Entenda os segredos do YouTube SEO e veja seu canal chegar ao topo das pesquisas

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Publicado: 5 de setembro de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.

O YouTube SEO utiliza técnicas para dar maior relevância a vídeos e canais na web, mas como conquistar novos clientes com o YouTube investindo em estratégias de SEO? É fácil, mas você precisa seguir o passo a passo. Vem descobrir como!

De acordo com o próprio YouTube, desde 2015, a rede social acumula mais de 70 milhões de horas de exibição dentro da plataforma.

São poucas as redes sociais que conseguem obter tanto sucesso em tão pouco tempo. E uma boa parte desse mérito está nos chamados criadores de conteúdo.

Esses criadores são os donos de canais e contas simples dentro da rede social.

Seus conteúdos tem um alcance de 95% dos usuários da internet hoje em dia, o que mostra que grande parte da população com acesso a web costumam utilizar o YouTube SEO com frequência.

Agora, pensando de forma estratégica, se mais de 90% dos acessos a internet estão direcionados a essa rede social, como fazer o canal da sua empresa ficar entre os mais acessados?

Bom, usando o SEO no YouTube.

Mas, você só vai entender como fazer isso no decorrer deste conteúdo, por isso, continue lendo e veja como você poderá estar no topo usando técnicas eficientes e práticas.

Dê uma olhada no que você vai encontrar por aqui:

Qual a importância de ter um canal no YouTube?

YouTube SEO importancia

Pense nas razões que levam uma empresa a estar presente ativamente na web.

  • Mais visibilidade;
  • Maneiras diferentes de fazer divulgação;
  • Maior aproximação com os clientes;
  • Melhores chances de conversão de vendas.

A lista pode ser extensa dependendo dos objetivos de uma empresa. Mas por que usar uma rede social voltada exclusivamente para vídeos?

Bom, como você já viu aqui no conteúdo, a maior parte dos acessos a internet passa de alguma forma pelo YouTube SEO.

Então, aqueles potenciais clientes que a empresa tanto procura, com certeza, estão acessando a rede social para encontrar novidades, se divertir e até mesmo para comprar.

A questão é como oferecer conteúdo interessante para esses usuários.

Uma forma de conseguir isso é criando um canal no YouTube para sua empresa.

Um canal pode oferecer maior chance de conseguir novos clientes apenas fazendo a criação de vídeos criativos e engajadores.

Com isso, é possível conquistar novos horizontes na caminhada do sucesso nas vendas e na aproximação com seus clientes.

Nós sabemos que isso é um assunto extremamente interessante para um empresário ou analista de marketing, e justamente por isso criamos um conteúdo exclusivo para ajudá-los a entender como criar um canal no YouTube para uma empresa.

Mas como conseguir mais visualizações nos vídeos do seu canal para reter o maior número de seguidores e possíveis clientes?

Usando o YouTube SEO!!

Exatamente!

No próximo tópico você vai entender um pouco melhor sobre como e porque usar este tipo de técnica nos vídeos de um canal. Continue com a gente e anote tudo!

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SEO do YouTube funciona mesmo?

 YouTube SEO

A resposta é sim!

Usar técnicas de YouTube SEO nos vídeos de um canal ajuda sua empresa a ter maior relevância na web. mas calma, vamos explicar direitinho como isso funciona!

O YouTube usa um sistema de rankeamento de vídeos semelhante ao que o Google utiliza para colocar sites na primeira página, estratégias de SEO do YouTube.

Caso você não tenha muito conhecimento sobre essa técnica dê uma lida no nosso conteúdo sobre fatores de rankeamento no Google e entenda o por quê esse tipo de estratégia é tão importante para a divulgação da sua empresa.

Mas, voltando ao YouTube SEO…

Assim como no Google, o YouTube SEO também oferece um sistema de rankeamento dos vídeos dentro da plataforma e, da mesma forma que funciona para os sites, funciona também para o YouTube.

Como assim?

É simples, o YouTube SEO define algumas “regras” para quem deseja ficar no topo dos vídeos mais acessados da plataforma.

Essas regras servem para que a plataforma ofereça aos usuários sempre o conteúdo mais relevante, assim como no Google.

Por isso, com seus vídeos posicionados no topo com o YouTube SEO, o canal da sua empresa terá muito mais relevância para o Google quando o assunto for importância dos vídeos, posicionando você no topo das buscas.

Sabe por que isso acaba acontecendo? Porque uma boa parte desses fatores engloba ações de engajamento dos usuários do canal, algo fundamental para dar mais relevância a um conteúdo.

Agora, como você pode dar aquela forcinha para melhorar o posicionamento dos seus vídeos?

É agora que você vai encontrar a galinha dos ovos de ouro para posicionar seus vídeos na primeira página!

Descubra 10 segredos para fazer seu canal conquistar o topo!

segredos de YouTube SEO

Você já sabe que todos os dias milhões de pessoas acessam o Youtube com diversas finalidades.

Agora é preciso como usar essa rede social a favor da sua empresa.

Nós vamos te mostrar os segredos por trás do sucesso com o YouTube SEO para posicionar seus conteúdos sempre no topo da plataforma.

Afinal, o youtube é um mecanismo de busca para vídeos e o site inteiro funciona como o Google, a partir de uma barra de pesquisa.

Por ser um mecanismo de busca próprio, o YouTube SEO possui suas próprias regras de SEO para YouTube para rankeamento de conteúdo.

Mas, você precisa entender que as estratégias do YouTube SEO são um pouco diferentes das técnicas de SEO no YouTube usadas nos buscadores como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

Para ajudar você a conhecer e entender melhor esses fatores, separamos uma coleção com 10 segredos que todo criador de conteúdo precisa conhecer para conquistar o TOPO do YouTube SEO!

Por isso, preste atenção e aproveite sem nenhuma moderação!

1. Atenção para o nome do arquivo no computador

Nós sabemos que parece estranho, mas o nome que você dá ao arquivo ainda no computador, antes mesmo de subir o vídeo, é muito importante.

É um truque simples que pode ser feito para garantir que o YouTube SEO posicione seu vídeo.

Mas, por que se atentar ao nome do arquivo?

Se você criou um vídeo falando sobre “Como limpar uma máquina de lavar”, por exemplo, o arquivo do seu vídeo pode ser escrito da mesma forma.

Exemplo:

“como_limpar_maquina_de_lavar.mp4”.

Isso é importante porque ao subir o arquivo para a plataforma, o YouTube SEO vai entender qual o tema do seu conteúdo, colocando-o em uma categoria específica assim que você subir o arquivo.

Lembre-se de falar sobre o assunto central do vídeo do início ao fim, porque abandono de conteúdo é uma pena grave nos fatores de rankeamento.

2. Cuidados com o tamanho do vídeo

Assim como o nome do arquivo é importante, o tamanho dele também é levado em consideração no YouTube SEO.

Pensando de um modo bem estratégico, é comum que vídeos longos posicionem primeiro no YouTube SEO.

Mas fique calmo, porque isso não quer dizer que você precisa começar a criar conteúdos com três horas de duração!

Neste caso, é muito mais uma questão de bom senso. Afinal, você precisa criar um conteúdo que atenda todas as necessidades de conhecimento do usuário.

Ou seja, não importa quanto tempo leve, desde que você tenha a consciência de transmitir a ideia completa do assunto tratado no vídeo.

Este fator de rankeamento do YouTube SEO é levado em consideração quando você pensa em vídeoaulas, por exemplo.

No entanto, mesmo com essa flexibilidade, é importante saber que vídeos longos se tornam chatos e cansativos, da mesma forma que conteúdos curtos demais não passam credibilidade.

Por isso, o recomendado é trabalhar com mais de cinco minutos de duração. Observe também o tempo de duração dos outros vídeos que falam sobre o seu assunto e estão posicionando.

Encontre um equilíbrio entre tempo e qualidade de informações. Isso é muito importante para rankear vídeos do YouTube SEO.

3. Pense em um título MUITO engajador

Da mesma forma que os títulos das páginas de um site são importantes para posicionar na primeira página do Google, existe a mesma relação quando o assunto for o posicionamento de vídeos.

Mas como pensar um um título interessante para o vídeo?

Vamos pensar lá atrás, na hora de planejar a gravação de um novo conteúdo.

Você define um tema para tratar sobre aquilo, certo?

Depois de escolher o tema central do seu conteúdo, é importante dar uma olhadinha nas palavras-chave principais sobre esse assunto.

Palavras-chave?

Exatamente!

As palavras-chave são, basicamente, os termos mais buscados na web sobre um determinado assunto e dependendo da quantidade de buscas é possível atrair aqueles usuários que procuram sobre o seu conteúdo sem nunca terem ouvido falar da sua empresa.

Elas são de extrema importância no Google e é claro, no YouTube SEO, por isso, caso precise conhecer um pouco mais sobre elas, dê uma lida no nosso conteúdo sobre o que é palavra-chave.

Mas, vamos voltar a falar do título do seu vídeo…

Quando você sabe quais são as palavras-chave mais buscadas na web sobre o assunto do seu vídeo, você poderá criar um título provisório.

Depois de gravar e editar o vídeo é preciso pensar em um título que seja ao mesmo tempo informativo e engajador.

Uma boa dica é colocar a palavra-chave mais pesquisada sobre o assunto no começo e depois tente despertar a curiosidade do usuário.

Outra coisa importante é limitar seu título a, no máximo, 55 caracteres.

Isso por que, assim como o Google, o YouTube SEO gosta de títulos diretos, pois entende que o usuário não busca por algo complexo demais de se ler.

4. Estude a melhor descrição para o vídeo

Da mesma forma que o título, a descrição ajuda o YouTube SEO a conhecer mais sobre o conteúdo do vídeo.

Na descrição de um vídeo é importante deixar claro sobre qual o assunto do vídeo e o por que as pessoas deverão assistir o conteúdo até o final.

Por isso, o uso das melhores palavras-chave logo no início da descrição fortalece o YouTube SEO do seu vídeo.

Mas, preste atenção em uma dica extremamente importante:

A descrição do vídeo no YouTube SEO permite até 5 mil caracteres, porém apenas 150 aparecem nos resultados de uma pesquisa.

Por isso, tente despertar o maior interesse do público nesses 150 caracteres iniciais.

Os demais você pode usar para divulgar outros vídeos, colocar links de patrocinadores e diversas outras informações.

Para cada vídeo, crie uma descrição única para garantir que o usuário fique curioso com o conteúdo.

5. Adicione legendas no vídeo

O YouTube é uma ferramenta tão incrível que oferece legendas para os vídeos.

Como o YouTube SEO não consegue “ler” o vídeo, ele cria uma forma de “traduzir” o que está sendo dito no vídeo para criar uma legenda.

As legendas do youtube foram pensadas inicialmente para que as pessoas com dificuldade auditiva possam ter acesso ao conteúdo do vídeo na íntegra.

Mas o melhor você ainda não sabe, meu querido amigo!

As legendas são rastreáveis pelo YouTube SEO, ou seja, ao ativar as legendas no seu vídeo, é possível impulsionar o SEO para YouTube ainda mais!!

O YouTube SEO inclui o suporte as legendas automáticas, mas é preciso saber que elas não são perfeitas, afinal, isso vai depender da dicção do apresentador do vídeo para garantir uma boa legenda.

Você pode editar a legenda ou adicionar uma própria, mas sempre dê uma olhada para conferir se as legendas estão certas.

6. Inclua tags vencedoras para atrair o YouTube SEO

Lembra quando falamos das palavras-chave lá em cima?

Então, as tags funcionam da mesma forma. Elas são muito importantes no YouTube SEO, pois ajudam os usuários a encontrarem seu conteúdo de forma mais fácil.

As tags permitem inserir palavras-chave relevantes as quais ajudarão seus vídeos a ter mais visualizações.

As tags são termos que ajudam os mecanismos de busca a categorizar conteúdos na web.

Por exemplo:

Ao jogar um termo na barra de pesquisa, antes mesmo de dar um “enter” o YouTube SEO apresenta outros exemplos de pesquisas relacionadas ao assunto.

Essas tags são muito importante para que um usuário possa encontrar seu conteúdo de forma mais fácil.

Além disso, o YouTube SEO utiliza essas informações para posicionar os vídeos com as melhores tags.

De um modo geral, as tags são como as palavras-chave só que um pouco mais direcionadas para as características do seu vídeo e elas ajudam a facilitar o trabalho do YouTube SEO para localizar, vídeos, textos e imagens.

Title tag

Esse é um recurso utilizado para rankeamento de sites, blogs imagens e vídeos no Google.

E da mesma forma que as tags em um site são importantes para o Google identificar o assunto do site e posicioná-lo na primeira página, a title tag auxilia o YouTube SEO a colocar um vídeo no topo dos resultados de pesquisa.

Mas, caso você queira entender um pouco melhor sobre a função de uma title tag, leia nosso conteúdo sobre o assunto.

7. Fique atento às miniaturas do vídeo

A miniatura de um vídeo é a imagem reduzida dele nas pesquisas. Como uma imagem de capa no Facebook, por exemplo. Ela tem a função de passar uma noção geral sobre o vídeo.

Uma miniatura no seu vídeo não é um fator direto para rankear um vídeo no YouTube SEO, mas se ele estiver mal feito, o impacto pode ser enorme no seu posicionamento.

Criar uma boa miniatura para o seu vídeo significa uma maior preocupação com a mensagem que gostaria de passar aos usuários e possíveis futuros clientes.

Verifique se a sua miniatura se destaca e mostra alguma relação com o assunto do vídeo.

Muita gente só abre um vídeo por causa da miniatura dele. Por isso, dê muito da sua atenção a isso.

8. Inclua links para outros vídeos do canal

Você já deve ter visto em alguns vídeos do YouTube links para outros vídeos do canal.

Isso ocorre porque o YouTube SEO dá muita importância para quem faz divulgação de outros vídeos do próprio canal.

Funciona como se fosse uma linkagem interna de um site ou blog, porém usando seus vídeos.

Além disso, é muito interessante criar playlists dentro do seu canal que poderá fortalecer o YouTube SEO da sua empresa.

Coloque os links de outros vídeos no final de cada vídeo, pois isso vai fazer o usuário abrir outro conteúdo seu, fortalece o YouTube SEO.

9. Encoraje o usuário a se inscrever e comentar

Durante a gravação no início, no meio ou até mesmo no fim, fale um pouco sobre o canal, sobre as novidades e peça para que as pessoas comentem suas opiniões, além de se inscreverem no canal.

O YouTube SEO valoriza muito quando um vídeo e um canal possuem muitos comentários e seguidores, por isso é muito bom para o seu canal que você tenha muitos seguidores.

Além disso, com as novas atualizações do Youtube, aqueles que tem a intenção de ganhar dinheiro com o YouTube SEO é precisa seguir algumas regras.

Neste caso, para um canal possa monetizar (gerar ganhos) é necessário ter, no mínimo, 10 mil visualizações.

No caso de um canal empresarial, encorajar o público a se inscrever e comentar nos vídeos é uma forma de mostrar ao YouTube SEO e ao Google que você produz conteúdo relevante e que por isso merece ficar no topo das pesquisas.

10. Divulgue a vontade

Você já está com tudo pronto e no ar, não perca tempo e divulgue seus vídeos o quanto quiser e puder!

Compartilhe o link do vídeo nas redes sociais da empresa, peça aos colaboradores para divulgarem em seus perfis pessoais, publique um artigo no blog com alguma relação ao assunto do vídeo e enriqueça o texto com o vídeo.

Deixe o link do canal visível nos perfis sociais da empresa e tente ao máximo fazer o seu conteúdo ser visualizado e compartilhado por diferentes pessoas.

Para rankear no YouTube SEO é preciso ter muitas visualizações nos vídeos, muitos comentários e um número de inscritos e compartilhamentos maior ainda.

Por isso, invista na divulgação desses vídeos!

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Com essa lista de inscritos no seu canal, é possível fazer ações voltadas a essas pessoas com o objetivo de transformá-los em clientes efetivos da empresa.

As ações poderão focar especialmente nos seguidores com maior interação no canal, justamente com o objetivo de fazer essas pessoas a conhecerem um pouco mais sobre a empresa e se tornarem possíveis clientes.

Para quem procura por um desenvolvimento maior de canais no youtube, investir em ações de SEO pode ser o segredo na divulgação de seus vídeos.

Nunca deixe de verificar as ações dos concorrentes e quais dão mais resultado, assim você poderá seguir na mesma linha deles, trazendo sempre algo novo.

Assim, a aproximação do cliente com o seu tipo de negócio fica mais fácil e simples e as chances de conquistar novos clientes se torna consideravelmente maior.

E se você quiser saber mais sobre marketing em redes sociais, pode ver nosso conteúdo sobre o assunto e continuar acompanhando o Blog Ideal Marketing.

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