal para o seu negócio.

Keyword Tools

O Keyword Tools é uma ferramenta capaz de buscar palavras-chave do Google, Youtube, Bing, Amazon, eBay e App Store.

Você pode usá-la de forma gratuita apenas digitando a palavra-chave que você procura. A ferramenta irá te dar uma lista de sugestões relacionadas com mais de 750 temos buscados.

Porém, você vai reparar que algumas informações permanecem bloqueadas na pesquisa gratuita.

Para ter acesso a dados mais completos de cada termo, crie uma conta e assine um dos planos da ferramenta que melhor couber no seu bolso e combinar com os seus objetivos.

SEMrush

A SEMrush é um serviço que também oferece versões pagas e gratuitas para a busca de palavra-chave.

Na versão paga, é possível ter um conjunto informações que ajudam na análise de vários dados referentes às suas páginas, incluindo palavras-chave.

A ferramenta oferece sugestões de termos com o mesmo objetivo e também os relacionados para deixar sua busca de palavras-chave ainda mais completa.

Fora isso, a SEMrush oferece dados super completos sobre cada palavra, como:

  • Volume de pesquisa orgânica e paga;
  • Tendência da palavra-chave;
  • Distribuição de custo por clique;
  • Sites ranqueados para a palavra-chave;
  • Dificuldade de classificação;
  • Quantidade de conteúdos apontados para os termos especificados.

Mas o grande diferencial da ferramenta é que ela permite que você insira as páginas dos seus concorrentes para ter as mesmas informações listadas acima, além de quais são as termos mais usados e quais tiveram melhor performance.

UberSuggest

O UberSuggest é uma opção gratuita de ferramenta para busca de palavra-chave. Ele oferece sugestões de palavras-chave e proporciona uma visão geral sobre as buscas, como:

  • Volume;
  • Sazonalidade;
  • Custo por clique e vários outros.

Inclusive, na ferramenta existe uma opção chamada “Keyword Suggestions”, com a qual você pode ver os resultados puxados das sugestões do Google ou do planejador dele.

Tudo isso em um só lugar!

Verifique a classificação dos seus concorrentes nos termos que escolheu para o seu negócio

Se você já ouviu a frase “você não é todo mundo”, saiba que ela serve para o seu estudo de busca de palavra-chave também.

Sendo assim, se seu concorrente está usando um termo específico em suas estratégias, não quer dizer que você precisa usar as mesmas. Isso vai depender da sua estratégia e objetivo.

Porém, é fundamental entender para quais palavras-chave seus concorrentes estão tentando obter uma melhor classificação.

Assim, se seu concorrente for bem classificado em determinados termos que também estão em sua lista, fará sentido trabalhar para melhorar sua classificação nelas também.

Mas não são esses os únicos termos que devem ter relevância. Inclusive, apostar em outros termos também pode ser uma ótima oportunidade para você ter sua própria participação de mercado em termos importantes.

Ou seja, tudo vai depender da sua estratégia e objetivo. Faça análises para ver o que a estratégia do concorrente pode potencializar a sua, mas não desfoque do que você mesmo tem a oferecer, esse pode ser o seu diferencial no mercado.

A partir de agora a busca de palavra-chave não é mais um tema que te assombra

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre como revolucionar suas vendas com o inbound marketing

Viu só, saber como fazer busca de palavra-chave para montar sua estratégia não é mais tão assustador quanto parecia no começo, não é mesmo?

Aqui no conteúdo você entendeu a importância de fazer um estudo de palavras e como fazer um.

Lembre-se, o mundo está cada vez mais digital e é fundamental aparecer como solução para seus potenciais clientes e clientes efetivos quando eles buscam por informações na web.

Se você sabe como buscar palavras-chave, você também começa a ter mais claro como os usuários fazem essas buscas. Então, use isso a favor do seu negócio!

Então, não perca tempo, comece agora mesmo o seu estudo e potencialize os resultados do seu negócio, afinal você já sabe que essa é uma das melhores estratégias de marketing digital!

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